Notícia na íntegra
Prefeitura terá ampla estrutura na área da saúde durante o Carnaval
A Prefeitura de São Paulo preparou ampla estrutura de apoio aos foliões durante as atividades do Carnaval 2025. Os serviços de saúde estarão disponíveis no pré-carnaval (22 e 23 de fevereiro), no Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março) e pós-carnaval (8 e 9 de março), que contará com ambulâncias básicas e UTIs móveis, postos médicos, Sala de Situação e Monitoramento, além dos Bombeiros Civis para controle de casos de emergência. Serão 1.800 profissionais da área envolvidos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 2 milhões de preservativos.
“Na saúde temos uma estrutura robusta, que vem evoluindo a cada ano no carnaval de São Paulo. Neste ano, vamos ter 20 postos médicos para dar suporte a todos os foliões. São verdadeiros ‘mini hospitais’, com profissionais de saúde e, principalmente, médicos que resolvam o problema dentro do posto. Teremos capacidade de resolver demandas desde as mais simples até as mais complexas, para caso esse folião tenha uma parada ou sofra um acidente ou trauma, seja atendido e seja estabilizado enquanto aguardar ser removido para um serviço de maior complexidade da rede municipal”, explicou o secretário municipal da saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Saiba mais sobre o Carnaval aqui.
As informações sobre o Carnaval de Rua estão disponíveis em: carnavalsp.com
Serviços:
Ambulâncias
Serão disponibilizadas 174 ambulâncias distribuídas estrategicamente nos pontos de desfile, sendo 32 unidades de UTI Móvel (Tipo D), com um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. A estrutura contará também com 142 ambulâncias básicas (Tipo B), com um enfermeiro e um condutor capacitado em primeiros socorros. As unidades estarão à disposição a partir de duas horas antes de cada evento.
Postos Médicos
Durante o Carnaval, serão 20 postos médicos por dia. Cada posto terá três médicos, além de enfermeiros, técnico de enfermagem e bombeiros civil.
Sala de Situação e Monitoramento
Contará com Responsável Técnico Médico do Evento e prestadores de serviços contratados, além de profissionais da SMS. A sala de situação acompanha em tempo real o deslocamento das ambulâncias e o atendimento que está sendo realizado dentro do posto médico. Ela quem toma a decisão e direciona os casos que vão para os hospitais. Dispõe de médicos e espaço com tecnologia de áudio e vídeo em tempo real.
Bombeiros Civis
Os profissionais trabalharão em duplas a cada 100 metros de percurso previsto para cada bloco de rua e estarão capacitados no atendimento imediato e preparados para orientação e direcionamento, quando necessário, do folião ao recurso de saúde mais próximo (posto médico ou ambulância).
O número de equipes e equipamentos ofertados por dia serão proporcionais ao número e tamanho dos blocos conforme cronograma dos eventos. Já a composição dos pontos de apoio médico (equipe médica, ambulância, tenda e bombeiro civil) será proporcional ao trajeto percorrido e tamanho do bloco.
É importante destacar que durante esse período as estruturas já existentes na rede municipal, como as 33 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) e Hospitais seguem em atendimento normalmente.
Prevenção ao HIV e outras IST
Durante todo o período de Carnaval, a 23ª edição da campanha “Camisinha na Folia” colocará à disposição 2 milhões de preservativos gratuitos, bem como sachês de gel lubrificante e autotestes para o HIV. Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas unidades de saúde e em mais de 90 terminais de ônibus e estações de metrô por toda a capital. As festividades deste ano incluirão mais de 100 ações extramuros em todas as regiões da capital por meio do projeto "PrEP na Rua".
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk