Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 14 de Abril de 2025 | Horário: 09:57
Compartilhe:

Dicas de Leitura – Monteiro Lobato: entre Clássicos e Controvérsias

Monteiro Lobato deixou um legado marcante na literatura brasileira, com obras que encantam gerações, mas que também geram debates sobre sua contextualização nos dias de hoje.

Abril é marcado pelo aniversário de José Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948), um dos escritores mais influentes da literatura brasileira. Conhecido principalmente por suas histórias infantis, ele foi um autor prolífico, editor e um dos primeiros defensores da criação de uma indústria editorial forte no Brasil. Seu legado literário atravessa gerações, deixando contribuições significativas para a cultura nacional.

Lobato é amplamente lembrado pelo universo do Sítio do Picapau Amarelo , com personagens como Emília, Narizinho e Dona Benta, que ajudaram a moldar o imaginário de muitas infâncias. Suas histórias misturam fantasia, ciência e folclore, introduzindo reflexões sobre diferentes temas. No entanto, a sua obra também gera debates. Algumas passagens, quando vistas com o olhar atual, refletem preconceitos de sua época, levantando discussões sobre como lidar com clássicos à luz das transformações sociais.

Ler Monteiro Lobato hoje é uma oportunidade não apenas para revisitar narrativas que marcaram a literatura brasileira, mas também para analisá-las criticamente. Seu impacto é inegável, e suas obras continuam sendo referência, seja pela inovação na escrita infantil ou pelos debates que provocam.
Neste mês, separamos uma pequena seleção especial para quem deseja conhecer ou revisitar seus livros. Explore as obras disponíveis no Acervo Físico das bibliotecas e nos e-books da Biblio DigitalSP !

Dicas de Leitura – Monteiro Lobato

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato (BiblioSP Digital e Livro físico)
"Reinações de Narizinho", publicado em 1931, é um clássico da literatura infantil e de fantasia, que deu início à famosa série do Sítio do Picapau Amarelo. O livro é composto por várias pequenas histórias, misturando narrativas originais e releituras de contos populares, com personagens como Branca de Neve, Cinderela e Aladim. Sua influência permanece viva, inspirando gerações de autores infantis como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Pedro Bandeira. Uma obra que celebra a imaginação e a criatividade! 
Literatura Infantojuvenil

O Picapau Amarelo - Monteiro Lobato (BiblioSP Digital e Livro físico
Publicado pela primeira vez em 1939, o livro conta as aventuras de um grupo de personagens encantadores que vivem no Sítio do Picapau Amarelo, uma propriedade mágica de Dona Benta. 
A história gira em torno de Narizinho, uma menina curiosa e corajosa, e seu primo Pedrinho. Juntos, eles embarcam em diversas aventuras ao lado de personagens inesquecíveis como a boneca de pano Emília, o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, o burro falante Conselheiro e o famoso personagem do folclore brasileiro, o Saci Pererê.
O livro é uma mistura de fantasia, aventura e elementos educativos. Monteiro Lobato utiliza a narrativa para abordar temas como a importância da leitura, o respeito à natureza e a valorização da cultura brasileira.
Literatura infantojuvenil.

História do mundo para as crianças - Monteiro Lobato (BiblioSP Digital e Livro físico)
História do mundo para as crianças, de Monteiro Lobato, é uma obra educativa que apresenta os principais acontecimentos da história mundial de forma acessível e envolvente. Dona Benta adora contar histórias de reis e rainhas, seres fantásticos e contos clássicos, mas desta vez ela vai contar uma história bastante comprida: a história do mundo! A turma do sítio vai conhecer todos os capítulos dessa trajetória, desde a explosão que deu origem à Terra até a explosão que pôs fim à Segunda Guerra Mundial. Cada trecho recebe os comentários e análises de uma turma que não cansa de aprender.
História Universal - Infantojuvenil; Literatura infantojuvenil

Algumas outras obras disponíveis nos acevos das bibliotecas: Urupês, Negrinha, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu,  O escândalo do petróleo e georgismo e comunismo, Narizinho arrebitado, Aventuras de Hans Staden, As reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, Aritmética da Emília, O museu da Emília, O Picapau Amarelo e a reforma da Natureza.

Confiram também essas Dicas de Leitura:
Livro Infantil (2011)
Literatura Infantil Nacional (2015)
Dias especiais do Livro Infantil (2021) 


O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”. A homenagem é para o autor pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.
 

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conhecer a Bilioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
🎯 Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque
CEP - 01223-011, São Paulo, SP
Tel.:  (11) 3256-4438 e (11) 3256-4122
E-mail: bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br
Horário: 2ª a 6ª das 8h às 17h, sábado das 10h às 14h

________________________________________________________________________________________________

 ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelos autores(as), título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

collections
Galeria de imagens