Notícia na íntegra

Sábado, 29 de Outubro de 2016 | Horário: 16:45
Compartilhe:

Para promotor do GP Brasil de Fórmula 1, Interlagos já é a catedral do automobilismo mundial

Em cerimônia realizada neste sábado (29), Tamas Rohonyi elogiou as reformas realizadas no Autódromo
1428493-Inauguração do Prédio de Apoio para as Equipes Técnicas e do Novo Centro Operacional do GP Brasil de Fórmula 1 - 2016

“Não sei se vocês sabem, mas os italianos dizem que Monza é a catedral do automobilismo. Eu discordo. Depois dessa obra feita pela administração Fernando Haddad, para mim, a catedral do automobilismo mundial é Interlagos”. Foi com essas palavras que Tamas Rohonyi, promotor do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, descreveu a importância das reformas efetuadas no Autódromo de Interlagos pela Prefeitura de São Paulo. Na manhã deste sábado (29), a gestão municipal realizou a cerimônia de entrega das obras finais do novo edifício de apoio dos boxes e do novo centro operacional.

Com seis pavimentos e 3,5 mil metros quadrados, o centro operacional recebeu as instalações finais de elétrica e hidráulica do térreo e do 1º pavimento, além do complemento na construção do edifício entre os boxes 19 ao 23. 

Já no edifício de apoio dos boxes foram realizadas as obras de adequação final do espaço, com a conclusão do primeiro e do segundo pavimento do box zero, a instalação do sistema de ar condicionado e de elevadores, e a criação de cozinhas, auditório, salas multiuso e também as novas áreas reservadas para as equipes. Com esse novo espaço, as escuderias terão três vezes mais área útil para trabalhar, passando de 70 metros quadrados para 210 metros quadrados. 

Além disso, o pavimento entre os boxes e o edifício de apoio também receberam sistema de drenagem. As obras ainda incluíram a demolição da torre de controle. Agora, as provas serão fiscalizadas e acompanhadas do novo centro operacional.

“A vocação de Interlagos, na minha opinião, é ser um parque público multiuso. E as adaptações que foram feitas com a entrega desses dois novos equipamentos, são justamente para dar condições de Interlagos se abrir ao público cada vez mais. Dá suporte à Fórmula 1, sem dúvida, e ao automobilismo, que é uma tradição na cidade e traz muito público externo. Mas, também, permitir que shows e outros eventos, inclusive de negócios, possam ser incentivados no sítio de Interlagos. E os equipamentos se prestam exatamente a isso. Eles são modulares. Podem ser abertos, fechados, recompostos. Para que outros eventos possam acontecer aqui, trazendo renda e gerando emprego para a população da zona sul”, disse o prefeito Fernando Haddad. 

A reforma do Autódromo de Interlagos foi dividida em três etapas. Em 2014, a primeira fase envolvia toda a parte de segurança do espaço, com a recuperação total da pista, inclusive com uma nova área de escape na curva “S do Senna”. Também foi instalado um novo pavimento, com renovação do sistema de drenagem e nova sinalização. A entrada e saída dos boxes foram alteradas para oferecer mais segurança.




Já em 2015, foram feitas as estruturas de acessibilidade, com a instalação de plataforma, elevadores, rampas, sanitários com acessibilidade e sinalização tátil; além da construção dos novos edifícios de apoio e centro operacional, que tiveram sua entrega final hoje. A terceira fase, a ser realizada em 2017, prevê a instalação da cobertura do paddock, que será o primeiro coberto entre os circuitos da Fórmula 1 e a reforma dos boxes.

“Vocês puderam acompanhar os comentários dos pilotos no ano passado, sobre a pista, sobre os recordes, que foram batidos por conta da aderência, já que todo o asfalto foi trocado. E acho que essa é a principal resposta de tudo que nós fizemos. A aprovação dos organizadores, a aprovação do público, porque as obras que nós fizemos de acessibilidade permitiram que mais pessoas tivessem acesso ao Autódromo”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras e presidente da SPObras, Roberto Garibe.


Investimentos
As obras no Autódromo de Interlagos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para sua realização, a Prefeitura de São Paulo já adiantou, entre a primeira e a segunda fase, R$ 80 milhões dos cofres municipais para finalizar as reformas, garantindo a cidade de São Paulo no calendário da Fórmula 1 até 2020.

Na última quinta-feira (27), o prefeito Fernando Haddad foi a Brasília conversar com o presidente Michel Temer sobre os repasses que a União deve ao município relacionados a essas obras.


Leia mais:
Interlagos receberá GP Brasil de Fórmula 1 com entrega de melhorias


FOTOS
Crédito: Cesar Ogata/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn