Secretaria Municipal de Cultura
19 anos da CCM Tremembé: cultura e história
A comemoração de aniversário do equipamento cultural contou com a participação dos moradores da região. Na foto: Grupo Poder Bélico da Favela ao lado do público presente. [Reprodução/Poder Bélico da Favela]
Por Luiza Santos
Corria o ano de 1922 quando os moradores do bairro de Tremembé se juntavam para o que poderia ser o momento mais ansiado da semana: uma exibição de filmes e peças teatrais na Rua Maria Amália Lopes Azevedo. A energia havia acabado de chegar ao bairro e, na casa de número 190, o proprietário Manoel Moraes Pontes democratizava a cultura em Tremembé.
Mais de um século depois, o local ainda é uma referência cultural para o território, mas agora, a antiga construção deu espaço para a Casa de Cultura Municipal de Tremembé, que completou 19 anos de atividades culturais no último dia 10. Através de aulas de dança, música, apresentações culturais e diversas linguagens artísticas, o equipamento cultural passou a ter uma importância fundamental para a população do local.
A dupla Léo & Júnior fez parte da programação de aniversário da CCM Tremembé [Reprodução/Thayna Pais]
Os 19 anos de um espaço tão importante foram comemorados com uma programação especial: no dia 30 de novembro, a Casa de Cultura de Tremembé foi palco do Fest Show Tremembé, um evento feito para os moradores do território em homenagem ao aniversário de 19 anos do espaço cultural.
Durante as 7 horas de evento, a CCM recebeu os artistas Léo & Júnior, Buzão do Forró, Old Crow, Marcos e Mayra, Cristiano Pipow, Cristiano Neves, Marcelo Gonçalves, Caio no Samba e Praise CIA de Dança. O evento foi encerrado com o show do grupo Poder Bélico da Favela.
Com uma programação repleta de apresentações e atividades culturais, o edifício da Rua Maria Amália Lopes Azevedo, segue promovendo cultura e entretenimento para os munícipes da Zona Norte.
Confira as fotos do aniversário de 19 anos da Casa de Cultura de Tremembé no Instagram das Casas de Cultura Municipais.