Notícia na íntegra
Capital ganha mais faixas e iluminação específica para segurança dos pedestres
Além de investir na implementação de faixas exclusivas, corredores de ônibus e ciclovias, a Prefeitura de São Paulo também trabalha na infraestrutura para ampliar a segurança dos pedestres com a instalação de novas travessias e iluminação especial para as calçadas da cidade. Por meio do programa “CET no seu bairro”, iniciado em fevereiro, foram instaladas e revitalizadas 3.190 faixas de pedestres em mais de 40 bairros. O município também iniciou em agosto, um projeto inédito de iluminação pedonal, especial para os pedestres que já conta com 14,9 mil pontos.
As ações para segurança dos pedestres é um dos temas em discussão na Semana da Mobilidade 2014. Clique aqui e veja a programação completa das atividades.
A iluminação pedonal utiliza o mesmo poste da iluminação pública já existente, mas o chamado braço da luminária é mais curto e posicionado a quatro metros de altura, enquanto as lâmpadas da rua estão a sete metros. A ação tem tornado locais como as avenidas Itaquera, que recebeu 431 pontos de iluminação, e Jabaquara com outros 160, mais iluminadas e seguras para os pedestres. Outras vias importantes beneficiadas foram as Avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Lacerda Franco, a Estrada do Campo Limpo e a Rua Voluntários da Pátria.
No ano passado, foram criados cerca de 6.200 novos pontos da iluminação pedonal e neste ano, foram mais de 8.700. Até julho deste ano, foram investidos R$ 5 milhões com a nova iluminação.
A expectativa é que a cidade tenha 20 mil pontos de iluminação para pedestres até o fim do ano e 70 mil até o fim de 2016. Na atual gestão, ainda foram criados 35 mil pontos novos de iluminação pública e 168 mil foram remodelados com a troca de lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de vapor de sódio, mais claras e econômicas.
Educação e sinalização de trânsito
Por meio do programa “CET no seu bairro”, além de ampliar a sinalização de faixas de travessias em toda a cidade, a Prefeitura também intensificou as ações de educação no trânsito. Em seis etapas da iniciativa, mais de 71 mil pessoas foram alvos de mil ações ou atividades para alertar os motoristas sobre cuidados com o trânsito e, em especial, da proteção do pedestre em mais de 40 bairros. Além disso, o Programa de Proteção da Vida (PPV) foi levado para outras 17 avenidas e 11 locais com alta concentração de pedestres da cidade.
Outro projeto de trânsito para a proteção do pedestre é a “Área 40” onde a velocidade máxima em um determinado local é reduzida para 40 km/h. A região central foi a primeira a receber esta operação, na área interna à Rótula Central, que concentra grande volume de pedestres. A Lapa, na zona oeste, também foi beneficiada pela medida. Até o momento, o programa já atingiu 2,34 quilômetros de vias e até 2016 serão dez quilômetros.
De acordo com a mais recente Pesquisa Mobilidade feita pelo Metrô, mais de 13 milhões de pessoas fazem algum tipo de viagem a pé diariamente na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, a cidade conta com 10,8 mil faixas e 16,5 mil semáforos de pedestres.
Reforma de calçadas
A reforma de calçadas é outra ação voltada aos pedestres de São Paulo. Até agosto deste ano, de acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, já foram reformados 112.852 m² de calçadas em toda a cidade. Entre as vias mais importantes beneficiadas pelo plano, que prevê atingir 165.419 m² até o fim deste ano, estão as ruas Cardeal Arco Verde e Pinheiros e parte da avenida Faria Lima. A expectativa é que até o fim da gestão, cerca de 850 mil m² sejam revitalizadas.
Por lei, a manutenção das calçadas é de responsabilidade do proprietário ou responsável pelo imóvel em frente a ela. Cabe a Prefeitura reformar os passeios das edificações públicas municipais, adequar as calçadas das vias estruturais ou das que estejam estipuladas pelas Rotas Estratégicas e de Segurança. Por conta disso, o município fiscaliza a manutenção das calçadas. Em 2013, foram aplicadas 3.718 multas referentes a passeio não conservados e até agosto deste ano, foram 2.841 autuações. Em 2012, 6.038 multas em toda a cidade.
Neste período, foi sancionada a Lei 15.733/2013, que altera artigos da Lei 15.442/2011, que trata sobre muros, passeios e limpeza. Antes da alteração, a multa era aplicada automaticamente assim que a irregularidade era constatada. A partir dessa mudança, quando as infrações são constatadas em passeios públicos e em imóveis, os proprietários são previamente notificados e têm prazo de 60 dias para regularização. Se os serviços forem feitos durante esse prazo, os proprietários não precisarão arcar com o valor das multas.
Rotas acessíveis
Com investimentos de R$ 19,5 milhões do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, a cidade de São Paulo ganhará cerca de 90 mil m² de calçadas acessíveis, voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Entre as ruas que serão beneficiadas estão a Consolação e Maria Antônia, os entornos do Mercado Municipal e do Parque Ibirapuera, além de vias de Itaquera, como as avenidas Pires do Rio e Afonso de Sampaio e Sousa.
O projeto já foi aprovado pela Caixa Econômica e está aguardando o início do procedimento licitatório. As obras devem ser entregues até junho de 2015. As calçadas acessíveis contarão com faixa livre sem interferências, piso estável sem desníveis, antiderrapante que não cause trepidação em equipamentos de rodas, rebaixos de acesso e sem obstáculos suspensos até a altura de 2,10 metros. Os passeios terão ainda piso direcional e de alerta.
Leia mais:
Semana da Mobilidade 2014 discute futuro do trânsito e transporte na capital
Faixas exclusivas aumentam velocidade dos ônibus e economizam tempo de usuários
Prefeitura planeja dobrar quilometragem de corredores de ônibus até 2016
Novos terminais de ônibus vão melhorar qualidade do transporte coletivo
São Paulo terá 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015
Novas tecnologias ajudam passageiros e combatem fraude nos ônibus
Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira / Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 | Foto 11 | Foto 12 | Foto 13 | Foto 14
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk