Secretaria Municipal de Cultura
Espaços
TEATRO MARTINS PENNA
| Informações Gerais | Iluminação | Sonorização |
BIBLIOTECA JOSÉ PAULO PAES
A Biblioteca José Paulo Paes tem um acervo para consulta local e empréstimo de cerca de 46.000 itens. Conta com acervo em braile, e em 2013 foi adquirido acervo de livros temáticos sobre a cultura negra. Como estrutura para cursos e eventos, a Biblioteca possui duas salas de estudos, espaço infantil e amplo espaço de leitura. A Biblioteca tem sistema informatizado, o que possibilita o empréstimo de livros. O munícipe deverá fazer uma carteira de identificação e seu cadastro permanecerá no banco de dados do Sistema Alexandria. Dois computadores estarão acessíveis para pesquisa do catálogo.
Programação Cultural da Biblioteca
- Contações de histórias
- Encontro com o Dramaturgo
- Saraus de cultura Negra
- Hoje é dia de aula na Biblioteca
- Cursos de línguas africanas
- Oficinas livres
ESPAÇO CULTURAL MÁRIO ZAN
Este espaço é composto de três salas de ensaio e uma sala de estudos. As salas de ensaio são utilizadas preferencialmente para o treinamento das oficinas, eventos, saraus, encontros artísticos, palestras e debates. Com grade de programação planejada com atividades para todas as idades, nos períodos da manhã, tarde e noite.
SALAS DE ESTUDOS E REUNIÕES
Estes espaços abrigam atividades artístico-pedagógicas que precisem de uma estrutura para encontros e reuniões. São desenvolvidos nestes espaços:
• Projetos de pesquisa
• Reuniões de grupos
• Leituras Dramáticas
• Ensaios de mesa
• Formação de coletivos de artistas
• Exercícios de dramaturgia
• Desenhos de luz, cenografia e figurinos.
ESTÚDIOS
O CCP abriga três estúdios de som para ensaios – um para bandas e dois individuais - que visam a ocupação do espaço público por bandas e artistas em geral, iniciantes ou com experiência. Todos com isolamento acústico e ar-condicionado. A utilização dos estúdios deverá ser agendada. Em breve, com a aquisição de equipamentos, poderão ser usados para gravações que integrarão o acervo audiovisual da Biblioteca José Paulo Paes e serão domínio público de livre circulação e difusão. Também serão desenvolvidos projetos de oficinas técnicas com o objetivo de instrumentalização e utilização dos aparelhos com supervisão e contratação de técnico de som e designer de som, responsáveis pelos cursos técnicos. A demanda principal para essas oficinas será de interessados em produção musical.
FABLAB LIVRE SP (UNIDADE PENHA)
O Fab Lab Livre SP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.
Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.
São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.