Notícia na íntegra

Segunda-feira, 27 de Abril de 2015 | Horário: 12:52
Compartilhe:

Prefeitura no Bairro trará melhorias para a avenida Bento Ghelfi, no bairro do Iguatemi, zona leste

A população do distrito de Iguatemi, na zona leste de São Paulo, recebe a partir desta segunda-feira (27) a quinta edição da ação Prefeitura no Bairro. Postos de atendimento estão instalados na praça Oslei Francisco Borges, onde durante quinze dias a Prefeitura oferecerá orientação e serviços. A avenida Bento Ghelfi, principal acesso ao bairro, terá construção de calçadas, sinalização, ponte para pedestres e mais iluminação.

“Esses 15 dias são de ação e de estar com os dois ouvidos bem abertos. Os secretários estão aqui em São Mateus para ouvir as preocupações da população. Tem que aproveitar esses quinze dias para conhecer os serviços, procurar orientações e apresentar o que precisa melhorar no bairro”, afirmou o secretário Alexandre Padilha (Relações Governamentais). Nesta edição, o programa beneficiará as áreas do Recanto Verde Sol, Jardim Limoeiro I e II, Jardim Alto Alegre e Jardim Arantes.

Os trabalhos nas duas semanas de ação serão divididos em duas etapas, sendo a primeira semana de esforços concentrados do Governo e a segunda de ações combinadas da subprefeitura com o governo local.

Um dos principais pontos da ação de zeladoria será o atendimento de demandas antigas relacionadas a melhorias na principal avenida do bairro, que passará a contar com uma ciclovia. “Na avenida Bento Ghelfi esta semana tivemos uma vistoria de várias secretarias, planejando as suas ações nessa região. Nós escolhemos este bairro porque é um dos mais populosos e com mais desafios”, afirmou o subprefeito Fábio Santos da Silva (São Mateus). No distrito Iguatemi vivem atualmente 130 mil pessoas.

A Bento Ghelfi terá reforço na iluminação e na limpeza, construção de calçadas e sinalização de trânsito. As entradas para o Recanto Verde Sol e para o Jardim Limoeiro ganharão um semáforo para pedestres e o acesso à travessa do Fidelis terá um ponte para pedestres.

Além da avenida, mais de 170 ruas receberão limpeza, capinação, tapa buraco e atividades de conservação de áreas verdes, poda de árvores, manutenção de galerias, vielas e sarjetões. “Nos cobrem, aproveitem que estamos presentes, à disposição. Depende de nós deixarmos os bairros mais organizados e depende de vocês apontarem o que precisa ser feito”, disse o secretário Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras).

O local escolhido para instalar os pontos de atendimento do Prefeitura na Bairro  é uma das 120 praças equipadas pela Prefeitura com internet livre. As tendas oferecem serviços como vacinação gratuita para animais de estimação, doação de mudas de plantas ornamentais e orientação especializada sobre direitos das mulheres e das pessoas com deficiência.

“Moro aqui há 38 anos e sempre fomos esquecidos nesse fundão. Faltam aqui políticas públicas, creche, postos de saúde e áreas de lazer”, afirmou Mercê Pereira, da Associação dos Moradores do Jardim Limoeiro. Outra demanda importante no bairro é de habitação e regularização fundiária.

Na praça, o setor de assistência social disponibiliza cadastro em programas sociais. Segundo a secretaria de Assistência Social, o distrito já superou as metas de inclusão no Cadastro Único e deverá ganhar mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Unidades móveis da secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo trazem os serviços de emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para oportunidades de trabalho e formalização de microempreendedores. Há ainda atendimentos nas áreas de mediação de conflitos, saúde, educação, esportes, meio ambiente e transportes.

Estiveram presentes na abertura da ação os secretários Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência), Simão Pedro (Serviços) e o secretário-adjunto Rogério Sotilli (Direitos Humanos e Cidadania).


Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste. No local, os postos de atendimento do programa Prefeitura no Bairro realizaram mais de 500 atendimentos.

Edições anteriores do programa também aconteceram nos bairros no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste, no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul, e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.


Agenda
Veja o calendário para as próximas ações:

- 4 de maio: Jardim Elisa Maria, na subprefeitura da Freguesia/ Brasilândia
- 11 de maio: subprefeitura M’Boi Mirim
- 18 de maio: subprefeitura Itaquera
- 25 de maio: subprefeitura Pirituba/ Jaraguá
- 1º de junho: subprefeitura Cidade Ademar
- 8 de junho: subprefeitura Lapa
- 15 de junho: subprefeitura Sapopemba
- 22 de junho: subprefeitura Jaçanã/ Tremembé
- 29 de junho: subprefeitura Guaianases


Leia Mais


Prefeitura no Bairro faz mais de três mil atendimentos em Taipas, zona norte
Prefeitura no Bairro realiza obras de limpeza em córregos em Taipas
Conjunto José Bonifácio recebe melhorias com ação integrada “Prefeitura no bairro”
Prefeitura no Bairro intensificará ações de zeladoria em 310 ruas do Conjunto José Bonifácio
Jardim Ângela ganha melhorias com ação integrada “Prefeitura no bairro”
Prefeitura no Bairro beneficiará mais de 290 mil moradores no Jardim Ângela
Obras do hospital da Brasilândia começam no próximo mês
Em sua sexta edição, Prefeitura no Bairro chega ao Jardim Elisa Maria na zona norte
Prefeitura no Bairro trará melhorias para a avenida Bento Ghelfi, no bairro do Iguatemi, zona leste
Prefeitura no Bairro realiza quase oito mil atendimentos em São Mateus
Prefeitura no Bairro chega ao distrito mais carente da subprefeitura Butantã
Prefeitura no Bairro encerra primeira fase no Itaim Paulista
Prefeitura no Bairro beneficiará quase 70 mil pessoas no Itaim Paulista, na zona leste
Haddad participa de ação "Prefeitura no Bairro" na Vila Brasilina, zona sul da capital
“Prefeitura no bairro” leva serviços e políticas públicas para Vila Brasilina
Prefeito anuncia estudo para construção de 1.300 moradias no Grajaú
Prefeitura intensifica ações de zeladoria e políticas públicas no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul
“Prefeitura no bairro” levará serviços, ações de zeladoria e políticas públicas para periferia





Fotos
Imagens para download
Crédito: Fábio Arantes /Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 |
Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn