Subprefeitura Cidade Ademar

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025 | Horário: 15:42
Compartilhe:

Número de furtos e roubos de celulares no pré-carnaval cai 60% na cidade de São Paulo

No ano passado, foram registradas 1.508 ocorrências, enquanto neste ano foram 590 crimes do tipo após ações integradas entre Prefeitura e Estado

O número de furtos e roubos de celulares caiu 60% no pré-carnaval da cidade de São Paulo na comparação com o mesmo período do ano passado. No sábado (22) e domingo (23), houve 590 crimes do tipo, enquanto no pré-carnaval de 2024 foram registradas 1.508 ocorrências.

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública nesta segunda-feira (24) e resultam do fortalecimento das iniciativas de combate à criminalidade por parte da Prefeitura, com avanço do uso da tecnologia pela Secretaria de Segurança Urbana e intensificação da parceria com o Governo do Estado.

Somente no período de pré, pós e carnaval, são 5.350 agentes da Guarda Civil Metropolitana nas ruas, o que garante um aumento de 30% no efetivo em relação a 2024, com 470 viaturas, além de 140 motos. Além disso, o Governo do Estado destacou 7.300 policiais militares no reforço à segurança no Carnaval de Rua da capital por dia.

Também houve uma queda de 59% dos crimes violentos para subtração do aparelho, passando de 518 roubos de celulares no ano anterior para 211 roubos no último fim de semana.

Além disso, devido às ações das Polícias Militar e Civil, com reforço de segurança em pontos estratégicos, diversos suspeitos foram presos e apreendidos no evento. Em Santo Amaro, na zona sul, duas mulheres foram presas pela Polícia Militar com 16 celulares furtados, no domingo. Pelo menos três vítimas tiveram os aparelhos recuperados no local, já as demais serão acionadas para comparecerem à delegacia. O caso foi registrado no 11° Distrito Policial.

Na República, região central da capital, um homem foi capturado pela Polícia Civil com dois celulares roubados. As equipes, que atuavam em meio aos foliões, chegaram até o suspeito após a multidão gritar “pega ladrão”. O caso foi registrado no 16° Distrito Policial, na Vila Clementino.

Estreante no maior Carnaval de Rua do Brasil, o Programa Smart Sampa já mostrou resultados neste primeiro fim de semana de festa na capital paulista: 23,9 mil ações realizadas neste sábado e domingo (dias 22 e 23), considerando todos os atendimentos, fiscalizações, patrulhamentos e registros de ocorrências. Houve sete prisões nos dois dias. 

Graças às câmeras inteligentes e ao sistema de reconhecimento facial, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuou na prisão de três foragidos da Justiça, dois por atraso na pensão alimentícia e um por tráfico de drogas. Também ajudaram na localização de duas pessoas desaparecidas. Veja mais aqui.

A gestão municipal tem implementado uma série de ações estratégicas para fortalecer a segurança na cidade, entre elas o reforço da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que conta com cerca de 7,5 mil agentes, 610 novas viaturas equipadas com as melhores tecnologias para facilitar as condições de patrulhamento 24h e consequentemente garantir uma resposta mais eficaz na segurança da população. Somente em 2024, a Prefeitura aplicou R$ 1,3 bilhão na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e já prevê no orçamento de 2025 quase R$ 1,45 bilhão.

collections
Galeria de imagens