Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Cursos


 
Os cursos oferecidos durante a Jornada do Patrimônio são atividades que têm como objetivo divulgar, destacar, envolver e promover uma compreensão mais profunda dos aspectos culturais que compõem o patrimônio da cidade de São Paulo.
 
Programação sujeita a alterações
 
SÁBADO - 17 DE AGOSTO DE 2024
 
REGIÃO: CENTRO
 
Oficina de Zeladoria do Patrimônio Cultural 
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 13h
Local: Rua Líbero Badaró, 346, 11º andar - Edifício Sampaio Moreira 
Capacidade: 40 pessoas
Sem inscrição prévia - sujeito a lotação do espaço
Antonio Sarasá faz a produção e execução de palestras de sensibilização ao patrimônio cultural para frequentadores, moradores, visitantes, público que tenha ou não conexão com o patrimônio cultural, na região central e da Penha, na capital paulista.
 
Cursos: Patrimônio Cultural e Museus: promovendo o bem-estar
Eduardo Polidori Villa Nova De Oliveira
Data: 17/08/2024
Horário: 9h
Edifício Sampaio Moreira - Líbero Badaró, 346 
Sem inscrição prévia
 
Curso: Museu da Cidade: Casa da Imagem - A presença negra na arquitetura colonial brasileira, a partir do patrimônio dos retornados da cidade de Lagos
Wellington Conegundes
Data: 17/08
Horário: às 11h
Local: Casa da Imagem - Rua Roberto Simonsen, 136b 
Qual seria a contribuição da população negra para o conjunto patrimonial e histórico brasileiro? As indagações propostas neste seminário são de explorar as possibilidades de investigações a partir da experiência dos retornados da cidade de Lagos na Nigéria. Estes foram ex-escravizados que retornaram a determinados territórios da Costa Ocidental Africana, levando consigo os saberes arquitetônicos que empreenderam no conjunto arquitetônico nordestino. Quais as possibilidades para trazer esse olhar sobre o conjunto do Museu da Cidade de São Paulo, e disso, tirar outras contribuições não brancas?
Curso: Museu da Cidade: Casa da Imagem - Por que negro? As coxas, os tigres, as lavadeiras e mitos sobre o papel do negro nas casas históricas do MCSP
Wellington Conegundes
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Casa da Imagem - Rua Roberto Simonsen, 136b 
A atividade parte das experiências dos educadores negros com o museu, atendendo o público e tendo relatos sobre o imaginário sobre o negro nos territórios visitados, ora evocando a possibilidade da existência de senzalas, ou dos trabalhos degradantes simbolizado pelas telhas secas nas coxas; dos trabalhadores que carregavam os dejetos até os rios – nomeados de Tigres; e das lavadeiras com as mãos comidas pelos ácidos dos sabões. A ideia da dinâmica é trabalhar uma explanação sobre essa exploração do negro, e como ela generalizou uma visão de miséria e sofrimento, em que os negros e negras são estereotipados – o que seria mito e verdade? Dentro dessa perspectiva o público seria convidado a olhar os espaços e questionar essas questões, passando por uma dinâmica de desenho, onde será dado a possibilidade de o visitante evocar essas imagens de exploração para questioná-la.
 
Curso: Encontro Cultural - CAIXA Cultural Patrimônio Vivo
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Praça da Sé, 111 - Centro
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
A equipe do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira propõe, para o Encontro Cultural, a atividade “Caixa Cultural: Patrimônio Vivo”. Esta atividade possibilita aos estudantes de turismo uma ampliação de repertório, instrumentalizando e facilitando a compreensão e execução do planejamento de visitas guiadas ao centro histórico paulistano.
 
Curso: O Fim da Picada -  Saúde, Patrimônio e Sustentabilidade
Museu de Saúde Pública Emílio Ribas|Museu de Microbiologia Prof. Isaias Raw do Instituto Butantan
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro
Forma de inscrição: E-mail museuer.educadores@butantan.gov.br
Os museus de Saúde Pública Emílio Ribas e de Microbiologia Prof. Isaias Raw do Instituto Butantan promoverão uma ação explorando as relações entre patrimônio, sustentabilidade e saúde pública utilizando como tema norteador as arboviroses transmitidas principalmente por mosquitos. A programação contará com um bate papo seguido do pré-lançamento do livreto "Aedes aegypti - Descobrindo quem é o mosquito da Dengue".
 
Curso: Edifícios vazios e seu papel social
Débora Machado
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 12h
Local: Auditório Sampaio Moreira - Rua Libero Badaró, 346
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11)985873735
Um encontro com reflexão e ensino do que é o papel dos edifícios vazios e abandonados da cidade. Entender porque os edifícios, especialmente os públicos, se tornam vazios e como podem ser ressignificados a partir de propostas da comunidade atendendo usos e demandas do território.
 
Curso: Memórias e invenções no Parque da Aclimação
Mozilene Neri Barbosa
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Muniz de Sousa, 1119, Aclimação, Parque da Aclimação.
Inscrição: E-MAIL literáriasr@gmail.com
O curso "Memórias e invenções no Parque da Aclimação" propõe um diálogo entre a história do Parque da Aclimação e as histórias das pessoas que o visitam. Além da conversa, serão propostas atividades de escrita dessas memórias. Finalizaremos com a leitura coletiva e compartilhada dos escritos.
 
Curso: Ecoturismo Urbano e Sustentabilidade
Paula Lopes de Araujo
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: Edifício Sampaio Moreira R. Líbero Badaró, 346 
O ecoturismo não precisa ser praticado apenas em locais remotos. A natureza está presente na cidade! Por meio de aula expositiva e uma caminhada prática, veremos as possibilidades que essa atividade pode trazer para a sustentabilidade, promovendo mobilidade ativa, saúde, conexão com a natureza e possibilidade de geração de renda. A atividade atende à Agenda 2030, nos ODS 8 que trata de trabalho e turismo sustentável, ODS 11 cidades sustentáveis, e ODS 15 vida terrestre.
 
Curso: A bola veio de trem: a ferrovia e o futebol paulistano, por Charles Miller
Sérgio Miranda Paz
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu
Inscrição:  Sem inscrição prévia
A ferrovia chegou a São Paulo em 1867. Poucos anos depois, chegou um célebre passageiro trazendo em sua bagagem um objeto que logo se transformou numa das grandes paixões do paulistano: a bola de futebol. E ninguém melhor do que ele próprio, CHARLES MILLER, que além de jogador (e dos bons!), também foi ferroviário, para relatar, com pitadas de bom humor, histórias e curiosidades do trem e da bola.
 
Curso: Educação Patrimonial e Permacultura: costurando metodologias
Talitha Rodrigues Nogueira
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473
Inscrição: sem inscrição prévia
Traçando um paralelo entre as metodologias de Educação Patrimonial e Design Permacultural, propomos uma abordagem multidisciplinar que possibilita aos participantes a realização de uma leitura mais aprofundada do mundo que os rodeia, compreendendo as tramas socioculturais entre passado, presente e futuro de ambiente onde estamos inseridos. Partindo de um breve embasamento teórico, vamos realizar um exercício prático de observação, leitura da paisagem, registro, discussão e proposição criativa.
 
Curso: Reviravolta, clubes reciclados para o futebol paulista
Leandro Eiyti Yamao Watanabe
Data: 17/08
Horário: 16h
Local: Biblioteca do CRFB - Praça Charles Miller s/n, Estádio do Pacaembu.
Inscrição:  Será feita uma lista diretamente no local
O futebol, hoje, é um patrimônio material e imaterial dentro da vivência do popular brasileiro. Em seu percurso, diversos clubes tiveram que se reinventar para conseguir seguir ou, até mesmo, se inserir na prática da modalidade em âmbito profissional. Através de um estudo, iremos abordar um pouco alguns exemplos de clubes que tiveram que se reinventar para se firmar no futebol paulista, ou, encerrar atividades relacionadas ao futebol e focar em outros esportes.
 
Curso: Bairro-imaginado: exercícios para sonhar o Bom Retiro
Angelo Augusto Manjabosco
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Arquivo Histórico Municipal - Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro
O curso propõe uma ação prática&utópica. Com base em documentos e mapas antigos da região central, bem como análises históricas, os participantes realizarão o exercício de imaginar um outro Bom Retiro, para além das intervenções no campo das políticas públicas: um bairro na interseção do passado-presente, repleto de desejos para o futuro. Para tanto os participantes serão convidados a produzir, coletivamente, por meio da escrita, colagem e/ou ilustração, uma pequena publicação.
 
Curso: Heranças e tradições: Plantas medicinais e saúde ginecológica para todes
Adriana Oliveira Sumi
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Praça da Luz, 522 - Bom Retiro
Será um espaço de troca de experiências sobre plantas medicinais em geral e autocuidado ginecológico para todos, onde vamos aprender sobre o cultivo e uso de plantas medicinais, resgatando saberes tradicionais e seus usos atuais. Faremos um lanche coletivo e troca de mudas de plantas medicinais, então traga comidinhas e mudas para compartilhar.
 
Curso: Ações educacionais e acervos de museus como ferramentas para a conservação de mamíferos marinhos
Natalia Silvestre Perez
Data: 17/08
Horário: 13h
Local: Edifício Sampaio Moreira R. Líbero Badaró, 346
Inscrição: Whatsapp (11) 94714-9510
Os mamíferos marinhos são conhecidos como animais sentinelas importantes para a conservação de mares e rios. Mas, a ação humana em praias e oceanos ameaça muitas espécies de extinção. Este curso objetiva a conscientização sobre a preservação ambiental a partir de ações culturais e educacionais, apresentando acervos de museus paulistanos e outras iniciativas em curso no Brasil.
 
Curso: Ídiche: aventuras de uma língua judaico-diaspórica em São Paulo
Ernesto Mifano Honigsberg
Data: 17/08
Horário: 10h30
Local: Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro
Inscrição: https://forms.gle/P2yoKgdxGRrQc36P8
O ídiche pode soar como um idioma inusitado para muitos. Descendente de um alemão arcaico, misturado com o hebraico - de onde tirou seus caracteres - e pitadas de outros idiomas da região onde se consolidou: a Yiddishland - um território de fronteiras móveis e fluidas, sem bandeira e sem exército. Por motivos diversos, muitos imigrantes falantes dessa língua se estabeleceram no Brasil ao longo do século XX. Mais particularmente em São Paulo. Mais particularmente no Bom Retiro. E lá, um dos espaços que criaram para a perpetuação dessa cultura foi a Folkshoiz, ou a Casa do Povo. Com uma escola, um coral, um jornal, um grupo de teatro e uma biblioteca, tornaram concreto o sonho de uma língua errante. Neste breve encontro, apresentaremos elementos da história desse idioma e dessa cultura, bem como seus usos em território brasileiro, mais em particular na história da Casa do Povo, onde o curso acontecerá. Para isso, contaremos com ajuda do arquivo, da biblioteca, do teatro e de monumentos vivíssimos - pessoas que viveram e sonharam nessa língua.
 
Curso: Aula Show Minha Terra Alheia
Mirianês Zabot
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (Sala de Artes Paulistanas - 4° andar) - Rua Benjamin Constant, 158
Inscrição:  Sem inscrição prévia
A “Aula Show Minha Terra Alheia - ministrada por Mirianês Zabot”, é um curso que faz um breve recorte à cerca de diversos fluxos migratórios ocorridos em nossa história, analisando seus impactos e desdobramentos sobre quem somos como indivíduos e como povo, - com ênfase nas migrações que tiveram e têm como destino São Paulo, cidade que tem grande tradição em acolher migrantes. A aula show / curso fala ainda de esperanças, alegrias e desenganos, e busca de alguma forma, aliviar as dores e saudades dos migrantes através do cancioneiro brasileiro, bem como preservar a memória afetiva, - de histórias populares, cheiros, cores e sabores da infância -, e as tradições da nossa gente e daqueles que vieram antes de nós. Nesse contexto, a música tem desempenhado um papel educativo e inclusivo. A cantora, colunista, professora e também migrante, Mirianês Zabot, canta e conta histórias desses migrantes, retratadas nas letras da Música Popular Brasileira. Confira no link o vídeo completo do curso: https://youtu.be/72dq8A98aM4
 
Curso: São Paulo em curta metragem
Joyce Felipe Cury
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473
Inscrição: Whatsapp (11) 95875-9615
São Paulo em curta metragem é uma atividade de apreciação cinematográfica de obras que têm espaços da cidade de São Paulo como personagens da narrativa. O curso visa debater, a partir de aspectos da linguagem cinematográfica, quatro obras audiovisuais: "Documentário", de Rogério Sganzerla; "Onde São Paulo acaba", de Andréa Seligman; "Perifericu", de Vita Pereira, Nay Mendl, Sthefany Fernanda e Rosa Caldeira; e o videoclipe "Não existe amor em SP", do cantor Criolo.
 
 
REGIÃO: OESTE
 
Curso: Museus e patrimônio: promovendo o bem estar              
Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira 
Data:17/08
Horário: 14h     
Casa de Cultura Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo - SP
Entre os diversos benefícios individuais e coletivos que oferecem, os museus são potentes promotores do bem-estar. Nesta atividade, você será convidado a conhecer alguns destes benefícios e a compreender o papel dos museus e do patrimônio na busca por qualidade de vida e saúde mental.
 
Curso: SVMA / UMAPAZ : Oficina da água, plantio e trilha
Data: 17/08
Horário: 09 às 10h
Capacidade: 20 vagas
Local: R. Pedro Piccinini, 88 – Butantã
Oficinas de plantio tipo promovem o desenvolvimento de habilidades motoras finas, ensinam sobre responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, e proporciona uma experiência hands-on que pode inspirar uma conexão duradoura com a jardinagem. As crianças saem da oficina não apenas com suas plantas em vasos, mas também com um sentimento de realização e um novo entendimento sobre o ciclo de vida das plantas.
 
Curso: Cuidar do corpo e dos resíduos de forma sustentável
Instituto Árvores Vivas
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 12h
Local: Biblioteca Anne Frank - R. Cojuba, 45, Itaim Bibi.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
Atividade orientada para conhecer as propriedades do solo, como o solo é formado, qual a importância do solo para o planeta e para a vida. Como é um solo fértil adequado para cultivo? Conhecer a biodiversidade do solo, os sons do solo e como a sociedade se relaciona com a qualidade ambiental, saudável e sustentável do solo principalmente a partir da perspectiva da vida urbana.
 
Curso: Juntos no Peabiru
Maria Cecília Pellegrini Góes
Data: 17/08
Horário: 16h
Local: Travessa da Fonte, s/n - Vila Pirajussara.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Vamos mergulhar em conceitos ancestrais e culturais que nos trazem o "Caminho do Peabiru", o "Caminho Suave" e a malha de caminhos denominada "Peabiru",, com suas lendas, mitos e entidades.
 
Curso: A Comunidade Árabe em São Paulo: Celebrando Tradições e Contribuições
Tatiane Santos Jesus de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural da Diversidade R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi
Inscrição: https://forms.gle/Brfytt7gTZD7pLhu7
A presença árabe em São Paulo remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando começaram a se estabelecer na região central de São Paulo, abrindo lojas e restaurantes, marcando uma importante contribuição social, econômica e cultural da cidade. O projeto "A Comunidade Árabe em São Paulo" pretende explorar e compartilhar essa rica história por meio de roda de conversa, exposição de acessórios e trajes de Danças Folclóricas, Dança do Ventre e vivência com Dança do Ventre.
 
Curso: Dança das Folhas: vivência em arqueologia, plantas e corporalidade
Patrícia Marinho de Carvalho
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Casa Cultural do Querosene - R. Padre Justino, 343 -  Vila Pirajussara (Obs: A atividade também acontecerá em imóvel na mesma rua, número 308).
Em São Paulo, a mobilização social em defesa da preservação de vestígios arqueológicos e paisagens culturais, alimenta o debate sobre o direito à cidade. "Dança das Folhas", convida a refletir sobre patrimônio e sustentabilidade a partir de um percurso circular. Acolhida na Casa Cultural do Querosene, caminhada, mirante e roda no "Jardim Ancestral Terra Negra". Então, vivência de dança na Casa Cultural para estimular a percepção do próprio corpo, através das plantas e saberes afro-indígenas.
 
REGIÃO: LESTE
 
Curso: SESC na Jornada: Patrimônio e periferia: a Zona Leste na História
Data: 18/8
Horário: às 14h - Bate-papo no Sesc Itaquera
Local: Sesc Itaquera
O bate-papo é um convite a refletir acerca da memória e patrimônio na periferia. Serão abordados, dentro desse contexto, os principais processos do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDoc Guaianás) na documentação de memórias e construção de narrativas sobre as vivências dos trabalhadores e produção dos coletivos de cultura da zona leste de São Paulo. 
 
Curso: A POESIA HIP HOP E SEU CONTEXTO COM A CIDADE
Adelina Maria Martins
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Vicente Paulo Guimarães, Rua Jaguar, 225 -  Vila Curuçá
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Curso “A POESIA HIP HOP E SEU CONTEXTO COM A CIDADE” tem como objetivo principal a discussão em uma roda conversa por 2 horas sobre textos literários escritos por autores da literatura poética hip hop NO DIA 17/08/2024 DAS 10H ÀS 12H- NA BIBOITECA VICENTE PAULO GUIMARAES. RUA JAGUAR, 225, Biblioteca Vicente Paulo Guimarães Rua Jaguar, 225 Vila Curuçá - 08030-460- Telefone: 11 2035-5322 bcsp.vpguimaraes@prefeitura.sp.gov.br relacionando seu contexto com a poesia que fala da cidade. A partir dos quais vamos refletir sobre a relação entre literatura e construção de identidade nacional e a fala das musicas do Raper e seu contexto historico e sua relação com periferia de São Paulo.Analise de Textos poéticos de diversos gêneros como poesia, e rap serão lidos e analisados, reescrito de autores como, Mano Brown, entre outros. Racionais MCS. É o Poder- Karol Conká- Grajauex -Criolo- AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte - Belchior) (part. Pabllo Vittar e Majur)-Emicida
 
Curso: Yguátemi que você fala
Daniela Pereira de Lima
Data: 17/08
Horário: 10h às 13h
Local: Rua Francisco Zelada, 25b, Jd das Laranjeiras. 
Inscrição: (11) 94569-4154
Yguátemi que você fala em seu título é uma referência a obra de Daniel Munduruku,"O tupi que você fala", a vivência se utilizará de trechos de outro livro do autor "Crônicas de São Paulo" e "20 ideias para adiar o fim do mundo" Ailton Krenak, como estímulo para iniciar a reflexão sobre a palavra, significado, geografia , memórias e mais importante Utopias. A partir dos estímulos, serão produzidos mapas afetivos, e cartas para o futuro (utopias e sonhos) para nosso amado Distrito do Iguatemi. O local escolhido para a atividade propõe um mirante de onde é possivel enxergar quase todo o distrito, no qual vai valorizar a proposta e experiência. Os textos serão transformados em áudio pelas próprias participantes, proporcionando a experiência através da tecnologia de construir a narrativa visual através dos mapas e auditiva, onde vamos disponibilizar em nosso canal @arteiros producoes no youtube.
 
Curso: Sambando com as palavras
Vanessa Sales de Jesus
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles
Inscrição: Sem inscrição prévia
Sambando com as Palavras é um projeto que busca promover a cultura e a literatura por meio da música e da dança. A ideia é criar uma série de eventos onde artistas, escritores e músicos se unem para apresentar performances que combinam o ritmo contagiante do samba com a riqueza das palavras. O projeto visa celebrar a diversidade cultural brasileira, incentivando a criatividade e o diálogo entre diferentes formas de expressão artística. Através de apresentações ao vivo, oficinas e debates, o projeto pretende envolver a comunidade local e criar oportunidades para artistas emergentes. "Sambando com as Palavras" é mais do que um evento, é uma celebração da arte e da cultura, que busca inspirar e encantar pessoas de todas as idades e origens.
 
Curso: Nagô SP
Paola Sousa de Campos
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares
Resgate histórico do penteado afro e trança na nagô no território de São Paulo junta com um curso detalhado de trança Nagô para os participantes. Nagô SP não só celebrará a rica herança das tranças nagô, mas também contribuirá para a compreensão e apreciação da diversidade cultural que define São Paulo. Ao conectar as tradições africanas com a história e o cotidiano da cidade, o projeto fortalecerá os laços comunitários e promoverá o respeito mútuo.
 
Curso: Terras da leste- exibição de um filme documentário
Danielle Rocha de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Rua Vicente Avelar, 53 - Cohab II Conj. Residencial José Bonifácio – Itaquera
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso propõe  a exibição do filme documentário Terras da Leste, produzido pelo coletivo Corpo Aberto e parceria com as mulheres do Gau. O vídeo apresenta através de memórias e dança a relação profunda de resistência com as terras da leste de Itaquera a São Miguel Paulista.
 
Curso: Sobre Rios, Sob Rios.
Endy Lima Gonzaga
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: R. José Ferreira Crespo, 471 -  Jardim São Vicente
Inscrição: Whatsapp (11) 93447-8673
Vamos fazer uma triagem sobre Rios, desde sua antiguidade até os dias de hoje, em especial vamos falar sobre o Rio Tietê desde sua Nascente em Salesópoles, seu braço na Biacica, nossos povos originários neste território, o aterramento de Rios, nosso viver em cima dos Rios, com um olhar sobre Futuro Ancestral de Ailton Krenak que nos orienta. Conhecer a narrativa dos Rios é uma forma de Consciência Coletiva para o bem viver da vida dos Rios.
 
Curso: Arquitetura em pequeno formato
André Brito Dias Neri
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles
Inscrição: Whatsapp (11) 98276-1018
Apresentação de um contexto de projetos, entre as diferenças de residências de alto padrão com projetos de residências em zonas que abriga a população de baixa renda, entre o formato, a urbanização, ergonomia, escalas, quantidade de moradores, e média de renda familiar.
 
Curso: São Paulo para crianças: um passeio pela cidade em três livros
Renata de Oliveira Moreira
Data: 17/08
Horário: 11h30
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen - Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé
A partir da mediação de leitura de três livros sobre São Paulo, faremos um passeio imaginário pela cidade sob o olhar de três autores: dois paulistanos e um indígena. Nossa jornada começa com o Caminho do Tatu, uma crônica sobre o bairro do Tatuapé e o convite a uma reflexão: como os povos das florestas que aqui já habitavam se relacionavam com o território. Do Tatuapé partimos para o centro, onde começa a história da aldeia que virou metrópole.
 
Curso: Territórios Literários e Sustentáveis de São Miguel Paulista, a pessoa idosa e sua relação poética com a Cidade de São Paulo.
Jeane Aparecida da Silva
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Pública Raimundo de Menezes - Av. Nordestina, 780 - Vila Americana
Inscrição: Sem inscrição prévia
Este curso oferecerá uma jornada enriquecedora através da literatura e sustentabilidade, focada na apresentação de vivências poéticas da população idosa de São Miguel Paulista e sua relação literária com a cidade de São Paulo e com a Biblioteca. Exploraremos como a poesia e outras formas literárias podem promover o bem-estar, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Abordaremos diversos aspectos essenciais para a construção de uma comunidade mais saudável e equitativa, sendo: Envelhecimento e Literatura em São Miguel Paulista: Introdução à temática do envelhecimento; Importância da literatura como ferramenta de expressão para idosos; Histórico e relevância da Biblioteca Raimundo de Menezes, enquanto território literário no bairro de São Miguel Paulista. Serviços e Práticas ofertados para a População Idosa: Parques e Praças de São Miguel Paulista como Espaços de convivência e desenvolvimentos de ações literárias e Saraus. Principais parques e praças frequentados por pessoas idosas na região; Atividades físicas, culturais e de lazer nesses espaços. Reflexão sobre a preservação da história e cultura local: Impacto e Repercussões sociais; Discussão sobre o impacto das práticas literárias e de convivência. Benefícios físicos, mentais e sociais. Sustentabilidade e Literatura em São Miguel Paulista; Conceito de sustentabilidade ambiental, social e cultural. Iniciativas de sustentabilidade na região. Relação entre literatura e sustentabilidade: Poesia Sustentável para o Envelhecimento e Desenvolvimento Social; Poder da poesia para a expressão e reflexão dos idosos; Poesia como promotora de bem-estar emocional e resiliência; Integração da poesia com questões de sustentabilidade.
 
Curso: Fazenda da Juta: Cultura e Memória
Daniel Costa Barros
Data: 17/08
Horário: 13h30
Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho
A atividade propõe a análise de dados, debate e reflexão sobre as temáticas de cultura, memória urbana e sustentabilidade dentro do bairro da Fazenda da Juta, localizado na Zona Leste de São Paulo.
 
Curso: Caminhos de Tinta Mapeando Sonhos de Cidades
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira
Data: 17/08
Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares
Inscrição: Sem inscrição prévia
Venha participar da atividade "Caminhos de Tinta: Mapeando sonhos de cidades"! Desenhe com gotas de tinta para imaginar uma nova cidade respeitando os percursos da natureza e os sonhos coletivos. Como seria uma cidade ideal se os rios fossem preservados? Explore essa ideia em uma experiência com contação de histórias e música, seguida de uma ação prática de desenho em um mapa afetivo-social com tintas e canetinhas.
 
Curso: A circulação metroviária no braço leste da Linha Vermelha e sua relação com a memória urbana cotidiana
Davi Luis Galindo dos Santos
Data: 17/08
Horário: 16h
Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho
Diante dos deslocamentos e do ritmo acelerado imposto às experiências urbanas, a palestra lança o olhar para o papel do movimento na apreensão da cidade, a partir das viagens cotidianas na Zona Leste de São Paulo. Tem-se como foco de análise o braço leste da Linha Vermelha do metrô de São Paulo, onde a circulação ocorre majoritariamente em superfície, revelando processos de transformação urbana e diferentes temporalidades impressas na materialidade edificada.
 
Curso: Capoeira Verde: Harmonizando Patrimônio e Sustentabilidade
 Juliana Lima Da Silva Pereira
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Parque Benemérito José Brás Rua Piratininga, 365 – Brás
Ponto de Encontro:  próximo à academia do parque Benemérito José Brás
Inscrição: Whatsapp (11) 97224-7470
“Capoeira Verde: Harmonizando Patrimônio e Sustentabilidade” Explorando a conexão entre a capoeira, o patrimônio cultural e a consciência ambiental. Venha participar dessa jornada única! Atividades: Introdução à Capoeira e Sustentabilidade (15 minutos): Iniciaremos com uma breve apresentação sobre a história e os fundamentos da capoeira. Discutiremos como a capoeira pode ser uma ferramenta para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental. Roda de Capoeira Ecológica (45 minutos): Realizaremos uma roda de capoeira em um espaço ao ar livre, como um parque ou praça. Durante a roda, refletiremos sobre a conexão entre a natureza, o patrimônio cultural e a capoeira. Oficina de Instrumentos Sustentáveis (10 minutos): Aprenderemos a utilizar instrumentos de capoeira usando materiais reciclados ou reutilizados. Exemplos: berimbaus feitos de bambu, cabaças reaproveitadas como atabaques, etc. Oficina de Alimentação Consciente (10 minutos): Relacionaremos a capoeira com escolhas alimentares conscientes. Discutiremos a importância de uma dieta equilibrada para os praticantes de capoeira. Discussão e Encerramento (10 minutos): Conduziremos uma breve discussão sobre as experiências dos participantes. Reforçaremos a importância da sustentabilidade na capoeira e como ela contribui para o patrimônio cultural.
 
Curso: Patrimônio em movimento: esculturas itinerantes na cidade de São Paulo
Amanda Batista Bento
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Pública Hans Christian Andersen - Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Partindo da premissa de que os espaços públicos são repositórios de memória e as esculturas presentes nos espaços públicos salvaguardam memórias, o curso propõe refletir sobre as esculturas presentes na cidade de São Paulo, com foco nas obras locomovidas pela cidade e destaque para a obra “Pátria e Família”, localizada na praça da Biblioteca que abrigará a ação. Objetiva instigar o debate de como as esculturas retratam memórias e moldam a paisagem urbana, refletindo sobre a história da cidade.
 
 
REGIÃO: NORTE
 
Curso: SVMA / ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM : Sarau ao Gosto - Comemoração dos Aniversários de 70 anos do Parque Ibirapuera (fundado em 21 de agosto de 1954), e de 49 anos da Escola Municipal de Jardinagem (fundada em 19 de agosto de 1975).
Data: 17/08
Horário: 10:00 às 13:00
Capacidade: 60
Local: Escola Municipal de Jardinagem
O Sarau Ao Gosto tem como objetivo compartilhar experiências culturais e promover o convívio social, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ, espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...). Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."
O Café de Boas Vindas Comunitário é um momento muito especial, onde todos podem contribuir e confraternizar, compartilhando saberes & sabores!
Conversa com Cassia Mariano - Preservação e Paisagismo em São Paulo: Otávio Augusto Teixeira Mendes.
Conversa com Sérgio de Simone & Regina de Sá - Um Passeio pela História: As Estufas do Viveiro Manequinho Lopes.
Conversa com Helena Quintana Minchin - Os Pavilhões do Quarto.
Apresentação de resumo da história da Escola Municipal de Jardinagem. (Coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin da EMJ)
 
Curso: Colorização Manual de Fotografias Preto e Branco - Colorizando Santana Antiga
Maurício Serrani Sapata
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: ETEC de Artes - Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Prédio II - Santana
A colorização manual é uma técnica que utiliza materiais artísticos para a aplicação de cores sobre uma foto preto e branco, sendo bastante utilizada no período em que não existia filme colorido. Para este curso, eu vou disponibilizar fotografias com imagens antigas do bairro de Santana, ensinando os participantes a trabalharem a colorização das fotos manualmente, trazendo uma ideia de resgate, valorização e preservação da memória do bairro.
 
Curso: Instrumentos de guardar memórias
Aline Macedo
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Nuto Sant’Anna - Praça Tenório de Aguiar, 32 – Santana
Inscrição: https://forms.gle/8ybUg5W1a1bAdxqi6
Muitas vezes com a correria do dia a dia esquecemos de olhar para o nosso próprio espaço. Essa oficina promove uma reflexão sobre a região da zona norte de São Paulo, carregada de memórias e transformações, instigando a olhar ao redor e registrar a experiência, coletando materiais como fotografias, textos e até mesmo plantas, folhagens. Ocupando os espaços públicos e, por meio de técnicas de corte, costura e colagem, aprender a fazer instrumentos de guardar memórias, como cadernos com capa de papelão e materiais reutilizáveis, que possam servir de diários, pequenos livros de recordações, de arte.
 
Curso: Ciganos Calons na Cidade de São Paulo
Heloisa Nunes Proença Morari
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Inscrição: sem inscrição prévia
Palestra: Os Ciganos Calons na Cidade de São Paulo. A etnia cigana está presente no Brasil desde o início da colonização, atualmente categorizados como Povos Tradicionais, estima-se que a etnia Calon seja a mais populosa na Cidade de São Paulo. Esta palestra propõe uma visão ampla desta etnia, sua história, costumes, tradições e a sua interação sociocultural com a cidade. Finalizando a palestra o público presente será convidado a participar de uma aula de dança cigana.
 
Curso: Graffiti Kids
Fernanda Campos Claro
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Abordagem e prática de arte urbana, com bate papo sobre a história e trajetória do movimento hip hop na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo, falando sobre todas as vertentes deste movimento: como a música, dj, breaking e o graffit.
 
Curso: Oficina de ritmo Instrumentos Recicláveis
Bianca Alves De Oliveira
Data:17/08
Horário: 9h
Local:  Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Inscrição: sem inscrição prévia
A atividade oferece uma oportunidade única para explorar a conexão entre a cultura do samba e a preservação ambiental no Morro Grande. Durante essa jornada, os participantes terão a chance de mergulhar na cena do samba local enquanto aprendem sobre as iniciativas de sustentabilidade e preservação ambiental lideradas pelos grupos Samba do Congo, Samba Balaio do Canjico e Unidos do Guaraú.
 
Curso: Um olhar arqueológico ao Carandiru
Marília Oliveira Calazans
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru
Quais as utilidades e os potenciais da Arqueologia do passado recente da cidade de São Paulo? O curso propõe refletir sobre a Casa de Detenção de São Paulo, extinto presídio onde ocorreu o Massacre do Carandiru, em 1992. Caminhar pelo território, pensar sua localização, analisar os prédios preservados da implosão junto a objetos expostos, documentos escritos e relatos testemunhais pode nos oferecer uma oportunidade de partilhar histórias, elaborar memórias traumáticas e pensar sobre a cidade.
 
Curso: Monumentos e memórias que inflamam
Thaís Chang Waldman
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Av. Braz Leme 1.000, Canteiro Central - Jardim São Bento
Inscrição: e-mail: tatawald@gmail.com
A vida dos monumentos é marcada por um dilema: eles seguem sendo construídos e integrados à paisagem urbana ao mesmo tempo em que se observa uma crescente desconfiança em relação a sua presença no espaço público. Tradicionalmente elaborados com a finalidade de demarcar espaços ou celebrar a memória de eventos e personagens históricos, nos últimos anos eles têm sido alvo de uma renovada atenção, sendo questionados, derrubados e reinterpretados criticamente. No contexto brasileiro, como não lembrar da enorme estátua do Borba Gato em chamas? Monumentos e memórias que inflamam, (re)acendendo debates — e são justamente as faíscas deste fogo em São Paulo que interessam à presente conversa.
 
Curso: Mão no Barro
Priscila Poltroniere da Silva
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo. Praça Joaquim José da Nova, s/n -  Vila Maria
Inscrição: Limitado a 15 pessoas por ordem de chegada
A oficina “MÃO NO BARRO” convida a partir do contato com a argila e o ensino de técnicas básicas de modelagem, as crianças colocarão as mãos na massa… ops, no barro, para confeccionar suas próprias plaquinhas, bonecos, esculturas e brinquedos sustentáveis, assim como nossos ancestrais registravam suas memórias e histórias colorindo as cavernas. As crianças podem resgatar essa maravilhosa brincadeira, ser criadoras das suas próprias histórias, registrando suas memórias, pintando, criando texturas e colorindo a partir de técnicas primitivas de pintura - engobe. Claro se divertindo, além de poder levar para casa ;)
 
 
REGIÃO: SUL
 
Curso: Programação Educação Ambiental: Circuito Biodiversidade no Coração de São Paulo (Parque Ibirapuera) 
Urbia
Data: 17/08
Local: Parque do Ibirapuera - Início no centro de visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera
Horário: 10h
Caminhe conosco pelas ruas, alamedas, bosques e áreas ajardinadas do parque e se encante com a biodiversidade da fauna e flora, histórias e curiosidades do Ibirapuera que celebra 70 anos em agosto de 2024.
 
Museu da Cidade: Casa Modernista - Descobrindo Patrimônios
Alaide Cadima e Layla Bucaretchi 
Data: 17/08
Horário: às 11h00 e 14h00
Local: R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
A oficina "Descobrindo Patrimônios: Oficina de Carimbos para Crianças" é uma atividade interativa e criativa desenvolvida especialmente pelo educativo do Museu da Cidade de São Paulo. O destaque da oficina será a utilização de carimbos, em que as crianças terão a oportunidade de usar sua imaginação e criatividade para relacionar diferentes combinações dos patrimônios de São Paulo apresentados. Destinada a crianças de diversas faixas etárias, a oficina tem como objetivo introduzir os participantes ao mundo da arte e do patrimônio cultural de uma forma divertida e educativa. 
 
Curso: Programação Educação Ambiental: Circuito Biodiversidade no Coração de São Paulo (Parque Ibirapuera)
Urbia
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Parque do Ibirapuera - Início no centro de visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera.
Caminhe conosco pelas ruas, alamedas, bosques e áreas ajardinadas do parque e se encante com a biodiversidade da fauna e flora, histórias e curiosidades do Ibirapuera que celebra 70 anos em agosto de 2024.
 
Curso: Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser
Paulo von Poser
Data: 17/08
Horário: 09h às 13h
Local: Museu do Ipiranga (piso jardim - acolhimento) - R. dos Patriotas, 20 -  Ipiranga
Forma de inscrição: https://uspdigital.usp.br/apolo.
O objetivo do curso é a realização de desenhos individuais de observação, realizados a partir do Museu do Ipiranga em direção ao seu entorno — bosque, jardim e Parque da Independência —, à cidade ou elementos do próprio prédio. 
 
Curso: A teatralidade das feiras livres de sp
Mychelle Freiesleben Bellomi
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: CEU Parque Bristol - R. Professor Artur Primavesi, s/n -  Parque Bristol
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso visa desenvolver o olhar atento dos participantes às propostas cênicas disponíveis em nossas histórias pessoais e nas tradicionais Feiras Livres de SP, através de jogos teatrais, relacionados às lembranças; imagens; sons e demais disparadores criativos.
 
Curso: Construindo Memórias na Cidade de São Paulo
Julia Cerqueira Gumieri
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Capitão Cavalcanti, 145 -  Vila Mariana
A proposta deste curso é orientar os interessados nos processos e etapas de elaboração de um roteiros de entrevistas que tenham como tema central ou transversal a cidade de São Paulo.
 
Curso: Caretas e Brincadeiras
Eduarda Alves Santos
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio.
Inscrição: sem inscrição prévia
Tendo o brincar como prática social a proposta é um momento inteiro voltado para o compartilhamento e experimentação de diversas atividades educativas e culturais: brincadeiras populares, jogos, cantigas e mediação de leitura.
 
Curso: Mapeando a sociabilidade lésbica em São Paulo: como ocupamos a cidade no passado e no presente?
Julia Aleksandra Martucci Kumpera
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Grupo de Incentivo à Vida. R. Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana
Inscrição: Sem inscrição prévia
A atividade consiste na construção coletiva de um mapeamento dos locais de sociabilidade lésbica em São Paulo. Será apresentado um mapa da cidade com a identificação de locais de frequência lésbica (bares, boates, praças, parques etc.) nas décadas de 1980 e 1980. As participantes serão convidadas a completarem o mapa identificando locais mais recentes, a partir dos anos 2000, ativos ou que deixaram de funcionar. O objetivo da atividade é promover reflexões sobre o patrimônio cultural e a diversidade de memórias sobre a cidade de São Paulo, além de fomentar um debate sobre a ocupação do espaço público e privado no presente e no passado, com foco na comunidade lésbica.
 
Curso: O Livro da Minha Vida - Oficina de Encadernação Manual
Luana Melinka Cárcamo Aranda
Data: 17/08
Horário:  10h
Local: Associação Santa Cecilia - R. Humberto Miranda, 03 -  Jardim Cristália
A oficina de encadernação te ensina a fazer seu próprio caderno/livro do 0 utilizando materiais recicláveis. A ideia é incentivar os participantes a registrarem sua própria história e memórias com auxílio da arte. O participante pode levar fotografias, recortes de jornal, ou elementos que remetam ao seu lugar de origem, para assim construir um Livro da Vida, diário ou registro documental exclusivo.
 
Curso: Colheita de Histórias: ser agricultor(a) na metrópole
Tania Knapp da Silva
Data: 17/08
Horário: 13h30
Local: Parque Nascente do Ribeirão Colônia - Estr. da Colônia Mário Reimberg Christe, 2500 – Parelheiros
Inscrição:  sem inscrição prévia
Roda de conversa com agricultores convidados. Na subprefeitura de Parelheiros há historicamente vários grupos de agricultores. Ali estão reunidos agricultores e agricultoras com um aspecto comum: o esforço em perpetuar a cultura de ser agricultor na metrópole. Suas histórias contam da formação e crescimento da cidade por um viés menos conhecido, e nem por isso menos importante. Serão temas: produção de alimento, manutenção da socioagrobiodiversidade, cultivo de saberes e adaptações culturais.
 
Curso: Choro: Patrimônio e Sustentabilidade em Santo Amaro
Rodrigo Moura Ribeiro
Data: 17/08
Horário: 13h
Local: CC Manoel Mendonça - Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, 434 -  Santo Amaro
Inscrição: Sem inscrição prévia
Neste curso vamos conhecer a história do choro, gênero musical que, este ano, foi considerado patrimônio histórico nacional tendo seus primórdios no século XIX. Vamos realizar uma escutada comentada das principais obras e contextualizar com a atuação do Regional Terça Maior que desde 2019 realiza rodas, aulas e eventos na região de Santo Amaro.
 
Curso: Dança cultural nortista carimbó
Monica Domingos dos Santos Moreira
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: Parque Nascente do Ribeirão Colônia - Estr. da Colônia Mário Reimberg Christe, 2500 – Parelheiros
Inscrição:  sem inscrição prévia
Meu nome é Monica tenho 45 anos eu faço dança afromix há 15 anos, no inicio por hobbie, depois ao passar do tempo percebi o quanto a dança traz benefícios para a saúde, pois nos proporciona saúde física e mental, sendo assim passei a fazer cursos de dança para proporcionar a outras pessoas o bem estar especialmente para mulheres que vivem uma vida sedentária.Então surgiu a ideia de colocar a dança cultural nas atividades de dança porque além de atividade fisica, podemos conhecer a nossa cultura brasileira que é tão rica, pensando no bem estar surgiu o projeto social de dança afromix no parque Nascentes do Ribeirão Colonia,onde dou aula toda terça e quinta.
 
Curso: Paisagem, periferia e patrimônio
Bruno Elias Gomes de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Maria Balades Correa, 8 - Jardim Miriam
Inscrição: Sem inscrição prévia
O que é patrimônio? Onde e quando uma coisa pode se tornar patrimônio? Nesta oficina, vamos explorar essas perguntas debatendo as ideias de patrimônio material e imaterial e o que significa definir quais referências culturais devem ou podem ser preservadas para futuras gerações. Promoveremos um debate intergeracional sobre o direito à memória, refletindo também sobre uma ética na forma de narrar esta história. Utilizando os modos de fazer e agir na paisagem e o uso de plantas como eixo central, discutiremos se essas práticas podem ser consideradas patrimônio cultural, analisando seu valor simbólico e sua importância nas comunidades, especialmente nas periferias. Este exercício visa não apenas reconhecer e valorizar essas tradições locais, mas também engajar diferentes gerações em uma reflexão coletiva sobre a preservação e transmissão das nossas histórias culturais.
 
Curso: Curso de Filtros dos Sonhos
Gilvanira Alves Teles
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Parque Nascente do Ribeirão Colônia - Estr. da Colônia Mário Reimberg Christe, 2500 – Parelheiros
Inscrição: sem inscrição prévia
Eu me chamo Gilvanira Alves Teles, tenho 64 anos. Amo aprender coisas novas, já fiz vários cursos diversos de artesanato. Sou artesã de carteirinha (rs), pela mão e mentes paulistanas. Aprendi a fazer crochê com 20 anos.Estou fazendo Filtros dos Sonhos. Será uma roda de conversa para explicar sobre o filtro dos sonhos e como confeccionar com os produtos da natureza.
 
Curso: Cavacografia Diálogos Cavaquinísticos - O choro agora é patrimônio cultural!
Ricardo Augusto da Costa Severino
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Casa de Cultura Chico Science - Avenida Presidente Tancredo Neves,1265 - Vila Moinho Velho
Inscrição: Sem inscrição prévia
Nesse encontro vamos adentrar na história do gênero musical choro, reconhecido esse ano como patrimônio cultural. Dando o enfoque a tragetória do choro sob a perspectiva do instrumento cavaquinho e de seus tocadores e tocadoras ao longo do tempo.
 
Curso: Pic Nic Brincante: Construindo Memórias no Parque
Joyce Pacini Palandi
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 4 - Vila Mariana
Inscrição: Sem inscrição prévia
Interação entre Pic Nic e Brincadeiras educativas, incluindo contação de histórias, objetivando a importância de criar memórias afetivas, através de brincadeiras, visando a interação social e a sustentabilidade ambiental, melhorando a qualidade de vida e preservando recursos para as gerações futuras. São as vivências na infância que serão lembradas no futuro.
 
Curso: Território de Luta: Economia Criativa e Meio Ambiente
Marcela Faria da Rocha
Data: 17/08
Horário: 16h
Local: Rua José Eid Maluf, 20 - Americanópolis - Cidade Ademar
Inscrição: Sem inscrição prévia
Conversa e Exibição do material de pesquisa sobre a região de Cidade Ademar zona Sul de São Paulo o Curta metragem documental "Território de Luta: Carestias, Capoeiras e Feiras", filme contemplado pelo Prêmio Próxima Estação do Jamac Cinema Digital que discute educação, cultura, lazer e urbanização a partir dos estudos de resgate histórico de narrativas de moradores periféricos sobre o processo de construção do território.
 
Curso: Samba Rock - A Dança e Som da Nossa Cultura Paulistana
Mauro Oliveira Santos
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro
O Samba Rock, um gênero musical e estilo de dança com raízes na década de 1950, é uma expressão marcante da cultura negra urbana do Brasil, especialmente na cidade de São Paulo. Este estilo é conhecido por sua fusão única de samba com rock and roll, jazz, soul, blues, swing entre outros criando um ritmo contagiante que convida à dança. O Samba Rock é uma dança onde permite combinação dos movimentos do rockabilly com o gingado brasileiro do samba, uma inovação que surgiu nos bailes black da época. Devido à importância representatividade dessa cultura nas periferias da cidade de São Paulo, em 2016, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São Paulo. O curso propõe uma jornada cultural enriquecedora, resgatando a história do Samba Rock através de Oficina de dança, música, bate papo relacionado a cultura negra, de forma interativa, dinâmica, vivenciando e representando essa cultura que permanece viva até os dias de hoje.
 
Curso: Arte Ancestral, Futuro Sustentável: Confecção de Mandalas Olho de Deus
Irenice Vitor Mendes
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura Julio Guerra Santo Amaro Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro
Inscrição: e-mail: mendesirenice@outlook.com
A atividade contará com a apresentação do significado do Si’kuli ou Tsicuri, que traduzindo para o espanhol significa Ojo de Dios, Olho de Deus. As Mandalas Olho de Deus (ou Ojos de dios, mandalas de lã/fios, ou mandalas Huichol), após a apresentação do contexto histórico, cultural e social presente nessa tradição cultural iremos confeccionar um mandala Olho de Deus.
 
Curso: Repensar e Reaproveitar
Maria Izabel Gomes da Silva
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Rua Maria Balades Correia, 08 - Jardim Miriam
Inscrição: Sem inscrição prévia
Repensar para ter um olhar para perceber que podemos reaproveitar é o tema do curso com Izabel Gomez (educadora e empreendedora). A ideia é discutir formas de reutilizar peças vistas como descartes, e em seguida através da técnica de estêncil personalizar tecidos.
 
Curso: Literatura de Cordel no Século XXI
Francisco Costa Dos Santos
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso abordará a origem da literatura de cordel brasileira e a chegada da xilogravura no Brasil, reliquias em fotografias antigas, os 100 anos da literatura de cordel e poetas, poetisass de São Paulo em fatos e fotos
 
Curso: Preservação de Imagens: Álbuns de Família e a construção da memória.
Marcela Otero Sonim
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Santo Amaro-  Av. João Dias, 822 - Santo Amaro
Inscrição: Sem inscrição prévia
Quem não tem fotos em papel em algumas caixas no armário, juntas em álbuns ou soltas. Elas contêm e contam as histórias de nossas vidas. O curso Preservação de Imagens: Álbuns de Família e a construção da memória, realizada na Jornada do Patrimônio, será para público em geral, partindo da reflexão de como a preservação pode se iniciar, a partir do âmbito doméstico, na organização e guarda das nossas próprias fotos e vídeos. Será abordado um panorama geral sobre os procedimentos de conservação de imagens e o público será convidado a trazer seus álbuns de família e fotos físicas para que seja indicado na prática as ações necessárias para salvaguardar e acessar esses materiais. O objetivo central do curso é aproximar o público em geral das discussões de preservação de imagens, para entender a importância dessa ação para suas próprias histórias como guarda da memória de suas vidas, e como para a construção da memória e identidade da sociedade.
 
Curso: SVMA / UMAPAZ : O Viveiro Manequinho Lopes em obras do Ateliê de Arte UMAPAZ. Patrimônio em Poéticas visuais
Data: 17 e 18/08
Horário: das 08h às 17h
Capacidade:  30 pessoas
Local: Av. IV Centenário, 1268, portão 7A
Por meio de atividades lúdicas, ao ar livre, iremos refletir sobre a nossa relação com a natureza enquanto caminhamos pelo Viveiro, um lugar repleto de árvores e histórias.
 
 
DOMINGO - 18 DE AGOSTO DE 2024
 
REGIÃO: CENTRO
 
Curso: Vagando pela cidade: escrita em movimento nas ruas
Marcelo da Silva Antunes
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Edifício Sampaio Moreira R. Líbero Badaró, 346
Inscrição: Email marcelo.s.antunes@hotmail.com
Vagando pelas ruas é um curso de escrita e leitura realizado nos espaços públicos, ruas e etc, que consiste em caminhar e escrever sobre o que se percebe, o orientador irá auxiliar com textos e provocações, e os participantes irão observar a cidade e escrever sobre ela. O curso é um convite a reflexão sobre a cidade e o cotidiano que a correria não dos deixa perceber, assim, exercitamos a caminhada e nossa escrita.
 
Curso: A câmera Lambe-lambe, um Patrimônio Imaterial: retratos no Jardim da Luz
Cassia Aparecida Xavier Falqueiro
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Praça da Luz, s/n, Bom Retiro
Inscrição: Sem inscrição prévia
Ocupando o mesmo ponto que os antigos Fotógrafos de Jardim ocupavam no Jardim da Luz a oficina propõe conhecer o funcionamento da câmera laboratório, um saber passado dos antigos mestres fotógrafos para as novas gerações pela prática e oralidade.
 
Curso: Patrimônios e sustentabilidade: o registro fotográfico
Euler Paixão Alves Peixoto
Data: 18/08
Horário: 13h30
Local: R. Líbero Badaró, 346 - Centro Histórico de São Paulo
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso propõe mostrar aos participantes de modo claro e prático, os princípios básicos de fotografar patrimônios culturais materiais, abordando questão da sustentabilidade, com o uso de equipamentos fotográficos e celulares. Serão abordadas regras de composição, luz, fotometria, tratamento e preservação de arquivos, edição, formas de abordagem junto ao tema proposto, o uso de autorizações caso haja necessidade, entre outras dicas. Serão também apresentados ensaios fotográficos de fotógrafos que atuam dentro deste tema.
 
Curso: Território Têxtil
Tiza Góes Gouveia de Souza
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro 
Inscrição: Whatsapp (11) 94849-7081
Esta formação panorâmica sobre o repertório têxtil, destacará a industrialização do setor na capital paulistana e a atuação inovadora de figuras criativas identificadas como “transmutadores têxteis”. Pretende-se estimular o reconhecimento de práticas e técnicas têxteis nas manifestações da paisagem urbana, associando a arquitetura de edifícios, monumentos, intervenções urbanas e memórias industriais com o envolvimento de comunidades locais no reaproveitamento de recursos materiais.
 
Curso: Patrimônios Vivos: Passarinhando conexões entre Natureza e História
Ellen Nicolau
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro
Inscrição: sem inscrição prévia
A oficina convida a colocar a mão na massa a partir da construção de casinhas de passarinho. Em diálogo com o patrimônio ambiental e edificado da cidade, a atividade fortalece o vínculo entre a natureza e o patrimônio social e histórico de São Paulo. Utilizando materiais advindos de descarte e técnicas de marcenaria, em viés de sustentabilidade, os participantes aprendem sobre a biodiversidade local, a importância das aves para os ecossistemas e como os patrimônios se relacionam com elas.
 
Curso: Cartografia Afetiva: São Paulo das Minhas Memórias e dos Mapas com a Iniciativa Sampa Negra
Andressa Ferreira
Data:  18/08
Horário: 14h
Local: R. Tupi, 848 - Santa Cecília
Inscrição: E-MAIL contato@sampanegra.com
Participe de um encontro especial na Casa Tupi, no bairro Santa Cecilia, onde faremos leituras de mapas e imagens de São Paulo em um exercício de compreensão da cidade. Utilizaremos músicas e memórias individuais para reconstruir ideias sobre os territórios centrais da cidade e estimularemos a confecção de mapas pessoais a partir das memórias e dos afetos. Será um exercício de cartografia coletiva e afetiva, facilitado por Dessa Ferreira e Isabella Santos, colaboradora e idealizadora da iniciativa Sampa Negra.
 
Curso: Ponto de Memória, Patrimônio, Memória e Sustentabilidade
Luiz Antonio Pereira Dos Santos
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: R. Roberto Simonsen, 79 – Sé
Inscrição: Sem inscrição prévia
Ponto de Memória, patrimônio valorização e preservação, ações de reconhecimento de memória social, geração de renda e sustentabilidade. Economia solidária na cadeia produtiva da cultura de base local, protagonizados e desenvolvidos por coletivos culturais e entidades culturais
 
Curso: Saraus: Patrimônio Imaterial no Triângulo Histórico, desde a Marquesa de Santos
Carlos Roberto de Moura Silva
Data: 18/08
Horário: 14h
 Local: Rua Roberto Simonsen, 79 - Sé
Inscrição: Sem inscrição prévia
Palestra interativa, conta a origem dos Saraus em São Paulo e seu desenvolvimento até hoje, incluindo fatos envolvendo poetas do passado e atuais. A interatividade está na mostra dos saraus de agora, por meio de imagens de um sarau que acontece mensalmente no Ponto de Memória Cama e Café, há 10 anos, com o "microfone aberto” aos espectadores presenciais. A crescente procura e atualização fazem dos Saraus patrimônio sustentável na Cultura paulistana.
 
 
REGIÃO: OESTE
 
Curso: CURUMINS E ORALIDADE - Oficina Infantil
Data: 18/08
Horário: das 14h às 15h30
Local: Casa Mário de Andrade -  R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
Forma de inscrição: Formulário On-line https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/bef08a31c0318484b7787659041858daNesta oficina iremos aproximar as crianças da oralidade enquanto prática importante da preservação e manutenção da cultura popular brasileira, assim como incentivá-las a serem protagonistas de suas próprias narrativas. 
 
Curso: Capoeira e Maculelê - Coletividade e Sustentabilidade
Paulo Rogério Yoneyama
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura do Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri
Inscrição: sem inscrição prévia
Curso prático com duração de 3h, ministrado pelo Mestre Peixe Cru, durante o qual serão abordados os fundamentos da Capoeira e do Maculelê. Tais manifestações culturais afro-originárias vão muito além da prática corporal, fomentando o senso de coletividade, difundido as diversas manifestações culturais dentro do universo da capoeira e constituindo ações de salvaguarda das ancestralidades negras e indígenas. Atividade indicada para o público a partir de 12 anos.
 
Curso: Capoeira: Toques e Instrumentos - Patrimônio Cultural e Oralidade
Marcelo Yoneyama
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: R. Manuel Silveira Neto, 13 -  Jardim Celeste.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Curso teórico-prático que irá apresentar os principais instrumentos musicais utilizados na capoeira, bem como os principais toques (ritmos) e suas relações com os diferentes tipos de jogos possíveis dentro das rodas de capoeira. Será abordada ainda a relação das letras cantadas com a comunicação dentro do jogo e a transmissão de conhecimentos por meio da oralidade. O curso será conduzido pelo Mestre Moby Dick, terá 3 horas de duração e possui classificação indicativa de 12 anos.
 
Curso: LGBTs também fazem História
Ewerton Correia dos Santos
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE93NNRtgGT9buEUh-ph0lCbkEx-wKxDghgMA_M9Ea3ScqvA/viewform
Lendo livros de História da Arte quantas pessoas LGBTQIA+ são citadas e nomeadas como dissidentes? Quais as produções artísticas de nossa comunidade ? Existe uma História LGBTQIA+ para além da dor? Essa Oficina teorico-prática visa discutir o patrimônio imaterial da comunidade queer nas artes, bem como apresentar narrativas de sucesso de como nossa comunidade pôde se auto sustentar e gerar sua subexistência por meio da economia criativa, quando toda a sociedade e o poder público lhe faltaram.
 
Curso: Viva a Terra, Viva!
Juliana Sthella Dos Anjos
Data: 18/08
Horário:  11h
Local: Casa de Cultura Butantã - Av. Junta Mizumoto,13 - Jd Peri-Peri
Inscrição: Sem inscrição prévia
No projeto Viva a Terra, Viva! Tenho como objetivo geral trabalhar e incentivar o uso de pigmentos naturais, sendo o principal a tinta de terra, neste projeto, que é tão necessário, iremos retirar à terra da própria casa de cultura do Butantã, fazendo com que aquela terra que constrói o patrimônio seja exaltado e percebido. Ainda tenho objetivo de provocar e incentivar a criação de projetos artísticos pensando na temática do patrimônio, envolvendo assim, sustentabilidade, arte e a valorização do espaço.
 
Curso: Arquivos de espaços independentes e recursos digitais: teoria e prática
Bianca de Andrade Mantovani
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Butantã -  Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri
Esta proposta de curso teórico-prático pretende estimular o participante a pensar sobre arquivo e memória de espaços independentes de arte e cultura, bem como propor ferramentas práticas para sua sistematização. A partir da experiência com o arquivo do espaço independente Ateliê397, avaliaremos caminhos de organização da memória e uso da plataforma Tainacan -- software livre e gratuito utilizado pelos museus do IBRAM -- para que cada pessoa possa adaptar para a realidade de seu espaço cultural.
 
Curso: RPG para adiar o fim do mundo (?)
Mario Miranda Rezende
Data: 18/08
Horário: 15h30
Local: Casa de Cultura Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri
Inscrição:  Whatsapp (11) 976806905
Neste encontro iremos investigar as possibilidades de uso de jogos de narrativa compartilhada como instrumento pedagógico para se debater de forma lúdica questões históricas. Através de jogos de RPG convido para uma experiência onde vamos nos debruçar sobre o Quilombo de Saracura, numa perspectiva tanto histórica como ficcional, sem perder a dimensão lúdica e crítica.
 
Curso: Oficina de Cianotipia em Ecobags
Fernanda De Toledo Lopes Lourenço
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi
Inscrição: Sem inscrição prévia
A Oficina de Cianotipia em Ecobags - Uma experiência memorável, oferecerá uma maneira única de explorar a história e a cultura do Museu da Imigração enquanto criamos belas ecobags personalizadas, que os participantes levarão consigo uma linda lembrança dessa história. A cianotipia é uma técnica fotográfica histórica que resulta em imagens azuis sobre um fundo branco.
 
Curso: Ação de plantio coletivo no quintal da Casa das Caldeiras
Data: 18/08
Horário: 15h
Local:  Av. Francisco Matarazzo, 2000 - altura do número 1650 - Água Branca
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/jornada-do-patrimonio-2024-casa-das-caldeiras/2572309?referrer=www.google.com
Ação de plantio coletivo no quintal da Casa das Caldeiras com André Caretta (@jardim.de.afeto) -  vagas limitadas. 
 
REGIÃO: LESTE
 
Curso: Coco de Roda e Ciranda: conexão entre as periferias de São Paulo e Pernambuco
Welisson Guedes
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares
Inscrição: Presencial
A atividade proporcionará o conhecimento do coco de roda e da ciranda, manifestações culturais nordestinas que contam com diversos brincantes e amantes na cidade de São Paulo. Através da apresentação dos instrumentos, danças, toadas (cantigas), ritmos e conhecimentos históricos e práticos, os participantes poderão tocar instrumentos, cantar, dançar e vivenciar uma roda de coco e fazer uma bela ciranda!
 
Curso: Slam Perifageek - Uma Jornada pela Literatura
Everton Matias da Silva
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura de São Mateus - R. Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho
Inscrição: Email: slamperifageek@gmail.com
Slam PerifaGeek, tem o propósito de unir os entusiastas de quadrinhos, animes, livros, filmes, séries, desenhos e cultura geek em geral, nas periferias de São Paulo, com a representação poética marginal do Slam. A prática do slam vem se apresentando como uma forma extremamente democrática de poesia, proporcionando um espaço aberto para uma ampla gama de manifestações culturais e para aqueles que buscam se expressar livremente. Embora o Slam tenha se iniciado em grandes centros urbanos, ela se mantém em espaços públicos, como praças e parques, muitas vezes marginalizada e, portanto, não é sempre possível transformar essas experiências em locais públicos.
 
Curso: Literatura em Rap
Rafael De Melo Sampaio
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Praça Padre Rosseti - Rua Catende, 408 -  Jardim Nordeste
Inscrição: Sem inscrição prévia
Explorando o potencial da voz e da escrita poetica, o aluno aprendera como usá-las para comunicar o que deseja em qualquer situação. Ao longo da oficina o aluno descobrirá o mundo do MC, da Locução, da Literatura e do Rap e aprenderá a utilizar sua voz e sua escrita para comunicar exatamente o que quiser em qualquer situação. A proposta é realizar uma oficina de 3hs onde o arte-educador vai introduzir os participantes no mundo do MC, da Locução, da Literatura e do Rap, através de exercícios, jogos, teorias, e demonstrações. Por meio de uma série de exercícios, o professor ensinará o aluno a trabalhar com a velocidade, dicção, volume, entonação, rimas, versos, estrofes e muito mais para encher suas palavras de intenção e emoção. O aluno aprenderá noções elementares de Escrita Criativa, Versificação, Composição em Rap. Ao finalizar a aula o aluno será capaz de escrever e improvisar no gênero rap e realizar qualquer tipo de locução da narrativa a publicitária.
 
Curso: Mil lambes - vida, arte & movimento
Esther Rodrigues de Oliveira
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares
Inscrição: sem inscrição prévia
Numa capital dinâmica, onde milhões de coisas acontecem simultaneamente, os lambes tomaram espaço e se tornaram parte de nossas movimentações. Entre lambes de protestos, divulgações, promoções, mensagens de apoio e diversas artes visuais, essa forma de se comunicar que ocupa nossos muros, postes e afins se tornou parte da cultura paulista e, com uma estética que segue cada vez mais atual, tem sido utilizada em diversos eventos culturais. Por este motivo, a proposta de workshop mil lambes tem como objetivo ensinar a arte do lambe-lambe e reconhecer a importância dos mesmos para a cena cultural na cidade de São Paulo. Utilizando materiais da oficineira, durante o workshop os participantes serão orientados para que consigam criar seus lambes enquanto entendem essa arte como parte da história de São Paulo.
 
Curso: Introdução e participação da criança na Cultura Popular
Camila Antonelli Domiciano
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: R. Emília Brasão, 110, Cordão Folclórico de Itaquera
O curso vai proporcionar um ambiente de reflexão sobre a participação das crianças nas Comunidades de Cultura Popular, tendo como objeto de estudo o curta-metragem Muvuka, produzido pelas crianças do Cordão Sucatas Ambulantes. Os participantes serão convidados a registrar de forma criativa em um livrete o seu processo reflexivo, a fim de, auxiliar a sensibilização do olhar adulto para os processos de interação da criança no convívio comunitário.
 
Curso: O samba a cidade como memória
Rosileide Nunes dos Santos
Data: 18/08
Horário: 16h
Local: Casa de Cultura do Itaim Paulista - R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Curso “O SAMBA E A CIDADE COMO MEMORIA” tem como objetivo principal a discussão em uma roda conversa por 2 horas sobre textos literários E MUSICAL DE SAMBAS que fala sobre a cidade, no dia 18/08/24 as 14h na Casa de Cultura do Itaim Paulista, R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles, São Paulo - SP, 08142-444. Escritos por autores da literatura poética MUSICAL do SAMBA relacionando seu contexto com a poesia que canta a cidade. A partir dos quais vamos refletir sobre a relação entre literatura e construção de identidade nacional e a escrita das musicas dos Sambas e seu contexto historico e sua relação com periferia de São Paulo
 
Curso: Caldeirão e Prosa
Ednilva Menezes dos Santos Damasceno
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: R. Emília Brasão, 110 - Cordão Folclórico de Itaquera
Inscrição: e-mail: ednilvamenezes@gmail.com
Este curso propõe um encontro para prosear sobre ancestralidade, empoderamento feminino, curiosidades da vivência na cozinha e ensinamentos de tradição familiar. Na cozinha do Cordão Folclórico de Itaquera vamos preparar a tapioca e saborear outros pratos tradicionais derivados da mandioca, ingrediente central na agricultura de subsistência de muitas famílias do recôncavo baiano, não só por seu valor nutricional, mas também por todo processo de plantio e colheita dela, atravessado por cantigas, rezas e mandingas que perpassa gerações.
 
Curso: Nossas memórias, nosso patrimônio: Formando um acervo colaborativo do Cordão 
Folclórico de Itaquera
Sofia Tapajós Weingrill Coelho Pereira
Data: 18/08
Horário: 16h
Local: Rua Emília Brasão,110 - Conj. Resid. José Bonifácio – Itaquera
Inscrição: https://forms.gle/yotm4LdkbgUUHjp5A
Tendo como ponto de início o debate sobre o que entendemos como patrimônio e como podemos expandir essa definição, o curso trará ferramentas e metodologias para se pensar de maneira colaborativa o que se deseja preservar dentro de um coletivo que queira contar a sua história. Os instrumentos apresentados serão trabalhados na prática, a partir da construção de um acervo para o Cordão Folclórico de Itaquera, localizado na José Bonifácio.
 
Curso: As possibilidades de uso do Teatro Flávio Império pela população do Cangaíba
Sarah Bauer Hannes
Data: 18/08
Horário: 11h
Local: R. Professor Alves Pedroso, n. 600 - Cangaíba
Inscrição: Sem inscrição prévia
Na atividade, faremos um resgate da memória e história de Flávio Império para a população do Cangaíba, que ocupa os espaços do Teatro Flávio Império ressignificando sua memória enquanto cria novas possibilidades para a ocupação do espaço do teatro com propostas adequadas a sua realidade, construindo sua memória coletiva a partir disso.
 
Curso: Oficina Cultural Alfredo Volpi: 35 anos de arte e cultura em Itaquera
Gabriela Miranda de Frias
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Espaço Cultural Adebankê - R. Durande, 175 -  Artur Alvim
Inscrição: Sem inscrição prévia
Inaugurada em 1989, fruto de reivindicações das mulheres do bairro por mais opções de lazer para si e para seus filhos, a Oficina Cultural Alfredo Volpi funcionou por 35 anos no bairro de Itaquera. Oferecendo cursos e oficinas nas diversas linguagens artísticas, como dança, teatro e música, além de ter sido palco de inúmeras apresentações e espetáculos, passaram pela Oficina milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar e vivenciar a arte através da prática. A Oficina Cultural Alfredo Volpi foi um importante espaço cultural da zona leste de São Paulo, contribuindo diretamente para a formação de artistas da região e democratizando o fazer artístico para os habitantes desse pedaço da cidade. Neste curso, pretendemos, através de materiais de arquivo e depoimentos de artistas e demais pessoas que passaram por lá, resgatar essa história, discutir sobre a importância desse tipo de espaço para a arte e a cultura e manter viva a memória desse patrimônio da zona leste.
 
 
REGIÃO: NORTE
 
Curso: SVMA / UMAPAZ : Oficina de filtro dos sonhos, dedicada a jovens e adultos (Facilitadoras: Roberta Ferreira de Souza e Lilian de Jesus Andrade).
Data: 18/08
Horário: Das 14h às 16h
Local: Parque Lions, localizado na R. Alcindo Bueno de Assis, nº 500 - Tucuruvi
Capacidade: 30
 
Curso: Falando sobre Carolina Maria de Jesus: Catadora de Reciclagem e Autora Memorável.
Matheus Reis Lins
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Municipal da Juventude - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades 
Carolina Maria de Jesus é uma notável escritora Paulista (licença poética para o termo, uma vez que a autora era mineira, mas veio para São Paulo muito jovem), sua principal obra é Quarto de Despejo que é carregado de citações extremamente relevantes, como: Quem inventou a fome são os que comem. Aqui, abordaremos a sua vida de catadora de reciclagem à uma autoras negras mais lidas neste estado.
 
Curso: Memória e escuta: panorama das mulheres no forró pé de serra
Kelly Cristina Marques
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Freguesia do ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Inscrição: Whatsapp: (11) 98904-5335
Palestra com história e escuta das vozes femininas que enalteceram e espalharam este gênero musical. Apesar do apagamento, artistas como Anastácia, Marinês, Carmélia Alves, Marinalva, Hermelinda, Cecéu e Elba Ramalho construíram uma trajetória de representatividade feminina que se estende até a contemporaneidade com Lucy Alves, Mariana Aydar, Janayna Pereira. São compositoras, musicistas e intérpretes que impulsionam a existência de um forró mais plural, democrático e igualitário.
 
Curso: Yoga Consciente no Parque Anhanguera: Conexão Sustentável entre Corpo, Mente e Patrimônio
Jaqueline Barreto Lino
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Estrada de Perus, 1000 - Perus
A prática "Yoga Consciente no Parque Anhanguera: Conexão Sustentável entre Corpo, Mente e Patrimônio." oferece uma experiência única de Hatha Yoga em contato com a natureza e um patrimônio muito importante para a cidade de São Paulo: O Parque Anhanguera, que é o segundo maior parque municipal de São Paulo. Durante 1 hora e 30 minutos, os participantes praticam Hatha Yoga em um ambiente exuberante, harmonizando-se com a flora e fauna locais. A prática propõe uma conscientização da importância do cuidado e preservação desse parque que funciona como um Corredor Ecológico, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira. Esta atividade promove bem-estar físico e mental, enquanto fortalece a conexão entre os inscritos e o meio ambiente.
 
Curso: Oficina de dj
Elton Ramos da Silva
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Municipal da Juventude - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades
O objetivo da oficina de dj é potencializar, agregar e multiplicar esse gênero artístico e performático o conhecimento para que se cresça novos adeptos.
 
Curso: Krump: A dança da cidade
Kleithon de Campos Barros
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Freguesia do ó Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Inscrição: e-mail:  ntp.insta@gmail.com
O Krump é uma das mais recentes Danças Urbanas, seu estilo impactante e arrojado impressiona a todos que entram em contato com essa nova forma de se mover. A proposta do curso é a formação de novos públicos tanto para frequentar e ocupar espaços públicos quanto para conhecer um novo estilo de dança. O Objetivo é estimular a participação de jovens e adultos em atividades artístico-culturais das Danças urbanas sem distinção de raça, gênero ou condição econômica além de refletir a relação do Krump e das danças urbanas com a cidade e os espaços em que ela acontece. Isso será transmitido através de uma aula prática com dinâmicas e interações em grupo; Tempo para pesquisa e experimentação e roda de dança ao final da atividade. Os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor tanto a cidade quanto a si mesmos através do movimento.
 
Curso: Meu Primeiro Graffiti
Gabriele Rangel de Souza
Data:  18/08
Horário: 15h
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo - Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria
Inscrição: Sem inscrição prévia
Participe da oficina "Meu Primeiro Graffiti"! Aprenda as técnicas básicas do graffiti com artistas experientes, explore sua criatividade e crie sua própria arte urbana. Não precisa ter experiência, todos são bem-vindos. Traga sua imaginação e prepare-se para se expressar de maneira divertida e colorida. A oficina é gratuita e os materiais são fornecidos. Inscreva-se já e descubra o mundo vibrante do graffiti!
 
Curso: Leitura e escrita de poesia: imaginando uma cidade nossa
Julia Pilla Guedes
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: Centro Cultural Municipal da Juventude - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades
Inscrição: sem inscrição prévia
A partir da leitura de textos poéticos que reinventam a cidade de São Paulo de autores diversos como Mário de Andrade, Caio Fernando Abreu, Carolina Maria de Jesus, Sérgio Vaz, Nina Rizzi, Zênite Astra, a ideia do curso é trabalhar a leitura e escrita poética que imagina uma cidade que pertence aos que nela vivem. Depois de uma leitura compartilhada de trechos poéticos e discussão, faremos alguns exercícios de escrita para, a partir das memórias das pessoas presentes, recriar poeticamente essa cidade.
 
 
REGIÃO: SUL
 
Curso: Programação Educação Ambiental: Circuito Biodiversidade no Coração de São Paulo (Parque Ibirapuera)
Urbia
Data: 18/08
Local: Início no centro de visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera
Horário: 10h
Caminhe conosco pelas ruas, alamedas, bosques e áreas ajardinadas do parque e se encante com a biodiversidade da fauna e flora, histórias e curiosidades do Ibirapuera que celebra 70 anos em agosto de 2024.
 
Curso Raízes de Resistência Capoeira Paulistana
Rogério Pereira Júnior
Data: 18/08
Horário: 14h
Local:  Casa de Cultura Santo Amaro / Júlio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro
Inscrição: Whatsapp (11) 91470-4179
Exibição de vídeos das rodas de capoeira de São Paulo, uma breve palestra sobre a introdução da capoeira em são Paulo, seguido de bate papo e uma aula prática de capoeira.
 
Curso: Florescendo no Ipiranga: Cultivo de Orquídeas em um Jardim Paulistano
Iara Lopes dos Santos Batista
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Quadra de basquete R. Abagiba, 20-150 - Vila da Saúde
Ponto de encontro: Rua Abagiba, 20, esquina Abrahao Calux - Vila Moinho Velho
Inscrição: sem inscrição prévia
Neste oficina, mergulhe na beleza das orquídeas enquanto aprende técnicas práticas para o seu cultivo no emblemático bairro do Ipiranga, em São Paulo. Os participantes serão guiados através dos segredos do cultivo de orquídeas, desde do cuidados até técnicas avançadas de cuidado. Será uma oportunidade única para desvendar os mistérios dessas flores exóticas em um ambiente que respira história e cultura.
 
Curso: Mixagem de Instrumentos Acústicos vs. Eletrônicos:
Renildo Moreira Da Conceição
Data:  18/08
Horário: 13h
Local: Estrada da Baronesa, 1120 - Parque Bologne
Inscrição: E-mail: cristoestanacasa@gmail.com
Descubra como equilibrar a mixagem de instrumentos acústicos com instrumentos eletrônicos, como sintetizadores e samplers. Neste curso de 1 dia, você aprenderá técnicas práticas para criar uma mixagem harmoniosa, destacando a sonoridade única de cada instrumento. Desde ajustes de volume e equalização até o uso criativo de efeitos, explore estratégias simples para elevar a qualidade sonora das suas produções musicais.
 
Curso: Capoeira plantando saberes
Jaqueline Targino Silva Dos Santos
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio
Inscrição: sem inscrição prévia
Através desse curo será repassado ao público, a importância da conservação da Arte e Cultura da Capoeira, preservando para as novas gerações os ensinamentos dos materiais utilizados na confecção do seu instrumento principal que é o Berimbau, o (à) participante terá a oportunidade de vivenciar a confecção de um Berimbau, saber de onde se retira a matéria prima , para confeccionar este instrumento é de suma importância, ajudando na conservação e preservação da Natureza.
 
Curso: A Influência da música brasileira na urbanização do território
Michel Nascimento Cabral
Data: 18/08
Horário: 14h30
Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio
Inscrição: sem inscrição prévia
Através de discos de vinil (Acervo) e um par de toca discos, mostrar o processo de urbanização das capitais brasileiras a partir das discografias do gênero Rap. Apresentar aspectos da geografia, urbanização relatado nas composições dos artistas ao longo da formação do Hip Hop no país. A partir da vivência facilitar o acesso e o manuseio de toca discos e vinil desmistificando a arte de reproduzir sons a partir das ferramentas pilares do movimento Hip Hop.
 
Curso: Vidas em ditadura. Memórias de pessoas LGBT sobre o centro de São Paulo nos anos 1970 e 1980.
Marcos Oliveria Amorim Tolentino
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Acervo Bajubá - Rua Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana
Inscrição: Sem inscrição prévia
Desde junho de 2022, o Acervo Bajubá, em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo, fomenta uma coleção de testemunhos audiovisuais no marco do Programa Coleta Regular de Testemunhos com pessoas que se identificam no presente como LGBT+. Tais testemunhos trazem à tona, sobretudo, suas memórias sobre vivências e experiências no centro de São Paulo, durante as décadas de 1970 e 1980. Dessa forma, fomentamos o registro de relatos sobre transformações urbanas neste período, diferentes formas de viver e ocupar a cidade e como se desenvolveu algumas práticas que hoje entendemos como formadoras de culturas LGBT+ em São Paulo. O objetivo do curso é apresentar como os testemunhos com pessoas LGBT+ são produzidos no Memorial da Resistência e analisar o seu conteúdo, de modo a discutir a sua contribuição para a preservação de memórias e culturas das comunidades LGBT+.
 
Curso: Explorando a História de Santo Dias em Eles Não Usam Black Tie
Aline Bischof
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: Travessa Jasmim da Beirada,71, Parque Santo Dias - Capão Redondo
Inscrição: e-mail: cursosantodias@gmail.com
Descubra a história de Santo Dias da Silva, mártir da luta operária no Capão Redondo, e sua conexão com a obra "Eles Não Usam Black-tie". O curso, realizado no Parque Santo Dias, incluirá leitura de trechos do livro de Gianfrancesco Guarnieri, seguida de debates sobre temas atuais como Luta de Classes e Desigualdade Social, Família e Relações Humanas, Mobilização e Consciência Social, Coragem e Resistência, Humanidade e Empatia. Ponto de encontro: em frente à administração do Parque Santo Dias.
 
Curso: Um resumo do mundo, uma cosmópolis. Experiências de migração LGBTIQAP+ em São Paulo.
Jaoa de Mello
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: R. Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana
“Um resumo do mundo, uma cosmópolis” é uma oficina interativa que convida os participantes a explorar as ricas camadas da experiência migratória LGBTIQAP+ em São Paulo e explorar a cidade além das fachadas e ruas movimentadas. Através de uma jornada de aprendizado e expressão criativa, os participantes irão mapear as geografias emocionais e sociais que moldam a vida na metrópole, reconhecendo São Paulo não apenas como um espaço físico, mas como um mosaico de histórias e identidades através de exercícios e escrita e conexão com o território. Esta oficina é uma oportunidade única de se conectar com a essência pulsante de São Paulo. Inscreva-se agora e faça parte dessa jornada de descobertas!
 
Curso: Capão eira - movimento na terra ancestral
Renato Freitas Souza
Data: 18/08
Horário: 11h
Local: Praça dos bombeiros - R. Domingos Peixoto da Silva, 109 - Conj. Hab. Institut,
Capão Redondo
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Capão Redondo tem 111 anos na visão colonial, mas é bem mais velho na visão indigena, Capão significa cesto grande e redondo. A proposta do curso é trazer reflexões sobre a cultura indigena, e a capoeira que também tem em seu nome referencias indígenas que significa "mata que se foi", ou "mato rasteiro" A proposta é que possamos refletir sobre as referencias e estímulos da cultura indígena na cidade e sua visão sobre sustentabilidade. e biointeração
 
Curso: Existe Amor em SP
Vanessa Lima Carvalho
Data: 18/08
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura Julio Guerra Santo Amaro Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro
Inscrição:  sem inscrição prévia
Existe Amor em SP propõe uma Roda de Conversa sobre um dos assuntos mais polêmicos e importantes da história da humanidade: o Amor - a partir de um olhar decolonial e feminista. Para tal, iremos ler juntes trechos de 2 livros que tratam sobre o tema: ‘Tudo Sobre o Amor - novas perspectivas', de bell hooks e ‘Descolonizando Afetos - experimentações sobre outras formas de amar’, de Geni Núñes e depois abrir a Roda para que cada pessoa possa falar, trocando histórias, memórias e afetos.
 
Curso: Oficina de Pintura com Tinta Orgânica
Thiago Fernandes Pigliucci
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104, Parque das Arvores - Grajaú
Inscrição: Sem inscrição prévia
Na oficina serão compartilhados conhecimentos e técnicas de produção de tinta orgânica, onde sua composição deriva de matérias primas naturais como terra, urucum, uso de folhagens, entre outros. A oficina traz também a importância sustentável das matrizes da arte contemporânea usando como suporte para o trabalho, o graffiti.
 
Curso: Arquitetura Periférica: construção de miniaturas de casas através de objetos recicláveis
Marcos Aurelio Viegas Yamada
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Arvores - Grajaú
Inscrição: Sem inscrição prévia  
A oficina traz variadas técnicas para construção de dioramas para reproduzir espaços periféricos. Durante a vivencia participantes construirão suas próprias maquetes usando de todo tipo de material reciclado.
 
Curso: Som do amanhã: Construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis
Eric Santos Rocha
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Arvores - Grajaú
Inscrição: Sem inscrição prévia
Nesta oficina o artista se inspira nos sons para criar instrumentos musicais inusitados a partir de materiais recicláveis. Instrumentos de sopro e percussão, como por exemplo o kazoo, fazem parte deste repertório lúdico de experimentação musical.
 
Curso: Oficina de criação de filtro dos sonhos com objetos de descarte
Cristiane Aparecida Evangelista
Data: 18/08
Horário: 11h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Arvores - Grajaú
Inscrição: Sem inscrição prévia
Na oficina os participantes irão construir filtros dos sonhos a partir de materiais encontrados na rua, como fios, arames, garrafa pet, entre outros materiais, que serão o suporte para a criação. O filtro dos sonhos é um amuleto indígena que protege os lares, podendo ser pendurado, ou feito em formato de chaveiro. A vivência busca expandir o olhar e ressignificar materiais.
 
Curso: Segredo Entre os Lagos - RPG sobre as Represas Billings e Guarapiranga
Mauricio Borges dos Santos
Data: 18/08
Horário: 16h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Arvores - Grajaú
Inscrição: Sem inscrição prévia
Será realizada uma sessão única do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) "Segredo Entre os Lagos". A vivência é voltada para iniciantes e experientes, com a narrativa voltada para a importância das Represas Billings e Guarapiranga: suas histórias, realidades, valores culturais e patrimoniais. O jogo trará conteúdos factuais e fictícios bem definidos, e após a sessão será realizado um bate papo sobre a experiência, com possibilidade de multiplicação do conteúdo para os participantes interessados.
 
Curso: Corpo ancestral: criação de imagens de corpos negros na cidade de São Paulo
Alexandre Da Silva Dos Anjos
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: Acervo Bajubá- Rua Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana
Inscrição: Sem inscrição prévia
O desenho e a pintura são tecnologias ancestrais, a partir deles conseguimos comunicar e expor nosso interior e nossa subjetividade. A proposta do curso é criar imagens de corpos negros em São Paulo, partindo de registros de suas contribuições políticas e culturais para a cidade, encontrados no Acervo Bajubá. A oficina se divide em 3 etapas: (1) discutiremos quais memórias os itens revelam; (2) logo, as referências que surgem dos participantes; (3) por fim, serão criadas imagens a partir do diálogo entre memórias individuais e coletivas.
 
Curso: Reciclar e Reutilizar Encadernação a partir da Capa de papelão.
Rayana Silva Santos
Data: 18/08
Horário: 13h
Local: R. Maria Balades Correia, 08 - Jardim Miriam
Inscrição:  Sem inscrição prévia
No curso as pessoas serão convidados a criar seus próprios cadernos, reutilizando e dando um novo uso ao papelão, nesta criação os participantes poderão utilizar todos os tipos de papeis que eles/elas tem em casa para a construção do miolo deste caderno que será costurado com a capa de papelão feita no curso.