Notícia na íntegra

Segunda-feira, 4 de Maio de 2015 | Horário: 13:39
Compartilhe:

Em sua sexta edição, Prefeitura no Bairro chega ao Jardim Elisa Maria na zona norte

O programa Prefeitura no Bairro chegou nesta segunda-feira (4) ao Jardim Elisa Maria, na região da Brasilândia, zona norte. Em sua sexta edição, mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas pela iniciativa, que leva serviços e políticas públicas de maneira intensiva a locais com alta vulnerabilidade social. A vice-prefeita Nádia Campeão abriu os trabalhos na Praça dos Setes Jovens, que durante esta semana concentra postos de atendimento de 20 órgãos públicos.

“Durante quinze dias as equipes vão ficar nesta praça como referência, mas também vão circular pelo bairro, para melhorar as condições das ruas. A gente gostaria que a população aproveitasse esta oportunidade de ter a Prefeitura mais perto. Em quinze dias vai sair muito mais coisa do que imaginam. O que demoraria muito tempo a gente faz de forma concentrada”, afirmou Nádia Campeão, que também coordena o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS).

Os trabalhos nas duas semanas de ação serão divididos em duas etapas, sendo a primeira semana de esforços concentrados do Governo com foco no atendimento à população, e a segunda de ações combinadas pela Subprefeitura para melhorias na região. Na região, as ações do programa trarão melhorias para as áreas da Cohab Promorar, Cohab Residencial Santa Terezinha, Conjunto Habitacional Sítio dos Francos, Conjunto Promorar Estrada da Parada, Jardim dos Francos e Jardim Vista Alegre.

Até 16 de maio, ações de zeladoria serão intensificadas em 60 ruas do bairro, que abrigam cerca de 1600 moradias. Segundo o subprefeito Bruno Ghizellini Neto (Freguesia do Ó/ Brasilândia), a área foi escolhida por seus indicadores sociais. “Iniciamos uma semana de muito trabalho em uma região que é apontada por diversos órgãos especializados como uma das mais carentes do município”, disse o subprefeito. Estão previstos serviços intensificados de limpeza, capinação, tapa buraco e atividades de conservação de áreas verdes, poda de árvores, manutenção de galerias, vielas e sarjetões. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já identificou 153 pedidos da comunidade e preparou projetos para implantar 86 deles, relacionados à instalação de lombadas, de sinalização e de alterações no sentido de circulação de vias.

“Moro aqui há 45 anos, quando o bairro tinha só umas três ou quatro ruas. Não tinha asfalto, não tinha fornecimento de água ou de luz. Com luta da comunidade, fomos conquistando melhorias. A melhor maneira de trabalhar é em parceria com o povo. Em cada bairro, em cada vila, há uma liderança que deverá ser ouvida para o sucesso desta ação”, conta o líder comunitário Emídio Vicente Neto.

Na Praça dos Setes Jovens, a Secretaria da Saúde disponibilizará três modalidades de atendimento, com orientações sobre dengue, aids e animais sinantrópicos, como escorpiões e ratos. “Não vamos abaixar a guarda nem reduzir a nossa atenção com a dengue. Infelizmente a Brasilândia foi o distrito que teve o maior número de casos. Na tenda instalada na UBS [Unidade Básica de Saúde] Vista Alegre estamos atentos para atender a população, oferecer cuidado nos primeiros sintomas da dengue”, explicou o secretário José de Filippi (Saúde). Segundo Filippi, a tenda realizou uma média de cem atendimentos por dia na última semana.



A praça recebe também serviços como orientação especializada sobre direitos das mulheres e das pessoas com deficiência. O setor de assistência social disponibiliza cadastro em programas sociais. Unidades móveis da secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo trazem os serviços de emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para oportunidades de trabalho e formalização de microempreendedores. Há ainda atendimentos nas áreas de mediação de conflitos, saúde, educação, esportes, meio ambiente e transportes. Veja a lista completa abaixo.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) também participa desta edição. Entre os dias 4 e 9 de maio, a equipe do com sua equipe do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) irá orientar a população sobre como utilizar melhor o serviço, o que fazer numa situação de emergência até a ambulância chegar e a prevenção ao trote.


Acompanharam a abertura do evento os secretários Denise Motta Dau (Políticas para Mulheres), Alexandre Padilha (Relações Governamentais), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania) e Arthur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo).


Casa Brasilândia
Após a abertura das atividades na praça, Nádia Campeão visitou o Centro de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violência – Casa Brasilândia, que atende cerca de 200 mulheres por mês. Acompanhada da secretária Denise Dau, ela conversou com a equipe da casa e com mulheres atendidas no equipamento. O local funciona há 12 anos e terá sua estrutura reformada, com conserto de infiltrações e nova pintura, entre outros serviços. As obras deverão receber investimentos de R$ 100 mil.


Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no distrito Iguatemi, em São Mateus, zona leste. No local, os postos de atendimento do programa Prefeitura no Bairro realizaram mais de oito mil atendimentos.

Edições anteriores do programa também aconteceram no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.


Programação – Prefeitura no Bairro – Jardim Elisa Maria



  • Secretaria de Cultura - promoverá atividades como capoeira, teatro, tai chi chuan, apresentações musicais com artistas locais e oferta de brinquedos infláveis para as crianças em parceria com as Casas de Cultura Salvador Ligabue e Brasilândia;

  • Secretaria das Mulheres - divulgará as políticas públicas existentes para as mulheres da região; realizará ações de conscientização quanto à violência contra a mulher e cadastramento das interessadas nos programas da pasta;

  • Secretaria de Saúde – realizará ações educativas com as equipes da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) e com agentes de prevenção de DSTs/ AIDS.

  • Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo - disponibilizará o CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) móvel, onde os munícipes poderão obter a Carteira Profissional, dar entrada no Seguro Desemprego e participar de processos seletivos para oportunidades de trabalho, por exemplo;

  • Secretaria de Assistência Social - promoverá o cadastro dos munícipes para programas de transferência de renda, como o Bolsa Família;

  • Ilume - irá atender solicitações quanto à melhoria de iluminação nos bairros do entorno do Jardim Elisa Maria;

  • Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - promoverá atividades como jogos de tabuleiro, avaliação física e orientações sobre a nova legislação sobre ruas de lazer;


Guarda Civil Metropolitana - promoverá nas bases móveis atendimento de mediação de conflitos.


Agenda
Veja o calendário para as próximas ações:


- 11 de maio: subprefeitura do M’Boi Mirim
- 18 de maio: subprefeitura de Itaquera
- 25 de maio: subprefeitura de Pirituba/ Jaraguá
- 1º de junho: subprefeitura de Cidade Ademar
- 8 de junho: subprefeitura da Lapa
- 15 de junho: subprefeitura de Sapopemba
- 22 de junho: subprefeitura Jaçanã/ Tremembé
- 29 de junho: subprefeitura de Guaianases


 


Leia mais:


Leia Mais


Prefeitura no Bairro faz mais de três mil atendimentos em Taipas, zona norte
Prefeitura no Bairro realiza obras de limpeza em córregos em Taipas
Conjunto José Bonifácio recebe melhorias com ação integrada “Prefeitura no bairro”
Prefeitura no Bairro intensificará ações de zeladoria em 310 ruas do Conjunto José Bonifácio
Jardim Ângela ganha melhorias com ação integrada “Prefeitura no bairro”
Prefeitura no Bairro beneficiará mais de 290 mil moradores no Jardim Ângela
Obras do hospital da Brasilândia começam no próximo mês
Em sua sexta edição, Prefeitura no Bairro chega ao Jardim Elisa Maria na zona norte
Prefeitura no Bairro trará melhorias para a avenida Bento Ghelfi, no bairro do Iguatemi, zona leste
Prefeitura no Bairro realiza quase oito mil atendimentos em São Mateus
Prefeitura no Bairro chega ao distrito mais carente da subprefeitura Butantã
Prefeitura no Bairro encerra primeira fase no Itaim Paulista
Prefeitura no Bairro beneficiará quase 70 mil pessoas no Itaim Paulista, na zona leste
Haddad participa de ação "Prefeitura no Bairro" na Vila Brasilina, zona sul da capital
“Prefeitura no bairro” leva serviços e políticas públicas para Vila Brasilina
Prefeito anuncia estudo para construção de 1.300 moradias no Grajaú
Prefeitura intensifica ações de zeladoria e políticas públicas no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul
“Prefeitura no bairro” levará serviços, ações de zeladoria e políticas públicas para periferia




Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes/Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn