Secretaria Municipal de Cultura

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024 | Horário: 17:00
Compartilhe:

Destaques da Semana - de 20 a 27 de setembro

Destaques da Semana da programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas com Contação de Histórias, Mediação de Leitura, Sarau, Teatro, Performance, Música, Culturas Negras, Cultura Popular, BebêLeteca, Biblioteca Inclusiva, Intervenção Artística e Artes Visuais.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Palavra de Raiz
Com Cia Pé de Cura
Trata-se de uma apresentação de contação de histórias que reverencia as árvores, enquanto força ancestral, por meio de narrativas que percorrem uma trajetória do continente africano ao sertão nordestino. Nesta jornada, as artistas propõem um atravessamento por diferentes culturas, como a dos povos iorubá e ticuna, além de partilhar uma história do grande Catulo da Paixão Cearense, numa poética narrativo-musical. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 50 minutos.
Dia 25 de setembro às 10h - Biblioteca Malba Tahan

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Viagem pelas histórias da América Latina
Com Coletivo Identidade Livre
A presente mediação propõe a leitura de 3 histórias presentes no livro “Viagem pelas histórias da América Latina” de Silvana Salerno, visando apresentar conhecimentos básicos acerca do nosso continente e da cultura de 3 países que possuem uma comunidade relevante de imigrantes no Estado de São Paulo, graças aos grandes fluxos migratórios resultantes de conflitos armados e situações de vulnerabilidade socioeconômica. Sendo estes Colômbia, Bolívia e Venezuela. Ao longo da atividade serão apresentados elementos característicos da cultura desses países, tais como estilos e instrumentos musicais, trajes típicos, imagens dos lugares de origem e dos povos originários aos quais as histórias pertencem e uma brincadeira típica que introduz os participantes ao vocabulário da língua espanhola. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 70 minutos.
Dia 26 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes

SARAU

Muvuca - Sarau da Brasa
Muvuca é um agrupamento de pessoas em alvoroço. É também o nome da técnica em que se mistura sementes de diversas espécies vegetais para o plantio em áreas degradadas, com o objetivo de reflorestar. A partir dessa inspiração, o Sarau da Brasa traz ao público Muvuca – Poesias e outras Brincadeiras, um espetáculo participativo, recheado de história, música e brincadeiras, em que os participantes são convidados a viajar para uma terra distante onde, juntos, e apoiados por elementos da cultura popular brasileira, irão semear poesias e sonhos no plantio coletivo do mundo que queremos. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

Sarau de Idosas - Partilhando Quem Eu Sou
Com Sarau 60+ Projeto Continuar
Poetas mulheres de 64 a 78 anos, se revezam declamando poesias autorais que trazem na bagagem histórias, memórias e inspirações. Com publicações em antologias poéticas como Retalhos da Cidade Mais 60, Livro Belas Flores do Meu Bairro entre outros. Se apresentam desde 2015 pela cidade trazendo poesia, prosa, cantigas populares e encanto por onde passam, provando que o envelhecimento pode ser vivenciado de forma afetiva, potente, atuante e mais feliz. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 20 de setembro às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 25 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

TEATRO

Juvenal e o Dragão
Com Grupo Fócu de Teatro
O Grupo Fócu de Teatro apresenta uma adaptação de um clássico da Literatura de Cordel publicado em 1949, “História de Juvenal e o Dragão”. Conta-se a história de Juvenal, jovem valente que sai pelo mundo em busca de aventuras. Através do brincar com as palavras, os contadores "encenarram" o dia em que, numa de suas andanças, Juvenal encontra uma princesa que está prestes a ser devorada por um terrível dragão. A partir daí, a história toma rumos inesperados! Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 45 minutos.
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 27 de setembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Benjamin - Estórias de Marionetes
Com Cia dos Tortinhos
Com três pequenas estórias, a peça mostra Benjamin e sua irmã, Luísa: duas crianças que estão passando alguns dias das férias na casa da vovó cida e do vovô Pedro. Pelos cômodos da casa antiga e cheia de mistérios, os personagens vivem divertidos enganos e confusões, além de encontros com os atrapalhados seres mágicos que habitam o lugar. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 40 minutos.
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 27 de setembro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

PERFORMANCE

Histórias Para Inspirar
Com Rosana Borges Silva
“Histórias para Inspirar" é uma intervenção onde uma narradora e um músico caminham pelos espaços abertos ou fechados promovendo pequenos encontros com o convite para respirar, uma pausa para inspirar e expirar uma história sonorizada. Nessa intervenção propõe-se uma intersecção entre as narrativas de tradição oral e técnicas terapêuticas por meio da respiração e do sound healing, que utiliza de instrumentos sonoros para imersão através de frequências harmônicas que permitem os corpos se sintonizar e ativar a capacidade natural de se organizar, energizar e regenerar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 27 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

MÚSICA

Brota e Convoca - Mulungu
Com Mulungu Cultural
Brota e Convoca convida DJ Boby - Ritmo e Poesia, trazendo uma vivência formativa para o público participante das atividades do espaço e público em geral sobre a profissão DJ, origem e práticas básicas da discotecagem, onde o público participante poderá ter contato com equipamentos, além da possibilidade da participação em apresentações, através do microfone aberto durante todo o evento. Além disso, a MC e mediadora da atividade, Dara Roberto, junto ao Dj Boby, trará em formas de declamação e depois execução musical, grandes sucessos do RAP nacional de diferentes momentos, como forma de aproximação e compreensão do RAP como gênero que mescla Ritmo e Poesia (como o próprio nome já considera) e Música e Literatura. Classificação indicativa: Livre. Duração: 70 minutos.
Dia 24 de setembro às 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey 

CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Volta Que O Mundo Deu
Com Coletivo BrinCapoeirar
A contação de “A Volta que o Mundo Deu" é uma verdadeira viagem no tempo, que nos leva a conhecer parte da história da capoeira e alguns dos seus principais precursores, bem como seus costumes e tradições. E se você ainda não assistiu a Contação de História A Volta que o Mundo Deu” Contada pelo coletivo BrinCapoeirar, composto pela equipe Mestre Raça, Prof. Boa Alma e Mestre Silva.
São apresentações, que no mesmo tempo que se aprende, se diverte, é inspirador que reflete sobre a importância do reconhecendo dos valores civilizatórios Afrobrasileiro. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 90 minutos.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de setembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

CULTURA POPULAR
O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.

PERFORMANCE

Sol Aberto
Com Coletivo Cultural
“Sol Aberto“ é um espetáculo de performance inédito que celebra o frevo e o carnaval pernambucano, homenageando o maestro Capiba, uma figura central nessa tradição. A Performance combina dança, música e poesia que envolve o público em uma experiência vibrante e interativa, trazendo à cena a riqueza poética e cultural do frevo.
Além disso, "Sol  Aberto" traz a Alarusa, uma tradição carnavalesca de Recife, conhecida por suas músicas e danças que narram histórias do cotidiano pernambucano com humor e crítica social.
A poética do universo do frevo é explorada em cena nesta performance, com coreografias que representam a energia e o ritmo frenético dessa manifestação cultural. A interação com o público é um elemento central, convidando os espectadores a participar e sentir a vibração do frevo em seus próprios corpos.
A performance é um encontro de artistas que trazem em sua trajetória profissional a cultura pernambucana e suas diversidades culturais. Este processo colaborativo reúne figurino, música, dança, poesia falada e cantada, refletindo a riqueza e a diversidade do carnaval pernambucano. "Sol Aberto" acredita na expressão artística como uma ponte entre cultura e sociedade, envolvendo todos em uma celebração coletiva. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 20 de setembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

BEBÊLETECA
O projeto BebêLêteca é uma vertente do projeto Primeira Infância, que é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos. BebêLêteca será desenvolvido nas salas de primeira infância instalados em algumas Bibliotecas Municipais de São Paulo (CSMB), um espaço afetuoso com livros e histórias para os bebês e seus cuidadores.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

BebêLeteca - Histórias do Nosso Jardim
Com Coletivo Jardim
Era uma vez, num reino de sonhos, um jardim secreto e lotado de encantos. neste jardim, há uma árvore mágica que cria as mais incríveis e emocionantes histórias. suas raízes são a nossa imaginação e, por isso, esta árvore segue crescendo e dando muitos frutos — nossos queridos livros. Todos são bem vindos no jardim, que é de todos nós. vem com a gente construir e se encantar com as histórias do nosso jardim?
Com uma ambientação lúdica pensada para a primeira infância, “histórias do nosso jardim” é uma contação de histórias com mediação de leitura que tem como objetivo estimular as conexões familiares através da literatura, proporcionando uma encantadora experiência e criando memórias afetivas com os livros. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 90 minutos.
Dia 25 de setembro às 13h30 - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

BebêLeteca - Histórias Para Navegar
 Andrea Lopes/ Douglas Cavalcante/ Renata Roman
O projeto BebêLêteca Histórias para navegar, pretende transformar pequenos espaços em um oceano de imagens e palavras com mediação de leitura e contação de histórias. A ideia é que um barco-livro, fique ancorado na biblioteca à procura de bebês e famílias ouvintes de histórias. O barco-livro será conduzido por três mediadores de leitura. Um grande tecido azul, será estendido, para navegarmos mar adentro com poesias, sonhos, afeto e muitas descobertas. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 minutos.
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo

BebêLeteca - Lendo com Bebês
Com Lendo com Bebês
O Lendo Com Bebês é uma vivência que visa desmistificar e trazer luz sobre questões como: “ quando começar a ler para um bebê?” “ quais os benefícios de ler para um bebê?” “Que livros ler e como devo ler para bebês?” Voltada para famílias, cuidadores e professoras da primeiríssima infância, esta experiência traz métodos e indicação de materiais com o intuito de inserir esta faixa etária no universo da leitura e capacitar seu entorno para reconhecer as diversas formas de comunicação das crianças de zero a três anos, buscando fomentar a leitura desde de o nascimento e alimentar a ludicidade de nossas crianças de subjetividades que as contemplem, tendo a leitura e o contato com a arte como ferramenta de luta contra todo tipo de preconceito e fortalecendo a luta por nossos direitos como o próprio direito à educação, arte, cultura e lazer. Consiste ainda em compartilhar com educadores e familiares conhecimentos que os instrumentalizem neste sentido. Este projeto já foi realizado no CEU Casa Blanca, Sesc Sorocaba e Sesc Belenzinho em dezesseis encontros no mês da Semana do Brincar. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 minutos.
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

BebêLeteca - Tchu Tchuu
Com Coletivo El Sótano
Todos a bordo neste trem da imaginação! Tchu tchuu! é uma mágica viagem destinada aos nossos pequeninos exploradores! Conduzido por três maquinistas contadores de histórias, este passeio encantador através do mundo dos livros promete surpresas e maravilhas a cada curva do caminho.
O trem mágico "Tchu tchuu" leva os bebês por paisagens de páginas ainda por desbravar, onde cada parada revela uma nova cor, som e textura, estimulando os sentidos e a curiosidade dos pequenos viajantes.
A cada estação, o livro se desdobra em novas aventuras, despertando risos, encantos e olhares de descoberta. É uma jornada repleta de poesia, movimento e fantasia, onde os bebês podem explorar livremente, seguros no colo dos pais ou engatinhando pelos trilhos da imaginação.
"Tchu tchuu" é uma celebração da leitura e da imaginação, plantando as sementes do amor pelos livros desde cedo. Preparem-se para uma viagem inesquecível, onde o destino final é um mundo de possibilidades sem fim! Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 90 minutos.
Dia 21 de setembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

BIBLIOTECA INCLUSIVA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Sol Nascerá
Com Azuka
Sessão de contação de história bilíngue (libras e português) que une música e literatura através da narrativa que tem como foco o protagonismo preto presente
na discografia do samba brasileiro. Cada sessão tem a duração de 45 minutos e utiliza materiais como bonecos de pano, discos e instrumentos. Classificação indicativa: Livre - crianças. Duração: 50 minutos.
Dia 20 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 20 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 24 de setembro às 10h - Biblioteca Anne Frank
Dia 27 de setembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra  

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Realejo do Cultivo
Com Anderson Maurício - Casa Floresta
A intervenção “Realejo do Cultivo” tem o intuito de chegar ao coração do público, desabrochando o partilhar de vivências, promovendo a escuta e a relação com a poesia. Em cena, o ator Anderson Maurício, utiliza ervas medicinais, as quais poderão ser experimentadas e tocadas, interagindo diretamente com as folhas de seu livro “Oráculo da Missão”, que foi a inspiração para a criação da obra. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 28 de setembro às 10h - Bosque de Leitura Parque Lions Clube Tucuruvi
Dia 29 de setembro às 10h - Bosque de Leitura Parque Cidade de Toronto

ARTES VISUAIS

Sinalização Afetiva
Com Mulungu Cultural
A exposição/ intervenção Urbana do Mulungú Cultural com a artista visual Camila Moritugui surge a partir da identificação de um problema: ausência de sinalização sobre o Bosque de Leitura localizado dentro do Parque do Trote.
A partir disso, propomos com base nos objetivos das Intervenções Urbanas, desenvolver painéis artísticos que ficarão expostos no Parque do Trote, em um caminho que leve ao Bosque de Leitura, que terão o intuito de sinalizar aos usuários do parque onde o bosque está localizado o bosque, qual sua função, possibilidades de utilização, instigando a curiosidade e interesse do público frequentador, além de deixarmos um acervo fixo no parque de artes visuais.
Os painéis serão de alumínio com aproximadamente 2 metros de altura por 1 de largura e, além das informações supracitadas, receberão de ambos os lados a produção artística da artista visual e muralista Camila Moritugui. Desta forma, estamos promovendo e incentivando e promovendo não apenas o incentivo à leitura, mas também às artes visuais ao público frequentador.
Com ação pensada conjuntamente à gestão do espaço e responsáveis pela programação a fim de fazer uma ativação do bosque de leitura, tornando este o primeiro dia de intervenção, sabendo que o que implementaremos servirá de incentivo nos demais dias de utilização do parque.
Acreditamos que essa é uma oportunidade de enaltecer e evidenciar o trabalho dos profissionais do espaço, dos profissionais envolvidos na programação e valorização da produção artística que levará o público geral a conhecer um espaço que tem potencial para fruição de suas vivências e experiências, bem como o objetivo principal que é a ativação do espaço e incentivo à leitura. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 minutos.
Dia 29 de setembro às 11h - Bosque de Leitura Parque do Trote 

CONFIRAM TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE SETEMBRO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

collections
Galeria de imagens