Notícia na íntegra

Terça-feira, 4 de Agosto de 2015 | Horário: 10:26
Compartilhe:

Prefeitura articula parcerias com universidades para ampliar vagas em creches

A Prefeitura organiza parcerias com universidades da Capital para a ampliação de vagas em creches. A ideia é que as instituições de ensino colaborem com espaço físico para a instalação de equipamentos conveniados, custeados pela administração municipal. O objetivo da iniciativa é acelerar o atendimento à demanda por vagas para crianças de zero a três anos.



A meta da gestão é a criação em 2015 de 40 mil novas vagas em creches. “Nós não estamos abrindo mão de nenhum investimento previsto. Tudo que foi anunciado está sendo, na medida do possível, endereçado para que não haja prejuízo futuro. Desde o ano passado nós falamos que em função dos contratempos que tivemos com o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e com tarifa de ônibus nós iríamos reprogramar os investimentos sem abrir mão de nenhum deles. E é exatamente o que nós estamos fazendo. Estamos deixando tudo organizado”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, após acompanhar nesta terça-feira (4) o evento de formação de professores “Nenhum a Menos”.



De acordo com o secretário Gabriel Chalita (Educação), uma equipe da pasta está dedicada a dialogar com instituições de ensino superior como a Universidade Paulista (Unip), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Nove de Julho (Uninove), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).



“Estamos trabalhando para zerar a quantidade de crianças fora das creches no momento da matrícula. O que vai mudar é a ampliação dos convênios em relação à quantidade de creches construídas. Se não vamos conseguir construir, o mais importante é não deixar nenhuma criança de fora, e essa meta nós não vamos mudar”, disse Chalita.



Por meio desta parceria, somente a Uninove ofereceu espaço para cinco unidades, em edifícios da instituição na Vila Maria, na Barra Funda, em Santo Amaro, na Liberdade e na Vila Prudente. Cada uma delas atenderá entre 200 a 400 crianças, em um total de cerca de 1500 vagas.



“É um projeto de responsabilidade social que é muito bom para quem faz. Eles constroem a creche em um espaço deles e a gente convenia com uma entidade. Eles cedem aquele espaço e podem fazer uma escola de aplicação, ou um trabalho de acompanhamento das famílias. Estamos discutindo este modelo e se tudo der certo teremos as vagas no início do ano que vem”, explicou o secretário Chalita. Os equipamentos seriam cedidos à Prefeitura por comodato.



Em maio, o prefeito Fernando Haddad anunciou investimentos de R$ 61 milhões para agilizar a assinatura de convênios com entidades para a criação de novas vagas em creches. A construção de unidades enfrenta dificuldades como processos de desapropriação ou de licenciamento ambiental, falta de terrenos e o alto custo da terra. Por isso, a articulação entre o poder público e a iniciativa privada é uma estratégia para atender mais rapidamente a demanda.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn