Subprefeitura Butantã
Perguntas Frequentes
Veja as respostas das perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Subprefeitura do Butantã.
REFORMA
1 - É necessária aprovação técnica da Subprefeitura para reforma da casa?
Sim. Caso a reforma seja significativa, ou seja, se a obra alterar Área edificada (supressão ou acréscimo), a estrutura, Compartimentação Vertical e/ou volumetria do local, é necessária a aprovação técnica da Subprefeitura.
2 - Como conseguir a aprovação?
Para conseguir a aprovação, é necessário vir até a praça de atendimento com documentos pessoais em mãos (RG, CPF e CNPJ, caso seja para uma empresa); a planta do imóvel e da alteração desejada; recibo do IPTU atual; a descrição detalhada das alterações desejadas; e a guia quitada de arrecadação da taxa e preço público devidos ao órgão municipal, valor que se altera de acordo com o imóvel.
TAPA BURACO
1 - Como solicitar tapa-buraco da via?
Para pedir o serviço de Tapa Buracos é simples: basta entrar no site do SP 156 e fazer seu pedido por esse portal ou utilizar a opção de ligar no telefone 156 para fazer a solicitação. Lembrando que a solicitação também pode ser feita na subprefeitura, na Praça de Atendimento. Toda solicitação será cadastrada e avaliada por um profissional responsável, de supervisão de obras, que autoriza a execução do serviço.
PLANTIO DE ÁRVORES
1 - Podemos plantar árvores nas calçadas da cidade?
Não é permitido plantar árvores nas ruas e calçadas da cidade sem permissão da prefeitura. No entanto, é muito simples conseguir uma autorização. É só fazer uma solicitação pessoalmente junto à subprefeitura do seu bairro ou de onde você quer plantar a árvore. Não é preciso levar documento nem preencher ficha alguma e não custa nada. Plantando árvores você só deixa a cidade mais bonita e faz bem ao meio ambiente!
ILUMINAÇÃO
1 - Para qual orgão devo solicitar iluminação na rua?
Tanto para ligar, quanto para apagar as luzes acesas nas ruas, você deve entrar em contato com o ILUME, que é o órgão responsável pela manutenção da rede elétrica da cidade e que faz parte da Secretaria Municipal de Serviços.
Os pedidos de reparo devem ser feitos através do LIGUE-LUZ (serviço de atendimento ao cidadão mantido pelo ILUME), pelo telefone 0800 722 0156.
Este serviço é gratuito, inclusive para celulares e telefones públicos, e funciona 24 horas, diariamente. Para poste sem luz, ligar para 0800 722 0156.
UNIDADE DE CADASTRO – SERVIÇOS
1 - Como solicitar um número para o imóvel ou placa de identificação?
Vá até a Unidade de Cadastro da Subprefeitura e consulte sobre: informações referentes ao zoneamento de locais, informações técnicas para construção como recuo obrigatório, procedimento referente a locais onde a construção afetará áreas verdes, atendimento a solicitações para identificação de vias públicas (placas), emissão de Certificado de Edificação (histórico do imóvel, porém, apenas para o proprietário ou interessado em adquirir), regularização de numeração de imóveis, entre outros.
Mas fique atento: Alguns serviços como emissão de Certidão de Confrontação ou Certidão de Regularidade, frequentemente solicitados na unidade, são de competência da Secretaria de Habitação (SEHAB), além de emissão de Certidão de Desapropriação, que é um serviço de competência da Seção de Registro e Controle de Desapropriação / Desap 502.