Secretaria Municipal de Cultura

Dicas de Leitura - Festas Juninas e Bumba Meu Boi

As Festas Juninas e o Bumba Meu Boi são celebrações ricas em cultura e tradição que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro.

A Festa Junina é uma das festividades culturais mais populares do Brasil e foi trazida durante a época da colonização pelos portugueses. Nelas são homenageados três santos católicos: Santo Antônio no dia 13, São João no dia 24, São Pedro e São Paulo no dia 29. A festividade tem uma forte relação com a vida na zona rural, com variações dependendo da região do Brasil, e a maior celebração é realizada em Campina Grande na Paraíba. Alguns elementos da festa também podem ser encontrados em outras partes do mundo, principalmente na Europa, onde são realizadas festas para santos populares.

Bumba meu boi
Apresentação de bumba meu boi. (Foto: Wikimedia)

O Bumba meu boi é uma festividade realizada predominantemente nas regiões norte e nordeste, onde teve a sua origem, em uma época onde o gado tinha grande importância econômica e é inspirada em um conto popular chamado Auto do Boi. Esta festividade já sofreu muita repressão por conta do preconceito, pois era realizada predominantemente por pessoas negras, chegou a ser proibida no ano de 1861 e em 1866 entrou em vigor o Código de Posturas de São Luís, onde no 4° artigo dizia que estava proibida a realização de batuques fora de lugares permitidos pelas autoridades. Atualmente a festa é considerada Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2011, e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)

Em comemoração, confira estas dicas que celebram estas festividades culturais.

Dicas de Leitura - Festa Junina

Bandeira de São João - Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima; ilustrações de Flávio Fargas
Depois de trabalhar a terra e plantar as sementes, nada mais alegre do que colher os frutos. As festas juninas brasileiras, principalmente no Nordeste, celebram a prosperidade e a fartura das colheitas. Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, conta, em uma narrativa simples e metafórica, a história do desaparecimento do sol, que se escondeu deixando a terra escura e triste. O Noivo e a Noiva iam se casar à luz de uma fogueira, mas se perdem. A Boneca de Milho não amadurece em espiga e o pássaro Uanari não canta mais. Só há uma maneira de trazer a alegria de volta, realizar o casamento e dançar uma quadrilha, achando o sol. Os personagens passam por várias provas nessa busca, sem perder a coragem e o sonho. Bandeira de São João fala de amadurecimento e dos obstáculos que cada indivíduo deve superar para viver melhor. Baseada em brincadeiras populares da região nordeste, os autores criaram uma peça teatral divertida e cheia de sabedoria, que, mesmo com a aparência infantojuvenil, é escrita para todas as idades. Website Amazon.
Teatro infantojuvenil

Festas Juninas - Toni Brandão; ilustrações Denise Rochael
Em Festas Juninas, lançamento da editora Studio Nobel, a letra de uma das mais populares canções das festas juninas serve como inspiração para o autor, Toni Brandão, narrar a desventura de Antônio, um belo rapaz que se casaria com Maria, a filha de seu João, não fosse ela ter fugido com Pedro, no dia do casamento, ocasião em que seria realizada a festa de São João. A festa originada na Europa da Idade Média e incorporada, com o passar do tempo a realidade brasileira, é ricamente detalhada no livro Festas Juninas, onde são apresentados os pratos típicos, o vestuário, a música e a dança desse festejo. Website Amazon
Literatura infantojuvenil; Festas juninas - Brasil - Literatura infantojuvenil; Festas folclóricas - Brasil - Literatura infantojuvenil

Bumba Meu Boi Bumbá - Roger Mello
A tradição popular é inspiração de Roger Mello em vários de seus livros para crianças. Nesta obra, temos o reconto para o auto do boi, um folguedo popular que conta a morte e ressurreição de um boi sacrificado pelo Pai Francisco para atender ao desejo de sua mulher Catirina, grávida, que sonhava em comer a suculenta língua do boi do patrão. Com capa dura e nova diagramação, Roger Mello, além de ter revisto todo o texto, com cuidado a cada palavra e métrica, incluiu uma nova ilustração e novas vinhetas. A obra traz em si uma manifestação popular conhecida em todo o país, sendo uma das festas mais importantes do folclore brasileiro.
Poesia infantil brasileira - Bumba-meu-boi; Literatura infantojuvenil

O Bumba-Boi Maranhense em São Paulo - André Paula Bueno
André Paula Bueno cultiva um elo visceral com as manifestações populares que dão identidade às regiões brasileiras. Neste trabalho, ele se volta para as festas tradicionais do Bumba-boi maranhense realizadas anualmente em São Paulo, descrevendo o seu ciclo narrativo e o papel das toadas na organização do sentido geral dessas “brincadeiras de Boi”. O autor foi a campo colher um vasto material de pesquisa, confrontando as práticas paulistanas com as manifestações originais do Estado do Maranhão e se servindo de recursos semióticos para a compreensão e explicação do rito como um todo. Mais do que isso, André integrou-se como personagem participante de algumas versões desses autos praticados num morro do distrito do Butantã, em São Paulo, de maneira que pôde também saborear os conteúdos que só emergem da experiência direta com o famoso folguedo.
Festas folclóricas; São Paulo (Estado) - Festas folclóricas; Maranhão - Bumba-meu-boi; São Paulo (Estado) - Bumba-meu-boi; Maranhão

Festas: O folclore do Mestre André - Marcelo Xavier ; ilustrações [do autor] ; fotografia Gustavo Campos e Eugênio Sávio
O livro aborda as origens e características das festas populares brasileiras; os vários tipos de festas populares; as influências e adaptações que as festas receberam ao longo dos anos; as crenças, a fé e a alegria que movem essas festas; o folclore brasileiro: origens, manifestações, influências no nosso cotidiano…
Folclore - Brasil - Literatura infantojuvenil; Festas folclóricas - Brasil - Literatura infantojuvenil

Meu livro de folclore : um punhado de literatura popular - Ricardo Azevedo ; projeto gráfico e ilustrações do autor
Ricardo Azevedo é mestre em recontar histórias do rico repertório da cultura popular brasileira. Nesta coletânea, o autor reúne contos, ditados, adivinhas, trava-línguas, personagens e outras manifestações do nosso folclore. Uma obra que chama a atenção para a literatura oral brasileira, acompanhando a criança na descoberta desse rico universo cultural.
Folclore - Brasil - Literatura infantojuvenil; Adivinhações (Folclore) - Literatura infantojuvenil; Parlendas - Literatura infantojuvenil; Trava-línguas - Literatura infantojuvenil

Confira também nossas Dicas de Leitura - Festas juninas: viva a cultura popular (2012)
Capas Dicas Junho

 Aproveitem para conferir mais de nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

________________________________________________________________________________________________

 ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autore, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros de autoria de indígenas brasileiros

Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de voc&e