Notícia na íntegra

Terça-feira, 3 de Maio de 2016 | Horário: 15:23
Compartilhe:

Faixas diagonais recebem cor verde

Em atendimento a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a Prefeitura de São Paulo iniciou no último sábado (30) a alteração da cor nas travessias para pedestres diagonais (em “X”). A cor azul já está sendo removida e no lugar vai sendo inserida a cor verde, no padrão nacional.




Inspirada nos modelos de Tóquio, a partir dos quais foram estabelecidos parâmetros e feitos os devidos estudos, as faixas diagonais têm o objetivo de facilitar a vida dos pedestres. Ao invés de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez), para atingir a esquina oposta, podem realizá-la em uma única vez. Isso aumenta a segurança e reduz o tempo da travessia, em comparação ao modelo utilizado anteriormente.

Os cruzamentos do Viaduto do Chá com a Rua Coronel Xavier de Toledo e da Rua Riachuelo com a Rua Cristóvão Colombo serão os primeiros a receber a alteração, mas além deles, os outros cinco que contam com esse tipo de travessia também terão a cor alterada.



O modelo de travessia diagonal foi inaugurado na cidade em dezembro de 2014 no cruzamento das ruas Riachuelo com Cristóvão Colombo, escolhido após uma pesquisa que levou em consideração a contagem de pedestres que utilizavam a região.

Atualmente os cruzamentos que contam com esse tipo de travessia são:
- Viaduto do Chá com Rua Coronel Xavier de Toledo (a faixa foi pintada na cor verde);
- Avenida Ipiranga com Avenida São João (a faixa foi pintada foi pintada na cor verde);
- Rua Riachuelo com Rua Cristóvão Colombo;
- Rua da Consolação com Rua Caio Prado;
- Rua Estudantes com Rua Galvão Bueno;
- Rua Tuiuti com Praça Sílvio Romero;
- Rua Tuiuti com Rua Gonçalves Crespo


Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira/Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4


 


Leia também:
Faixa de pedestres diagonal agiliza travessia de pedestres na região central da cidade
Trânsito mais seguro poupa 257 vidas em São Paulo
Ações da Prefeitura reduzem em 16,6% os congestionamentos no pico da tarde, e em 6,6% no pico da manhã

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn