Notícia na íntegra
Prefeitura autua responsáveis por aterramento clandestino de área às margens do Tietê no Jardim Pantanal
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio e da Guarda Civil Metropolitana Ambiental, autuou e levou para a delegacia duas pessoas responsáveis por um terreno de 2.500 m², invadido e aterrado ilegalmente às margens do Rio Tietê na região do Jardim Pantanal. O local havia sido aterrado de forma ilícita e lá estava funcionando uma área para carregamento de caminhão com combustível clandestino.
Além do aterro, os responsáveis ainda construíram um muro, que prejudicava ainda mais o escoamento da água naquela região. Além do flagrante por terra, as equipes constataram as irregularidades por helicóptero.
Por determinação do prefeito Ricardo Nunes, que esteve no local neste sábado (1º), o aterro e muro serão desfeitos pela Prefeitura na segunda-feira para recuperar a região e ajudar no escoamento da água. Foi o próprio prefeito quem ordenou a ação contra os responsáveis e a remediação da área, após ser alertado por moradores de que o aterramento irregular pode ter contribuído para o alagamento que atingiu a região entre a noite de sexta-feira e este sábado.
Em razão da previsão do temporal, já antes do início da chuva o prefeito havia determinado empenho total de várias secretarias, em tempo real, para reduzir os danos e, principalmente, evitar mortes. Para isso, a Prefeitura concentrou esforços com mais de 3 mil agentes, entre os de limpeza, zeladoria, assistência social e trânsito. Estão empenhados nos trabalhos 145 equipes de limpeza, além de cerca de 300 veículos de zeladoria.
No Jardim Pantanal, onde conversou com vários moradores, o prefeito determinou ação imediata para atendimento às famílias atingidas pela chuva. Desde o início dos trabalhos, a Prefeitura distribuiu mais de 800 cestas básicas, 1.730 copos de água e também cerca de 900 marmitas da Rede Cozinha Escola. No período da manhã, foram entregues 130 Cartões Emergenciais, com carga de R$ 1.000 cada. A Prefeitura continua atendendo a comunidade e o cartão está sendo distribuído durante todo o dia conforme as famílias são cadastradas.
As famílias estão sendo atendidas nas escolas Emef Murures e EE Heckel Tavares. Cerca de 250 colchões, além de brinquedos, foram distribuídos. Dez caminhões basculantes e outros dez do Corpo de Bombeiros também estão no local para apoiar a operação. Os pets também estão sendo assistidos. A Prefeitura distribuiu 150 quilos de ração, 75 quilos de petisco e 1.000 potes. Veja mais aqui.
Uma das regiões mais complexas da cidade por estar abaixo do nível do rio, o Jardim Pantanal vem recebendo tratamento prioritário da Prefeitura, que está finalizando a construção de um pôlder, uma área protegida para evitar a vazão da água do rio pelas ruas. Além disso, a construção de um reservatório está em processo de contratação. O sistema amortece as cheias e encaminha a água captada pelas redes de drenagem para o Córrego Lajeado.
Outra medida adotada pela Prefeitura foi a assinatura de um contrato para aumentar a capacidade de drenagem da Vila Seabra, Jardim São Martinho e Jardim Helena, onde está situado o Jardim Pantanal, com a construção de novas galerias de águas pluviais e a execução de nova pavimentação em quase 100 ruas.
Desde julho de 2024, a gestão municipal acompanha as ações de urbanização na região e o processo de regularização fundiária. No total, 4.000 famílias serão atendidas. Destas, 900 recebem o título de regularização ainda neste ano. Somente em 2024, 36 toneladas de detritos foram retirados dos córregos da região.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk