Notícia na íntegra
Prefeito visita empresa líder em tecnologias de biometano e hidrogênio na China

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou nesta sexta-feira (25) a Fujie Environmental Tech, empresa líder em tecnologias de biometano e hidrogênio, encerrando a sua missão oficial à China, e agora segue para o Japão. O objetivo principal da visita foi conhecer de perto as tecnologias inovadoras e mais avançadas no setor de biometano e hidrogênio, com o intuito de avaliar a viabilidade de aplicar essas práticas em São Paulo. Essa iniciativa busca aproveitar os resíduos da geração de energia para explorar novas formas de reaproveitamento e, ao conhecer a usina local, abrir portas para futuras parcerias estratégicas que impulsionem a produção de energia limpa na capital paulista.
Em breve, uma comitiva da empresa também conhecerá o trabalho desenvolvido na capital paulista, que já utiliza biometano produzido nos aterros sanitários para o abastecimento de 22 caminhões e 27 carretas de coleta de lixo.
"Visitamos esse grande projeto de produção de hidrogênio e uma comitiva da China irá ao Brasil em breve e poderá se integrar com aquilo que a gente vem desenvolvendo. São Paulo se coloca à disposição e parabeniza a China por toda essa iniciativa e investimento na área tecnológica", disse o prefeito Ricardo Nunes.
A Fujie Environmental Tech é reconhecida por suas soluções em tratamento de lodo, recuperação de recursos e tratamento de águas residuais, possuindo mais de 100 tecnologias patenteadas. A empresa foi a primeira listada no STAR Market, a bolsa de valores de Xangai, em 2020.
O prefeito também destacou a importância da parceria e do intercâmbio tecnológico para aprimorar as iniciativas já em andamento em São Paulo. "Conhecemos o centro de tratamento de esgoto que produz hidrogênio, biometano, uma fonte de carregamento de energia, e é isso que a gente está fazendo e verificando o que o Xangai tem desenvolvido”, disse Nunes, ressaltando que o intercâmbio é importante para aprimorar o que já está sendo feito na cidade de São Paulo. “É importante a utilização dos aterros, dos resíduos para transformar em energia limpa. Essa parceria é super importante, visitar aqui o que eles têm de tecnologia para poder estar implantando em São Paulo ou melhorando aquilo que a gente já tem. Lembrando que já avançamos em muita coisa", afirmou Nunes.
Durante a visita, a delegação que acompanha o prefeito conheceu o "Sistema Integrado de Desidratação e Secagem a Vácuo de Baixa Temperatura", tecnologia inovadora que reduz significativamente o teor de umidade do lodo, além de um pacote tecnológico de purificação de biogás e enriquecimento de metano, que eleva a concentração desse gás purificado para mais de 95%.
A empresa também apresentou seu projeto de pesquisa de aplicação de teste piloto da cadeia completa da produção de hidrogênio-armazenamento de hidrogênio-cogeração. Trata-se da produção combinada de energia elétrica e calor utilizando hidrogênio como combustível. É uma forma de cogeração, em que hidrogênio é usado tanto para gerar eletricidade quanto calor, em vez de apenas uma delas.
A visita à Fujie Environmental Tech representa um passo importante para a busca de soluções sustentáveis e eficientes para o tratamento de resíduos e a geração de energia limpa em São Paulo, reforçando o compromisso da cidade com a inovação e a sustentabilidade.
Essa troca de experiências foi uma realidade durante a missão oficial do prefeito à China, que agora segue para o Japão. Na viagem oficial, o prefeito cumpre uma intensa agenda para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.
Ainda nesta sexta, o prefeito já havia visitado o prefeito de Xangai, Gong Zheng, para estreitar as relações comerciais, intercâmbio de turismo e eventos culturais entre as duas cidades-irmãs.
Na quinta-feira (24), Ricardo Nunes e a comitiva que o acompanha nessa missão internacional até o dia 1º de maio visitaram duas das maiores empresas de tecnologia do mundo: a sede da Hikvision e o Show Room Tecnológico e a Fábrica Dahua. Ambas são parceiras da Prefeitura no Smart Sampa, maior e mais moderno sistema de monitoramento da América Latina, com 25 mil equipamentos distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
Na quarta-feira (23), o prefeito participou do painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, no “Summit Valor Econômico Brazil-China”. Ainda na quarta, visitou o Parque Tecnológico da Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos para reduzir a dependência da infraestrutura de carregamento utilizada atualmente. Ainda na quarta, Nunes concretizou uma linha de crédito de US$ 100 milhões com Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk