Secretaria Municipal de Cultura

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024 | Horário: 17:54
Compartilhe:

Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste comemora mais um ano de atuação na Cidade Tiradentes

Com uma importante atuação cultural no território, a CCM celebra os seus 8 anos com apresentações artísticas abertas ao público
O aniversário do equipamento cultural reuniu os moradores da Zona Leste de São Paulo. Na foto: MC Davi [Reprodução/Luiza Santos]

O aniversário do equipamento cultural reuniu os moradores da Zona Leste de São Paulo. Na foto: MC Davi [Reprodução/Luiza Santos]

Por Luiza Santos 


A Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste comemorou, no último dia 23, mais um ano de atuação no extremo leste da capital paulista. Há 8 anos, a chegada do equipamento cultural transforma a realidade da Cidade Tiradentes. O espaço tornou-se um ponto de conexão entre a comunidade e a cultura, proporcionando acesso à arte e ao entretenimento para os moradores da região.

A programação do aniversário de 8 anos da CCM Hip Hop Leste contou com atrações diversas que agitaram o público presente. Alguns dos artistas convidados são do território ou possuem ligação com o local. Para Jal Moreno, coordenador do equipamento cultural desde 2017, “a Casa de Cultura tem a sensibilidade de entender as necessidades dos munícipes e dos movimentos”.

“Nós partimos do pressuposto de que algumas pessoas já vinham sonhando em fazer parte do aniversário da Casa de Cultura há muito tempo, então a gente fez uma programação diversificada.”, menciona o gestor.


Cultura e criatividade foram os símbolos do aniversário da Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste. Na foto: Dalecrew e Capone Studios [Reprodução/Sangois]

O cantor e compositor MC Davi marcou presença no aniversário da CCM Hip Hop Leste. Natural da Zona Norte de São Paulo, o funkeiro abordou a importância de eventos como o aniversário do equipamento cultural: “ é uma honra estar presente em um projeto como esse, que traz cultura, música e divertimento para nossa comunidade.
Com mais de 8 atrações, o evento possibilitou a união de artistas do território. Esse foi o caso de Dalecrew, artista nordestino que vive em São Paulo e se apresentou ao lado dos participantes da Capone Studios. “Eu me identifiquei com essa comunidade porque foi aqui que as minhas músicas começaram a acontecer. Convidei [os integrantes da Capone Studios] porque eles moram aqui na cidade Tiradentes”. 


As Casas de Cultura dão suporte aos artistas independentes. Elas fazem a manutenção da cultura local na quebrada. Por isso elas são tão importantes.

- Dalecrew, artista musical


Cultura e criatividade foram os símbolos do aniversário da Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste. Na foto: Dalecrew e Capone Studios [Reprodução/Sangois]


Para as pessoas que acompanharam o aniversário da CCM, as apresentações foram capazes de aproximar os artistas do público geral. De acordo com a espectadora Maria Clara, isso contribui para o território e para as pessoas que estão próximas a ele, pois todos podem acessar o evento gratuitamente. Ela também afirma que o lugar cria um espaço para cantores em ascensão: “eu aprecio muito essa diversidade de artistas, pois eles têm a liberdade de se apresentar. Acho isso muito importante para a evolução de todos”.

“Aqui é um ambiente onde eu me sinto em casa. Sinto que estou representando o meu bairro. Toda vez que venho aqui, eu vejo que as pessoas já notam como referência também, como algo que é possível”, afirma um integrante da Capone Studios.

collections
Galeria de imagens