Subprefeitura Cidade Tiradentes
Centro de Formação Cultural realiza eventos gratuitos em Cidade Tiradentes
PROGRAMAÇÃO
OS AMORES NAS HISTÓRIAS (CONTAÇÃO DE HISTÓRIA)
SINOPSE: Após entoar uma cantiga de roda, dois apaixonados compartilham três histórias de amor vindas de países diferentes, que eles guardam em sua “Mala Invisível”. Originária da Itália, eles contam “Os cem dias de um plebeu”; da Dinamarca, “O bravo soldadinho de lata”; e da Colômbia, narram a surpreendente história “A princesa e o sapo”. E para terminar, eles se despedem do público com uma linda declaração de amor.
com Cia. Malas Portam.
QUANDO: Dia 01/07 (Quarta) às 15h
LOCAL: Biblioteca
DURAÇÃO: 60 min.
CLASSIFICAÇÃO: Livre - (Não é necessário retirar ingresso).
ABIGAIL CONTA MAIS DE MIL NO MÊS DO ROCK (CONTAÇÃO DE HISTÓRIA)
SINOPSE: The Beatles é uma das maiores bandas de rock do mundo e encanta fãs do mundo inteiro até os dias de hoje. O mais incrível é a quantidade de gerações que cantam as suas músicas: avós, pais, filhos e agora, netos. É para esta geração que já ouviu falar no “Yellow Submarine”, que este projeto traz histórias inspiradas na nos quatro rapazes de Liverpool. No mês do Rock, Abigail, o músico Rodrigo Leno e convidados, trazem toda a musicalidade de uma contação repleta de interações e brincadeiras com o público.
Contadoras: Gabriela Lois e Silvia Lulhier - Músicos: Rodrigo Ieno e Felipe Siles.
QUANDO: Dia 02/07 (Quinta) às 10h e 16/07 (Quinta) às 15h.
LOCAL: Biblioteca Térreo
DURAÇÃO: 45min.
CLASSIFICAÇÃO:Livre - (Não é necessário retirar ingresso)
MOSTRA CULTURAL - TRANSIÇÕES NORTEADORAS (EVENTO)
SINOPSE: O Núcleo de pesquisas Corporais Habitat apresenta em seu terceiro ano de contemplação pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2015) a “Mostra Cultural Transições Norteadoras”, retratando a cultura e a trajetória do retirante nordestino para a grande São Paulo, resgatando histórias esquecidas e homenageando grandes nomes do nordeste brasileiro.A mostra cultural transita pela riqueza e pluralidade do nordeste e pelas mais belas e emocionantes vivências do retirante nordestino. A mostra conta com exposição, exibição de documentário, apresentação musical com o cantor e compositor alagoano Edinho Nunes e apresentação do espetáculo "Okê? Yê! História de irmão mais velho"!
QUANDO: Dia 04/07 e 05/07 (Sábado e domingo) das 14h às 20h
CLASSIFICAÇÃO: Livre
RODA DE CONVERSA FOMENTO A DANÇA (WORKSHOP)
Encontro com os coletivos de dança interessados em se inscrever para a 19ª Edição do Fomento à Dança. A proposta é apresentar e tirar dúvidas a respeito do edital.
QUANDO: Dia 02/07 (Quinta) às 19h
LOCAL: Sala de Audiovisual
DURAÇÃO: 120 min.
CLASSIFICAÇÃO: Livre - (Não é necessário retirar ingresso).
PERIFERIA X MERCADO TRADICIONAL (ENCONTRO COM AUTOR)
Discussão sobre a produção literátirária com a presença de Elizandra Souza. Jornalista, poeta, ela é autora dos livros Águas da cabaça e Punga (co-autoria Akins Kinte). Idealizadora do Coletivo Mjiba. Editora da Agenda Cultural da Periferia, locutora da Rádio Comunitária Heliópolis FM.
QUANDO: Dia 07/07 (Terça) às 15h
LOCAL: Biblioteca
DURAÇÃO: 60 min.
CLASSIFICAÇÃO: Livre - (Não é necessário retirar ingresso)
CLÁSSICOS DOS TRADICIONAIS (CIRCO-TEATRO)
O espetáculo com a apresentação dos Palhaços Bacalhau e Mingau, reúne os principais expoentes do circo paulista. Trazendo para o picadeiro Bruno Edson, com seus pratos bailarinos, contemplado com o prêmio governador do estado em 2012, e Marjury Nunes, equilibrista no rola/rola, e a contorcionista Simone Adriano número de equilíbrio que poucos artistas ainda apresentam.
QUANDO: Dia 10/07 (Sexta) às 20h, Dia 11/07 (Sábado) às 20h, 12/07 (Domingo) às 19h
LOCAL: Teatro- 3°Piso
DURAÇÃO: 90 min.
CLASSIFICAÇÃO: Livre
A MENINA E O VENTO (CONTAÇÃO DE HISTÓRIA)
SINOPSE: A Contação de Histórias busca resgatar as tradições populares desses nossos “brasis”, retomando a oralidade presente em rodas de pescadores, em causos de ribeirinhos e sertanejos através da narração de histórias. Onde se misturam cantigas, cirandas, cocos e maracatus com a manipulação de bonecos, tornando a história dinâmica e interativa. A história “A menina e vento” sugere uma viagem pelos sonhos individuais e coletivos, acreditando que estes não tem idade ou tempo; e busca retomar a tradição das rodas de história, acreditando que estas possuem um papel para além do lazer, pois, proporcionam uma pausa para vivenciar, para escutar, dialogar e trocar conhecimentos.Cia. Porto de Luanda
QUANDO: Dia 18/07 (Sábado) às 15h.
LOCAL: Biblioteca Térreo
DURAÇÃO: 45min.
CLASSIFICAÇÃO: Livre - (Não é necessário retirar ingresso).
A BEIRA DO ABISMO ME CRESCERAM ASAS (TEATRO -ADULTO)
SINOPSE: O espetáculo “À Beira do Abismo me Cresceram Asas” possui um texto poético, repleto de emoção e bom humor e leva o público às gargalhadas com o diálogo entre Terezinha (Maitê Proença) e Valdina (Clarisse Derzié Luz). Sem cerimônias, as personagens falam sobre qualquer assunto - sexo, diferenças entre homens e mulheres, abandono, o bom e o ruim -, com autoridade e sem as máscaras habituais da juventude.
QUANDO: Dia 18/07 (Sábado) 17h e às 20h, Dia 19/07 (Domingo) às 19h.
LOCAL: Teatro 3ºPiso
DURAÇÃO: 80 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos - (retirar os ingressos no local, a partir de 1 hora antes da apresentação).
1° MOSTRA CULTURAL DA MULHER AFRO-LATINOAMERICANA E CARIBENHA (EVENTO)
A 1ª Mostra Cultural “Mulher Afro Latinoamericana e Caribenha” acontece no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes nos dias 24, 25 e 26 de Julho. Nesta primeira edição o CFCCT organiza uma programação que mescla rodas de conversa, saraus, shows, teatro, cinema, dança, artes visuais, entre outras ações e linguagens que trazem em sua prática e estética protagonismo de mulheres negras.
PROGRAMAÇÃO
24/07
11h00 - RESISTÊNCIA ANCESTRAL Núcleo de Estudos e Pesquisa da Mulher Negra Mulheres de Ori
14h30 - BALÉ AFRO KOTEBAN
15h30 - RODA DE CONVERSA
25 DE JULHO - DIA DA MULHER-AFRO - LATINOAMERICANA E CARIBENHA: CONTEXTO E SENTIDOS Com Djamila Ribeiro, Lílian Sankofa (Força Ativa) e Taís Malkia Teles (Mulheres de Ori). Mediação: Queila Rodrigues
17h30 - DISCOTECAGEM Bya (Força Ativa)
17h30 - Abertura da EXPOSIÇÃO “AFRORETRATOS” de Renata Felinto
18h30 - RODA DE CONVERSA A PRESENÇA DA MULHER NEGRA E AFRODESCENDENTE COMO PROTAGONISTA DA CENA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA com Renata Felinto
20h00 - COQUETEL Ajeum com Mulheres de Ori
20h00 - SHOW com Yzalú
25/07
10h00 - WORKSHOP DANÇA AFRO com Ana Koteban
14h00 - PERFORMANCE com Nádia Bitencourt
14h30 - RODA DE CONVERSA
ENCONTRO DE GERAÇÕES: MEMÓRIAS DE MULHERES NEGRAS (Encontro entre mulheres de diferentes gerações para discutir o que significa ser mulher negra nesse processo de mudanças e permanências.) Com Ana Rita Eduardo (MOCUTI), Mawusi Tulani e Camila Araújo (Jovem Monitora). Mediação: Ana Paula (A.Preta)
15h00 - AFROCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS com Lúcia Makena
16h45 - RODA DE CONVERSA SAÚDE DA MULHER NEGRA Com Mafoani Odara, Elisângela Mineiro e Rosilei Conceição de Melo (Supervisão de Saúde da Cid. Tiradentes)
18h00 - SARAU NEGRAS POESIAS + exposição (livros e artesanatos) Apresentação: Jovens Monitoras (Camila Araújo, Kamila Oliveira e Ana Oliveira) Com Raquel Garcia, Lids Ramos, Raquel Almeida, Esmeralda Ribeiro, Vanessa Soares, Rap Feminino Sankofa, GGF A Família, Exibição do Teaser do Doc. Mulheres da Cidade Tiradentes
20h00 - SHOW com Clarianas
26/07
10h00 - ENCONTRO PÚBLICO MARCHA DAS MULHERES NEGRAS. Mediação: GT Cidade Tiradentes
10h00 - WORKSHOP TECENDO E TRANÇANDO ARTE Manifesto Crespo
14h00 - RODA DE CONVERSA ESTÉTICA NEGRA – MODA, ADORNOS E IDENTIDADE Com Manifesto Crespo e Abayomi Ateliê. Mediação: Kamila Oliveira (Jovem Monitora)
16h00 - DESFILE MODA AFRO
20h00 - SHOW com MC Sofia
20h00 - SHOW com Nega Duda
Serviço: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Rua Inácio Monteiro, 6900 – Tel: 2555-2840
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk