Notícia na íntegra

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2015 | Horário: 14:06
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo aguarda licitação do pôlder para retirar famílias da Vila Itaim

Atualizado às 19h16


O prefeito Fernando Haddad disse nesta quinta-feira (19) que a Prefeitura de São Paulo aguarda o cronograma da obra e o edital de licitação para construção do pôlder na Vila Itaim, na zona leste, para realizar a remoção das famílias que vivem na região.



A obra faz parte da contrapartida do governo do estado pelo alargamento das avenidas marginais. Originalmente, esta contrapartida seria o prolongamento do Parque Ecológico do Tiete.



“Faz um ano e meio que nós estamos esperando o DAEE [Departamento de Águas e Energia Elétrica] licitar a obra. É importante primeiro que eles assinem o convênio. É uma compensação ambiental que eles têm que fazer em virtude de uma obra da Dersa [Desenvolvimento Rodoviário S/A]. Há um ano e meio eles estiveram lá e se comprometeram com a comunidade a iniciar as obras e sequer licitaram as obras”, afirmou Haddad.



Em 2013, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad estiveram juntos no local e anunciaram as obras do pôlder. Entretanto, até o momento o governo do estado não apresentou o projeto da obra, a despeito de inúmeras reuniões realizadas e de apelos insistentes da Prefeitura.



O prefeito lembrou que o termo de compensação ambiental foi assinado pelo DAEE, o que permite dar início à licitação. Porém, como até o momento o edital da licitação não foi publicado, não há como saber quantas e quais famílias serão removidas da área. “Sem a licitação da obra não há como remover as famílias sob a pena de que as famílias reocupem depois da desocupação”, afirmou.



“A remoção das famílias tem que ser acompanhada da entrada da construtora, para iniciar o canteiro de obras. Se não iniciar o canteiro de obras, você vai remover as famílias e daqui uma semana ou daqui um mês uma nova ocupação vai acontecer”, disse o prefeito, ao ressaltar que a Prefeitura está dando assistência às famílias atingidas pela inundação.



O alagamento atinge cerca de 320 imóveis da Vila Itaim desde a noite segunda-feira (16), quando fortes chuvas provocaram o transbordamento do Rio Tietê na zona leste da cidade. A área fica na várzea do Tietê, trata-se de uma ocupação irregular e muitas casas ficam próximas ao rio.



Leia mais: 
Prefeitura trabalha no apoio de famílias da Vila Itaim, na zona leste
Nota à imprensa - Pôlder da Vila Itaim

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn