Secretaria Municipal de Cultura
Dicas de Leitura - Autores de Junho
Neste mês, em épocas diferentes, vieram ao mundo Machado de Assis, Guimarães Rosa, Dalton Trevisan e Chico Buarque.
Conheça um pouco sobre eles, e algumas de suas obras que estão disponíveis para empréstimos na Bibliotecas Públicas Municipais de São Paulo
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente reconhecido por críticos, estudiosos, escritores e leitores como o maior expoente da literatura brasileira. Testemunhou a Abolição da Escravatura e a transição política do Brasil, com a proclamação da República em substituição ao Império, além de diversos eventos significativos no final do século XIX e início do século XX, sendo um notável comentador e relator dos acontecimentos político-sociais de sua época
Dom Casmurro - Machado de Assis
Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.
Romance brasileiro - Século 19
O Alienista - Machado de Assis
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/autor/ASSIS, Machado de
"Esta obra conta a história de Simão Bacamarte, um típico representante da alta sociedade com título de doutor enquanto alienista (o psiquiatra nos dias contemporâneos). Bem aceito, passa a viver numa pequena cidade que tem a pretensão de transformar em seu laboratório de estudos sobre a mente humana. Bacamarte adota um comportamento de absoluta falta de critério e passa a internar na Casa Verde, manicômio construído para seus trabalhos, todo e qualquer cidadão pelos mais diversos motivos.".Livraria Cultura
Contos brasileiros - Século 19
João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 – Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) foi um poeta, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais..
Grande sertão : veredas - João Guimarães Rosa
O sertão é o principal espaço narrativo das obras de Guimarães Rosa. Publicado em 1956, o romance Grande sertão: veredas relata a história de Riobaldo. O narrador-personagem conta para um interlocutor não identificado as aventuras e desventuras vividas durante o tempo em que fez parte de um bando de jagunços.
Romance brasileiro - Século 19
A hora e vez de Augusto Matraga - João Guimarães Rosa
Conto que encerra o livro Sagarana (1946), “A hora e vez de Augusto Matraga” traz a história de um homem sertanejo acostumado a se impor pela força em seu cotidiano. Nhô Augusto é a perfeita síntese do mandonismo local que se fez presente em tantas cidades brasileiras durante o século XX..
Romance brasileiro - Século 19
Dalton Jérson Trevisan (Curitiba, 14 de junho de 1925) é um advogado e escritor brasileiro, famoso por seus livros de contos. Quando era estudante de Direito, Trevisan costumava lançar seus contos em modestos folhetos. Liderou o grupo literário que publicou, entre 1946 e 1948, a revista Joaquim. É reconhecido como um importante contista da literatura brasileira por grande parte dos críticos do país. Entretanto, é avesso a entrevistas e exposições em órgãos de comunicação social, criando uma atmosfera de mistério em torno de seu nome. Por esse motivo recebeu a alcunha de "Vampiro de Curitiba", nome de um de seus livros. Assina apenas "D. Trevis" e não recebe a visita de estranhos.
Quem tem medo de vampiro? - Dalton Trevisan
Esta coletânea reúne 23 contos selecionados - uma grande mostra do que é a grande arte de Dalton Trevisan. Em "Quem tem medo de vampiro?" o autor consegue flagrar os momentos mais íntimos e vulneráveis de seus personagens, revelando todas as facetas do ser humano com verdades que nem sempre queremos enxergar.
Contos brasileiros - Século 20
Cemitério de elefantes - Dalton Trevisan
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/autor/TREVISAN, Dalton
HÁ UM CEMITÉRIO de bêbados na minha cidade. Nos fundos do mercado de peixe e a margem do rio ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. A população considera-os animais sagrados e provém às suas necessidades de cachaça e peixe com pirão de farinha. No trivial contentam-se com as sobras do mercado.
Contos brasileiros - Século 20
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um cantor, compositor, violonista, dramaturgo, escritor e ator brasileiro. É considerado por muitos críticos o maior artista vivo da música brasileira.[1] Sua discografia conta com aproximadamente oitenta obras, entre elas discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos. Sempre também se destacou como cronista nos tempos de colégio; seu primeiro livro foi publicado em 1966, trazendo os manuscritos das primeiras composições e o conto Ulisses, Em 2009, lança o livro Leite Derramado, que também recebe o Prêmio Jabuti de Livro do Ano.
Budapeste : romance - Chico Buarque
Ao concluir a autobiografia romanceada O ginógrafo, a pedido de um bizarro executivo alemão que fez carreira no Rio de Janeiro, José Costa, um ghost-writer de talento fora do comum, se vê diante de um impasse criativo e existencial. Escriba exímio, "gênio", nas palavras do sócio, que o explora na "agência cultural" que dividem em Copacabana, Costa, meio sem querer, de mera escrita sob encomenda passa a praticar "alta literatura". Também meio sem querer, vai parar em Budapeste, onde buscará a redenção no idioma húngaro, "segundo as más línguas, a única língua que o diabo respeita". Narrado em primeira pessoa, combinando alta densidade narrativa com um senso de humor muito particular, Budapeste é a história de um homem exaurido por seu próprio talento, que se vê emparedado entre duas cidades, duas mulheres, dois livros, duas línguas e uma série de outros pares simétricos que conferem ao texto o caráter de espelhamento que permeia todo o romance, e que levaram o professor José Miguel Wisnik a afirmar que se trata de "um romance do duplo". Tenso e à vontade, cultivado e coloquial, belo e grotesco, Budapeste traz a perfeição narrativa de Estorvo e Benjamim e confirma Chico Buarque como um dos grandes romancistas brasileiros da atualidade.. Website da Editora
Romance brasileiro - Século 20
Estorvo - Chico Buarque
A campainha insiste, o olho mágico altera o rosto atrás da porta e o narrador inicia uma trajetória obsessiva, pela qual depara com situações e personagens estranhamente familiares.Narrado em primeira pessoa, Estorvo se mantém constantemente no limite entre o sonho e a vigília, projeções de um desespero subjetivo e crônica do cotidiano. E o olho mágico que filtra o rosto do visitante misterioso talvez seja a melhor metáfora da visão deformada com que o narrador, e o leitor com ele, seguirá sua odisseia.. Website da Editora
Romance brasileiro - Século 20
Aproveitem para conferir mais de nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.
________________________________________________________________________________________________
ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autore, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade.
Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros de autoria de indígenas brasileiros
Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de voc&e