Notícia na íntegra
Prefeito de São Paulo visita gigante tecnológica Hikvision na China para ampliar funções do Smart Sampa
O prefeito Ricardo Nunes visitou nesta quinta-feira (24) a sede da Hikvision, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, na China, para conhecer de perto as tecnologias e soluções da empresa para avançar nos benefícios que o Smart Sampa, maior programa de monitoramento por câmeras do país, com 25 mil equipamentos instalados em pontos estratégicos em toda a cidade de São Paulo, pode oferecer para se tornar ainda mais efetivo como um dos sistemas de segurança pública mais avançados do mundo.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, a expectativa é de que as novas tecnologias e soluções da Hikvision sejam implementadas em breve, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população. Nunes destacou também a importância da parceria com a Hikvision para tornar São Paulo uma cidade mais segura e inteligente. “Estamos impressionados com o que a tecnologia pode fazer em favor do cidadão contra o crime”, afirmou o prefeito. “Com a inteligência artificial, podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas, dando mais segurança, principalmente.”
Entre os avanços do sistema apresentados, está a possibilidade de se levantar o histórico de quem estava dirigindo um veículo roubado ou furtado cujas imagens tenham sido captadas pelas câmeras. Também é possível, em cada captura feita nas câmeras que já estão implementadas hoje no Smart Sampa, exibir a velocidade com que esse veículo está passando, local e movimentação. Todas essas informações ficam visíveis no painel de apresentação.
O gerente de pré-venda para governo da Hikvision, Hilton Carvalho, explicou como essas tecnologias podem ser aplicadas no Smart Sampa para identificar veículos roubados, monitorar o trânsito e auxiliar na segurança da população.
A comitiva que acompanha o prefeito em missão oficial à China e ao Japão até o dia 1º de maio também teve a oportunidade de conhecer o “gêmeo digital” da cidade, uma representação virtual do ambiente real que permite simulações e análises de dados em tempo real. Essa ferramenta pode ser utilizada para otimizar o planejamento urbano, o trânsito e a segurança da cidade.
De acordo com o representante da empresa, é possível ampliar ainda mais e trazer essa segurança para a cidade de São Paulo apenas atualizando o sistema. “É realmente possível fazer com as câmeras que já estão instaladas, fazendo atualizações para que novas funcionalidades possam ser implementadas e da mesma forma como pode ser atualizado o processamento centralizado, no caso, o back-end, a parte de trás de processamento, o ‘cérebro’ do Smart Sampa. Ele pode ser atualizado para poder se beneficiar de novas funcionalidades, para São Paulo ser cada vez mais inteligente e segura”, explicou.
Missão à China e ao Japão
Na viagem oficial, o prefeito cumpre uma intensa agenda para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.
Na quarta-feira (23), o prefeito já participou do painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, no “Summit Valor Econômico Brazil-China”. Ainda na quarta, visitou o Parque Tecnológico da Huawei, com 104 prédios e 40 mil funcionários, e concretizou uma linha de crédito de US$ 100 milhões com Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk