Secretaria Municipal de Cultura

Dicas de Leitura - Malba Tahan

Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan,nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de maio de 1895,

Júlio César de Mello e Souza,foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro, e, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil.
A carreira de Júlio César como escritor começou com uma colaboração ao jornal O Imparcial. Foi nessa época que nasceu a ideia de criar um pseudônimo.
Ele criou o personagem Malba Tahan ( Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan) por acreditar que um escritor brasileiro não chamaria atenção escrevendo contos árabes. Para dar mais verossimilhança à história criou também um tradutor para os livros, o Professor Breno Alencar Bianco.

Após ter publicado seus contos nos jornais A Noite e Folha da Noite, Malba Tahan lançou um livro denominado Contos de Malba Tahan e o inscreveu num concurso da Academia Brasileira de Letras (ABL), porém não foi contemplado. Mas, em 1930, Tahan foi condecorado por esta academia pelo livro Céu de Allah e, em 1939, pelo livro O Homem que Calculava.
Júlio ocupou a cadeira número 8 da Academia Pernambucana de Letras. Faleceu em 1974, aos 79 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco

Em 9 de dezmbro de 1987 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan, que teve uma grande recepção pela comunidade, pois não havia na região da Capela do Socorro nenhuma outra biblioteca. Não perca a oportunidade de conhece-la!!!!!
Confira abaixo algumas das obras desse autor disponíveis no acervo das Bibliotecas Municipais de São Paulo.

Dicas e Leitura - Malba Tahan

O homem que calculava - Malba Tahan ; ilustrações de Thais Linhares
O livro conta a história de Beremiz, jovem árabe que descobre uma enorme habilidade matemática ao pastorear ovelhas e calcular folhas de árvores. Ao encontrar o bagdali (natural de Bagdá) Hank Tade-Maiá, eles iniciam uma viagem a Bagdá. Ao longo da jornada, Beremiz vai conhecendo pessoas e lugares e solucionando diversas situações por meio de suas habilidades matemáticas: a partilha de 35 camelos por 3 herdeiros, a divisão de 21 vasos com conteúdos diferentes por 3 sócios, dentre outras questões.
Chegando a Bagdá, Beremiz cai nas boas graças do Califa e também se torna professor de matemática da jovem Telassim, cujo rosto ele não pode ver. Mesmo assim, se apaixonam.
Literatura infantojuvenil

A pequenina luz azul - Malba Tahan ; ilustrações Marília Bruno
Ao acordar no meio da madrugada, o Sultão El-Khamir ficou intrigado com uma luzinha azul brilhando, muito viva, a distância. Então decide investigar. Chamou Deus e o mundo para ajudá-lo a descobrir de onde se originava a luz, quem a acendera e para que propósito. Talvez o Prefeito, para orar. Ou o Ministro, em seus estudos noturnos. Quem sabe o General, preocupado em proteger o Rei. O angustiado Sultão precisa saber: de onde vinha, afinal, a pequenina luz azul?
Literatura infantojuvenil

Contos e lendas orientais - Malba Tahan
Neste livro, Malba Tahan reuniu algumas histórias e lendas do mundo árabe. Nos 29 contos deste volume, estão narrativas como ”O intérprete das corujas”, uma antiga lenda síria sobre um rei perdulário, e ”A sombra do cavalo”, sobre um homem assombrado por uma maldição.
Literatura infantojuvenil

Mil histórias sem fim, volume 2 : contos orientais - Malba Tahan ; ilustrações Mário Pacheco
Dois reis de temperamentos diferentes e uma aposta. E histórias de reis, rainhas, sábios e trabalhadores. O grande contador de histórias do Oriente, Malba Tahan faz sua própria seleção de contos da Arábia e de outras partes do mundo antigo, ao estilo das Mil e Uma Noites, e leva o leitor a um passeio pelas tradições da cultura árabe
Contos - Literatura infantojuvenil

Amor de beduíno - Malba Tahan ; ilustrações de Thais Linhares
A obra conta belas histórias de amor e sabedoria da cultura oriental. Misturando fantasia, aventura e reflexões de caráter moral, a narrativa transporta o leitor a cenários mágicos do mundo árabe, onde se encontram sultões, xeques, princesas, escravas, caravanas de beduínos.
Literatura infantojuvenil

Lendas do deserto - Malba Tahan ; ilustrações Mario Pacheco
Em areias escaldantes do grande deserto, pontilhadas de guerreiros beduínos, califas, vizires, povoações humildes e palácios suntuosos se passam as lendas do deserto. São contos do povo árabe inventados pelo genial Malba Tahan.
Contos folclóricos - Oriente - Literatura infantojuvenil

Salim, o mágico - Malba Tahan ; ilustrações Myoung Youn Lee
Narrativa desenvolvida durante o califado El-Walid, em Damasco, que, em meio a diversos acontecimentos dramáticos e de absoluta singularidade, um crente de Allah, Salim, atinge o apogeu do prestígio e da glória ocupando os mais altos cargos da corte.
Romance brasileiro - Século 20

Meu anel de sete pedras - Malba Tahan
O alfaiate Enedim sonhava em se tornar rico. Um misterioso vendedor lhe ofereceu um livro com a localização do lendário tesouro de Bresa. O livro era repleto de códigos e escrito em vários idiomas. Enedim conseguiu descobrir o tesouro?
Matemática recreativa

 Os sonhos do lenhador - Malba Tahan ; ilustrações de Bruna Assis Brasil
O modesto lenhador Chang Tang Li era o sonhador da pequena aldeia de Rios Sagrados. Todo dia narrava histórias incríveis aos sete ventos. Um dia tropeçou num pote repleto de moedas de ouro. Escondeu a descoberta e, depois de uma noite agitada, acreditou que tudo não passava de outro devaneio e contou aos amigos. O barqueiro Su Tai encontrou o pote e o levou para si. Agora resta saber: quem tem o verdadeiro mérito: Tang Li, que transformou a realidade em sonho, ou o barqueiro Su Tai, que conseguiu transformar o sonho em realidade?
Literatura infantojuvenil

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

_______________________________________________________________________________________________________________

 ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autore, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.