Secretaria Municipal de Cultura
Dicas de Leitura - Contador(a) de Histórias
A data foi criada na Suécia, em 1991, para reunir os contadores e promover a contação de histórias em todo mundo.
Não é de hoje que essa prática existe, os contadores de histórias atuam há séculos. De certa forma, a evolução da humanidade está diretamente ligada à arte de contar histórias. É só lembrar que até a invenção da escrita, as tradições, conhecimentos e histórias eram passadas oralmente, de geração em geração. E mesmo depois, grande parte da população não sabia ler e escrever e recorria aos contadores de histórias para manter viva a cultura de sua família ou região.
Ser um Contador(a) de Histórias não é só uma profissão, é também uma arte muito antiga que cria magia, fantasia e mexe com o imaginário de crianças e adultos. Quem não gosta de ouvir uma boa história?
Contar histórias : uma arte sem idade - Maria Betty Coelho Silva
A autora relata suas experiências como contadora de histórias, que teve início durante seu estágio no curso de magistério, numa tentativa muito bem sucedida de chamar a atenção das crianças que se encontravam numa sala na mais completa desordem e agitação. Percebeu que as histórias prendem a atenção dos ouvintes, além de informar e socializar. Por sentir-se tão gratificada com esta “arte”, decidiu escrever o livro para ensinar técnicas e reativar o interesse das pessoas para a importância de se contar histórias.
Arte de contar histórias - Literatura infantojuvenil
Verá, o contador de histórias - Olívio Jekupé ; ilustrações das crianças Guarani
O livro retrata os mitos e as lendas do povo Guarani, com histórias vividas pelas crianças à beira do rio, nas noites de fogueira e em brincadeiras na aldeia. Verá, um menino com muito talento para contar histórias, mostra como seu povo tem lutado para manter viva sua tradição e seus costumes, repetindo as histórias a todos para que elas vivam sempre nos corações.
Literatura infantojuvenil; Índios Guarani - Lendas - Literatura infantojuvenil; Lendas - Brasil - Literatura infantojuvenil; Literatura folclórica - Brasil - Literatura infantojuvenil; Indígenas da América do Sul - Brasil - Lendas - Literatura infantojuvenil; Histórias indígenas
A palavra do contador de histórias - Gislayne Avelar Matos
A autora investiga as peculiaridades do que denomina "palavra" do contador de histórias e traça um paralelo entre o contador da sociedade tradicional e o da sociedade contemporânea, que atua em meio urbano. Colocando em foco as culturas oral e escrita, explora a forma de pensamento gerada em cada uma delas para finalmente chegar à dimensão formativa da educação como própria da palavra dos contadores de histórias na contemporaneidade. Website da Editora
Arte de contar histórias; Contadores de histórias
Acordais : fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias - Regina Machado ; ilustrações Luiz Guimarães Monforte
Neste livro, Regina Machado elucida magistralmente seus pressupostos teórico-práticos e evidencia a função de contadora e, portanto, também criadora, de histórias. A imagem das janelas – bela metáfora – diz muito desse ofício: “Imaginemos em primeiro lugar que o assunto que vamos estudar nessas páginas – a tradição oral – constitui uma paisagem que pode ser contemplada de inúmeros pontos de vista. [...] Imaginemos em seguida uma casa com muitas janelas: cada estudioso, debruçado sobre uma das janelas [...]”.
Agora eu completaria: Imaginemos um local privilegiado, uma janela que se abre para o texto Acordais de Regina Machado, rico, denso, ficcional e teórico, prático e bem contextualizado, que tece o diálogo entre presente e passado e que contribui com suas leituras para um futuro mais promissor àqueles que se debruçarem sobre essa janela, prontos para a viagem por meio dos contos, que seja sempre uma viagem pela vida.
Arte de contar histórias
Contar histórias : a arte de brincar com as palavras - Fabiano Moraes
O livro apresenta, de maneira lúdica e bem fundamentada, o processo criativo inerente ao ato de narrar, abordando, a partir de vivências embasadas em subsídios teóricos e em recursos técnicos, os processos de memorização e de criatividade a serem desenvolvidas para a prática de contar histórias. A obra é, portanto, um convite ao leitor para que ingresse nos domínios da bela e milenar arte de brincar com as palavras.
Arte de contar histórias
Textos & pretextos sobre a arte de contar histórias - Celso Sisto
Para quem gosta de contar histórias ou quer se aperfeiçoar nessa arte, para aqueles que desejam se tornar contadores de histórias ou para os educadores que querem ampliar seu instrumental pedagógico em sala de aula, o livro Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias é indispensável. Desde A Arte de ler e contar histórias, de Malba Tahan, não se via um manual tão bem escrito e repleto de referências bibliográficas, roteiros de oficinas e dicas literárias como este livro do premiado autor Celso Sisto. Uma obra definitiva para educadores, pedagogos, bibliotecários, estudantes, artistas e promotores de leitura. Website da Editora
Arte de contar histórias - Contadores de Histórias
Quer ouvir uma história? : lendas e mitos no mundo da criança - Heloisa Prieto
Contando casos e lendas, relendo clássicos de aventuras, a autora convida-nos a instigar a imaginação e a descobrir que vivemos cercados de narrativas, dos antigos mitos às grandes estreias mundiais do cinema.
Arte de contar histórias - Literatura infantojuvenil - História e crítica
O contador de histórias - Saki ; ilustrações Alba Marina Rivera
Trata-se de uma deliciosa sátira aos valores e preceitos da moral vitoriana na Inglaterra do final do século XIX. A trama se desenrola na abafada cabine de um trem, onde viajam um solteirão reservado e três crianças inquietas, acompanhadas da tia. Para acalmar os sobrinhos, a mulher conta histórias edificantes, que entediam os pequenos. O discreto passageiro decide então intervir. Conta uma história nada exemplar, que, no entanto, encanta a jovem plateia, colocando em risco anos de esmerada educação.. Website Amazon
Literatura infantojuvenil
Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).
Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.
_______________________________________________________________________________________________________________
ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autore, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.