Secretaria Municipal de Cultura
Casa de Cultura Municipal de Parelheiros é reinaugurada com programações culturais
A população do território prestigiou a reabertura do equipamento cultural. [Reprodução/Sangois]
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugurou a Casa de Cultura Municipal de Parelheiros no dia 7 de setembro, participando desta cerimônia os moradores e artistas em um dia repleto de apresentações e novidades. O equipamento cultural, inaugurado em 2019, é considerado como um dos primeiros equipamentos culturais públicos estabelecidos no extremo sul da cidade de São Paulo, e passou por reformas estruturais. A Casa de Cultura Parelheiros visa proporcionar uma infraestrutura capaz de receber a população da subprefeitura, realizando oficinas regulares e eventos culturais.
Mesmo durante o período de reformas no equipamento cultural, o gestor da Casa, Mauro Lopes, afirmou que não parou com as atividades que movimentavam os artistas da região. “Nós não paramos de contratar. Então apresentávamos os eventos na rua, íamos para a praça. Parelheiros não parou com os eventos.” Ele também afirma que o espaço é da população do território: “Hoje estamos com uma casa moderna e bonita, né? E quem ganhou com isso foi Parelheiros. A expectativa agora é crescer; não parar de fazer eventos aqui.”
“A Casa de Cultura Municipal Parelheiros vai ser um ponto de referência, onde a população [do território] vai poder encontrar lazer, oficinas e apresentações,” afirmou o subprefeito de Parelheiros, Marco Antonio Furchi. De acordo com ele, o objetivo atual é trazer os moradores para a Casa de Cultura e ampliar as atividades do lugar.
Parelheiros vivencia um novo momento com a reinauguração da Casa de Cultura. [Reprodução/Sangois]
O público que prestigiou a reinauguração do local estava entusiasmado e animado com o novo momento da cultura em Parelheiros. Com cinco salas multifuncionais, um teatro e um camarim, a Casa de Cultura vai proporcionar eventos e oficinas regulares para o território. No palco, se apresentaram os artistas Lia Benytes e Maru e Amigos.
Para o forrozeiro e radialista Luiz Wilson, a CCM Parelheiros simboliza a importância dos equipamentos culturais na ampliação de oportunidades para os artistas da região. A professora de dança e moradora de Parelheiros, Marcia Remberg, enfatiza que a reinauguração “é a vida, é o novo. Significa melhorias e mais visibilidade para o pessoal da região.”
Com atuação ativa na CCM de Parelheiros desde 2019, o multiartista Mastho - antigo Jovem Monitor Cultural da Casa - é produtor de eventos e frequentador ativo do equipamento cultural. “O processo de ter sido jovem monitor para mim foi muito importante, porque pude participar da inauguração da CCM de Parelheiros. Hoje sou um produtor independente do território, faço a minha produção artística e consigo auxiliar na produção cultural da Casa de Cultura,” afirma o produtor.
A Casa de Cultura Municipal de Parelheiros já está em atividade com oficinas regulares e eventos mensais. Para conferir a programação do mês de setembro, acesse o site das Casas de Cultura Municipais de São Paulo.
Texto escrito por Luiza Santos e supervisionado por Paula.