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Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014 | Horário: 10:18
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São Paulo terá 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015

Atualizada em 22/09/2014


A Prefeitura de São Paulo vai implementar 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015. Esta é a Meta 97, do Programa de Metas, que será realizada a partir do projeto SP 400km. Este ano, a capital já ganhou 78,3 km quilômetros; a meta é fechar 2014 com 200 quilômetros implementados.



Até o final de setembro deste ano, a cidade vai ganhar mais 64,5 quilômetros e atingir 109,4 quilômetros de vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas. Em agosto, a região do Tatuapé, Zona Leste, recebeu o primeiro trecho de ciclovia.  Em julho, a cidade ganhou mais 10 quilômetros na avenida Cruzeiro do Sul e no centro da cidade. As regiões de Vila Prudente e Mooca, na Zona Leste, Vila Mariana e Chácara Santo Antonio, na Zona Sul, também foram contempladas. Outras medidas de incentivo à bicicleta como transporte prioritário foram as inaugurações do do bicicletário público no Largo da Batata e da ciclopassarela sobre a Marginal Pinheiros. A avenida Paulista também vai ganhar ciclovia no canteiro central.



Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, o projeto SP 400km realizará as intervenções com um custo reduzido, articulado com o transporte público e também visando reduzir acidentes em vias de circulação de ciclistas.



Conheça o plano cicloviário completo


Acidentes com bicicleta em 2013



Acompanhamento


O projeto de construção dos 400 quilômetros de ciclovias está articulado com a estrutura de transporte público da cidade. A extensão pretendida se somará aos 150 quilômetros de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.



Os novos percursos deverão ser espalhados pela capital conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será por volta de R$ 80 milhões.



Acompanhe o projeto SP 400km:


Cronograma de ação e investimento


Portal da CET – SP 400km


Meta 97 – Programa de Metas



Acompanhe as ciclovias diretamente pelo mapa


Programação de ciclovias para agosto 


Programação de ciclovias para setembro


Confira a relação das ciclovias já implantadas na atual gestão (até 06/09)


Total de ciclovias implantadas pela gestão até 22/09: 78,3km



Mapas


Mapa da Rede Proposta até 2015


Mapa da rede cicloviária completa (antes das implementações)


Ciclovias em construção (atualizada 07/08)


Ciclovias em construção


Ciclovias em construção e malha cicloviária existente


Ciclovias em construção, malha cicloviária existente e estrutura de transporte público



Infraestrutura cicloviária


A cidade de São Paulo conta com 149,1 km de malha cicloviária, sendo:



  • Ciclovias – 141,3 km (dos quais 78,3 km foram implantados nessa gestão/ em 2014)

  • Ciclofaixa Definitiva – 3,3 km

  • Calçada compartilhada Centro – 4,5 km 



Além disso, a cidade dispõe ainda:



  • Ciclofaixa de Lazer –120,8 km

  • Ciclorrotas – 67,5 km



Implantados em 2014:



  • Ciclovias – 58,3 km (até 06/09/2014)

  • Ciclorrota - 9,50 km de extensão (até janeiro de 2014)

  • Ciclovia Rio Pinheiros Margem Oeste: 2,80 km de extensão (fevereiro de 2014) – do governo estadual




Mapa


Infraestrutura existente



Diretrizes para ciclovias “padrão CET”


Para planejar a futura rede de 400 quilômetros de ciclovias, as diretrizes a nortear os técnicos da CET foram revistas e, em suma, determinam que as futuras ciclovias devam ter o seguinte padrão:



• Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária
• Conectividade dos trajetos
• Linearidade: menor distância possível na viagem
• Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)
• Integração modal com transporte de média e alta capacidade
• Uso da estrutura como meio de transporte
• Preferência por ruas secundárias
• Não se eliminar a faixa de rolamento
• Implantar preferencialmente no lado esquerdo
• Ser preferencialmente bidirecional



Como a ciclovia será sinalizada na via pública (ou seja, não em calçadas), será necessário remover vagas de estacionamento (inclusive as de Zona Azul) nas vias contempladas por este plano. A readequação na política de estacionamento se faz indispensável para otimizar a capacidade viária. Nesse processo, há a estimativa de supressão de 30 a 40 mil vagas de estacionamento em toda a cidade para dar lugar às novas ciclovias.



A princípio, a implantação das ciclovias será no lado esquerdo por questão de segurança. A prioridade continua sendo o pedestre, seguido pelo transporte coletivo e, agora, o estímulo será mais intensivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.



Série "Semana de Mobilidade" (17 a 25 de setembro)


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