Secretaria Municipal de Cultura

Programação da Jornada do Patrimônio 2024

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (sujeita a alterações)

JORNADA DO PATRIMÔNIO
DATA: 17 E 18 DE AGOSTO
 
16/08 (sexta)
CINEMATECA BRASILEIRA 
No dia 16 de agosto, a Cinemateca Brasileira oferece ao público uma visita guiada pelas áreas técnicas da instituição – Centro de Documentação e Pesquisa, Preservação de Filmes e Laboratório de Imagem e Som. Serão apresentados equipamentos, materiais e fluxos de trabalho, permitindo ao público conhecer de forma mais aprofundada as atividades desempenhadas pela Cinemateca Brasileira para preservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro.
Serão disponibilizadas 40 vagas gratuitas, divididas em dois grupos de 20 pessoas cada (um de manhã e um à tarde). As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição via formulário.
Data: 16/08/2024
Horário: 10h - Grupo 1 / 14h - Grupo 2
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Vagas: 40 pessoas (gratuito e por ordem de inscrição)
 
Artístico: Edinho Santos - Olhares Poéticos
Data: 16/08
Horário: 20h
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770 - Santana.
Edinho Santos é surdo e atua como pedagogo, ativista, bartender, produtor, ator e poeta. Como produtor, organizou eventos como Vibração, O bloco Vibramão, Sencity- MAM/SP (Museu Arte Moderna - SP e Setembro Azul, no Itaú Cultural. Como educador, compôs a equipe do Museu Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), do Museu do Futebol e do Museu Afro Brasil. Faz parte da organização Slam de Surdes.
 
Artístico: O Samba da Paulicéia e sua Gente
Data: 16/08
Horário: 21h
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana
Os moradores da Vila Primavera, uma comunidade fictícia do samba paulistano, estão prestes a serem despejados para darem lugar ao “progresso da cidade”. Durante os momentos finais, eles resolvem fazer uma despedida regada a muito samba. Para isso, buscam Madrinha, a líder comunitária e mais antiga moradora da Vila Primavera, e, a partir das memórias dela, fazem um percurso pela história do samba de São Paulo e das transformações urbanas na cidade, reflexo de diversos despejos impostos ao povo.
 
17/08 (sábado)
 
Oficina de Zeladoria do Patrimônio Cultural 
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 13h
Local: Rua Líbero Badaró, 346, 11º andar - Edifício Sampaio Moreira 
Capacidade: 40 pessoas
Sem inscrição prévia - sujeito a lotação do espaço
Antonio Sarasá faz a produção e execução de palestras de sensibilização ao patrimônio cultural para frequentadores, moradores, visitantes, público que tenha ou não conexão com o patrimônio cultural, na região central e da Penha, na capital paulista.
 
Roteiro: Vai de Roteiro - Roteiro Cinematográfico - Secretaria Municipal de Turismo e São Paulo Film Commission
Data: 17/08 (Sábado) 
Horário: 11h
Local: Edifício Matarazzo - Sede da Prefeitura - Viaduto do Chá, nº15. - Em frente ao Edifício Matarazzo.
O Vai de Roteiro fará parte da programação da Jornada do Patrimônio, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e parceria da Secretaria Municipal de Turismo com a SPCine. O Roteiro Cinematográfico será um passeio pelo centro histórico de São Paulo, que relembrará filmagens de destaque que ocorreram nos locais incluídos no roteiro, contrapondo o espaço público como cenário nos trechos dessas obras audiovisuais. 
 
Artístico: Jornada Penha
Data: 17/08
Horário: 9h e 11h
Local: Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França.
É um espetáculo teatral itinerante pelas ruas da Penha, com dramaturgia criada especialmente para a região. A encenação leva o público pelos caminhos de um dos bairros mais antigos de São Paulo, fazendo da cidade, sua história e seus moradores parte fundamental de uma vivência imersiva de pertencimento e memória.
 
Artístico: Frequência Ausente 19Hz
Data: 17/08
Horário: 11h, 13h, 15h
Inscrições: https://form.everestwebdeals.co/?form=c60603252b7daa62d61839f8df103730
Local: Edifício Sampaio Moreira - R. Líbero Badaró, 346, Centro Histórico de São Paulo.
É um espetáculo teatral itinerante pelas ruas do centro, com dramaturgia criada especialmente para a região, permeada por sonoridades musicais e poéticas que guia o público durante o percurso. A peça conduz o público ao encontro de uma mulher misteriosa perdida num dos locais mais antigos de São Paulo, fazendo da cidade, sua história e seus moradores parte fundamental de uma vivência imersiva de pertencimento e memória.
 
Artístico: Renata Perón e a Roda de Samba da Diversidade
Data: 17/08
Horário: 12h e 17h
Local: Largo do Arouche -  Largo do Arouche, S/N - Vila Buarque.
O projeto “Roda de Samba da Diversidade” conta com um elenco de 6 instrumentistas, com liderança da cantora Renata Perón e apresenta um repertório de samba com músicas que ficaram famosas na voz de mulheres, além de algumas composições próprias de integrantes da roda.
 
Artístico: Série Cartocoreográfica - Tríade
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Largo do Arouche - Largo do Arouche, S/N - Vila Buarque.
Por meio de ação performática, as Cartocoreografias discutem e questionam a construção, ocupação e modo-de-vida na cidade. Utilizando fitas adesivas e canetas piloto, imprimem-se rastros do/no espaço vivo: ações cotidianas e corriqueiras como o sentar e esperar, o falar ao telefone, o engraxar, vender, comprar, conversar, ler, etc. ganham um contorno e uma legenda. 
 
Artístico: Karaokêra kerida
Data: 17/08
Horário: 14h30
Local: Largo do Arouche - Largo do Arouche, S/N - Vila Buarque
Resgata a essência da MPB (Música Popular Brega) com o objetivo de aproximar os espectadores e os deixarem à vontade para cantar suas músicas preferidas, integrando todos os públicos, desde crianças até os idosos. Elenco: Cilindra, Kerida, Aura Angel, Dhiana D’água, Leandra Gitana, Dafny Delano, Waralla.
 
Artístico: Micro Ball Room
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: Largo do Arouche -Largo do Arouche, S/N - Vila Buarque.
Microball surge em 2019 após o término de uma das aulas de Voguing/Ballroom ministradas por Legendary Pãe Jessy Black Velvet no Centro de Referência e Defesa da diversidade, onde os alunes despretensiosamente começaram a fazer batalhas de categorias de Voguing e categorias não dançadas como Runway, Face, Sex Siren, Joga a Raba, Samba no pé, Bate cabelo e etc na Praça da República e Roosevelt em São Paulo.
 
Artístico: Expedição Pacífico
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: CC Sto Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro.
Aqui o grupo trata de fazer, da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, uma sutil alegoria de situações da cidade de São Paulo.
 
Artístico: Corpo História
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: CC da Vila Formosa - Av. Renata, 163, Vila Formosa.
É um espetáculo de dança contemporânea da companhia OBS de dança, teatro e performance de Araçatuba. Como plano de fundo a história de expansão territorial paulista a partir das estradas de ferro.
 
Artístico: DiverCidade  
Data: 17/08
Horário: Das 16h às 18h
Local: Largo do Arouche - Largo do Arouche, S/N - Vila Buarque.
Uma intervenção viária dentro da programação da Jornada. Nesse processo de criação coletiva o corpo é tratado como patrimônio simbólico de uma representação de cidade aberta a possibilidades múltiplas de ocupação. o corpo como patrimônio a ser cultivado e estimulado, cuidado, protegido, alimentado, celebrado, conquistado em parceria com quem vive o largo do arouche, lugar de processo e realização da pesquisa.
Elenco: Rafael Rudolf, Pedro Stempnievski, Bianca Santos, Vanessa Carvalho, Vagner Cruz, Preta Kiran. Diretor Artístico: Marcelo Souza Brito.
 
Artístico: Pagode da 27
Data: 17/08
Horário: 17h
Local: CC Sto Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro.
O Pagode da 27 é uma das principais comunidades de samba do Estado de São Paulo. Fundada em 2005, promove, desde então, rodas de samba semanais sediadas no bairro do Grajaú, extremo sul da capital paulista, na antiga Rua 27, que já foi considerada a mais violenta de São Paulo.
 
Artístico: Hileia - Semeadora das águas
Data: 17/08
Horário:  19h
Local: CC Sto Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro.
Hileia, uma mulher prestes a perder a visão, acaba de herdar uma coleção da avó: rios engarrafados que a anciã reuniu durante toda a sua vida. Impactada diante do acervo, cria um altar para os objetos, passando a adorá-los, até ser transportada para uma realidade paralela na qual já não é apenas humana, mas um ser híbrido, meio bicho, meio planta, meio água.
 
Artístico: Comum
Data: 17/08
Horário: 19h
Local: Espaço Canhoba - Rua Canhoba, 299, Perus.
Três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada no período da Ditadura Militar Brasileira. Inspirado na história da vala comum do Cemitério Dom Bosco no bairro de Perus, São Paulo/SP.
 
Artístico: Mãos trêmulas
Data: 17/08
Horário: 19h
Local: CC da Vila Formosa - Av. Renata, 163, Vila Formosa.
Ela, uma costureira que trabalhava com produções teatrais, ele um ajudante de cozinha, os dois se encontram na vida após perderem seus trabalhos por serem considerados velhos demais pela sociedade. Morando juntos, mas sem perspectivas financeiras, vão criar estratégias para evitar mais um processo de despejo.
 
Artístico: Edinho Santos - Olhares Poéticos
Data: 17/08
Horário: 20h
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770, Santana.
Edinho Santos é surdo e atua como pedagogo, ativista, bartender, produtor, ator e Poeta. Como produtor, organizou eventos como Vibração, O bloco Vibramão, Sencity- MAM/SP (Museu Arte Moderna - SP e Setembro Azul, no Itaú Cultural. Como educador, compôs a equipe do Museu Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), do Museu do Futebol e do Museu Afro Brasil. Faz parte da organização Slam de Surdes.
 
Artístico: O Samba da Paulicéia e sua Gente
Data: 17/08
Horário: 21h
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana
Os moradores da Vila Primavera, uma comunidade fictícia do samba paulistano, estão prestes a serem despejados para darem lugar ao “progresso da cidade”. Durante os momentos finais, eles resolvem fazer uma despedida regada a muito samba. Para isso, buscam Madrinha, a líder comunitária e mais antiga moradora da Vila Primavera, e, a partir das memórias dela, fazem um percurso pela história do samba de São Paulo e das transformações urbanas na cidade, reflexo de diversos despejos impostos ao povo.
 
Roteiro: Caminhada Sonora SaPatrônica
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Escadaria do Theatro Municipal - Praça Ramos de Azevedo, s/n - República,
Caminhada pelo centro de São Paulo para um reconhecimento histórico da ocupação lésbica. O grupo realiza um trajeto por locais de memória, onde são compartilhados áudios e materiais de arquivo sobre cada um destes espaços. Nos áudios, além de trazer relatos e entrevistas, são feitas sugestões de ação para o coletivo em interação com a história passada daquele lugar e as características do espaço tal qual é hoje. Link da inscrição, com mais informações: https://forms.gle/1VSeTKTnmYCo1ZYz9
 
Vai De Roteiro - Polo de Ecoturismo de São Paulo 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 17/08 (Sábado)
Horário:  das 8h às 18h
Local: Ponto de Encontro 1 – 8h: Em frente ao Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Metrô Vergueiro) / Ponto de Encontro 2 – 9h: Central de Informação Turística – CIT Parelheiros – Av. Senador Teotônio Vilela, 8000 – Parelheiros
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-polo-de-ecoturismo-de-sao-paulo-2024/2293818
Neste roteiro, você conhecerá essa região, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, que oferece diversas opções de atrações na natureza, como trilhas, esportes de aventura, agroecologia, além de contato com práticas sustentáveis. Com rico patrimônio, o Polo de Ecoturismo de São Paulo abriga, também, igrejas históricas, templos e centros culturais que retratam a trajetória dos imigrantes que habitaram o local.
 
Vai de Roteiro - Freguesia do Ó 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 17/08 (Sábado)
Horário: 11h
Local: Em frente a Paróquia Nossa Senhora do Ó, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. 
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-freguesia-do-o-2024/2293769
Neste roteiro, você conhecerá um dos bairros mais antigos de São Paulo: a Freguesia do Ó! Bairro que ainda mantém uma atmosfera colonial e o charme de uma pequena cidade do interior, com tradições antigas, festas religiosas, feirinha de artesanato e repleta de atrações gastronômicas. 
 
Vai de Roteiro - Santo Amaro 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data:  17/08 (sábado)
Horário:  às 11h
Local: Avenida Padre José Maria Estação de Metrô Largo Treze - próximo a catraca da bilheteria (saída sentido Rua Barão de Rio Branco), Santo Amaro
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-santo-amaro-2024/2293765
Neste roteiro, vamos conhecer o bairro de Santo Amaro, região histórica que já foi município e que atualmente abriga um grande comércio popular, além de muitas opções de cultura, lazer e gastronomia. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo. 
 
Sesc na Jornada: Ainda somos natureza?
Data:  17/8
Horário: Saída às 8h30 do Sesc Interlagos - com ônibus
Local: Sesc Interlagos
Descobrir os encantos do Sítio Seu Domingos em Parelheiros: um refúgio que une preservação ambiental e história humana, que desenvolve uma importante atuação com Turismo de Base Comunitária. Contando com trilhas e uma riqueza cultural e ecológica, que nos faz refletir sobre nossa relação com a natureza. Um espaço que promove práticas sustentáveis e preserva tradições locais, oferecendo experiências enriquecedoras para todas as idades.
Inscrições: Serão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Florestas na cidade
Data: 17/8
Horário: Saída às 9h do Sesc Santana – com ônibus
Local: Sesc Santana
O roteiro pretende destacar a importância da valorização e preservação do nosso patrimônio natural, e o envolvimento das comunidades locais na preservação e construção de uma cidade sustentável. 
Inscrições: Serão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Memórias e patrimônio do Lageado e Guaianases
Data: 17/8
Horário: Saída às 9h do Sesc Itaquera - com ônibus
Local: Sesc Itaquera
O roteiro passará por lugares do bairro observando sua narrativa histórica a partir da estrada dos tropeiros e atual cemitério do Lajeado. Visitaremos a igreja Santa Quitéria, a Olaria Chácara das Flores, a Pedreira de Guaianases e outros.
Inscrições: Serão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.  
 
Sesc na Jornada: História e patrimônio vivos: o Jardim Botânico de São Paulo
Data: 17/8
Horário: Saída às 9h30 do Sesc Vila Mariana - com ônibus
Local: Sesc Vila Mariana
O Jardim Botânico da cidade de São Paulo foi fundado em 1928 e está localizado onde hoje é uma área de conservação da Mata Atlântica. Além de atuar na conservação de espécies nativas, realiza pesquisas científicas e práticas educativas ao público. Conta com uma trilha suspensa acessível, estufas, museu e outros equipamentos. Com Instituto Trilhas. 
Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Rino Levi, traços do arquiteto no Sesc Florêncio de Abreu
Data: 17/8
Horário: Início às 10h no Sesc Florêncio de Abreu – a pé (interno)
Local: Sesc Florêncio de Abreu
O Sesc Florêncio de Abreu abre as portas do Edifício Cofermat para uma visita patrimonial. Projetado por Rino Levi, em 1943, o edifício será o foco das discussões sobre o seu papel na modernização urbana de São Paulo. A atividade conta com a mediação do arquiteto Renato Anelli, autor do livro "Rino Levi, arquitetura e cidade".
Inscrições: As inscrições serão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Mulheres viajantes e expedições científicas: visita ao Museu de Zoologia da USP
Data: 17 e 18/8
Horário: Saída às 10h30 do Sesc Ipiranga – a pé
Local: Sesc Ipiranga
A experiência aborda o papel das mulheres científicas que se propuseram a investigar sobre a flora e a fauna a partir de registros em seus diários de viagem, com a proposta de analisar cientificamente. Visitaremos a exposição Biodiversidade: conhecer para preservar do Museu de Zoologia da USP e os jardins do Museu do Ipiranga. 
Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: TRIADE TOUR Fábrica
Data: 17 e 18/8
Horário: Às 11h, às 14h e 16h no portão de entrada do Sesc Pompeia – a pé (interno) Local: Sesc Pompéia
O grupo de participantes, munido de um aparelho MP3 e fones de ouvido, é conduzido por um roteiro audioguiado para descobrir e ativar a história, as ideias, os grandes e os pequenos detalhes desse projeto da arquiteta Lina Bo Bardi. "O deserto pode florescer", sussurram os tijolos dessa obra em ato. Com Tríade Tour. 
Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Memória e Sustentabilidade no Museu das Culturas Indígenas
Data:17/8
Horário: Saída às 13h30 do Sesc Carmo – com ônibus
Local: Sesc Carmo
Visita mediada pelos Mestres de Saberes do Museu das Culturas Indígenas, espaço
 de diálogo intercultural entre povos indígenas e não indígenas. Por meio da arte e da
 cultura, o museu resgata memória e ancestralidade - ideias, saberes, músicas e
 histórias, demarcando a presença indígena na paisagem cultural da cidade. 
Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Trilha interpretativa pelo rio Pinheiros
Data: 17/8
Horário: Saída às 14h do Sesc Pinheiros - com ônibus
Local: Sesc Pinheiros
A trilha propõe a discussão da história do rio Pinheiros e a observação da fauna e da flora como fios condutores do percurso, estimulando reflexões para uma São Paulo sustentável e com áreas verdes mais acessíveis.
Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: Ruas que narram histórias
Data: 17/8
Horário: Saída às 14h do Sesc Bom Retiro – a pé
Local: Sesc Bom Retiro
Roteiro focado nas ruas do Bom Retiro, com mediação sobre as lutas simbólicas que
 as envolvem. Visita a atrativos do bairro, como o Museu da Energia, as ruas Silva Pinto, Anhaia, Professor Cesare Lombroso, José Paulino, Newton Prado, Guarani, Prates e Três Rios.
Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Sesc na Jornada: O Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos
Data: 17 e 18/08
Horário:  Início às 15h no Sesc 24 de Maio (Central de Atendimento) – a pé (interno)
Local: Sesc 24 de Maio
A visita patrimonial ao edifício que abriga o Sesc 24 de Maio discute a importância desse equipamento cultural, esportivo e de lazer na cidade de São Paulo e a proposta dos arquitetos para equacionar seus usos e sua importante localização no Centro.
Inscrições: As inscrições serão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.
 
Museu da Cidade: Casa da Imagem - A presença negra na arquitetura colonial brasileira, a partir do patrimônio dos retornados da cidade de Lagos
Wellington Conegundes
Data: 17/08
Horário: às 11h
Local: Casa da Imagem - Rua Roberto Simonsen, 136b 
Qual seria a contribuição da população negra para o conjunto patrimonial e histórico brasileiro? As indagações propostas neste seminário são de explorar as possibilidades de investigações a partir da experiência dos retornados da cidade de Lagos na Nigéria. Estes foram ex-escravizados que retornaram a determinados territórios da Costa Ocidental Africana, levando consigo os saberes arquitetônicos que empreenderam no conjunto arquitetônico nordestino. Quais as possibilidades para trazer esse olhar sobre o conjunto do Museu da Cidade de São Paulo, e disso, tirar outras contribuições não brancas?
 
Museu da Cidade: Casa da Imagem - Por que negro? As coxas, os tigres, as lavadeiras e mitos sobre o papel do negro nas casas históricas do MCSP (17/08 às 14h00) Wellington Conegundes
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Casa da Imagem - Rua Roberto Simonsen, 136b 
A atividade parte das experiências dos educadores negros com o museu, atendendo o público e tendo relatos sobre o imaginário sobre o negro nos territórios visitados, ora evocando a possibilidade da existência de senzalas, ou dos trabalhos degradantes simbolizado pelas telhas secas nas coxas; dos trabalhadores que carregavam os dejetos até os rios – nomeados de Tigres; e das lavadeiras com as mãos comidas pelos ácidos dos sabões. A ideia da dinâmica é trabalhar uma explanação sobre essa exploração do negro, e como ela generalizou uma visão de miséria e sofrimento, em que os negros e negras são estereotipados – o que seria mito e verdade? Dentro dessa perspectiva o público seria convidado a olhar os espaços e questionar essas questões, passando por uma dinâmica de desenho, onde será dado a possibilidade de o visitante evocar essas imagens de exploração para questioná-la.
 
Museu da Cidade: Casa Modernista - Descobrindo Patrimônios (17/08) 
Alaide Cadima e Layla Bucaretchi 
Data: 17/08
Horário: às 11h00 e 14h00
Local: R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
A oficina "Descobrindo Patrimônios: Oficina de Carimbos para Crianças" é uma atividade interativa e criativa desenvolvida especialmente pelo educativo do Museu da Cidade de São Paulo. O destaque da oficina será a utilização de carimbos, em que as crianças terão a oportunidade de usar sua imaginação e criatividade para relacionar diferentes combinações dos patrimônios de São Paulo apresentados. Destinada a crianças de diversas faixas etárias, a oficina tem como objetivo introduzir os participantes ao mundo da arte e do patrimônio cultural de uma forma divertida e educativa. 
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais
O educativo do Museu da Cidade de São Paulo realizará visitas patrimoniais em suas unidades como parte da Jornada do Patrimônio 2024. Guiadas por educadores, essas visitas proporcionam uma imersão na história e cultura paulistana, explorando as memórias e narrativas presentes nas Casas do Museu, que são marcos arquitetônicos importantes. As visitas prometem uma experiência enriquecedora, revelando curiosidades e detalhes sobre a história da cidade.
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Casa do Butantã
Data: 17/08
Horário:às 11h e 14h
Local: Praça Monteiro Lobato, s/n - Butantã
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Casa do Caxingui
Data: 17/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: Praça Ênio Barbato, s/n - Caxingui
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Casa do Tatuapé
Data: 17/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: R. Guabijú, 49 - Tatuapé
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Capela do Morumbi
Data: 17/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: Av. Morumbi, 5387 - Morumbi
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Sítio da Ressaca
Data: 17/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 - Jabaquara
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Introdução a Casa do Grito 
Data: 17/08 
Horário:às 11h e 14h - 30 minutos
Local: Praça do Monumento, s/n - Vila Monumento
 
SVMA / UMAPAZ : O Viveiro Manequinho Lopes em obras do Ateliê de Arte UMAPAZ. Patrimônio em Poéticas visuais
Data: 17 e 18/08
Horário: das 08h às 17h
Capacidade:  30 pessoas
Local: Av. IV Centenário, 1268, portão 7A.
Por meio de atividades lúdicas, ao ar livre, iremos refletir sobre a nossa relação com a natureza enquanto caminhamos pelo Viveiro, um lugar repleto de árvores e histórias.
 
SVMA / UMAPAZ : Caminhada Da Ana Rosa Ao Parque Ibirapuera: O Rio Caaguaçu e Arredores
Data: 17/08
Horário: Das 09h às 12h
Capacidade: 30 pessoas
Local: Saída do para metrô Ana Rosa a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.
Experimentar ao longo deste percurso seus incômodos e encantamentos com os elementos contemplados no território, de forma a apreender o real e a se redefinir eventuais ações e propostas que visem sua melhoria. Em caso de chuva, a atividade não fica automaticamente cancelada: o contato com imprevisibilidade de condições de vida na cidade é parte da experiência proposta na oficina.
 
SVMA / UMAPAZ : Oficina da água, plantio e trilha
Data: 17/08
Horário: 09 às 10h
Capacidade: 20 vagas
Local: R. Pedro Piccinini, 88 – Butantã.
Oficinas de plantio tipo promovem o desenvolvimento de habilidades motoras finas, ensinam sobre responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, e proporciona uma experiência hands-on que pode inspirar uma conexão duradoura com a jardinagem. As crianças saem da oficina não apenas com suas plantas em vasos, mas também com um sentimento de realização e um novo entendimento sobre o ciclo de vida das plantas.
 
SVMA / UMAPAZ : Patrimônio material e imaterial: nosso entendimento do que é sustentabilidade
Data: 17/08
Horário: das 09h30 às 12h
Capacidade:  20 pessoas
Local: Catraca da Estação CPTM Vila Clarice, às 8h30 para caminhada de uns 25 minutos até a aldeia ou para quem preferir, diretamente na Estrada Turística do Jaraguá, 3402/3530.
Inscrições: Inscrições encerradas
Visita à aldeia Yvy-Porã e bate-papo sobre Patrimônio material e imaterial: nosso entendimento do que é sustentabilidade", pelos olhares dos moradores da Aldeia, localizada no "pé" do Pico do Jaraguá. Levar agasalhos infantis, comida não perecível e outros objetos em bom estado que considere importantes para auxílio, como roupas diversas, brinquedos, entre outros.
 
SVMA / ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM : Sarau ao Gosto - Comemoração dos Aniversários de 70 anos do Parque Ibirapuera (fundado em 21 de agosto de 1954), e de 49 anos da Escola Municipal de Jardinagem (fundada em 19 de agosto de 1975).
Data: 17/08
Horário: 10:00 às 13:00
Capacidade: 60
Local: Escola Municipal de Jardinagem
O Sarau Ao Gosto tem como objetivo compartilhar experiências culturais e promover o convívio social, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ, espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...). Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."
E Café de Boas Vindas Comunitário é um momento muito especial, onde todos podem contribuir e confraternizar, compartilhando saberes & sabores!
Conversa com Cassia Mariano - Preservação e Paisagismo em São Paulo: Otávio Augusto Teixeira Mendes.
Conversa com Sérgio de Simone & Regina de Sá - Um Passeio pela História: As Estufas do Viveiro Manequinho Lopes.
Conversa com Helena Quintana Minchin - Os Pavilhões do Quarto.
Apresentação de resumo da história da Escola Municipal de Jardinagem. (Coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin da EMJ)”
 
SVMA / Divisão de Patrimônio Ambiental : Projeto Patrilhar
Data: 17/08
Horário: 10h
Capacidade:Aguardando complementação
Local: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves; os facilitadores estarão esperando na calçada ao final da escada de saída.
Inscrição: Aguardando complementação
Trilha pedagógica no Parque Municipal Morro Grande, localizado no Distrito de Freguesia do Ó. Esta trilha cruza imóvel municipal afetado pelo perímetro de implantação do parque e já está sob administração da SVMA.
 
SVMA / UMAPAZ : Exposição Banco Sonoro
Data: 17/08
Horário: Das 11h às 12h
Sala 01
Capacidade: 20 pessoas
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros - Estrada da Colônia, 2.500
Exposição sobre o Banco sonoro e sua singularidade. Além disso, será colocado no projetor algumas histórias infantis.
 
SVMA / UMAPAZ : Exposição Feira de Troca de Sementes
Data: 17/08
Horário: Das 14h às 16h
Galpão do TEIA PARELHEIROS - Expositivo da feira
Capacidade: 40 pessoas
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros - Estrada da Colônia, 2.500.
As sementes serão expostas na feira ecoturística do TEIA – PARELHEIROS. Na ocasião, as pessoas poderão trocar sementes e doar.
 
SVMA / UMAPAZ : Aventura Ambiental: Visita Guiada na UMAPAZ e Viveiro Manequinho Lopes
Data: 17/08
Horário:  9h30 às 10h30
Capacidade: 40 pessoas
Local: Av. IV Centenário, 1268, portão 7A
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQo91Chu_hTpKIiSSsYljLDfDEZySNriPi2engxzN42DLD2w/viewform
Em uma experiência envolvente ao ar livre, convidamos a todos os munícipes a explorar nossa conexão com a natureza enquanto caminhamos pelo Viveiro Manequinho Lopes. 
 
SVMA / UMAPAZ : Trilha e visita guiada vitrines
Data: 17/08
Horário: Das 15h às 16h
Vitrines expostas no parque
Capacidade: 40 pessoas
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros - Estrada da Colônia, 2.500.
A trilha guiada é feita dentro do Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, onde estão espalhadas as vitrines com tecnologias sustentáveis como: meliponário, bomba carneiros, biodigestor, filtro de raízes, horta pedagógica, entre outros.
 
Programa Música no Parque - Parque Ibirapuera
Urbia
Data: 17/08
Horário: 11h30 às 12h30
Local: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana.
Ponto de encontro: Palco Arena Marquise, ao lado da praça de alimentação do Cultura Brasileiras
Apresentação de show de música popular brasileira na Arena da Marquise como parte das comemorações pelos 70 anos do Parque Ibirapuera. Estudantes e professores da Escola de Música do Parque preparam repertórios sensacionais e se apresentam no palco, trazendo sempre o melhor da música brasileira para uma plateia sempre muito animada e interessada. 
 
Cursos: Programação Educação Ambiental: Circuito Biodiversidade no Coração de São Paulo (Parque Ibirapuera) 
Urbia
Data: 17/08
Local: Parque do Ibirapuera - Início no centro de visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera. (Zona Sul)
Horário: 10h
Caminhe conosco pelas ruas, alamedas, bosques e áreas jardinadas do parque e se encante com a biodiversidade da fauna e flora, histórias e curiosidades do Ibirapuera que celebra 70 anos em agosto de 2024.
 
Visita temática - Pacaembu – história, cultura e território
Museu do Futebol
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Bilheteria Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
Visita mediada no Museu do Futebol a fim de conhecer um pouco mais sobre a história do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu). Ao longo do percurso, participantes serão convidados a descobrir particularidades que remetem à construção do bairro, arquitetura do estádio, aos inúmeros campeonatos de futebol e de tantos esportes ali sediados, assim como os diferentes usos do complexo e sua relação com a cidade de São Paulo. Vínculos e memórias pessoais também serão contempladas na ação.
 
Vai de Roteiro - Baixo Augusta 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 17/08 (Sábado) 
Horário:  10h e 14h
Local: Metrô Higienópolis-Mackenzie - linha amarela, saída da Rua Consolação - Lado par - Rua da Consolação, 1132 Higienópolis
A região conhecida como Baixo Augusta engloba parte da Rua Augusta e arredores, tornando-se conhecida principalmente por sua efervescência cultural e vida noturna. Entre os destaques do passeio estão a Rua Avanhandava, que lembra uma vila italiana e o Museu Judaico, um espaço cultural recente que cultura expressões, histórias, memórias e tradições da cultura judaica. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo.
 
Vai de Roteiro - Bom Retiro 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data:  17/08 (Sábado)
Horário:  10h e 14h
Local: Metrô Tiradentes - linha azul, próximo a bilheteria - Avenida Tiradentes, 551 Bom Retiro.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-bom-retiro-2024/2293848
Nesse tour, você conhecerá um dos bairros mais multiculturais da capital: o Bom Retiro! Antigo bairro industrial que se tornou lar de muitos imigrantes ao decorrer de sua história. Atualmente, é possível encontrar diversas ruas comerciais com lojas, mercados, docerias, centros culturais, museus, restaurantes coreanos, gregos e culinárias de todos os cantos do mundo!
 
Vai De Roteiro - Museu da Imigração 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 17/08 (Sábado)
Horário: 10h e 14h
Local: Bilheteria do Metrô Bresser-Mooca - linha vermelha (10h00/14h00), ou em frente ao Museu da Imigração (10h30/14h30) - Praça Mario Vicente Pedro Piccoli, 573a Mooca.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-museu-da-imigracao-2024/2293841
Neste roteiro você conhecerá um pouco mais sobre a história e as influências da imigração na cidade de São Paulo. Localizado no tradicional bairro da Mooca, na zona Leste da cidade, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é o principal responsável pela preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil em meados do século XIX e XX, e que com seu trabalho ajudaram a construir e a transformar nosso país e nossa cidade. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo bilíngue.
 
Vai de Roteiro - Edifício Matarazzo 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 17/08 (Sábado) 
Horário: 14h30 e 16h30 - 20 pessoas por horário
Local: Edifício Matarazzo - Sede da Prefeitura - Viaduto do Chá, nº15. - recepção do Edifício Matarazzo.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-edificio-matarazzo-2024/2518704
A Prefeitura de São Paulo está de portas abertas para visitação. Conhecer o Matarazzo, sede do governo municipal, é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo, valorizando mais um patrimônio histórico do Centro que pode ser acessado pelos moradores e visitantes da cidade. Os roteiros passam pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura do prédio - onde há mirantes para diversos pontos incríveis da cidade. O passeio será feito a pé, com percurso interno, e terá acompanhamento de guia de turismo.
 
Theatro Municipal - Visita temática
Mãos na massa: quem faz o Theatro Municipal?
Data: 17/8
Horário: às 14h30
Local: diversos espaços do Theatro Municipal
Na visita "Mãos na massa: quem faz o Theatro Municipal?", crianças e suas famílias serão convidadas a experimentar o trabalho de algumas dessas pessoas: os artistas! E é lógico, com muita diversão, colocando o corpo em ação dentro de espaços inusitados.
Reserva de ingressos pelo site, a partir das 12h do dia anterior.
Recomendada para crianças de 6 a 12 anos.
 
Roteiros: O Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e a Praça das Artes enquanto área envoltória: harmonia ou conflito?
Teatro Municipal
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Theatro Municipal - R. São João, 281 ou R. Conselheiro Crispiniano, 378, Centro Histórico.
Responsável:Eduardo Spinazzola (eduardo.spinazzola@theatromunicipal.org.br) 
Visita ao edifício histórico do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, tombado pelo Condephaat (2014) e Conpresp (1992) e a Praça das Artes. Os participantes serão convidados a refletirem sobre o projeto arquitetônico Quadra 27, vencedor do prêmio APCA 2012 na categoria obra de arquitetura. 
 
Cursos: Encontro Cultural - CAIXA Cultural Patrimônio Vivo
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Praça da Sé, 111, Centro de São Paulo.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
A equipe do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira propõe, para o Encontro Cultural, a atividade “Caixa Cultural: Patrimônio Vivo”. Esta atividade possibilita aos estudantes de turismo uma ampliação de repertório, instrumentalizando e facilitando a compreensão e execução do planejamento de visitas guiadas ao centro histórico paulistano.
 
Curso: Museus e patrimônio: promovendo o bem estar              
Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira 
Data:17/08
Horário: 14h     
Casa de Cultura Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo - SP
Entre os diversos benefícios individuais e coletivos que oferecem, os museus são potentes promotores do bem-estar. Nesta atividade, você será convidado a conhecer alguns destes benefícios e a compreender o papel dos museus e do patrimônio na busca por qualidade de vida e saúde mental.
 
Curso: Caretas e Brincadeiras
Eduarda Alves Santos
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio. (Zona Sul)
Inscrição: sem inscrição prévia
Tendo o brincar como prática social a proposta é um momento inteiro voltado para o compartilhamento e experimentação de diversas atividades educativas e culturais: brincadeiras populares, jogos, cantigas e mediação de leitura.
 
Curso: Nagô SP
Paola Sousa de Campos
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. (Zona Leste)
Resgate histórico do penteado afro e trança na nagô no território de São Paulo junta com um curso detalhado de trança Nagô para os participantes. Nagô SP não só celebrará a rica herança das tranças nagô, mas também contribuirá para a compreensão e apreciação da diversidade cultural que define São Paulo. Ao conectar as tradições africanas com a história e o cotidiano da cidade, o projeto fortalecerá os laços comunitários e promoverá o respeito mútuo.
 
Curso: Graffiti Kids
Fernanda Campos Claro
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. (Zona Norte)
Abordagem e prática de arte urbana, com bate papo sobre a história e trajetória do movimento hip hop na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo, falando sobre todas as vertentes deste movimento: como a música, dj, breaking e o graffit.
 
Curso: Monumentos e memórias que inflamam
Thaís Chang Waldman
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Av. Braz Leme 1.000, Canteiro Central, Jardim São Bento. (Zona Norte)
Inscrição: e-mail: tatawald@gmail.com
A vida dos monumentos é marcada por um dilema: eles seguem sendo construídos e integrados à paisagem urbana ao mesmo tempo em que se observa uma crescente desconfiança em relação a sua presença no espaço público. Tradicionalmente elaborados com a finalidade de demarcar espaços ou celebrar a memória de eventos e personagens históricos, nos últimos anos eles têm sido alvo de uma renovada atenção, sendo questionados, derrubados e reinterpretados criticamente. No contexto brasileiro, como não lembrar da enorme estátua do Borba Gato em chamas? Monumentos e memórias que inflamam, (re)acendendo debates — e são justamente as faíscas deste fogo em São Paulo que interessam à presente conversa.
 
Curso: Yguátemi que você fala
Daniela Pereira de Lima
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 13h
Local: Rua Francisco Zelada, 25b, Jd das Laranjeiras. 
Inscrição: (11) 94569-4154
Yguátemi que você fala em seu título é uma referência a obra de Daniel Munduruku,"O tupi que você fala", a vivência se utilizará de trechos de outro livro do autor "Crônicas de São Paulo" e "20 ideias para adiar o fim do mundo" Ailton Krenak, como estímulo para iniciar a reflexão sobre a palavra, significado, geografia , memórias e mais importante Utopias. A partir dos estímulos, serão produzidos mapas afetivos, e cartas para o futuro (utopias e sonhos) para nosso amado Distrito do Iguatemi. O local escolhido para a atividade propõe um mirante de onde é possivel enxergar quase todo o distrito, no qual vai valorizar a proposta e experiência. Os textos serão transformados em áudio pelas próprias participantes, proporcionando a experiência através da tecnologia de construir a narrativa visual através dos mapas e auditiva, onde vamos disponibilizar em nosso canal @arteiros producoes no youtube.
 
Cursos: Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser
Paulo von Poser
Data: 17/08
Horário: 09h às 13h
Local: Museu do Ipiranga (piso jardim - acolhimento) - R. dos Patriotas, 20, Ipiranga.
Forma de inscrição: https://uspdigital.usp.br/apolo.
O objetivo do curso é a realização de desenhos individuais de observação, realizados a partir do Museu do Ipiranga em direção ao seu entorno — bosque, jardim e Parque da Independência —, à cidade ou elementos do próprio prédio. 
 
Cursos: Edifícios vazios e seu papel social
Débora Machado
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 12h
Local: Auditório Sampaio Moreira - Rua Libero Badaró, 346.
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11)985873735
Um encontro com reflexão e ensino do que é o papel dos edifícios vazios e abandonados da cidade. Entender porque os edifícios, especialmente os públicos, se tornam vazios e como podem ser ressignificados a partir de propostas da comunidade atendendo usos e demandas do território.
 
Cursos: Cuidar do corpo e dos resíduos de forma sustentável
Instituto Árvores Vivas
 Data: 17/08
Horário: 10h às 12h
Local: Biblioteca Anne Frank - R. Cojuba, 45, Itaim Bibi.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
Atividade orientada para conhecer as propriedades do solo, como o solo é formado, qual a importância do solo para o planeta e para a vida. Como é um solo fértil adequado para cultivo? Conhecer a biodiversidade do solo, os sons do solo e como a sociedade se relaciona com a qualidade ambiental, saudável e sustentável do solo principalmente a partir da perspectiva da vida urbana.
 
Curso: Bairro-imaginado: exercícios para sonhar o Bom Retiro
Angelo Augusto Manjabosco
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Arquivo Histórico Municipal - Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro. (Centro)
O curso propõe uma ação prática&utópica. Com base em documentos e mapas antigos da região central, bem como análises históricas, os participantes realizarão o exercício de imaginar um outro Bom Retiro, para além das intervenções no campo das políticas públicas: um bairro na interseção do passado-presente, repleto de desejos para o futuro. Para tanto os participantes serão convidados a produzir, coletivamente, por meio da escrita, colagem e/ou ilustração, uma pequena publicação.
 
Curso: Aula Show Minha Terra Alheia - ministrada por Mirianês Zabot
Mirianês Zabot
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (Sala de Artes Paulistanas - 4° andar) - Rua Benjamin Constant, 158, Centro. (Centro)
Inscrição:  Sem inscrição prévia
A “Aula Show Minha Terra Alheia - ministrada por Mirianês Zabot”, é um curso que faz um breve recorte à cerca de diversos fluxos migratórios ocorridos em nossa história, analisando seus impactos e desdobramentos sobre quem somos como indivíduos e como povo, - com ênfase nas migrações que tiveram e têm como destino São Paulo, cidade que tem grande tradição em acolher migrantes. A aula show / curso fala ainda de esperanças, alegrias e desenganos, e busca de alguma forma, aliviar as dores e saudades dos migrantes através do cancioneiro brasileiro, bem como preservar a memória afetiva, - de histórias populares, cheiros, cores e sabores da infância -, e as tradições da nossa gente e daqueles que vieram antes de nós. Nesse contexto, a música tem desempenhado um papel educativo e inclusivo. A cantora, colunista, professora e também migrante, Mirianês Zabot, canta e conta histórias desses migrantes, retratadas nas letras da Música Popular Brasileira. Confira no link o vídeo completo do curso: https://youtu.be/72dq8A98aM4
 
Curso: Instrumentos de guardar memórias
 Aline Macedo
 Data: 17/08
 Horário: 10h
 Local: Biblioteca Nuto Sant’Anna - Praça Tenório de Aguiar, 32 – Santana. (Zona Norte)
 Inscrição: https://forms.gle/8ybUg5W1a1bAdxqi6
Muitas vezes com a correria do dia a dia esquecemos de olhar para o nosso próprio espaço. Essa oficina promove uma reflexão sobre a região da zona norte de São Paulo, carregada de memórias e transformações, instigando a olhar ao redor e registrar a experiência, coletando materiais como fotografias, textos e até mesmo plantas e folhagens. Ocupando os espaços públicos e, por meio de técnicas de corte, costura e colagem, aprender a fazer instrumentos de guardar memórias, como cadernos com capa de papelão e materiais reutilizáveis, que possam servir de diários, pequenos livros de recordações, de arte.
 
 
Curso: A Comunidade Árabe em São Paulo: Celebrando Tradições e Contribuições
Tatiane Santos Jesus de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural da Diversidade R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi (Zona Oeste)
A presença árabe em São Paulo remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando começaram a se estabelecer na região central de São Paulo, abrindo lojas e restaurantes, marcando uma importante contribuição social, econômica e cultural da cidade. O projeto "A Comunidade Árabe em São Paulo" pretende explorar e compartilhar essa rica história por meio de roda de conversa, exposição de acessórios e trajes de Danças Folclóricas, Dança do Ventre e vivência com Dança do Ventre.
 
Curso: Ciganos Calons na Cidade de São Paulo
Heloisa Nunes Proença Morari
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó (Zona Norte)
Inscrição: sem inscrição prévia
Palestra: Os Ciganos Calons na Cidade de São Paulo. A etnia cigana está presente no Brasil desde o início da colonização, atualmente categorizados como Povos Tradicionais, estima-se que a etnia Calon seja a mais populosa na Cidade de São Paulo. Esta palestra propõe uma visão ampla desta etnia, sua história, costumes, tradições e a sua interação sociocultural com a cidade. Finalizando a palestra o público presente será convidado a participar de uma aula de dança cigana.
 
Curso: Construindo Memórias na Cidade de São Paulo
Julia Cerqueira Gumieri
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Capitão Cavalcanti, 145, Vila Mariana. (Zona Sul)
A proposta deste curso é orientar os interessados nos processos e etapas de elaboração de um roteiros de entrevistas que tenham como tema central ou transversal a cidade de São Paulo.
 
Curso: A teatralidade das feiras livres de sp
Mychelle Freiesleben Bellomi
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: CEU Parque Bristol - R. Professor Artur Primavesi, s/n°, Parque Bristol. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso visa desenvolver o olhar atento dos participantes às propostas cênicas disponíveis em nossas histórias pessoais e nas tradicionais Feiras Livres de SP, através de jogos teatrais, relacionados às lembranças; imagens; sons e demais disparadores criativos.
 
Curso: Memórias e invenções no Parque da Aclimação
Mozilene Neri Barbosa
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Muniz de Sousa, 1.119, Aclimação, Parque da Aclimação. (Centro)
Inscrição: e-mail:  literáriasr@gmail.com
O curso "Memórias e invenções no Parque da Aclimação" propõe um diálogo entre a história do Parque da Aclimação e as estórias das pessoas que o visitam. Além da conversa, serão propostas atividades de escrita dessas memórias. Finalizaremos com a leitura coletiva e compartilhada dos escritos.
 
Curso: A POESIA HIP HOP E SEU CONTEXTO COM A CIDADE
Adelina Maria Martins
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Vicente Paulo Guimarães, Rua Jaguar, 225 Vila Curuça. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Curso “A POESIA HIP HOP E SEU CONTEXTO COM A CIDADE” tem como objetivo principal a discussão em uma roda conversa por 2 horas sobre textos literários escritos por autores da literatura poética hip hop NO DIA 17/08/2024 DAS 10H ÀS 12H- NA BIBOITECA VICENTE PAULO GUIMARAES. RUA JAGUAR, 225, Biblioteca Vicente Paulo Guimarães Rua Jaguar, 225 Vila Curuçá - 08030-460- Telefone: 11 2035-5322 bcsp.vpguimaraes@prefeitura.sp.gov.br relacionando seu contexto com a poesia que fala da cidade. A partir dos quais vamos refletir sobre a relação entre literatura e construção de identidade nacional e a fala das musicas do Raper e seu contexto historico e sua relação com periferia de São Paulo.Analise de Textos poéticos de diversos gêneros como poesia, e rap serão lidos e analisados, reescrito de autores como, Mano Brown, entre outros. Racionais MCS. É o Poder- Karol Conká- Grajauex -Criolo- AmarElo (Sample: Sujeito de Sorte - Belchior) (part. Pabllo Vittar e Majur)-Emicida
 
Curso: Arquitetura em pequeno formato
André Brito Dias Neri
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. (Zona Leste)
Inscrição: Whatsapp (11) 98276-1018
Apresentação de um contexto de projetos, entre as diferenças de residências de alto padrão com projetos de residências em zonas que abriga a população de baixa renda, entre o formato, a urbanização, ergonomia, escalas, quantidade de moradores, e media de renda familiar.
 
Curso: Paisagem, periferia e patrimônio
Bruno Elias Gomes de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: R. Maria Balades Correa, 8, Jardim Miriam. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O que é patrimônio? Onde e quando uma coisa pode se tornar patrimônio? Nesta oficina, vamos explorar essas perguntas debatendo as ideias de patrimônio material e imaterial e o que significa definir quais referências culturais devem ou podem ser preservadas para futuras gerações. Promoveremos um debate intergeracional sobre o direito à memória, refletindo também sobre uma ética na forma de narrar esta história. Utilizando os modos de fazer e agir na paisagem e o uso de plantas como eixo central, discutiremos se essas práticas podem ser consideradas patrimônio cultural, analisando seu valor simbólico e sua importância nas comunidades, especialmente nas periferias. Este exercício visa não apenas reconhecer e valorizar essas tradições locais, mas também engajar diferentes gerações em uma reflexão coletiva sobre a preservação e transmissão das nossas histórias culturais.
 
Curso: O Livro da Minha Vida - Oficina de Encadernação Manual
Luana Melinka Cárcamo Aranda
Data: 17/08
Horário:  10h
Local: Associação Santa Cecilia - R. Humberto Miranda, 03, Jardim Cristalia. (Zona Sul)
A oficina de encadernação te ensina a fazer seu próprio caderno/livro do 0 utilizando materiais recicláveis. A ideia é incentivar os participantes a registrarem sua própria história e memórias com auxílio da arte. O participante pode levar fotografias, recortes de jornal, ou elementos que remetam ao seu lugar de origem, para assim construir um Livro da Vida, diário ou registro documental exclusivo.
 
Curso: Territórios Literários e Sustentáveis de São Miguel Paulista, a pessoa idosa e sua relação poética com a Cidade de São Paulo.
Jeane Aparecida da Silva
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Pública Raimundo de Menezes - Av. Nordestina, 780, Vila Americana. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Este curso oferecerá uma jornada enriquecedora através da literatura e sustentabilidade, focada na apresentação de vivências poéticas da população idosa de São Miguel Paulista e sua relação literária com a cidade de São Paulo e com a Biblioteca. Exploraremos como a poesia e outras formas literárias podem promover o bem-estar, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Abordaremos diversos aspectos essenciais para a construção de uma comunidade mais saudável e equitativa, sendo: Envelhecimento e Literatura em São Miguel Paulista: Introdução à temática do envelhecimento; Importância da literatura como ferramenta de expressão para idosos; Histórico e relevância da Biblioteca Raimundo de Menezes, enquanto território literário no bairro de São Miguel Paulista. Serviços e Práticas ofertados para a População Idosa: Parques e Praças de São Miguel Paulista como Espaços de convivência e desenvolvimentos de ações literárias e Saraus. Principais parques e praças frequentados por pessoas idosas na região; Atividades físicas, culturais e de lazer nesses espaços. Reflexão sobre a preservação da história e cultura local: Impacto e Repercussões sociais; Discussão sobre o impacto das práticas literárias e de convivência. Benefícios físicos, mentais e sociais. Sustentabilidade e Literatura em São Miguel Paulista; Conceito de sustentabilidade ambiental, social e cultural. Iniciativas de sustentabilidade na região. Relação entre literatura e sustentabilidade: Poesia Sustentável para o Envelhecimento e Desenvolvimento Social; Poder da poesia para a expressão e reflexão dos idosos; Poesia como promotora de bem-estar emocional e resiliência; Integração da poesia com questões de sustentabilidade.
 
Curso: Capoeira Verde: Harmonizando Patrimônio e Sustentabilidade
Juliana Lima Da Silva Pereira
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Parque Benemérito José Brás -  Rua Piratininga, 365 – Brás. (Zona Leste)
Ponto de Encontro:  O ponto de encontro é próximo a academia do parque Benemérito José Brás.
Inscrição: Whatsapp (11) 97224-7470
“Capoeira Verde: Harmonizando Patrimônio e Sustentabilidade” Explorando a conexão entre a capoeira, o patrimônio cultural e a consciência ambiental. Venha participar dessa jornada única! Atividades: Introdução à Capoeira e Sustentabilidade (15 minutos): Iniciaremos com uma breve apresentação sobre a história e os fundamentos da capoeira. Discutiremos como a capoeira pode ser uma ferramenta para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental. Roda de Capoeira Ecológica (45 minutos): Realizaremos uma roda de capoeira em um espaço ao ar livre, como um parque ou praça. Durante a roda, refletiremos sobre a conexão entre a natureza, o patrimônio cultural e a capoeira. Oficina de Instrumentos Sustentáveis (10 minutos): Aprenderemos a utilizar instrumentos de capoeira usando materiais reciclados ou reutilizados. Exemplos: berimbaus feitos de bambu, cabaças reaproveitadas como atabaques, etc. Oficina de Alimentação Consciente (10 minutos): Relacionaremos a capoeira com escolhas alimentares conscientes. Discutiremos a importância de uma dieta equilibrada para os praticantes de capoeira. Discussão e Encerramento (10 minutos): Conduziremos uma breve discussão sobre as experiências dos participantes. Reforçaremos a importância da sustentabilidade na capoeira e como ela contribui para o patrimônio cultural.
 
Curso: Curso de Filtros dos Sonhos
Gilvanira Alves Teles
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Parque Nascente do Ribeirão Colônia - Estr. da Colonia Mário Reimberg Christe, 2500 – Parelheiros. (Zona Sul)
Inscrição: sem inscrição prévia
Eu me chamo Gilvanira Alves Teles, tenho 64 anos. Amo aprender coisas novas, já fiz vários cursos diversos de artesanato. Sou artesã de carteirinha (rs), pela mão e mentes paulistanas. Aprendi a fazer crochê com 20 anos.Estou fazendo Filtros dos Sonhos. Será uma roda de conversa para explicar sobre o filtro dos sonhos e como confeccionar com os produtos da natureza.
 
Curso: São Paulo em curta metragem
Joyce Felipe Cury
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Inscrição: Whatsapp (11) 95875-9615
São Paulo em curta metragem é uma atividade de apreciação cinematográfica de obras que têm espaços da cidade de São Paulo como personagens da narrativa. O curso visa debater, a partir de aspectos da linguagem cinematográfica, quatro obras audiovisuais: "Documentário", de Rogério Sganzerla; "Onde São Paulo acaba", de Andréa Seligman; "Perifericu", de Vita Pereira, Nay Mendl, Sthefany Fernanda e Rosa Caldeira; e o videoclipe "Não existe amor em SP", do cantor Criolo.
 
Curso: Patrimônio em movimento: esculturas itinerantes na cidade de São Paulo
Amanda Batista Bento
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Biblioteca Pública Hans Christian Andersen - Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Partindo da premissa de que os espaços públicos são repositórios de memória e as esculturas presentes nos espaços públicos salvaguardam memórias, o curso propõe refletir sobre as esculturas presentes na cidade de São Paulo, com foco nas obras locomovidas pela cidade e destaque para a obra “Pátria e Família”, localizada na praça da Biblioteca que abrigará a ação. Objetiva instigar o debate de como as esculturas retratam memórias e moldam a paisagem urbana, refletindo sobre a história da cidade.
 
Cursos: Preservação de Imagens: Álbuns de Família e a construção da memória.
Marcela Otero Sonim
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Santo Amaro Av. João Dias, 822 - Santo Amaro. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Quem não tem fotos em papel em algumas caixas no armário, juntas em álbuns ou soltas. Elas contêm e contam as histórias de nossas vidas. O curso Preservação de Imagens: Álbuns de Família e a construção da memória, realizada na Jornada do Patrimônio, será para público em geral, partindo da reflexão de como a preservação pode se iniciar, a partir do âmbito doméstico, na organização e guarda das nossas próprias fotos e vídeos. Será abordado um panorama geral sobre os procedimentos de conservação de imagens e o público será convidado a trazer seus álbuns de família e fotos físicas para que seja indicado na prática as ações necessárias para salvaguardar e acessar esses materiais. O objetivo central do curso é aproximar o público em geral das discussões de preservação de imagens, para entender a importância dessa ação para suas próprias histórias como guarda da memória de suas vidas, e como para a construção da memória e identidade da sociedade.
 
Curso: Olhar sobre a colina: Rosário e sua comunidade
Natália de Jesus Santiago
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Av. Penha de França, 4 - Penha de França - Largo do Rosário/ Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha. (Zona Leste)
A proposta deste encontro é incentivar a observação e o registro do patrimônio cultural do bairro da Penha de França, território rico em manifestações culturais importantes para a cidade de São Paulo, através de desenhos livres e de observação, individuais e/ou coletivos. Sendo assim, esta atividade, tem como objetivo, abrir uma discussão não apenas sobre memória, mas também sobre registros e intencionalidade.
 
Curso: Ídiche: aventuras de uma língua judaico-diaspórica em São Paulo
Ernesto Mifano Honigsberg
Data: 17/08
Horário: 10h30
Local: Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro. (Centro)
Inscrição: https://forms.gle/P2yoKgdxGRrQc36P8
O ídiche pode soar como um idioma inusitado para muitos. Descendente de um alemão arcaico, misturado com o hebraico - de onde tirou seus caracteres - e pitadas de outros idiomas da região onde se consolidou: a Yiddishland - um território de fronteiras móveis e fluidas, sem bandeira e sem exército. Por motivos diversos, muitos imigrantes falantes dessa língua se estabeleceram no Brasil ao longo do século XX. Mais particularmente em São Paulo. Mais particularmente no Bom Retiro. E lá, um dos espaços que criaram para a perpetuação dessa cultura foi a Folkshoiz, ou a Casa do Povo. Com uma escola, um coral, um jornal, um grupo de teatro e uma biblioteca, tornaram concreto o sonho de uma língua errante. Neste breve encontro, apresentaremos elementos da história desse idioma e dessa cultura, bem como seus usos em território brasileiro, mais em particular na história da Casa do Povo, onde o curso acontecerá. Para isso, contaremos com ajuda do arquivo, da biblioteca, do teatro e de monumentos vivíssimos - pessoas que viveram e sonharam nessa língua.
 
Curso: Mapeando a sociabilidade lésbica em São Paulo: como ocupamos a cidade no passado e no presente?
Julia Aleksandra Martucci Kumpera
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Grupo de Incentivo à Vida. R. Capitão Cavalcanti, 145, Vila Mariana.(Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição Prévia
A atividade consiste na construção coletiva de um mapeamento dos locais de sociabilidade lésbica em São Paulo. Será apresentado um mapa da cidade com a identificação de locais de frequência lésbica (bares, boates, praças, parques etc.) nas décadas de 1980 e 1980. As participantes serão convidadas a completarem o mapa identificando locais mais recentes, a partir dos anos 2000, ativos ou que deixaram de funcionar. O objetivo da atividade é promover reflexões sobre o patrimônio cultural e a diversidade de memórias sobre a cidade de São Paulo, além de fomentar um debate sobre a ocupação do espaço público e privado no presente e no passado, com foco na comunidade lésbica.
 
Cursos: O Fim da Picada -  Saúde, Patrimônio e Sustentabilidade
Museu de Saúde Pública Emílio Ribas|Museu de Microbiologia Prof. Isaias Raw do Instituto Butantan
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro.
Forma de inscrição: E-mail museuer.educadores@butantan.gov.br
Os museus de Saúde Pública Emílio Ribas e de Microbiologia Prof. Isaias Raw do Instituto Butantan promoverão uma ação explorando as relações entre patrimônio, sustentabilidade e saúde pública utilizando como tema norteador as arboviroses transmitidas principalmente por mosquitos. A programação contará com um bate papo seguido do pré-lançamento do livreto "Aedes aegypti - Descobrindo quem é o mosquito da Dengue".
 
Curso: Arte Ancestral, Futuro Sustentável: Confecção de Mandalas Olho de Deus
Irenice Vitor Mendes
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura Julio Guerra Santo Amaro Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro. (Zona Sul)
Inscrição: E-MAIL mendesirenice@outlook.com
A atividade contará com a apresentação do significado do Si’kuli ou Tsicuri, que traduzindo para o espanhol significa Ojo de Dios, Olho de Deus. As Mandalas Olho de Deus (ou Ojos de dios, mandalas de lã/fios, ou mandalas Huichol), após a apresentação do contexto histórico, cultural e social presente nessa tradição cultural iremos confeccionar um mandala Olho de Deus.
 
Curso: Pic Nic Brincante: Construindo Memórias no Parque
Joyce Pacini Palandi
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana. Portão 4 (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Interação entre Pic Nic e Brincadeiras educativas, incluindo contação de histórias, objetivando a importância de criar memórias afetivas, através de brincadeiras, visando a interação social e a sustentabilidade ambiental, melhorando a qualidade de vida e preservando recursos para as gerações futuras. São as vivências na infância que serão lembradas no futuro.
 
Curso: Terras da leste- exibição de um filme documentário
Danielle Rocha de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Rua Vicente Avelar, 53 - Cohab II Conj. Residencial José Bonifácio – Itaquera. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso propõe  a exibição do filme documentário Terras da Leste, produzido pelo coletivo Corpo Aberto e parceria com as mulheres do Gau. O vídeo apresenta através de memórias e dança a relação profunda de resistência com as terras da leste de Itaquera a São Miguel Paulista.
 
Curso: Colorização Manual de Fotografias Preto e Branco - Colorizando Santana Antiga
Maurício Serrani Sapata
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: ETEC de Artes - Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Prédio II, Santana. (Zona Norte)
A colorização manual é uma técnica que utiliza materiais artísticos para a aplicação de cores sobre uma foto preto e branco, sendo bastante utilizada no período em que não existia filme colorido. Para este curso, eu vou disponibilizar fotografias com imagens antigas do bairro de Santana, ensinando os participantes a trabalharem a colorização das fotos manualmente, trazendo uma idéia de resgate, valorização e preservação da memória do bairro.
 
Curso: Heranças e tradições: Plantas medicinais e saúde ginecológica para todes
Adriana Oliveira Sumi
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Praça da Luz, 522 - Bom Retiro. (Centro)
Será um espaço de troca de experiências sobre plantas medicinais em geral e autocuidado ginecológico para todos, onde vamos aprender sobre o cultivo e uso de plantas medicinais, resgatando saberes tradicionais e seus usos atuais. Faremos um lanche coletivo e troca de mudas de plantas medicinais, então traga comidinhas e mudas para compartilhar.
 
Curso: Literatura de Cordel no Século XXI
Francisco Costa Dos Santos
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso abordará a origem da literatura de cordel brasileira e a chegada da xilogravura no Brasil, reliquias em fotografias antigas, os 100 anos da literatura de cordel e poetas, poetisass de São Paulo em fatos e fotos
 
Curso: São Paulo para crianças: um passeio pela cidade em três livros
Renata de Oliveira Moreira
Data: 17/08
Horário: 11h30
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen - Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. (Zona Leste)
A partir da mediação de leitura de três livros sobre São Paulo, faremos um passeio imaginário pela cidade sob o olhar de três autores: dois paulistanos e um indígena. Nossa jornada começa com o Caminho do Tatu, uma crônica sobre o bairro do Tatuapé e o convite a uma reflexão: como os povos das florestas que aqui já habitavam se relacionavam com o território. Do Tatuapé partimos para o centro, onde começa a história da aldeia que virou metrópole.
 
Curso: Caminhos de Tinta Mapeando Sonhos de Cidades
Amanda Alves Vilas Boas Oliveira
Data: 17/08
Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Venha participar da atividade "Caminhos de Tinta: Mapeando sonhos de cidades"! Desenhe com gotas de tinta para imaginar uma nova cidade respeitando os percursos da natureza e os sonhos coletivos. Como seria uma cidade ideal se os rios fossem preservados? Explore essa ideia em uma experiência com contação de histórias e música, seguida de uma ação prática de desenho em um mapa afetivo-social com tintas e canetinhas.
 
Curso: Ações educacionais e acervos de museus como ferramentas para a conservação de mamíferos marinhos
Natalia Silvestre Perez
Data: 17/08
Horário: 13h
Local: Edifício Sampaio Moreira R. Líbero Badaró, 346 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Inscrição: Whatsapp 11 947149510
Os mamíferos marinhos são conhecidos como animais sentinelas importantes para a conservação de mares e rios. Mas, a ação humana em praias e oceanos ameaça muitas espécies de extinção. Este curso objetiva a conscientização sobre a preservação ambiental a partir de ações culturais e educacionais, apresentando acervos de museus paulistanos e outras iniciativas em curso no Brasil.
 
Curso: Choro: Patrimônio e Sustentabilidade em Santo Amaro
Rodrigo Moura Ribeiro
Data: 17/08
Horário: 13h
Local: CC Manoel Mendonça - Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Neste curso vamos conhecer a história do choro, gênero musical que, este ano, foi considerado patrimônio histórico nacional tendo seus primórdios no século XIX. Vamos realizar uma escutada comentada das principais obras e contextualizar com a atuação do Regional Terça Maior que desde 2019 realiza rodas, aulas e eventos na região de Santo Amaro.
 
Curso: Colheita de Histórias: ser agricultor(a) na metrópole
Tania Knapp da Silva
Data: 17/08
Horário: 13h30
Local: Parque Nascente do Ribeirão Colônia - Estr. da Colonia Mário Reimberg Christe, 2500 – Parelheiros. (Zona Sul)
Inscrição:  sem inscrição prévia
Roda de conversa com agricultores convidados. Na subprefeitura de Parelheiros há historicamente vários grupos de agricultores. Ali estão reunidos agricultores e agricultoras com um aspecto comum: o esforço em perpetuar a cultura de ser agricultor na metrópole. Suas histórias contam da formação e crescimento da cidade por um viés menos conhecido, e nem por isso menos importante. Serão temas: produção de alimento, manutenção da socioagrobiodiversidade, cultivo de saberes e adaptações culturais.
 
Curso: Fazenda da Juta: Cultura e Memória
Daniel Costa Barros
Data: 17/08
Horário: 13h30
Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. (Zona Leste)
A atividade propõe a análise de dados, debate e reflexão sobre as temáticas de cultura, memória urbana e sustentabilidade dentro do bairro da Fazenda da Juta, localizado na Zona Leste de São Paulo.
 
Curso: Sambando com as palavras
 Vanessa Sales de Jesus
 Data: 17/08
 Horário: 14h
 Local: R. Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Sambando com as Palavras é um projeto que busca promover a cultura e a literatura por meio da música e da dança. A ideia é criar uma série de eventos onde artistas, escritores e músicos se unem para apresentar performances que combinam o ritmo contagiante do samba com a riqueza das palavras. O projeto visa celebrar a diversidade cultural brasileira, incentivando a criatividade e o diálogo entre diferentes formas de expressão artística. Através de apresentações ao vivo, oficinas e debates, o projeto pretende envolver a comunidade local e criar oportunidades para artistas emergentes. "Sambando com as Palavras" é mais do que um evento, é uma celebração da arte e da cultura, que busca inspirar e encantar pessoas de todas as idades e origens.
 
Curso: Repensar e Reaproveitar
 Maria Izabel Gomes da Silva
 Data: 17/08
 Horário: 14h
 Local: Rua Maria Balades Correia, 08 - Jardim Miriam (Zona Sul)
 Inscrição: Sem inscrição prévia
Repensar para ter um olhar para perceber que podemos reaproveitar é o tema do curso com Izabel Gomez (educadora e empreendedora). A ideia é discutir formas de reutilizar peças vistas como descartes, e em seguida através da técnica de estêncil personalizar tecidos.
 
Curso: Mão no Barro
 Priscila Poltroniere da Silva
 Data: 17/08
 Horário: 14h
 Local: Biblioteca Álvares de Azevedo. Praça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. (Zona Norte)
Inscrição: Limitado a 15 pessoas por ordem de chegada.
A oficina “MÃO NO BARRO” convida a partir do contato com a argila e o ensino de técnicas básicas de modelagem, as crianças colocarão as mãos na massa… ops, no barro, para confeccionar suas próprias plaquinhas, bonecos, esculturas e brinquedos sustentáveis, assim como nossos ancestrais registravam suas memórias e histórias colorindo as cavernas. As crianças podem resgatar essa maravilhosa brincadeira, ser criadoras das suas próprias histórias, registrando suas memórias, pintando, criando texturas e colorindo a partir de técnicas primitivas de pintura - engobe. Claro se divertindo, além de poder levar para casa ;)
 
Curso: Um olhar arqueológico ao Carandiru
 Marília Oliveira Calazans
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru. (Zona Norte)
Quais as utilidades e os potenciais da Arqueologia do passado recente da cidade de São Paulo? O curso propõe refletir sobre a Casa de Detenção de São Paulo, extinto presídio onde ocorreu o Massacre do Carandiru, em 1992. Caminhar pelo território, pensar sua localização, analisar os prédios preservados da implosão junto a objetos expostos, documentos escritos e relatos testemunhais pode nos oferecer uma oportunidade de partilhar histórias, elaborar memórias traumáticas e pensar sobre a cidade.
 
Curso: Dança das Folhas: vivência em arqueologia, plantas e corporalidade
 Patrícia Marinho de Carvalho
 Data: 17/08
 Horário: 14h
 Local: Casa Cultural do Querosene - R. Padre Justino, 343, Vila Pirajussara (Obs: A atividade também acontecerá em imóvel na mesma rua, número 308). (Zona Oeste)
Em São Paulo, a mobilização social em defesa da preservação de vestígios arqueológicos e paisagens culturais, alimenta o debate sobre o direito à cidade. "Dança das Folhas", convida a refletir sobre patrimônio e sustentabilidade a partir de um percurso circular. Acolhida na Casa Cultural do Querosene, caminhada, mirante e roda no "Jardim Ancestral Terra Negra". Então, vivência de dança na Casa Cultural para estimular a percepção do próprio corpo, através das plantas e saberes afro-indígenas.
 
Curso: Educação Patrimonial e Permacultura: costurando metodologias
 Talitha Rodrigues Nogueira
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Inscrição: sem inscrição prévia
Traçando um paralelo entre as metodologias de Educação Patrimonial e Design Permacultural, propomos uma abordagem multidisciplinar que possibilita aos participantes a realização de uma leitura mais aprofundada do mundo que os rodeia, compreendendo as tramas socioculturais entre passado, presente e futuro de ambiente onde estamos inseridos. Partindo de um breve embasamento teórico, vamos realizar um exercício prático de observação, leitura da paisagem, registro, discussão e proposição criativa.
 
Curso: Cavacografia Diálogos Cavaquinísticos - O choro agora é patrimônio cultural!
 Ricardo Augusto da Costa Severino
 Data: 17/08
 Horário: 14h
 Local: Casa de Cultura Chico Science - Avenida Presidente Tancredo Neves,1265 - Vila Moinho Velho. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Nesse encontro vamos adentrar na história do gênero musical choro, reconhecido esse ano como patrimônio cultural. Dando o enfoque a tragetória do choro sob a perspectiva do instrumento cavaquinho e de seus tocadores e tocadoras ao longo do tempo.
 
Curso: Ecoturismo Urbano e Sustentabilidade
 Paula Lopes de Araujo
 Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: Edifício Sampaio Moreira R. Líbero Badaró, 346 - Centro Histórico de São Paulo (Centro)
O ecoturismo não precisa ser praticado apenas em locais remotos. A natureza está presente na cidade! Por meio de aula expositiva e uma caminhada prática, veremos as possibilidades que essa atividade pode trazer para a sustentabilidade, promovendo mobilidade ativa, saúde, conexão com a natureza e possibilidade de geração de renda. A atividade atende à Agenda 2030, nos ODS 8 que trata de trabalho e turismo sustentável, ODS 11 cidades sustentáveis, e ODS 15 vida terrestre.
 
Curso: O que é o Beringandão?
 Edvaldo Correia dos Santos
 Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: Rua João Francisco de Melo, 131 - Vila Nova Alba. (Zona Oeste)
Inscrição: E-MAIL beringandao@gmail.com
A Capoeira Angola como arte popular e coletiva e trabalha noções de movimentações como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, fortalecimento e resistência. A oficina explora a educação corporal pela redefinição da função do instrumento berimbau, que é desviado de sua atribuição musical e se transforma num instrumento pendular em torno do qual a prática física é fundida e aplicada. A oficina aplica dinâmicas de rolamento, exercícios de parada de mão, estrela, técnicas de malemolência e uso do peso e contrapeso do corpo para realização de exercícios físicos Como fechamento da oficina faremos uma roda de Capoeira Angola convidando os participantes a conhecerem os instrumentos musicais que compõem a bateria de capoeira (3 berimbaus, 2 pandeiros, 1 reco reco, 1 agogô e 1 atabaque) e apresentaremos o jogo de Capoeira entre capoeiristas.
 
Curso: Dança cultural nortista carimbó
 Monica Domingos dos Santos Moreira
 Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: Parque Nascente do Ribeirão Colônia - Estr. da Colonia Mário Reimberg Christe, 2500 – Parelheiros. (Zona Sul)
Inscrição:  sem inscrição prévia
Meu nome é Monica tenho 45 anos eu faço dança afromix há 15 anos, no inicio por hobbie, depois ao passar do tempo percebi o quanto a dança traz benefícios para a saúde, pois nos proporciona saúde física e mental, sendo assim passei a fazer cursos de dança para proporcionar a outras pessoas o bem estar especialmente para mulheres que vivem uma vida sedentária.Então surgiu a ideia de colocar a dança cultural nas atividades de dança porque além de atividade fisica, podemos conhecer a nossa cultura brasileira que é tão rica, pensando no bem estar surgiu o projeto social de dança afromix no parque Nascentes do Ribeirão Colonia,onde dou aula toda terça e quinta.
 
Curso: Sobre Rios, Sob Rios.
 Endy Lima Gonzaga
 Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: R. José Ferreira Crespo, 471, Jardim São Vicente. (Zona Leste)
 Inscrição: Whatsapp (11) 93447-8673
Vamos fazer uma triagem sobre Rios, desde sua antiguidade até os dias de hoje, em especial vamos falar sobre o Rio Tietê desde sua Nascente em Salesópoles, seu braço na Biacica, nossos povos originários neste território, o aterramento de Rios, nosso viver em cima dos Rios, com um olhar sobre Futuro Ancestral de Ailton Krenak que nos orienta. Conhecer a narrativa dos Rios é uma forma de Consciência Coletiva para o bem viver da vida dos Rios.
 
Curso: A bola veio de trem: a ferrovia e o futebol paulistano, por Charles Miller
 Sérgio Miranda Paz
 Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu. (Centro)
Inscrição:  Sem inscrição prévia
A ferrovia chegou a São Paulo em 1867. Poucos anos depois, chegou um célebre passageiro trazendo em sua bagagem um objeto que logo se transformou numa das grandes paixões do paulistano: a bola de futebol. E ninguém melhor do que ele próprio, CHARLES MILLER, que além de jogador (e dos bons!), também foi ferroviário, para relatar, com pitadas de bom humor, histórias e curiosidades do trem e da bola.
 
Curso: Samba Rock - A Dança e Som da Nossa Cultura Paulistana
 Mauro Oliveira Santos
 Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: Centro Cultural Santo Amaro Av. João Dias, 822 - Santo Amaro. (Zona Sul)
O Samba Rock, um gênero musical e estilo de dança com raízes na década de 1950, é uma expressão marcante da cultura negra urbana do Brasil, especialmente na cidade de São Paulo. Este estilo é conhecido por sua fusão única de samba com rock and roll, jazz, soul, blues, swing entre outros criando um ritmo contagiante que convida à dança. O Samba Rock é uma dança onde permite combinação dos movimentos do rockabilly com o gingado brasileiro do samba, uma inovação que surgiu nos bailes black da época. Devido à importância representatividade dessa cultura nas periferias da cidade de São Paulo, em 2016, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São Paulo. O curso propõe uma jornada cultural enriquecedora, resgatando a história do Samba Rock através de Oficina de dança, música, bate papo relacionado a cultura negra, de forma interativa, dinâmica, vivenciando e representando essa cultura que permanece viva até os dias de hoje.
 
Curso: Juntos no Peabiru
Maria Cecília Pellegrini Góes
Data: 17/08
 Horário: 16h
 Local: Travessa da Fonte, s/n - Vila Pirajussara. (Zona Oeste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Vamos mergulhar em conceitos ancestrais e culturais que nos trazem o "Caminho do Peabiru", o "Caminho Suave" e a malha de caminhos denominada "Peabiru",, com suas lendas, mitos e entidades.
 
Curso: Território de Luta: Economia Criativa e Meio Ambiente
 Marcela Faria da Rocha
 Data: 17/08
 Horário: 16h
 Local: Rua José Eid Maluf, 20 - Americanópolis - Cidade Ademar. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Conversa e Exibição do material de pesquisa sobre a região de Cidade Ademar zona Sul de São Paulo o Curta metragem documental "Território de Luta: Carestias, Capoeiras e Feiras", filme contemplado pelo Prêmio Próxima Estação do Jamac Cinema Digital que discute educação, cultura, lazer e urbanização a partir dos estudos de resgate histórico de narrativas de moradores periféricos sobre o processo de construção do território.
 
Curso: A circulação metroviária no braço leste da Linha Vermelha e sua relação com a memória urbana cotidiana
 Davi Luis Galindo dos Santos
 Data: 17/08
 Horário: 16h
 Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. (Zona Leste)
Diante dos deslocamentos e do ritmo acelerado imposto às experiências urbanas, a palestra lança o olhar para o papel do movimento na apreensão da cidade, a partir das viagens cotidianas na Zona Leste de São Paulo. Tem-se como foco de análise o braço leste da Linha Vermelha do metrô de São Paulo, onde a circulação ocorre majoritariamente em superfície, revelando processos de transformação urbana e diferentes temporalidades impressas na materialidade edificada.
 
Curso: Reviravolta, clubes reciclados para o futebol paulista
 Leandro Eiyti Yamao Watanabe
 Data: 17/08
 Horário: 16h
Local: Biblioteca do CRFB - Praça Charles Miller s/n, Estádio do Pacaembu. (Centro)
Inscrição:  Será feita uma lista diretamente no local
O futebol, hoje, é um patrimônio material e imaterial dentro da vivência do popular brasileiro. Em seu percurso, diversos clubes tiveram que se reinventar para conseguir seguir ou, até mesmo, se inserir na prática da modalidade em âmbito profissional. Através de um estudo, iremos abordar um pouco alguns exemplos de clubes que tiveram que se reinventar para se firmar no futebol paulista, ou, encerrar atividades relacionadas ao futebol e focar em outros esportes.
 
Exposição: Lembrando o Esporte em Itaquera. Abertura do Memorial do Elite Itaquerense
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 16h
Local: Sociedade Esportiva Elite Itaquerense - R. Augusto Carlos Bauman, 588 - Itaquera.
A exposição passa pela sala de troféus e espaços expositivos do clube, que conta  a história e desenvolvimento do bairro de Itaquera ao longo dos troféus e fotografias dos campos.
 
Exposição: Memorial do Corinthians
Sport Club Corinthians Paulista 
Data: 17/08
Horário:  Das 10h às 16h
Local: R. São Jorge, 777.
Ao entrar no Memorial Corinthians você deixa de ser apenas um torcedor e passa a viver o mundo do futebol profissional. A porta se abre e, de repente, você está dentro de um vestiário, com direito à imagem de São Jorge Guerreiro, recepcionando-o ao alto; até os trajes usados pelos jogadores estão em exposição: meiões, shorts, camisas, caneleiras, chuteiras, toalhas, sejam eles pendurados nos cabides ou nos respectivos armários.
 
Imóveis de portas abertas: Casas da Rosas
Poiesis
Data:  17/08
Horário: das 10h às 17h30
Local: Av. Paulista, 37 - Bela Vista
Visita monitorada “Casas de Ramos: Lar, Arquitetura e Transformação” às 14h. Inscrições: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/ad6b3f18e191227dcffda2e9a4118d91
 
Imóveis de Portas abertas: Edifício Sampaio Moreira
Maria Ester de Araújo Lopes
Data: 17/08
Horários: 9h/11h/14h/16h
Inscrições: ENCERRADAS
Capacidade máxima por visita guiada: 20 pessoas
A confirmação do dia e horário será realizada por email! Fique ligado(a)!
As visitas ao Edifício Sampaio Moreira terão como guia a ex-funcionária do DPH, Maria Ester Lopes de Araújo.
O Edifício Sampaio Moreira é considerado o primeiro arranha-céu de São Paulo. Foi projetado pelo arquiteto Christiano Stockler para o comerciante Sampaio Moreira. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 1992, juntamente com um conjunto de imóveis localizados no entorno do Vale do Anhangabaú.
 
Imóveis de portas abertas: Casa Mário de Andrade
Poiesis
Data:  17/08
Horário: das 10h às 17h30
Local: R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
 
Imóveis de portas abertas: Palacete Conde de Sarzedas
Tribunal de Justiça de São Paulo
Data: 17/8
Horário: das 9 às 17h
Local: Tribunal de Justiça de São Paulo - R. Conde de Sarzedas, 100 - Liberdade
Foi Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira em fins do século XIX, quem mandou construir o Palacete. Após a morte do proprietário, sua esposa, filho e nora ainda permaneceram no local até 1939. A partir daí o Palacete entrou em processo de arruinamento. Por meio da Resolução nº 15/02 o Conpresp tombou a edificação conhecida como Palacete Conde de Sarzedas, com restauro realizado entre 2033 a 2006. 
 
Imóveis: Uma nova jornada pelo Basilio177: a sustentabilidade por trás do retrofit do antigo prédio da Telesp
Carolina Andrea Garisto Gregorio
Data: 17/08
Horário: das 9h30 às 11h30 e  das 13h30 às 15h30
Local: R. Basílio da Gama, 177 - República (Centro)
Disponibilidade: 17/08 das 9h30 às 11h30 | 17/08 das 13h30 às 15h30 | 18/08 das 9h30 às 11h30 | 18/08 das 13h30 às 15h30
Para se inscrever envie um e-mail até dia 16/08 (sexta-feira) para faleconosco@metaformainc.com.br informando seu nome completo, cpf, profissão, idade, dia e horário escolhido. Vagas Limitadas!
Considerado como o segundo retrofit paulista, o Basilio177 consiste no restauro e adaptação do edifício da Antiga Sede da Companhia Telefônica (TELESP), situado entre as ruas Basílio da Gama,177, e Sete de Abril, 309, no bairro da República, da capital de São Paulo, e sendo o primeiro retrofit a entrar no Programa Requalifica. O empreendimento será composto por três torres, sendo duas torres existentes que passarão por um retrofit, respeitando a história, tombamento e envoltória das torres e a terceira como contraposição entre o novo e o antigo. O seu projeto de arquitetura foi desenvolvido pelo escritório “Metro Arquitetos Associados”, e contou com a consultoria e o desenvolvimento do projeto de restauro pelo escritório “Ambiência Arquitetura e Restauro”, unindo arquitetura e relevância histórica cultural, enquanto um importante exemplar da arquitetura moderna do início do século XX, com elementos do art-déco e inovações tecnológicas da época, de autoria reconhecida do escritório Ramos de Azevedo, Severo & Villares, resultando na possibilidade que um antigo espaço de uso coorporativo venha abrigar um novo uso residencial com a previsão de usos comerciais no térreo e áreas comuns para o lazer e convívio. Além disso, a intervenção na edificação histórica tem como premissa a valorização da zona central de São Paulo, reaproveitando as condições atuais do Edifício 7 de Abril, prevendo a implantação de uma galeria comercial que preserva a relevância histórica do espaço, incorporando e reutilizando de forma criativa os equipamentos corporativos deixados pela extinta empresa, como o mobiliário vintage, além do maquinário secular e os antigos equipamentos de telefonia. Este cenário será incorporado a galeria como espaço fixo com ativações culturais sazonais e ponto de memória do antigo uso, como forma de devolução do bem a memória paulista e acesso da população.
 
Imóveis de portas abertas: Centro de Preservação Cultural - Casa de Dona Yayá
Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC-USP)
Data: 17/08
Horário: Das 9h às 18h
Visitas mediadas: das 12h às 13h e das 15h às 16h, sem necessidade de inscrição.
Local: R. Major Diogo, 353, Bela Vista.
A Casa de Dona Yayá é lugar de memória de questões de gênero, de saúde mental e das transformações da cidade. A Casa foi erguida como um chalé de chácara no século XIX, passando por várias transformações. 
 
Imóveis de portas abertas: Palácio da Justiça de São Paulo
Tribunal de Justiça de São Paulo
Data: 17/08
Horário:  Aberto ao público das 9 às 17 horas, com visitas monitoradas às 10h, 13h30 e 15h30.
Local: Tribunal de Justiça de São Paulo - Praça Clóvis Beviláqua, s/nº, Centro Histórico de São Paulo.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza visitas monitoradas no Palácio da Justiça, com o objetivo de promover o conhecimento da memória do Poder Judiciário do estado, assim como da história de sua sede. 
 
Imóveis de portas abertas: Museu de Saúde Pública Emílio Ribas - Instituto Butantan
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 16h
Local: Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro.
Construído em 1893, o Desinfectório Central foi um dos primeiros equipamentos ligados ao Serviço Sanitário do Estado, responsável pela desinfecção de ruas, residências, remoção de doentes e de cadáveres. É um dos poucos remanescentes dos equipamentos de saúde pública construídos no século XIX e desperta a curiosidade sobre o desenvolvimento das ciências biomédicas e das políticas públicas na área da saúde. 
 
Imóveis de portas abertas: Casa da Dona Sebastiana
IPHAN
Data:  17/08
Horário: Das 10h às 17h.
Local: Av. Angélica, 626 - Santa Cecília.
O casarão que abriga a atual sede da Superintendência Paulista do Iphan foi construído na primeira década do século XX para ser residência de Dona Sebastiana de Sousa Queirós. Localizado na Avenida Angélica nº 626, em Santa Cecília, apresenta-se como exemplar remanescente da arquitetura civil paulista do período republicano.
 
Imóveis de portas abertas: Crematório da Vila Alpina
Velar SP Funerária

Data: 17/08
Horário: Visitas às 10, 11h e 12h
Local: Av. Francisco Falconi, 437.
Serão visitas nos jardins, áreas externas, áreas administrativas e cerimonial. Os visitantes serão recepcionados por especialista na entrada do prédio do crematório. Ali será realizada uma rápida apresentação, com informações sobre o crematório e o itinerário a ser cumprido. Serão destacados aspectos arquitetônicos do Edifício e sua Importância para o Patrimônio Histórico da Cidade.
 
Imóveis de Portas Abertas: Theatro Municipal - Theatro de portas abertas 
Data: 17/8
Horário: Das 10h às 14h (permanência até às 15h) 
Local: Theatro Municipal
Às terças-feiras e aos sábados, as portas do Theatro Municipal ficam abertas para que o público possa conhecer a arquitetura e os elementos artísticos do espaço.  A circulação livre é permitida apenas no saguão.
Reserva de ingressos pelo site do Theatro, a partir das 12h do dia anterior.
 
Imóveis de Portas Abertas: Cama e Café São Paulo
Cleide Da Rocha
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé. (Centro) 
Disponibilidade: Abertura 10H00 às 17h00 - área de alimento e bebida aberto no almoço (almoço opcional)
Cama e Café São Paulo no Marco zero da cidade em defesa do patrimônio histórico, gastronômico, cultural e artístico da cidade, local de memória e um espaço cultural multiuso. Venha viver essa experiência mais de 150 anos de história, não se pode contar sem associá-la à história urbana de São Paulo. Sobrado de 1870, residência do Conselheiro Dutra, professor na São Francisco, Cons. de Dom Pedro II, e Pres. Prov. de São Paulo. Venha nos eventos como; saraus, musicais, teatro, almoços, passeios, etc.
 
Imóveis: Antiga Casa Ranzini - atual Museu do Livro Esquecido
 Pedro Haenni Zimerman
 Data: 17/08
 Horário: 10h
 Local: Rua Santa Luzia, 31 - Sé/Liberdade (Centro)
Disponibilidade: Sábado e Domingo. 10:00 às 16:00 em ambos os dias, sem interrupção
Propõe-se a abertura da casa de estilo eclético florentino conhecida como Casa Ranzini. O imóvel tem passado por obras de restauro e se propõe que os visitantes vejam a casa ainda em transformação, de forma que o processo instigue a reflexão sobre preservação do patrimônio histórico. Além disso, a casa irá abrigar, a partir do segundo semestre de 2024, o Museu do Livro Esquecido, um novo museu que pretende abarcar a história do livro e da escrita de uma forma pertinente para a contemporaneidade, considerando-se as transformações tecnológicas e as novas relações com a palavra escrita. A exposição inaugural do museu tratará da relação entre solidão e escrita, resgatando autores antigos e outros mais recentes. Por fim, será apresentada a história do arquiteto que construiu a casa, Felisberto Ranzini, junto com a exposição de dois quadros pintados por ele, recentemente restaurados por encomenda do museu, e alguns desenhos manuscritos.
 
Imóveis: Capela dos Aflitos
 Elizete Cristina da Silva Alves
 Data: 17/08
 Horário: 10h
 Local: R. dos Aflitos, 70, Liberdade. (Centro)
Disponibilidade: 17/08/2024 10:00 às 12:00
Visitação guiada ao canteiro de obras da Capela dos Aflitos (1779) patrimônio histórico, cultural, material, imaterial e religioso, tombado, último remanescente do Cemitério dos Aflitos, atualmente passando por obra de restauração.
 
Imóvel de Portas Abertas: Museu Casa Guilherme de Almeida Patrimônio e Sustentabilidade
Poiesis
Data: 17/08
Horário de funcionamento: 10h às 17h30
Local: Poiesis - Museu Casa Guilherme de Almeida -  R. Macapá, 187, Sumaré.
Forma de inscrição: Formulário On-line https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/bef08a31c0318484b7787659041858da
Visitas temáticas mediadas às 15h com no máximo 5 pessoas por vez. A visita abordará o histórico da Casa Guilherme de Almeida até a atualidade a partir da temática proposta pela Jornada do Patrimônio 2024: patrimônio e sustentabilidade.
 
Imóveis de portas abertas: Antiga Fundições Rebellato
Futuro Refeitório
Data: 17/08
Horário: 11h, 12h, 15h, 16h
Local: R. Cônego Eugênio Leite, 808-814, Cerqueira César. (Zona Oeste)
O galpão abrigou por quase quatro décadas a “Bronzes Artísticos Rebellato”, que produziu estátuas importantes para o cemitério São Paulo e estátuas monumentais que até hoje adornam a cidade. Depois de décadas de funcionamento, em 2017 o imóvel foi locado, passando por reforma e restauro do seu galpão. Desde então abriga o Futuro Refeitório.
 
Imóveis de portas abertas: Casa Bandeirista - Itaim Bibi
Instituto Árvores Vivas
Data: 17 de agosto
Horário: Das 13h às 17h
Local: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477, Edifício Pátio Malzoni
A visita à Casa Bandeirista patrimônio tombado pelo Conpresp e Condephaat estará aberta para ser reconhecida com uma mediação que coloca perspectivas para memória e preservação da história do bairro e da cidade.
 
Imóveis: Instituto de cegos Padre Chico
Diego Petrini Pinheiro
Data: 17/08
 Horário: 14h
 Local: Rua Moreira de Godói, 456 – Ipiranga. (Zona Sul)
Disponibilidade: Sábado (17.08) das 14h00 às 17h00, sendo a primeira visita guiada entre 14h00 e 15h00 (limitado à 20 pessoas), a segunda visita guiada entre 15h00 e 16h00 (limitado à 20 pessoas), e a terceira visita guiada entre 16h00 e 17h00 (limitado à 20 pessoas).
A fim de promover o conhecimento sobre o canteiro de obras de um projeto de reabilitação, tema específico dentro do campo da preservação, propomos a abertura do canteiro de obras do Instituto Padre Chico ao público, que terá a oportunidade de visitar o conjunto arquitetônico internamente por meio de uma visita guiada junto à equipe de projeto e também a equipe de obra e da instituição, na qual serão apresentados, especificamente, o Pavilhão Dom Alvarenga, que está sendo restaurado, e a Capela de Santa Ana, que já passou por restauro, além dos outros edifícios do conjunto, de forma a permitir uma perspectiva geral dos edifícios que ainda não foram restaurados, os que estão sendo restaurados, e outros que já passaram pelo restauro.
 
Museu da Energia: Visita guiada: Memórias do Casarão e Energia e Transformação
Data:  17/08
Horário: das 11h às 12h e das 15h às 16h.
Local: Al. Cleveland, 601, Campos Elíseos.
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11) 99169-8531
O Casarão foi construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época. A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas exposições e elas são retratadas de formas diversas. 
 
Visita Teatralizada: Memórias da CAIXA
TET
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Caixa Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
A equipe do Programa Educativo Caixa Gente Arteira São Paulo oferece a visita teatralizada: “Memórias da CAIXA”,  que mergulha no passado e presente da Caixa Cultural São Paulo. Através de uma conversa dialógica entre um escritor e uma educadora, que conduzirão o público por uma jornada que entrelaça a história da CAIXA com os principais momentos históricos da cidade, do estado e do país.
 
Roteiros: Trilha Sustentabilidade e Memória no Parque Anhanguera
Valdeir Geraldo dos Santos
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Parque Anhanguera - Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 - Antiga, Estr. de Perus, Perus. (Zona Norte)
Ponto de encontro: no Heliponto do Parque, na frente da Administração.
Inscrição: Sem inscrição prévia, no ponto de encontro, 30 minutos antes da atividade.
Farei Trilha no Parque Municipal Anhanguera explicando sobre a Sustentabilidade em uma Unidade de Conservação, relacionado com as ODS 3, 6, 11 e 15. Explicarei sobre a Flora do Parque e sua relação com os recursos hídricos do Parque Anhanguera.
 
Roteiros: Jabaquara: Memórias de um Tempo
Maria de Lourdes Lopes Silva
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Rua dos Jequitibás, s/n – Jabaquara. (Zona Sul)
Ponto de encontro: na saída da catraca da estação do metrô Jabaquara do lado direito.
Se você é apaixonado por história, cultura e sustentabilidade, prepare-se para uma jornada única! Neste roteiro, você conhecerá o Sítio da Ressaca, uma verdadeira joia histórica no bairro do Jabaquara. É a oportunidade de visitar uma das edificações mais antigas do passado colonial da cidade de São Paulo. Ainda neste espaço, você vai visitar o Centro de Cultura Negra, um ponto de encontro, celebração e preservação das tradições da cultura afro-brasileira, através da dança, da música e da arte como por exemplo, as obras do projeto “Tecno-Orixás” do artista plástico e produtor musical, Valter NU. Suas obras são caracterizadas com o uso do lixo tecnológico e eletrônico que trazem um conceito de sustentabilidade no uso de matérias primas tidas como lixo. 
 
Roteiros: Itaim Paulista, uma reflexão histórica sobre o seu desenvolvimento urbano.
Fernando Costa de Oliveira
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Praça Silva Teles, s/n - Itaim Paulista. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Praça Silva Teles.
Inscrição: E-MAIL nando_costa81@yahoo.com.br
A atividade trás como proposta um exercício de resgate da memória cultural do bairro de Itaim Paulista, junto a formação do extremo leste da cidade de São Paulo.
 
Roteiros: Entre bens e memórias: Bairro da Luz
Camila da Cunha Onofre
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes, s/n - Bom Retiro (Centro)
Ponto de encontro:  Em frente à Estação Tiradentes.
Inscrição: Whatsapp (11) 9 7339-3510
Este roteiro tem por objetivo ressaltar o valor histórico e cultural da região central da cidade, mas também destacar a importância na sustentabilidade nas ações de preservação e revitalização do patrimônio histórico e arquitetônico. O percurso inicia-se na estação Tiradentes (Linha 1 - Azul), seguindo para o portal do antigo presídio Tiradentes, estação da Luz, Vila dos Ingleses, Quartel do 1º Batalhão de São Paulo e finalizando no museu de arte Sacra de São Paulo.
 
Roteiros: Caminhos de Tatu - Arquitetura e Sustentabilidade
Juliana Rangel
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Rua Guabiju, 49- Tatuapé.
Ponto de encontro: Rua Guabiju, 49 - Tatuapé (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O jogo pedagógico "Caminhos de Tatu" é um mapa da planta baixa da Casa do Tatuapé, no qual o público é convidado a explorar os processos históricos da casa e do bairro do Tatuapé, com foco nas formas de morar. Por meio de perguntas que abordam arqueologia, arquitetura, plantas do jardim e fotografias, os participantes desvendam a história do local e seu entorno. Cada resposta correta leva a novas pistas, proporcionando uma experiência de aprendizado interativa. Ao final do jogo, o conhecimento adquirido é mediado e contextualizado com as memórias da cidade, enriquecendo a compreensão sobre o patrimônio cultural local.
 
Roteiros: Reconhecendo o Recanto
Michele Pereira Sousa
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: R. Recanto dos Humildes, S/N - Recanto dos Humildes (Zona Norte)
Ponto de encontro: Biblioteca Municipal Pe. José de Anchieta (Rua Antônio Maia, nº 651, cep 05204-110, ao lado da E.E Suzana de Campos)
Inscrição:
Conhecer os pontos de memória do Conjunto Habitacional Recanto dos Humildes ("Entrada do Recanto", "Praça do Sorriso", EMEF Jairo de Almeida, Paróquia Santíssima Trindade e UBS Recanto dos Humildes) e discutir a relação desses espaços com a sustentabilidade no território.
 
Roteiros: Walking Tour pelo Parque Ibirapuera: Contemplação dos Monumentos Arquitetônicos, Desvendando Histórias e Resgatando Memórias.
Tábata Larissa Gialorenço
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro:  Parque do Ibirapuera entrando pelo Portão 4 - próximo aos sanitários
Inscrição: Whatsapp (19) 98162-4756
Iremos fazer uma caminhada a pé pelo Parque do Ibirapuera. Contemplaremos alguns dos importantes monumentos arquitetônicos, buscando conhecer novas histórias e curiosidades sobre o Ibirapuera. Além, é claro de ter contato direto com a natureza presente em todo o Parque, lembrando sempre da importância da conscientização e da preservação, não só do meio ambiente, mas também desse rico e diverso espaço público como um todo. Unindo história, sustentabilidade e construção de boas memórias!
 
Roteiros: Patrimônio, São Miguel Paulista, o esquecido?
Ana Regina Benício
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 42, São Miguel Paulista. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Estação de trem de São Miguel Paulista às 08h45
Iremos visitar a Capela mais antiga mantida em sua forma original desde sua construção em 1520 e reforma em 1622. Teremos visita guiada no museu no local e um reconhecimento do território em torno do mesmo
 
Roteiros: Três Marias e um Beco na colina da Penha de França
Jorge Breogan Fróes Rodrigues
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Rua Santo Afonso, 199 – Penha. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Em frente a Basílica da Penha.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Três Marias e um Beco na colina da Penha de França . A grande colina onde antes existia uma pequena ermida dedicada à Nossa Senhora da Penha de França já chegou a ser conhecida como “colina milagrosa” pelos viajantes que repousavam para depois mais dispostos, dar início à subida da íngreme ladeira, naquele tempo simples de terra. As Três Marias aqui representadas pelas igrejas de Nossa Senhora na colina, 1- Santuário Eucarístico de Nossa Senhora da Penha A reforma foi concluída em 1673 e depois a ermida foi substituída por um novo templo erguido em 1682, e ainda que tenha sofrido contínuas reformas, conserva essa data no seu pórtico original. Tal foi o movimento de peregrinação e o número de milagres atestados, atraindo devotos e visitantes e impulsionando o comércio local, que pelo Alvará de 15 de setembro de 1796 o primitivo núcleo era elevado à categoria de Freguesia Nossa Senhora da Penha de França. 2- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos O bairro também é marcado pela história de resistência Afro-Brasileira com a formação da antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, que em 1802 ergueram a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. edificada posteriormente sob a direção do vigário Antônio Benedito de Camargo. Desde 2002 a Comunidade do Rosário da Penha mantém a conservação da igreja tombada pelo CONDEPHAAT (Resolução nº 23/1982). 3 -Basílica Nossa Senhora da Penha Em sua história se consolida a devoção à Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da cidade de São Paulo, tendo a pedra fundamental da igreja erigida em seu nome lançada em setembro de 1957. A construção da igreja durou mais de dez anos, quando em dezembro de 1967 foi realizada a primeira missa, em comemoração ao 3° centenário do bairro da Penha. Em junho de 1985 a igreja foi elevada a condição de Basílica Menor pelo Papa João Paulo II, que também lembrou a condição da Santa como padroeira da Cidade de São Paulo. Beco da Penha Um Beco de serviços a céu aberto, rico em experiências memoriais de seus empreendedores, alguns com mais de cinco décadas de atividade no local, como Afiador de facas, Barbeiro, Costureira, Sapateiro, Chaveiro. Em volta de dois grandes cinemas que existiram no seu entorno: “Penha Palace” (1955), e o “Cine Penha Theatro” (1926) e posteriormente passou-a chamar-se “Penha Príncipe.”
 
Roteiros: Caminhada da memória na Baixada do Glicério
Rosseline Da Silva Tavares
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Praça da liberdade, s/n - Liberdade- Sé. (Centro)
Ponto de encontro:  Em frente a estátua da Madrinha Eunice
Inscrição: Sem inscrição prévia
A Caminhada da Memória da Baixada do Glicério passa por diversos pontos da região central de São Paulo, especialmente a Baixada do Glicério e Liberdade, irá mostrar aos participantes uma parte da história que não pode ser esquecida. Esta região de várzea foi classificada pelo Estado enquanto os “fundos da cidade de colonial” e concentrou equipamentos de punição e extermínio, como a forca, o pelourinho, a cadeia pública, a roda dos enjeitados, o matadoura de animais e o primeiro cemitério da cidade localizado ao lado da Capela dos Aflitos. Ainda que estivessem sob este cenário de repressão, haviam diversas personalidades negras importantes como Chico Gago, Preto Badaró, Batuíra (Pai Zarabinda), Chico Mimi que frequentavam a rua Espírita, nas imediações da Igreja da Santa Cruz, além da concentração de espaços de extrema relevância para o movimento negro, como a Frente Negra Brasileira; o Clube Paulistano da Glória; a Casa que Madrinha Eunice morou; a Escola de Samba Paulistano da Glória; o Centro Cívico Palmares; o Rancho Príncipe Negro e o Morro do Piolho.
 
Roteiros: Aclimação: pertencimento para proteção do patrimônio socioambiental urbano
Fábio Ortolano
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Rua Vergueiro, 790 – Liberdade. (Centro)
Ponto de encontro: Catracas da Estação Vergueiro
Com base no conceito de topofilia de Yi-fu Tuan para refletir como o pertencimento pode contribuir na proteção dos patrimônios socioambientas em contextos urbanos, especificamente em São Paulo, no bairro Aclimação, observaremos o bairro e seus atrativos na perspectiva do multiculturalismo como valor. No percurso, observaremos também o relevo, a configuração da topografia e formação urbanística, reconhecendo elementos da paisagem, como remanescentes da arquitetura neocolonial, as vilas urbanas, os diferentes processos de verticalização, ícones estéticos que se destacam no espaço e, ao final, o Parque que deu nome ao bairro. A mediação e guiamento será realizada por um educador e guia de turismo que pesquisa o bairro e reside nele, compartilhando um pouco da cartografia social que tem registrado junto a outros moradores e pessoas que vivenciam o bairro.
 
Roteiros: Caminhada pela história da ferrovia Perus Pirapora
Ricardo Silva
Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Rua Joaquim Antônio Arruda, 250 – Perus. (Zona Norte)
Ponto de encontro:  Estação Ferroviária de Perus
Inscrição: E-MAIL contato@tourjundiahy.com.br
A Estrada de Ferro Perus-Pirapora (EFPP) foi inaugurada em 1911, utilizando trilhos de bitola de 60 cm para ligar Perus à Vila de Pirapora, seguindo o curso do rio Juqueri. Concluída em 1914, transportava calcário do bairro do Gato Preto e operários até a estação de Perus. Em 1951, o Grupo JJ Abdalla comprou a ferrovia, fábrica e pedreiras, fundando a fábrica de cimento Portland, que posteriormente faliu. A caminhada ocorrerá nas ruínas da antiga Fábrica de Cimento Perus e na antiga vila de moradores.
 
Roteiros: Territórios Negros na Zona Norte de São Paulo: Um roteiro na Casa Verde
Giselly Barros Rodrigues

Data: 17/08
Horário: 9h
Local: Praça do Centenário, s/n, Casa Verde. (Zona Norte)
Ponto de encontro: No centro da Praça do Centenário.
Inscrição: E-MAIL gepretas@gmail.com
O percurso será realizado em um trecho do bairro da Casa Verde na Zona Norte de São Paulo, o roteiro cultural inclui pontos importantes ligados à memória e identidade negras. Exploraremos os territórios negros vinculados à história da cidade de São Paulo que incluem espaços e personalidades do samba, futebol de várzea e atletismo. Contaremos a história que não foi contada, apontando a importância da comunidade negra, seus aspectos socioculturais e vivências na cidade.
 
Roteiros: Do Largo da Briga ao Pinel de Pirituba
Fabiano Urçulino Dos Santos
Data: 17/08
Horário: 9h30
Local: Agenor Couto de Magalhães, 32 – Pirituba (Zona Norte)
Ponto de encontro: Em frente ao Portão do Centro Esportivo de Pirituba
Inscrição: Whatsapp 11 981369239
Venha participar dessa caminhada histórica pelo bairro de Pirituba! Nosso roteiro inclui passagens pelo entorno do Centro Esportivo, Castelinho de Pirituba, Casa de Nassau, Estação Pirituba e Hospital Pinel. Conheça os espaços e descubra a história e a importância de cada um para a comunidade. A jornada é repleta de conteúdos históricos, enriquecendo sua compreensão sobre este trecho relevante do bairro. Não perca essa oportunidade na Jornada do Patrimônio 2024!
 
Roteiros: Roteiro e memória musical COHAB II
Thiago Rocha Ferreira
Data: 17/08
Horário: 9h30
Local: Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB José Bonifácio (Zona Leste)
Ponto de encontro: Estação CPTM José Bonifácio
Inscrição: sem inscrição prévia
Um passeio pelas ruas da Cohab 2 Itaquera com visitas aos espaços culturais musicais do bairro que estão em atividades e os espaços culturais musicais que estão sendo construídos moradias.
 
Roteiros: A reinvenção da Estação da Luz
Sofia Santoro Santos
Data: 17/08
Horário: 9h30
Local: Praça da Luz, s/nº - Centro. (Centro)
Ponto de encontro: Praça da Luz, na calçada em frente ao portão B do Museu da Língua Portuguesa.
Inscrição:  E-MAIL sssofiasantoro@gmail.com
A Estação da Luz é um marco histórico que testemunha a evolução de São Paulo. Desde sua inauguração, passou por transformações refletindo as mudanças da metrópole. Em vez de ser esquecida, foi revitalizada, unindo conservação histórica e sustentabilidade, agora abriga o Museu da Língua Portuguesa. Neste roteiro, exploraremos essas transformações, como o espaço se reinventou e como preservar a memória de uma cidade viva.
 
Roteiros: Rochas que falam: As fascinantes origens geológicas por trás do patrimônio histórico do centro de São Paulo.
André Contri Dionizio
Data: 17/08
Horário: 9h30
Local: Praça da República, s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: Saída do metrô em frente ao Centro de Informações do Turista.
Explore um fascinante roteiro geoturístico pelo coração pulsante da cidade de São Paulo, onde você poderá desvendar a história por trás de diversos monumentos esculpidos em pedra. Descubra como a pedra, com sua durabilidade e resistência lendárias, tem sido utilizada ao longo dos séculos na construção de majestosos edifícios e monumentos ao redor do mundo, e ainda é uma escolha de destaque nos dias de hoje, graças à sua beleza e variedade. Este emocionante itinerário não apenas o levará a uma viagem pela riqueza histórico-cultural da cidade, mas também oferecerá uma fascinante perspectiva geológica. Os monumentos de pedra não são apenas testemunhas da evolução da cidade, mas também são um elo entre o passado e o presente, conectando-nos com os segredos das rochas que os compõem. Ao longo do percurso, você encontrará 15 monumentos icônicos, incluindo obras como "A Menina e o Bezerro", "Amor Materno", "Depois do Banho" e muitos outros, cada um contando uma história única e revelando os segredos das rochas que o compõem. Este é um convite para uma jornada emocionante, acessível e enriquecedora, adequada para todos os exploradores, independentemente da idade ou formação. Venha se surpreender com a história esculpida em pedra!
 
Roteiros: Cinelândia Paulistana: glória, abandono e requalificação
Roseli Gomes Alfarelos
Data:  17/08
Horário: 9h45
Local: Rua 24 de Maio, 77 – República. (Centro)
Ponto de encontro: Bem em frente à Galeria do Rock, perto do Theatro Municipal de São Paulo
Inscrição:  Sem inscrição prévia Email para contatos e informações: ro.alfa@hotmail.com
A região entre o Largo do Paissandu e da República chegou a ser, entre as décadas de 50 e 70, uma das localizações mais nobres da cidade, com a maior concentração de cinemas, restaurantes e galerias comerciais de Sp. Vamos fazer um roteiro por essas ruas, descobrir uma arquitetura incrível e discutir as soluções de modernização e novos usos, para preservar esse patrimônio e trazer de volta o público para o Centro.
 
Roteiros: Re-ocupando o centro: São Paulo, Terra Indígena 
Mestres de Saberes do Museu das Culturas Indígenas
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Largo Páteo do Colégio, em frente ao n 184 (edifício da Secretaria da Justiça e Cidadania - Palácio Manoel Pedro Pimentel - Centro Histórico) 
A atividade, guiada pelos Mestres de Saberes do MCI - indígenas de diversas etnias - , consistirá em caminhada e conversa em pontos centrais da cidade de São Paulo, como o Pátio do Colégio, ressignificando a história que por muitos anos insistiu em apagar a memória indígena.
 
Roteiros: Roteiros de Patrimônio da USP 
Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC-USP)
Data: 17/08
Horário: 10h
Local:  CEPE USP -  R. Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitária da USP. (Zona Oeste)
Inscrição: Formulário on-line  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccvF6J3W1XOlFhl3DFiszzRTMmc5On8Rjtm1j5rgK8-z85fg/viewform
Os Roteiros procuram fomentar o conhecimento sobre a história da USP, apresentando espaços de particular importância cujas informações são organizadas em três eixos: valores e memórias, história material e seus usos. Este Roteiro percorrerá os principais pontos patrimoniais da Cidade Universitária.
 
Roteiros: Costurando as histórias da Feira de Artesanato da Praça da República
Alejandra Carolina Labarca Puelles
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça da República, S/N - Centro Histórico de São Paulo (Centro)
Ponto de encontro: Atrás da Central de Informação Turística - CIT República, na saída do metrô República (linha amarela e laranja), saída sentido Praça da República.]
Este roteiro tem como objetivo explorar a história e o cenário cultural da Feira de Artesanato da Praça da República, no centro de São Paulo. A atividade pretende revisitar a história da praça e sua importância histórica e social, incluindo os edifícios ao seu redor, além de destacar a relevância do artesanato como expressão cultural sustentável e valorização do patrimônio imaterial. Ao proporcionar uma experiência imersiva e educativa, o roteiro promoverá a conexão entre tradição e inovação, ressaltando a importância do artesanato para a economia criativa e o turismo sustentável.
 
Roteiros: Do Teatro Municipal à Rua 7 de Abril: o nascimento do MASP e do MAMSP
Matheus Henrique Gonçalves Silva
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça Ramos de Azevedo, s/n, República. (Centro)
Ponto de encontro: Na escadaria do Theatro Municipal, próximo à bilheteria.
Inscrição: Não é necessária inscrição prévia. Só comparecer ao espaço com 30min de antecedência.
No início do roteiro, os participantes são apresentados à história da Semana de Arte Moderna de 1922 em frente ao Teatro Municipal. Depois, o grupo caminha até o Viaduto do chá e tem como destino final a Rua 7 de Abril, número 230, o primeiro edifício a abrigar o MASP e o MAM-SP no final dos anos 1940. No trajeto, o grupo reflete sobre as relações entre o processo de modernização de São Paulo e os interesses que levaram grandes empresários e fazendeiros paulistas a financiar o modernismo.
 
Roteiros: Lazer na Várzea do Bom Retiro
Tiago Alexandre Lopes Salgado
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Rua Vila do Conde, 70 - Bom Retiro. (Centro)
Ponto de encontro: Estaremos com nosso estandarte nas mesinhas, entre a quadra e o parquinho.
As várzeas são terrenos baixos que acompanham os cursos d'água. Com as cheias ocorre a inundação do terreno e após o período de chuvas, voltam ao nível anterior. Esses terrenos, desde o início do século XX, são ocupados por diferentes grupos que encontram nesses espaços uma oportunidade de praticar o ócio e a sociabilidade, como por exemplo, o futebol. É fundamental recuperar essa história e entender como as várzeas tiveram um papel importante como espaço de lazer e desenvolvimento da cidade.
 
Roteiros: É possível guardar a memória da cidade de maneira sustentável num parque?
Beatriz Antunes Fonseca
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça da Luz, s/nº - Centro. (Centro)
Ponto de encontro: Entrada do parque em frente a estação da luz.
Inscrição: E-MAIL antunes.beatriz@unifesp.br
O Parque da Luz, primeiro parque público da cidade, antes destinado ao lazer da elite, é um espaço de contemplação e reflexão sobre memória e sustentabilidade. Monumentos culturais e árvores majestosas testemunham as diferentes épocas do parque. Cada árvore e estátua carrega histórias únicas, convidando-nos a mergulhar no passado, presente e futuro da cidade. Neste roteiro, exploraremos seus monumentos e observaremos algumas de suas árvores históricas e obras arquitetônicas.
 
Roteiros: Pavilhão Japonês: 70 anos de preservação histórica, cultural e ecológica
Rafael Gushiken
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Portão 04 do Parque do Ibirapuera (acesso ao estacionamento).
O Pavilhão Japonês comemora 70 anos em 2024, quando foi inaugurado junto com o Parque do Ibirapuera, onde se localiza, dentro das comemorações do IV Centenário de São Paulo (1954). O patrimônio simboliza a amizade do Brasil com Japão, tanto que a edificação é uma réplica do Palácio de Katsura, antiga residência de verão do Imperador em Kyoto. Há um jardim com mistura de paisagismo tipicamente japonês com plantas originárias brasileiras, além de várias simbologias nas dependências. O grande destaque é o lago de carpas coloridas (nishikigoi).
 
Roteiros: Entre linhas: a energia tem história em São Paulo
Letícia Yumi Benetti da Silva
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Teatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/n, República. (Centro)
Ponto de encontro: Na escadaria em frente a entrada do Theatro Municipal de São Paulo.
Inscrição: sem inscrição prévia
Como construir uma cidade de São Paulo sustentável? Pensar sobre o desenvolvimento da energia elétrica na cidade, com certeza, é um dos eixos principais para tentar responder essa pergunta. O roteiro cultural “Entre linhas: a energia tem história em São Paulo” é um convite para remontar a introdução da energia elétrica no ambiente público de São Paulo, mas também para refletir sobre as fontes de energia que alimentam as redes da maior cidade da América Latina. Os belos postes de iluminação ao redor do Teatro Municipal, o prédio da Light (Shopping Light) e o trilho dos antigos bondes são patrimônios que contam parte da história elétrica da cidade e que fazem parte deste roteiro.
 
Roteiros: RolêSP Territórios Negros no Centro de São Paulo
Edimilsom Peres Castilho
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça da Liberdade, 133, Centro. (Centro)
Ponto de encontro:  Saída da Estação de Metrô Japão-Liberdade.
O “RolêSP Territórios Negros no Centro de São Paulo”, que será realizado na região central, antigamente conhecido como sul da Sé, percorrerá importantes territórios negros que fazem parte da História da Cultura Negra em São Paulo, com o objetivo de conhecer/revelar e valorizar histórias, expressões, personagens, lugares e múltiplas memórias que fazem parte da História da Cultura Negra em São Paulo, fortalecendo a manutenção das identidades locais e a diversidade cultural da cidade. Partindo de uma problematização cultural, etnográfica e geográfica de alguns marcos, espaços urbanos e edificações históricas, de monumentos erguidos pelos colonizadores, dos topônimos de ruas, praças e rios de São Paulo, nosso RolêSP busca não apenas dar maior visibilidade a marcante presença dessas populações na constituição da metrópole paulistana mas, sobretudo, proporcionar uma reflexão sobre seu histórico processo de lutas, resistências e rebeliões frente a esse longo processo. Pretendemos também divulgar e destacar os diferentes aspectos do Patrimônio Cultural, Natural, Material, Imaterial e Vivo da Cultura Negra em São Paulo, abordando as relações e dinâmicas da Cultura Negra no Território e outros temas socioculturais relevantes para a compreensão crítica e reflexiva de nossa realidade social, étnico-racial, política, econômica e cultural.
 
Roteiros: Bom Retiro arquitetônico e gastronômico: encontro de povos
Stamatia Koulioumba
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Av. Tiradentes, 551 - Bom Retiro. (Centro)
Ponto de encontro: Metrô Tiradentes - saída lado FATEC
Inscrição: E-MAIL kouli@uol.com.br
Neste walking tour Arquitetônico e Gastronômico pelo bairro do Bom Retiro visitaremos uma série de atrativos culturais edificados, bem como conheceremos um pouco mais sobre o seu patrimônio imaterial, fortemente marcado por diversas levas migratórias, dentre elas: italianos, judeus, coreanos, bolivianos entre outras etnias. Conheceremos alguns edifícios importantes tais como o atual Arquivo Histórico do Município (antiga Escola Politécnica), a Casa do Povo, as Oficinas Culturais Oswald de Andrade (antiga Escola de Farmácia e Odontologia) e muito mais. O bairro também abriga muitos estabelecimentos ligados à gastronomia dos diversos povos que configuram o bairro. Por isso, teremos algumas paradas específicas para que possam provar as iguarias dos diferentes povos. A famosa Rua Três Rios foi eleita pela revista Time Out como umas das mais interessantes do mundo, será objeto de nossas explicações históricas e arquitetônicas, bem como de arte urbana. Um rico passeio já documentado em reportagens promovidas pela Folha de São Paulo, Jornal Eletrônico Neofeed e que também participa anualmente na Jornada do Patrimônio da cidade de São Paulo.
 
 
Roteiros: As antigas passagens do centro: um passeio pelo circuito de galerias da República
Felipe Bortoluzo Mamone
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Avenida São Luís, 187, Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Ponto de encontro:  Na entrada da Galeria Metrópole virada para a São Luís, em frente ao restaurante República Mineira.
A região da República concentra alguns dos edifícios mais famosos da arquitetura paulistana. Nosso passeio, porém, vai deixar de lado estes símbolos para conhecer um tipo de construção mais modesto, mas igualmente importante: as galerias comerciais. Partindo da Praça Dom José Gaspar, andaremos quinhentos metros até chegar ao Largo do Paiçandu, mas por um caminho diferente: pelo interior de todos os quarteirões, conhecendo no trajeto os resquícios desta era em que comprar era sinônimo de passear.
 
Roteiros: É possível guardar a memória da cidade de maneira sustentável num parque?
Beatriz Antunes Fonseca
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça da Luz, s/nº - Centro. (Centro)
Ponto de encontro: Entrada do parque em frente a estação da luz.
Inscrição: Por e-mail (antunes.beatriz@unifesp.br)
O Parque da Luz, primeiro parque público da cidade, antes destinado ao lazer da elite, é um espaço de contemplação e reflexão sobre memória e sustentabilidade. Monumentos culturais e árvores majestosas testemunham as diferentes épocas do parque. Cada árvore e estátua carrega histórias únicas, convidando-nos a mergulhar no passado, presente e futuro da cidade. Neste roteiro, exploraremos seus monumentos e observaremos algumas de suas árvores históricas e obras arquitetônicas.
 
Roteiros: Os encantos do Parque Trianon rodeado de área urbana
 Bruno José dos Anjos
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Av. Paulista, 1530 - Cerqueira Cesar. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao Parque Trianon
Inscrição: Whatsapp (11) 98051-0100
Vamos explorar o Parque Trianon, desde sua história, seus monumentos e sua vegetação
 
Roteiros: Passagens Urbanas do Centro Novo
Raquel de Sales Lima Magalhães
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Galeria Olido - Av. São João, 473, Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente a escada de acesso ao cinema.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Caminhadas pelas galerias do Centro Novo, conhecendo as passagens Urbanas e suas características arquitetônicas e sua importância comercial nos dias de hoje.
 
Roteiros: Vale do Anhangabaú. Vale?
Wagner Nicolau Santos
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça do Patriarca, 02 – Sé. (Centro)
Ponto de encontro: Entrada da Galeria Preste Maia no Vale do Anhangabaú
Que tal refletir sobre os usos do espaço do Vale do Anhangabaú no decorrer dos séculos através do alguns marcos existentes (Obelisco da Memória, Palacete Riachuelo, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Avenida São João, Prédio dos Correios, Viaduto de Santa Ifigênia, por exemplo)? Esta é a proposta desta atividade: permitir que os participantes consigam perceber a alteração da paisagem urbana, de acordo com o momento vivido pela cidade e seus habitantes. e refletir sobre a relação da cidade com seus rios e história.
 
Roteiros: Adentrando o Coração da Bela Vista
Maria Camporese
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Av. Liberdade, 1033 – Liberdade. (Centro)
Ponto de encontro: Estação São Joaquim do Metrô (linha 1 Azul ) Catracas.
Inscrição: E-MAIL m22camporese@yahoo.com
Vamos sair da Estação São Joaquim do Metrô, caminhando para conhecer a Vila Itororó , espaço público, cultural, conjunto de edificações antigas, que está em fase de restauro.Seguimos para a Basilíca N Sra do Carmo, Castelinho da Av. Brigadeiro, Casa D YAYÁ, continuando para Padaria 14 de Julho e finalizando na Padaria São Domingos.
 
Roteiros: Praça Roosevelt: de velódromo da elite a praça de todas as tribos
 Denize Aparecida Bacoccina
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça Roosevelt, 172 – República. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao Cine Bijou.
Inscrição: Sem inscrição prévia
A Praça Roosevelt é muito conhecida pela sua diversidade, de públicos e de atividades. Ali se juntam skatistas, casais de namorados, grupos de amigos, alunos de teatro ensaiando suas peças, além de moradores com cachorros e os frequentadores dos bares. É um lugar com muita história, e que está sempre em transformação. Nos anos 1960, o Cine Bijou e a Bossa Nova colocaram o lugar no mapa cultural da cidade. Uma tradição que persiste até hoje, com três teatros, duas escolas de teatro e um cinema em apenas um quarteirão. Até hoje existe o bar onde Elis Regina contou pela primeira vez na cidade. Mas antes da cultura esse espaço já fazia história. O local onde está a praça hoje foi um velódromo no fim do século 19 e, com a chegada do futebol ao Brasil, foi construído ali o primeiro estádio de futebol da cidade. Vamos fazer um passeio na praça e arredores contando a história da praça que está nas memórias de tanta gente e que hoje é um espaço de diversidade. O roteiro será conduzido pela jornalista Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro. A caminhada é curta, e é apropriada para pessoas de todas as idades. Pet friendly.
 
Roteiros: Eco História: O Resgate da Sustentabilidade e da Memória do Parque Jardim da Luz
Cristiane Nistico
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Praça da Luz, s/nº - Centro. (Centro)
Ponto de encontro: Será no Coretinho que fica dentro do Parque. Entrando no portão principal do parque, na Praça da Luz, ele fica do lado direito, próximo à entrada da Pinacoteca.
Inscrição: E-MAIL aquaticamaster@gmail.com
Venha conhecer as transformações do Parque Jardim da Luz neste roteiro! Você vai descobrir como a área foi impactada pela chegada da ferrovia e a evolução do bairro Bom Retiro. Também como essas mudanças afetaram a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Os destaques ficam com os eventos históricos e curiosidades que tornaram o Parque uma referência em São Paulo. Vivencie a história e as surpresas deste local único!
 
Roteiros: Caminhada estética: explorando o marco da arquitetura modernista no Centro de São Paulo
Mayra Flamínio Quiroz
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Av. Higienópolis, 101, Consolação. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao Edifício Lausanne.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Caminhada exploratória pelo conjunto de edificações modernistas no centro da cidade, investigando o processo de verticalização e modernização no começo do século XX que criaram um ambiente urbano com características de importante apelo plástico, social, cultural e ambiental. O roteiro irá percorrer alguns dos edifícios tombados como patrimônio histórico e simbólico da cidade de São Paulo, analisando a diversidade de elementos estéticos, estruturais e conceituais da proposta modernista.
 
Roteiros: Torcida que canta e vibra: a voz que vem de fora e a ocupação do espaço público nos arredores do Allianz Parque
 
Emerson Antonio Lázaro Prata
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Rua Palestra Itália, 214 - Perdizes. (Zona Oeste)
Ponto de encontro: Em frente à entrada principal do estádio Allianz Porque (Portão A).
Inscrição: Whatsapp (11) 97676-5739
A voz que vem de fora também torce, canta e vibra. Projetos modernizantes no futebol tem sido sinônimo de elitização dos espaços do torcer. Estimulando o diálogo e construção de uma reflexão conjunta, o público é convidado a percorrer os arredores do Allianz Parque. Durante o percurso serão abordados temas relativos à história da Sociedade Esportiva Palmeiras, à memória do antigo Parque Antártica e a ocupação atual do entorno do estádio, seus cercos e proibições, festividade e sociabilidades.
 
Roteiros: Pelas ruas do Jardim São Paulo ZN
André Luiz Falcão Barbosa
Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Av. Leôncio de Magalhães 1004, Jardim São Paulo. (Zona Norte)
Ponto de encontro: Saída do metrô Jardim São Paulo / Ayrton Senna.
Inscrição: Whatsapp 11 99722 9723
Durante uma caminhada pelas charmosas ruas de um bairro jardim localizado no coração da Zona Norte, o Jardim São Paulo, conheça sua história, curiosidades, evolução e transformações até as épocas atuais. O roteiro se inicia e finaliza na estação Jardim São Paulo que é uma das estações mais tranquilas da Linha 1 do Metrô de São Paulo, segue pelo Parque Domingos Luís, rua Condessa Siciliano onde Ayrton Senna o tricampeão piloto de fórmula 1 morou dos 4 aos 12 anos de idade e o Mirante de Santana.
 
Roteiros: Conhecendo a Biblioteca Pública Municipal Brito Broca: Patrimônio Cultural do bairro de Pirituba
Ricardo Silva
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Av. Mutinga, 1425 - Vila Pirituba (Zona Norte)
Ponto de encontro: Porta de entrada da Biblioteca
Inscrição: E-MAIL contato@tourjundiahy.com.br
Inscrição: Whatsapp 11-94479-8204
Nesta atividade que será realizada no estilo roda de conversa, serão abordados aspectos Históricos, Arquitetônicos e Sociais do espaço físico onde a Biblioteca se encontra, além de dar uma volta em todo o local no intuito de conhecer todas as suas salas, jardins, acervos e Ocupação Cultural existentes no local.
 
Roteiros: Memória e Trajetória - Maria Soldado e o Obelisco
 Josemara Fermino Tourinho
 
Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n - Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Parque do Ibirapuera, em frente ao obelisco.
Inscrição: Sem inscrição prévia
A proposta do roteiro é explorar Fotografia de Rua e Arquitetura, centrado no Obelisco. Destacaremos sua importância simbólica na luta pela democracia e liberdade, incluindo figuras negras como Maria Soldado e Capitão Pedro Dias Campos, refletindo sobre o papel do povo negro na história. Discutiremos negritude, racismo, ativismo e sustentabilidade. Analisaremos como o complexo Ibirapuera se integra à cidade. Transformaremos imagens com técnicas diversas. O roteiro começa e termina no Obelisco Ibirapuera.
 
Roteiros: Memórias do bairro da luz
 Cleide Vieira de Bona
 Data: 17/08
Horário: 10h
 Local: Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo (Centro)
Ponto de encontro: Em frente a bilheteria do Museu da Língua Portuguesa - meia horas do início do tour, ou seja, às 9h30.
Inscrição: sem inscrição prévia
Memórias do Bairro da Luz. Roteiro a pé e visitação externa. O Museu da Língua Portuguesa, que nasceu com objetivo de valoriza a diversidade da língua portuguesa e aproximar os falantes do idioma em todo mundo. Estação da Luz foi a primeira ferrovia construída na cidade de São Paulo em 1867, a São Paulo Railway Company. Pinacoteca São Paulo é um dos mais importantes museus de artes do Brasil, sendo o mais antigo da cidade. A Pinacoteca expandiu e ganhou um novo espaço expositivo, com o nome de Pinacoteca Contemporânea, ainda mais sustentável e acolhedor. Jardim da Luz criado originalmente como Horto Botânico em 1825, foi aberto ao público como Jardim Público da Luz. É o mais antigo parque público do município. Neste local faremos uma roda de conversa sobre as memórias do Bairro da Luz. Aconselhamos uso de sapatos e roupas confortáveis, levar lanche e água.
 
Roteiros: Irmandades Negras na história de São Paulo: lições do passado para construir o futuro
 
Fabrício Forganes Santos
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Praça da Colméia s/n – Centro. (Centro)
Ponto de encontro: Praça da Colméia, Metrô São Bento saída sentido Rua Florêncio de Abreu.
Inscrição: Whatsapp (011) 98441-0091
O percurso pela região da Sé nos conecta com a história de sete associações religiosas frequentadas pelo povo negro a partir de 1720. Além de identificar as arquiteturas e seus espaços urbanos, caminhando aprenderemos sobre o cotidiano dos negros nestas Irmandades, conhecendo modos de vida que hoje seriam vistos como sustentáveis. Olhando para o passado, nossa jornada traz oito lições importantes dos malungos, vivenciadas por eles e ambicionadas por nós para a construção de um futuro melhor.
 
Roteiros: Parque Augusta – Visita ao primeiro parque arqueológico do município de São Paulo
Centro de Arqueologia de São Paulo (SMC/DPH/CASP)
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 12h e das 14h às 16h
Local:  R. Augusta, 200, Consolação.
Forma de inscrição: E-mail (dphcasp@prefeitura.sp.gov.br)
Será realizada uma visita guiada pelo Parque, indicando os locais onde foram encontrados vestígios arqueológicos, após o roteiro será realizada uma roda de conversa.
 
Roteiros: Contrapontos da memória: a importância de ressignificar o passado e mudar o presente em visita no Museu do Ipiranga
 Ana Paula Ferreira de Brito
 Data: 17/08
 Horário: 10h
 Local: Parque da Independência, s/n – Ipiranga. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Na entrada principal do Museu do Ipiranga, próx ao guarda volumes.
A visita ao Museu do Ipiranga será focada nas seções “contraponto” de modo a descontruir a memória dos bandeirantes, como promovido com as estátuas do Borba Gato (na Avenida Santo Amaro e na EMEI Borba Gato) como heróis nacionais e, discutir como o Museu do Ipiranga e outras instituições de educação estão enfrentando esse passado para construir um presente que fomente os direitos humanos e a diversidade para um futuro mais igualitário e culturalmente sustentável. A visita será conduzida pela historiadora e museóloga Ana Paula Brito, especialista em memórias e patrimônios traumáticos. Recebidos com chá de alecrim (erva da memória), os participantes irão participar de uma roda de conversa inicial, seguida de uma mediação nas galerias “contrapontos” do museu e finalização com uma atividade artística sobre a indígena Clara Camarão e a intelectual negra Beatriz Nascimento.
 
Roteiros: Arsenal da esperança- acolhendo pessoas e histórias desde 1996.
Nayara Tosin Rocha
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: R. Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Arsenal Esperança
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Arsenal da Esperança, importante casa de acolhida para pessoas em situação de vulnerabilidade social, carrega também parte da história de São Paulo em suas paredes. O local foi construído para ser uma hospedaria de imigrantes em 1886. A visita convida o público a conhecer esse local histórico, entender como essa casa foi transformada ao longo dos anos e a desmistificar os centros de acolhida.
 
Roteiros: Um refúgio na capital: Ibirapuera, de território indígena a complexo cultural, esportivo e de lazer
 
Matheus Araujo de Andrade Costa
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana
Inscrição: Sem inscrição prévia
Neste passeio pelo parque do Ibirapuera vamos conversar sobre a história de criação do parque, que no passado foi ocupado por indígenas e depois foi usado para criação de gado. O passeio se inicia no terraço do MAC para olharmos o parque de cima. Depois seguiremos pela Bienal até o MAM e a marquise, comparando fotos antigas com o cenário atual. Além de comentar sobre o projeto modernista de arquitetura e paisagismo, vamos observar exemplares da fauna e flora local até o espelho d’água, onde finalizaremos o passeio.
 
Roteiros: Histórias e memórias negras do movimento de moradia em São Paulo
Philippe Arthur Dos Reis
Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Praça da Sé, s/n - Sé (Centro)
Ponto de encontro: Em frente à Catedral da Sé
É um lugar comum atribuir as transformações urbanas de São Paulo na passagem do século XIX para o XX como um feito exclusivo dos imigrantes, como se não houvesse uma expressiva população negra que ali habitasse. O problema se acentua se pensarmos os movimentos urbanos, tais como as greves e a urbanização, que posteriormente denominou áreas da cidade como "bairros étnicos", como o Brás, Bixiga e Barra Funda como italianos, a Liberdade como japonesa, o leste europeu na Vila Zelina, e o Bom Retiro dos judeus, e mais recentemente como bairro dos coreanos. Essa memória socialmente construída, não levou em consideração as populações negras que ali habitavam, contribuindo para um apagamento memorial de tais grupos na história social da cidade. A proposta do roteiro é discutirmos, a partir da análise histórica e historiográfica, a evidência e o protagonismo das comunidades negras como agentes produtores e políticos da cidade, desmontando a ideia de "bairro étnico" como se fosse um dado natural e que simplesmente expressasse uma provável "maioria numérica" de um grupo. Assim, por meio de um roteiro nas ruas, edifícios e monumentos, buscaremos traçar as linhas de uma história plural da cidade, na qual diferentes grupos sociais estiveram em diálogo e em disputa ao longo do tempo.
 
Roteiros: Um passeio pelas primeiras edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Emerson Dylan Gomes Ribeiro
Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo - Av. Paulista, 1578 - Bela Vista (Centro)
Ponto de encontro: Vão do MASP, próximo à entrada.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo teve sua primeira edição em 1977, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Devido ao seu sucesso, a Mostra logo se expandiu para outras salas e se tornou o festival de cinema mais importante de São Paulo. Em 2024, a Mostra chega em sua 48ª edição. Este roteiro pretende passear pelo que chamamos de "território da cinefilia", nas proximidades do MASP, conhecendo os espaços ocupados pela Mostra em seus primeiros anos, como as salas de cinema e os lugares de circulação do público e dos convidados.
 
Roteiros: Modernos na Santa Cruz
 Danielle Manoel dos Santos Pereira
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Rua Santa Cruz, 325. Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro: No portão de entrada do Parque Modernista.
Inscrição: sem inscrição prévia
As cidades vêm se transformando de maneira muito rápida, sobretudo com a verticalização das construções. Nosso roteiro nos fará percorrer espaços que resistem ao tempo e a expansão imobiliária, alguns como patrimônio já tombados que resistiram às mudanças, e outros que não sabemos por quanto tempo se manterão em pé. Vamos passear pelas décadas de 20 e 30, conhecer as primeiras construções modernistas projetadas por Gregori Warchavchik: a Casa Modernista, vila modernista e a casa de Lasar Segall.
 
Roteiros: Bixiguinha - um roteiro mágico para as crianças
 
Andre Guimarães Maia
 Data: 17/08
Horário: 10h
 Local: Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Casa de Dona Yayá
Inscrição: sem inscrição prévia
O roteiro vai apresentar ao público infantil os bens do Bixiga - como a Casa de Dona Yayá, o Teatro Brasileiro de Comédia, o Teatro Oficina - de forma lúdica e participativa, contando com "poderes mágicos" para tanto!
 
Roteiros: Pelos Becos Da Vila Madalena
Aldesia Maria Dias
Data: 17/08
Horário: 10h
 Local: Rua Fradique Coutinho, 28 – Pinheiros (Zona Oeste)
Ponto de encontro:  Estação Metro Fradique Coutinho
 Identificação com o nome do roteiro Pelos Becos da Vila Madalena
Inscrição: Whatsapp 11 99403.8534
Evolução histórica do bairro de Pinheiros e Vila Madalena, destacando a arte do grafite como um agente transformador. Como o projeto aprendiz criado para desenvolver talentos no Beco do Aprendiz se torna destaque no Brasil e no mundo. A arte do grafite transformando vidas , sendo o grafite utilizado para transmitir diversas mensagens e embelezar lugares esquecidos . Venha conhecer o Beco do Batman e do Aprendiz um lugar único e descolado na Vila Madalena
 
Roteiros: Dr. Teixeira da Silva na Av. Paulista: a rua, sua vida e governanta croata
Renato De Lucca
Data: 17/08
Horário: 10h
Local: Av. Paulista, 266 - Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Avenida Paulista, 266
Inscrição: sem inscrição prévia
Quem foi o advogado que teve o seu nome outorgado a esta rua na Avenida Paulista? Contaremos a história e genealogia do Dr. Teixeira da Silva, o surgimento da rua, a ligação com o Conselheiro Leôncio de Carvalho e com os primeiros imigrantes croatas no Brasil. Nesta ocasião, além de conversar com seus descendentes, os participantes entenderão sobre a perda de identidade dos primeiros croatas no país.
 
Roteiros: Theatro Municipal de São Paulo e as práticas de conservação preventiva no patrimônio edificado
Teatro Municipal
Data:  17/08
Horário:  10h
Local: Praça Ramos de Azevedo, S/Nº (Hall de Entrada do Theatro Municipal)
Forma de inscrição: Formulário On-line https://docs.google.com/forms/d/1x0p7CrjWTPucBNpwXY4qcB0KJwMnDGxsiWsrxgVsXmI/viewform?edit_requested=true
Visita ao edifício histórico do Theatro Municipal de São Paulo, patrimônio cultural brasileiro tombado pelos três órgãos de preservação, municipal (Conpresp, 1991), estadual (Condephaat, 1981) e federal (Iphan, 2014). Nesta visita, o público será convidado a observar com maior atenção os detalhes construtivos e estilísticos do edifício que, projetado no início do século XX pelo escritório de Ramos de Azevedo, passou por reformas de adequação e restauro ao longo de seus 112 anos.
 
Roteiros: Desvendando a São Paulo Negra
 Denise dos Santos Rodrigues
 Data: 17/08
 Horário: 10h
Local: Praça da Liberdade, 238 – Liberdade. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente à igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados.
Inscrição: Sem inscrição prévia.   
O tour percorrerá os lugares de memória e história negra do centro de São Paulo, abordará como a população negra contribuiu - e contribui - para o desenvolvimento da cidade e como as ruas são espaços de reivindicações, resistências e pertencimentos.
 
Roteiros: Reviva nossa história!
Sport Club Corinthians
Data: 17/08
Horário: Das 10 às 16h
Local:  Sport Club Corinthians - Neoquímica Arena - R. Miguel Ignacio Curi, 111, Portão C, Início Galeria SCCP.
Inscrição WhatsApp: (11)95490-7811
Vamos reviver histórias e acontecimentos de cada setor do estádio do Corinthians. Vamos bater um papo sobre cada setor e como funciona em dias de jogos e curiosidades relevantes que também marcaram cada ambiente. Teremos animação com música, gritos de torcidas e narrações. Tudo isso contado por um torcedor/anfitrião e jornalista que viveu muitas dessas histórias. 
 
Roteiros: Prostituição e confinamento: um percurso pela antiga zona do baixo meretrício do Bom Retiro (1940-1953)
 Paula Ester Janovitch
 Data: 17/08
Horário: 10h30
Local: Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos. (Centro)
Ponto de encontro: entrada principal do Sesc Bom Retiro
Inscrição: Whatsapp 11 994266073
Percurso realizado entre o bairro de Campos Elíseos e Bom Retiro, na antiga zona de meretrício do Bom Retiro, local onde ocorreu o confinamento da prostituição do centro de São Paulo nos anos de 1940. O percurso visa explorar as ruas, Aimorés e Cesare Lombroso, antigo baixo meretrício, e explicar como a prostituição se deu ali ao longo dos treze anos de confinamento através de vasto material fotográfico, registros da polícia, produção literária e memórias de moradores .
 
Roteiros: Uma outra caminhada pelo bairro da Independência: o Ipiranga entre nas margens da Bom Pastor e a Nazaré
 Renato Brancaglione Cristofi
 Data: 17/08
 Horário: 10h30
Local: R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Em frente do Sesc Ipiranga (na calçada).
O roteiro urbano "Uma outra caminhada pelo bairro da Independência: o Ipiranga entre as margens da Bom Pastor e a Nazaré" propõe novas perspectivas sobre a paisagem urbana do Ipiranga. Focando olhar na vizinhança do Museu do Ipiranga, a caminhada examina a história das construções do bairro. Dividido em duas etapas, o percurso começa com os palacetes dos Jafet nas ruas Bom Pastor e Costa Aguiar, observando a arquitetura e a memória. A segunda etapa investiga construções históricas na Rua Nazaré, ligadas à saúde, educação e assistência social, terminando com uma visita guiada ao Museu Vicente de Azevedo.
 
Roteiros: Volta Negra
 Pedro Vinicius Alves
 Data: 17/08
 Horário: 10h30
Local: Ladeira da Memória, s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao Obelisco de Piques ao lado da estação do Metrô Anhangabaú.
O roteiro de memória Volta Negra é uma caminhada conduzida pelo Coletivo Cartografia Negra, atuante desde 2017, que passa por três pontos do centro da cidade de São Paulo, ligados a contextos tradicionais da cidade e da cultura afro-brasileira, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, a Praça Ramos de Azevedo e o Largo da Memória. Durante o passeio apresentaremos fotografias antigas, mapas, e reflexões sobre a presença dos rios, o desenvolvimento de tecnologias ancestrais e o protagonismo negro na formação e construção da cidade.
 
Roteiros: O repente em Santo Amaro, reduto da cultura nordestina
 Edmo Fernandes de Oliveira
 Data: 17/08
 Horário: 10h30
Local: Praça Floriano Peixoto, s/nº - Santo Amaro. (Zona Sul)
Ponto de encontro: coreto da praça
Inscrição: sem inscrição prévia
Santo Amaro abrigou muitos expoentes da cultura nordestina, dentre eles, os repentistas de viola. Este roteiro circulará em alguns destes espaços, contando em repente de improviso fatos marcantes do repente ao lado da Igreja do Largo Treze, a Praça Floriano Peixoto, Restaurante Chapéu de Palha e Biblioteca Belmonte. Inclui a expulsão dos repentistas da Praça Floriano Peixoto em 2013, momento em que estavamos voluntariamente colaborando com a praça em frente à Belmonte e participavam da redação da legislação do artista de rua da cidade de São Paulo.
 
Roteiros: Caminhada da História Preservada do Bairro da Aclimação
 Eliana Lucania de Almeida Alves
 Data: 17/08
Horário: 10h30
Local: Praça Gen. Polidoro, s/n – Aclimação. (Centro)
Ponto de encontro: Praça General Polidoro - Portão de Entrada.
Inscrição: sem inscrição prévia.
Carlos Botelho inaugura o Parque da Aclimação em 1892 e assim surge o Bairro da Aclimação. A caminhada se iniciará na Praça General Polidoro seguindo pelo Mirante da Praça Jorge Cury e a seguir para o Parque da Aclimação. Estas áreas são protegidas pelo Tombamento para preservar a história do Bairro da Aclimação mas também a sua preciosa Área Verde. Venha conhecer os detalhes deste olhar importante da sustentabilidade.
 
Roteiros: Casarões Históricos: concepção original e atual ressignificação
 Debora Paneque Nogueira
 Data: 17/08
 Horário: 10h30
Local: Avenida Paulista, 1919 - Bela Vista. (Centro)
 Ponto de encontro: Palacete Franco de Mello.
Inscrição: E-MAIL debora.dpn@gmail.com
Apresentarei alguns dos casarões antigos da avenida Paulista que resistiram às transformações urbanas, e, como esses espaços estão sendo utilizados nos dias de hoje.
 
Roteiros: O Rio Cabuçu nas margens do Julieta-Guançã
Thiago Ballestero Assumpção
Data: 17/08
Horário: 10h às 13h
Local: AMAJU- Associação de Moradores e Amigos do Jardim Julieta na Praça João Bosco Penido Burnier
Ponto de encontro:  9 horas na estação Tucuruvi para irmos em conjunto de ônibus (linha 1720-10 Jardim Guançã) à praça onde o Roteiro começará. O local de encontro nessa estação será no segundo andar, na plataforma do terminal desse ônibus ( Rua Paranabi 206, do lado oposto ao Shopping).
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone
Há menos de 40 anos, os moradores dos Jardins Guançã e Julieta na zona norte ainda se banhavam nas águas do Rio Cabuçu. Também pescavam e jogavam futebol em sua várzea. Hoje, no entanto, o rio é quase invisível nos espaços públicos, porque suas margens estão encobertas por barreiras físicas e sociais. Nesse sentido proponho que possamos caminhar às margens do Rio com outros olhos: como seria a vida no nosso bairro se ele fizesse parte da nossa vida como um espaço de convívio e lazer?

 
Roteiros: Pinheiros: dos Indígenas aos Faria Limers - História, Arquitetura, Arte e Cultura
 Daniela Feitosa Cardoso de Campos
 Data: 17/08
Horário: 11h
 Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, N° 952 – Pinheiros. (Zona Oeste)
Ponto de encontro:  Saída A da Estação Faria Lima
Inscrição: Sem inscrição prévia
Pinheiros é o bairro mais antigo de São Paulo, pois era uma área de ocupação indígena, atraindo Bandeirantes e Jesuítas. Desde então, a “vila” se tornou um local de grande ocupação, e hoje um bairro de referência comercial, residencial, artístico e cultural.
 
Roteiros: Roteiro pelas igrejas do centro histórico: conheça seu patrimônio artístico cultural e muitas curiosidades
Ricardo Moura Rebello
Data: 17/08
 Horário: 11h
Local: Praça Pátio do Colégio, nº 2, Centro. (Centro)
Ponto de encontro: Ponto de encontro no Pátio do Colégio, na frente da porta de entrada do Museu Anchieta. Início pelo Pátio do Colégio, Centro, passando depois pelo Mosteiro de São Bento, Igreja Santo Antônio, Igreja São Francisco e terminando na Igreja São Gonçalo.
 Inscrição: E-MAIL guia.ricardo.turismo@gmail.com
Com início no Pátio do Colégio, a caminhada seguirá pelo Mosteiro de São Bento, igreja Santo Antônio (Patriarca), Paróquia São Francisco de Assis e pela Venerável Ordem Terceira (Lgo. S. Francisco), igreja São Gonçalo (praça João Mendes) e terminará na Catedral da Sé. Em todos esses locais e também no seu trajeto, serão abordados aspectos artísticos, arquitetônicos e culturais, com muitas histórias e curiosidades.
 
Roteiros: Moda no Brasil: modernismo e moda entre as décadas de 1920 a 1950
Soraia Pauli Scarpa
Data: 17/08
Horário: 11h
Local: Praça Ramos de Azevedo, s/n, República. (Centro)
Ponto de encontro: Theatro Municipal, escadaria da frente.
 Inscrição: Sem inscrição prévia
O roteiro pretende colocar a roupa, o arquétipo da moda, como dado principal e não secundário na história do modernismo em São Paulo. Serão abordados três momentos entre os anos 1920 e 1950: a forma com que Tarsila do Amaral usou estrategicamente a aparência para construir a ideia de uma “brasilidade modernista”; como Flávio de Carvalho explorou pioneiramente o vestir no campo das artes visuais; e como o MASP criou em seu acervo uma das mais importantes coleções de moda no Brasil, por meio uma escola de moda projetada por Lina Bo Bardi, Pietro Maria Bardi e outros artistas-professores.
 
Roteiros: Cordel na Pauliceia, por onde afinal estavam os cordelistas em São Paulo
 Varneci Santos do Nascimento
 Data: 17/08
 Horário: 11h
Local: R. Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Pateo da biblioteca Belmonte
Inscrição: Whatsapp (11) 98647-8636
Varneci exporá seus cordeis tal como outros cordelistas expuseram seus trabalhos em Santo Amaro, na Praça Floriano Peixoto e na Praça em frente à Biblioteca Belmonte contando causos desses cordelistas e o contexto atual dos cordelistas na cidade. Ao público presente contará a história do cordel brasileiro, curiosidades sua origem, breve relato sobre Leandro Gomes de Barros e detalhes sobre a produção de cordel na cidade.
 
Roteiros: Caminhada no Itaim Paulista: produção e preservação da arte- cultura local
 Derik da Silva Pimenta de Souza
 Data: 17/08
 Horário: 11h
Local: Praça Silva Teles, s/n - Itaim Paulista. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Praça Silva Teles
É muito comum conhecer espaços históricos e artísticos culturais no centro da cidade de São Paulo, mas esses espaços também estão presentes e contribuindo para que muitos possam dar os seus primeiros passos e conhecer linguagens artísticas dentro das periferias de São Paulo. O bairro do Itaim paulista localizado no extremo leste, possui alguns equipamentos como casa de cultura e escola de samba, com grandes potenciais de experiências culturais, preservação e entretenimento. Tanto para residentes como para os interessados em conhecê-lo! E a experiencia se torna mais rica quando é feita com um guia morador do bairro, possibilitando uma interação ainda maior com o espaço, artistas e moradores locais.
 
Roteiros: Caminhada da Memória Indígena
 Paulo Franco de Camargo
 Data: 17/08
Horário: 11h
 Local: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista (Zona Leste)
Ponto de encontro: Ponto de encontro na Estação da CPTM em São Miguel Paulista
Inscrição: Whatsapp (11) 93355-4597
Saindo da Estação São Miguel Paulista, a três metros, os visitantes irão visitar a Capela São Miguel, o museu retrata a história indígena de 1600, logo após caminharemos 800 metros até as ruínas da casa Bandeirista do Sitio Mirim, e todo esse percurso será contado por Paulo Camargo a história, a memória e o folclore indígena. No Final da caminhada serão sorteados livros sobre.
 
Roteiros: A cinemateca e a preservação da nossa memória
 Stephanie Oliveira da Silva
 Data: 17/08
 Horário: 11h
Local: Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Na frente da Cinemateca.
Inscrição: E-MAIL stephanie.oliveira29@gmail.com
Passando por Limite (1931) de Mário Peixoto, Deus e o diabo na terra do sol (1964) de Glauber Rocha até Bacurau (2019) de Kléber Mendonça, o cinema brasileiro tem uma memória consolidada na história do cinema mundial. O trabalho e a importância de conservar nossa cinematografia vem, primordialmente, do papel da Cinemateca Brasileira. Neste roteiro iremos até a cinemateca contar sobre a história do lugar, desde sua fundação pelo historiador Paulo Emílio Salles Gomes até sua condição atual.
 
Roteiros: Trajetórias da Prostituição no Bom Retiro: Mulheres da Luz
 Nina Dmytraczenko Franco
 Data: 17/08
 Horário: 12h30
Local: Praça da Luz, s/n - Bom Retiro. (Centro)
Ponto de encontro: Saída da estação Júlio Prestes.
Vamos percorrer duas trajetórias paralelas da prostituição no centro de São Paulo. A primeira é geográfica, começa nos Campos Elíseos, passa pelo Bom Retiro e termina na Luz. A segunda é temporal, se inicia na virada do século 20, com uma parada nos anos 40 e chega até o presente. Ao longo desses caminhos vamos conversar sobre os fatores que marcaram, e ainda marcam, a prostituição e as vidas das mulheres envolvidas nessa atividade e, por fim, sobre futuros possíveis. Classificação Indicativa: 14 anos.
 
Roteiros: O Horto Florestal como um Lugar de Memória
 Beatriz Aparecida Teixeira
 Data:  17/08
 Horário: 13h
Local: Rua do Horto, 931 - Horto Florestal. (Zona Norte)
Ponto de encontro: Será entre os dois lagos da entrada, na frente do prédio branco (antigamente conhecido como Palácio de Verão do Governador e hoje sede administrativa da empresa administradora do parque). O roteiro de memória se iniciará em frente ao Palácio.
O roteiro de memória buscará conhecer e debater sobre o Horto Florestal de São Paulo (sua área gratuita) e seu uso desde antes de sua criação até a atualidade. No século XXI, o espaço do Horto Florestal era conhecido como um grande engenho de café e com o passar dos anos se tornou um espaço de cultivo científico. A ideia do roteiro é debater sobre o uso desse local como um espaço de preservação e de memória da cidade de São Paulo, fazendo relação com o Parque da Cantareira, que fica na região próxima e a utilização das reservas de água. Pretende-se, assim, levar o público a conhecer a história da região e do Horto Florestal de São Paulo e sua relevância.
 
Roteiros: Ipiranga da memória ao meio ambiente
Debora Machado
Data: 17/08
Horário:  Das 13h às 15h
Local: Igreja do Cristo Operário, localizada dentro da Escola Nacional Paulo Freire - R. São Daniel, 119, Vila Brasilio Machado.
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11) 98587-3735
A proposta é um percurso de 25 minutos entre a Capela do Cristo Operário e o antigo Incinerador Vergueiro, a Capela é um patrimônio tombado nas três esferas, municipal, estadual e federal. Já o percurso até o antigo Incinerador é pela relevância do prédio como um espaço histórico que tem o potencial de ser transformado no Museu do Lixo.
 
Roteiros: Pinheiros: memória e patrimônio
 Paulo Eduardo Moretto
 Data: 17/08
 Horário: 13h30
Local: Rua dos Pinheiros, 623 – Pinheiros. (Zona Oeste)
Ponto de encontro: Catraca da Estação do Metro Fradique Coutinho
A caminhada fotográfica terá início na estação Fradique Coutinho do metrô e levará os participantes a conhecer a arquitetura vernacular de Pinheiros, passando por casas geminadas, vilas e pequenos edifícios, encerrando no histórico Mercado Municipal de Pinheiros. A proposta é registrar a arquitetura e a vida cotidiana do bairro, discutindo questões referentes à memória, o patrimônio e a sustentabilidade dos modos de viver na cidade. Qualquer tipo de câmera ou celular pode ser usado.
 
Roteiros: Ruínas do Sítio Mirim
Priscilla Oliveira dos Santos
Data: 17/08
Horário: Das 14h às 15h
Local: Av. Dr. Assis Ribeiro, 10573, Ermelino Matarazzo.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
As antigas estruturas do Sítio Mirim remetem a um passado que sobrevive e entrelaça com o presente. Sua localização, na zona leste da capital, era ponto de parada de tropas e bandeiras no caminho que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro. Ao explorar as Ruínas volte no tempo e veja um pouco do que foi a vida rural dos que ali habitavam, na época do Brasil Colônia, e mergulhe em um universo de descobertas e aprendizados. 
 
Roteiros: Conhecendo os vitrais no Parque da Água Branca
Equipe Educativo do Parque da Água Branca
Data: 17/08
Horário: Das 14h30 às 16h30
Local: Portaria 1 - Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca
Forma de inscrição: E-mail (educacao@aguabrancaparque.com.br)
Os visitantes poderão se conectar com os elementos que compõem o patrimônio histórico, artístico e cultural do Parque da Água Branca com foco nos vitrais e nos diferentes estilos arquitetônicos presentes em suas construções. Às 14h30, os visitantes participarão de uma caminhada por alguns pontos do Parque e ocorrerá uma Oficina de Construção de Mini Vitrais no Ateliê Educativo dentro do Centro de Visitantes. 
 
Roteiros: Caminhada Histórica no Parque da Ciência Butantan
Equipe Educativa do Museu Histórico do Instituto Butantan
Data: 17/08
Horário: às 14h30
Local:  Museu da Vacina - Av. Vital Brasil, 1500, Butantã.
Forma de inscrição: Formulário On-line (https://forms.gle/QKXid3inbkX2eYyR7 )
Apresentar e discutir a história do Instituto Butantan a partir do olhar para o espaço e conjunto de edifícios do Parque da Ciência Butantan. Apesar de estar em constante transformação, a área de visitação do Butantan traz muitos detalhes que ajudam a entender não apenas o trabalho científico e cultural do Instituto, mas também o contexto histórico de São Paulo ao longo do século XX. 
 
Roteiros: Visita mediada ao Centro de Memória do Circo - Um breve mergulho na história do circo brasileiro
 Henrique Vasques Leite
 Data: 17/08
Horário: 14h
 Local: Av. São João, 473, Centro Cultural Olido - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo. (Centro)
Ponto de encontro: Recepção do Centro Cultural Olido (Galeria Olido).
Inscrição: sem inscrição prévia
O palhaço, ator e pesquisador teatral e circense Henrique Vasques convida ao respeitável público à uma visita mediada ao Centro de Memória do Circo (CMC), apresentando, através de sua exposição permanente “Hoje tem espetáculo!”, parte da história de nosso circo, abordando principalmente alguns dos grandes palhaços que se apresentavam na capital paulista na década de 1900 a 1960 e fizeram enorme sucesso.
 
Roteiros: De Tebas ao Rosário, o negro na arquitetura da São Paulo antiga.
Rafael Ferreira Lima
Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Av. Rangel Pestana, 230 – Sé. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente a Igreja da Ordem Terceira do Carmo.
Inscrição: sem inscrição prévia
Conheça as obras remanescentes e um pouco da história de Tebas, um ex-escravizado que hoje é considerado o primeiro arquiteto do Brasil pela relevância do seu trabalho nas igrejas barrocas da São Paulo Colonial. Conheça também um pouco da história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que sob muita luta foi realocada do centro econômico de São Paulo para o Largo do Paissandú, onde hoje está localizada.
 
Roteiros: Aqui, onde nasce o rio: a vila Itororó e as memórias da cidade
 Guilherme Batista Leite
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Centro Cultural Vila Itororó
Inscrição: sem inscrição prévia
Localizada na encosta do rio Itororó, além da arquitetura das casas, a vila revela um conjunto de memórias, recordações, narrativas e histórias que ainda nos rodeiam, assim como as suas manifestações culturais, são um patrimônio da história de São Paulo. Mais do que torná-las visíveis, está visita mediada, busca uma experiência que procura reconhecer a presença da memória ausente e a importância de sua reconstituição simbólica e material.
 
Roteiros: Um símbolo do progresso e da modernidade: o Mappin e a urbanização de São Paulo
 Bruna De Souza Pitteri
Data: 17/08
 Horário: 14h
Local:  Praça Ramos de Azevedo, s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: Na escadaria do Theatro Municipal.
O Mappin foi uma das lojas mais importantes e famosas da cidade de São Paulo, integrando um imaginário afetivo que antecede a criação dos Shopping Centers. Surgida em 1913 na rua XV de Novembro, e tendo passado vinte anos ocupando um edifício na Praça do Patriarca, a loja Mappin foi também responsável por transformações na paisagem urbana e na maneira como os cidadãos vivenciavam a cidade. Esse percurso, assim, tem como proposta refletir sobre a urbanização de São Paulo do início do século XX a partir da trajetória de uma das suas lojas mais famosas, o Mappin, considerado um símbolo de progresso e modernidade.
 
Roteiros: Lugares de Orgulhos e Resistências LGBTQIAP+
 Leonardo Arouca Porfirio Da Silva
Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Largo do Arouche, S/N - Vila Buarque. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao Mercado das Flores.
Inscrição: E-MAIL  l.arouca1@outlook.com
Tour Lugares de Orgulho e Resistência LGBTQIAP+ no coração histórico de São Paulo. Este passeio oferece uma visão dissidente do centro histórico da cidade, explorando os espaços frequentados pela comunidade LGBTQIAP+ desde a década de 1960. Descubra pontos icônicos, personalidades marcantes e eventos históricos que moldaram a trajetória dessa população e da cidade. Além de visitar esses locais emblemáticos, o tour destaca o rico patrimônio cultural e social da comunidade LGBTQIAP+, apresentando acervos e referências imateriais selecionados para enriquecer essa experiência. Junte-se a nós e mergulhe na história vibrante da São Paulo LGBTQIAP+.
 
Roteiros: São Paulo: Da Taipa de Pilão a Belle Époque
 Almir Douglas de Oliveira Marcellino
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Centro Histórico de São Paulo - Pateo do Collegio, 2 – Sé. (Centro)
Ponto de encontro: Pateo do Collegio, na entrada do Museu Anchieta
A atividade compreende o quanto que o Centro Histórico de São Paulo trás de reflexão sobre o que passou nos últimos séculos, uma vez que muitas pessoas passam por aqueles lugares, mas desconhecem o que são ou foram como o Pateo do Collegio, Rua XV de Novembro e demais ruas e pontos do chamado Triângulo SP até o Theatro Municipal, que representa o período da Belle Époque, com a entrada da década de XX do século passado. Um roteiro a pé pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico de São Paulo, com início no Pateo do Collegio, onde tudo começou e onde há uma parede de taipa de pilão do século XVI, passando pela região da Rua XV de Novembro, onde temos os destaques do Ed Martinelli, Altino Arantes, Banco de São Paulo e adjacências, até terminarmos no Theatro Municipal, símbolo da Belle époque Paulistana, inaugurado em 1911 e marco da principal mostra de artes do país, a Semana de Arte Moderna de 1922. Para ilustrar o percurso, apresentação de fotos de como esses lugares eram antigamente ao que são nos dias de hoje.
 
 
Roteiros:  Forró em São Paulo
Luiz Martins Valverde Junior
Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Na entrada do Museu da Imigração na Rua Vis. de Parnaíba, no fim da rua, próximo da linha do trem.
Inscrição: Whatsapp (11) 98170-2161
Consiste em narrar a história do Forró na Cidade de São Paulo, através da migração dos nordestinos, através dos pontos turísticos envolvidos, com sua típica gastronomia e os lugares que se dança o forró.
 
 
Roteiros: Preservando a Memória do Cemitério da Penha
 Lucas Fernandes da Silva Santos
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Rua Macaúbas, 11 - Penha de França (Zona Leste)
Ponto de encontro: Essa rua é a de trás da entrada principal do Cemitério da Penha
Visita Guiada no Cemitério da Penha, onde conheceremos sua importância histórica e como o cemitério reflete os trejeitos do bairro.
 
 
Roteiros: Vila Maria Zélia: Patrimônio através das lentes.
 Kamilla Dourado da Silva
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Rua dos Prazeres, 362, Vila Maria Zélia, Belenzinho. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Em frente à Capela São José de Vila Maria Zélia, dentro da vila, na Rua dos Prazeres, 362. - Vila Maria Zélia, Belenzinho.
Inscrição: E-MAIL kamilla.dourado@unifesp.br
Nesta visita à Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, iremos investigar a forma como o patrimônio tombado vem recebendo outros usos e significados. A partir de uma caminhada pelas ruas da vila, o objetivo é perceber como algumas casas e prédios históricos deixaram de ser apenas patrimônio operário para fazerem parte de cenários de clipes, séries e novelas, reinventando as memórias desses espaços na contemporaneidade.
 
 
Roteiros: A história dos parques municipais da avenida Paulista
 
Estela Maris Carneiro Alves
 Data: 17/08
 Horário: 14h
Local: Parque Municipal Tenente Siqueira Campos - Trianon - Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Entrada do parque pela Avenida Paulista, 1578. Na frente da escultura Anhanguera.
Inscrição: Chegar 30 minutos antes
Muitas pessoas passam na Avenida Paulista e não conhecem os parques municipais Prefeito Mário Covas e Tenente Siqueira Campos (Trianon) e suas histórias centenárias. Desta forma, a atividade tem como objetivo divulgar e valorizar as memórias dessas áreas verdes remanescentes na avenida mais icônica da cidade e dialogar com o público sobre a importância do patrimônio histórico, cultural e natural desses bens para a cidade de São Paulo, além de promover conceitos de sustentabilidade e conservação ambiental.
 
 
Roteiros: Rios de SP com Sampa Negra: Um Passeio pelo Bixiga
 Isabella Fernanda dos Santos Ramos
 Data: 17/08
Horário: 14h
 Local: Avenida Paulista, 1578 - Jardins (Centro)
 Ponto de encontro: Embaixo do Vão do MASP. A responsável pelo tour estará com a camiseta da Sampa Negra e identificação do tour
Inscrição: Sem inscrição prévia
Conheça a rica história do bairro do Bixiga a partir do vão do MASP (Av. Paulista, 1578), enquanto desvelamos os rios ocultos de São Paulo. Este passeio revela a importância dos rios Bixiga, Itororó e Saracura, discutindo sua invisibilização pela urbanização e suas memórias apagadas. A atividade integra o eixo Roteiros de Memória na edição Patrimônio e Sustentabilidade, concluindo na Livraria Faz de Conta (Rua 13 de Maio) com um bate-papo sobre memória e sustentabilidade.
 
 
Roteiros: Fundação e Futuro: patrimônio histórico e sustentabilidade no Centro de São Paulo
Nicho
Data: 17/08
Horário: às 15h e às 16h
Local:  Pateo do Collegio - Praça Pateo do Collegio, 2, Centro Histórico de São Paulo.
Forma de inscrição: Formulário On-line
O Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico de São Paulo irá promover uma atividade que propõe uma envolvente caminhada histórica pelos edifícios emblemáticos que compõem o NICHO. Começando pelo Pateo do Collegio, seguindo para o edifício do CCBB, e depois para o centenário Edifício do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a caminhada será finalizada no prédio do MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil. 
 
Roteiros: Pari: Um Mosaico Cultural
 Ana Paula Lannone
 Data: 17/08
 Horário: 14h30
Local: Praça Padre Bento, 13, Pari. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Em frente à Paróquia Santo Antônio do Pari.
Inscrição: Sem inscrição prévia
A atividade "Pari: Um Mosaico Cultural" é uma oportunidade de explorar a riqueza e diversidade desse bairro paulistano, onde diferentes povos, línguas e culturas se encontram. Através de uma roda de conversa na praça em frente à Paroquia Santo Antônio do Pari, vamos analisar como as comunidades estrangeiras historicamente contribuíram e seguem impulsionando a vibrante cultura e desenvolvimento socioeconômico da região.
 
Roteiros: Patrimônio Ambiental no loteamento de Prestes Maia na Chácara das Jaboticabeiras
Giovana Amoroso Pastore
Data: 17/08
 Horário: 15h
 Local: Praça Arquimedes da Silva, Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Na praça Arquimedes da Silva (é uma praça pequena)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Projetado em 1925, o loteamento Vila das Jaboticabeiras de Prestes Maia, propôs um desenho sinuoso, com calçadas amplas e arborizadas, que próximo de completar 100 anos constitui importante patrimônio da cidade de São Paulo. O traçado hoje abriga além de flora e fauna importantes, as nascentes que formam o córrego Guariba, constituindo o bulevar da rua Dr. Fabricio Vampré.
 
Roteiros: Caminho das Folhas
 Nelia Cristina Sobral da Silva
 Data: 17/08
 Horário: 15h
Local: Largo Santa Cecília - Entre a saída do metrô e a igreja Católica. (Centro)
Ponto de encontro:  Largo da Santa Cecília, em frente ao metrô e da Igreja Amarela
Este roteiro apresenta a proposta inusitada de encontrar em ruas dos bairros da Vila Buarque, Higienópolis e Santa Cecília, árvores sagradas para o povo de asé e para pessoas que mantêm tradições de curas ancestrais, advindas da natureza além de apreciação da beleza de plantas e árvores frutíferas e ornamentais no centro da Capital, mudando na prática a ideia de que a cidade de São Paulo é uma “Selva de Pedra”. O caminho será percorrido a pé, com duração de até 1h30min, a partir do metrô Santa Cecília - ponto de encontro, até a Praça Rotary na Vila Buarque, passando por histórias e compartilhando receitas de utilização das folhas, frutas, cascas e flores em banhos, chás e em outras formas de cuidado.
 
Roteiros: Visita Teatralizada: Clienteltchik - O vendedor de histórias
Maria Luisa Singh Andrade Frizzo
Data: 17/08
Horário: 15h
Local: Recepção do Museu Judaico de São Paulo - R. Martinho Prado, 128, Bela Vista.
Forma de inscrição: No local, com meia hora de antecedência
Um imigrante viaja pelo tempo e carrega, em sua maleta de vendedor ambulante, objetos variados, lembranças e histórias. A visita teatralizada fala sobre migração, imigração judaica no Brasil, cultura e memória em conexão com a cidade de São Paulo. Museu Judaico: sábado e domingo, das 10h às 18h, com entrada até 17h.
 
Roteiros: Café e Inhame: Preservação Ancestral em SP
Shirley Silverio Raposo
Data: 17/08
 Horário: 15h
Local: Lg. do Paissandú, s/nº - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
 Ponto de encontro:  Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Inscrição: sem inscrição prévia
Venha descobrir a riqueza do café e do inhame, alimentos de origem africana que nutrem nosso povo e fortalecem a economia de São Paulo. O inhame é símbolo da "sustentação da vida", da nutrição e do cuidado, além de representar as "conexões diaspóricas" para a comunidade negra. Desde a tradição ancestral até seu impacto na cultura e no mercado atual da cidade. Participe desse roteiro cultural e gastronômico que celebra nossas raízes e promove a preservação do nosso patrimônio.
 
Roteiros: A Revolução de 1932 e seus sutis sustentáculos
 Shirley Suely de Camargo Damy
 Data: 17/08
 Horário: 15h
Local: Praça da República, s/n – República (Centro)
Ponto de encontro: Praça da República - ao lado do CIT - Centro de Informações Turísticas, próximo da saída do metrô República.
Inscrição: Whatsapp (11) 99109-2208
A Revolução de 1932 foi muito marcante para os paulistas e ainda é pouco conhecida. Foram apenas 3 meses de muitas movimentações, surpresas, inovações, coragem, decisões importantes e estratégias decisivas. Um movimento que teve como ponto de partida a capital, que guarda memórias em locais importantes que iremos visitar durante nosso roteiro como as Praças da República, do Patriarca, da Sé, e o o Largo São Francisco...Espaços públicos que concentravam os cidadãos que iriam à luta em defesa da Constituição.
 
Roteiros: Nosso Pacaembu
 Raphael dos Santos Vasconcelos da Silva
 Data: 17/08
 Horário: 15h
Local: Praça Charles Muller, SN – Pacaembu. (Centro)
Ponto de encontro: Portão principal do estádio do Pacaembu. Do lado da bilheteria do Museu do Futebol.
Inscrição: E-MAIL raphaelsvstrab@yahoo.com Também quem aparecer presencialmente
Bacharel em Comunicação Social Jornalismo. E com experiencia em trabalho Educativo, atuando por 11 anos no Museu do Futebol. Convido a todos a conhecer mais da história do bairro que abriga um dos estádios mais nostálgicos do país. A forma com que ele se transformou e como se manifesta na cultura, economia e vida local como um patrimônio da cidade.
 
Roteiros: Uma jornada pela arte tumular da necrópole São Paulo
 Viviane Comunale
 Data: 17/08
 Horário: 15h
Local: Rua Cardeal Arcoverde, 1250 – Pinheiros. (Zona Oeste)
Ponto de encontro: Portão principal da Necropole São Paulo na Rua Cardeal Arcoverde, 1250 – Pinheiros.
UMA JORNADA PELA ARTE TUMULAR DA NECRÓPOLE SÃO PAULO
 
Roteiros: Mulheres e Cultura de Vinil
 Natália Cruz de Sousa
 Data: 17/08
 Horário: 16h
Local: Rua José Eid Maluf, 20 – Americanópolis. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Espaço Cultural Independente Casa Delas - Próximo ao Condomínio Cupece.
Inscrição: sem inscrição prévia
Mulheres e Cultura de Vinil é um giro por diferentes épocas (anos 60, 70, 80 e 90) para traçar referenciais de Artistas Brasileiras através da cultura de vinil. A ideia desse resgate é promover debate sobre a produção do vinil e as diferentes tecnologias envolvidas no consumo de música, enfatizado os impactos das produção de vinil e as formas de sociabilidade envolvida.
 
Roteiros: Origens da Vila Guilherme – Caminhada
 Beatriz de Paula Romagnoli
 Data: 17/08
 Horário: 16h
Local: Praça Stélio Machado Loureiro, 01 - Vila Guilherme. (Zona Norte)
Ponto de encontro: Paróquia São Sebastião - Praça Stélio Machado Loureiro, 01 , Vila Guilherme.
Inscrição:  Whatsapp (11) 99452-4986
Embarque em uma viagem no tempo e conheça as origens da Vila Guilherme em uma caminhada guiada que te levará da Primeira Paróquia até a Praça Oscar da Silva, praça que homenageia a memória de um dos filhos do idealizador do bairro, endereço que sediou o primeiro grupo escolar e é hoje endereço da Casa de Cultura da Vila Guilherme. O roteiro contempla mostra de artesanato regional com peças sustentáveis, mostra de fotos e mini inserção teatral.
 
Roteiros: Deriva da Luz Vermelha
 Brunner Macedo Guimarães
 Data: 17/08
 Horário: 17h
Local: Praça da Luz, s/ nº - Bom Retiro. (Centro)
Ponto de encontro: Portão principal Museu da Língua Portuguesa
Inscrição: Sem inscrição prévia
Deriva da Luz Vermelha é uma caminhada guiada pelo centro de São Paulo, criada por um artista para refletir sobre a violência de estado, especialmente durante a ditadura civil-militar, e os espaços, vias, edifícios e eventos dessa história no círculo da região da Luz. Partindo da Estação da Luz, próximo de onde está o Memorial da Resistência, antigo DOPS, até a Praça Roosevelt, o percurso não tem trajeto fixo e é conduzido por um artista e uma lanterna vermelha. A proposta permite uma experiência única e sensorial do passado histórico da região, que é mapeada pelo artista como um jogo situacionista, no qual todos os trajetos guardam histórias e sentidos.
 
 
18/08 (domingo)
 
Artístico: Choque-Rosa ou com que armas lutamos?
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: CC Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaiba.
O espetáculo que mistura técnicas circenses com a linguagem cômica leva o público a refletir sobre a potência da mulher, seu espaço e as conquistas de mulheres importantes ao longo do tempo.
 
Artístico: A Menina sem História
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Aquatico - Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho Céu R. Nossa Sra. de Fátima, 82 - Cantinho do Céu.
É um espetáculo infantil que conta a história de uma menina que tem seu passado negado, ninguém na cidade fala sobre suas histórias ou memórias, assim ela decide descobrir sua ancestralidade. Porém o Homem governante da cidade vai fazer de tudo para que ela não pense, não lembre e não sonhe, nunca. A sorte é que ela contará com a ajuda de Chiquinha Gonzaga, Violeta Parra e Pagu, mulheres fortes que revolucionaram seu tempo e mudaram a história.
 
Artístico: Água
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Museu Catavento - Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n.
O espetáculo teatral infanto-juvenil traz seis palhaços em cena à procura da água que sumiu.  A peça procura, de maneira inusitada, questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água.
 
Artístico: Adoniran - Ballet Stagium
Data: 18/08
Horário: 14h e 17h
Local: Edifício Martinelli - R. São Bento, 405, Centro Histórico de São Paulo.
Capacidade: 400 pessoas
O Adoniran vai além do samba e da música, funcionando como retrato da realidade. O espetáculo procura transmitir o incrível senso de humor com que Adoniran Barbosa narrou, do seu ponto de vista, a história da cidade de São Paulo.
 
Artístico: Gaby Cunha
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: Museu Catavento - Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n.
Negr'Alma é um espetáculo musical e dançante que reúne o melhor da Black Music Mundial. Conta com um repertório criteriosamente escolhido para dar voz aos intérpretes que cantam, celebram, reivindicam as dores e amores da cultura negra em todos os continentes. No geral, o público pode esperar um show vibrante, dançante que celebra o melhor da black music nacional e internacional.
 
Artístico: Baile da Melhor Idade
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: CC da Vila Formosa - Av. Renata, 163, Vila Formosa.
O bailão vem trazer um momento de descontração aos seus participantes com ritmos variados para atender a todos os gostos musicais. O lugar perfeito para socializar e elevar todos os benefícios que a dança e a música podem oferecer! O lugar perfeito para um encontro de gerações e muita diversão.
 
Artístico: Expedição Pacífico
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: CC Sto Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro.
Aqui o grupo trata de fazer, da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, uma sutil alegoria de situações da cidade de São Paulo.
 
Artístico: Corpo História
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: CC Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100, Água Branca.
É um espetáculo de dança contemporânea da companhia OBS de dança, teatro e performance de Araçatuba. Como plano de fundo a história de expansão territorial paulista a partir das estradas de ferro.
 
Artístico: Eu tenho uma História
Data: 18/08
Horário: 16h
Local: CC Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaiba.
Eu tenho uma história tomou como ponto de partida a exploração da linguagem do
 Teatro de Objetos, cruzando-a com a história da cidade. O Grupo SOBREVENTO se debruçou sobre personagens ilustres e partiu também da história de trabalhadores cujas profissões estão em vias de desaparecer. 
 
Artístico: O Samba da Clarissa
Data: 18/08
Horário: 16h
Local:  Aquático - Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho Céu R. Nossa Sra. de Fátima, 82 - Cantinho do Céu.
Samba da Clarissa irá realizar um show de samba, onde tenta resgatar toda cultura e ancestralidade negra para dentro da roda, trazendo a essência do samba, celebrando suas raízes e evolução.
 
Artístico: Demônios da Garoa
Data: 18/08
Horário: 15h
Local: Centro Vila Itororó - Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista.
O show Demônios da Garoa 80 anos é uma homenagem de carreira ao grupo mais longevo que se tem história na música popular brasileira. Um show memorável trazendo os grandes clássicos do mestre compositor Adoniran Barbosa. Grandes homenagens da música popular brasileira em um show emocionante e marcante.
 
Artístico: Banda da Lapa
Data: 18/08
Horário: 17h
Local: CC da Vila Formosa - Av. Renata, 163, Vila Formosa.
Fundada em sete de setembro de 1881 pelo maestro italo brasiLeiro Luigi Chiafarelli, a “Banda da Lapa”, como é conhecida traz em seu repertório marchas, valsas e dobrados, além disso foram incorporados ao repertório outros estilos como, sambas, boléros, choros e outros ritmos atuais da música popular brasileira.
 
Artístico: Loop B
Data: 18/08
Horário: 17h
Local: CC Vila Itororó -  R. Maestro Cardim, rua sem saída, 60 - Bela Vista.
O espetáculo é muito atraente para o público. Já de início, quando entram no espaço, as pessoas são surpreendidas por uma série de objetos incomuns para o contexto de uma apresentação musical, mas por outro lado vários desses objetos são comuns em seu cotidiano. Depois vem a surpresa da sonoridade: os timbres e as possibilidades sonoras oferecidas pelos objetos. E por último o inusitado da performance.
 
Artístico: A Vaqueira
Data: 18/08
Horário: 17h
Local: CC Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaiba.
No espetáculo, a palhaça Papoula abre sua fazenda para mostrar Abemila: a vaca de 18 bilhões de anos. Junto à vaca, Papoula recria a Via Láctea, concebe o inconcebível, canta aboio, ópera rústica, rock de grãos e sertanejo de raiz!
 
Artístico: Minha avó era palhaço
Data: 18/08
Horário: 18h
Local: CC Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaiba.
Racismo, machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense são os assuntos discutidos no documentário “Minha avó era palhaço”, dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel - a neta do palhaço.
 
Bate papo / palestra sobre o documentário “Minha avó era palhaço”
Data: 18/08
Horário: 19h
Local: CC Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba.
Bate papo com Mariana Gabriel (neta e co-diretora da protagonista), Daise Gabriel (filha da protagonista e realizadora do documentário) e Ana Minehira (co-diretora). 
 
Artístico: Edinho Santos - Olhares Poéticos
Data: 18/08
Horário: 18h
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770, Santana.
Neste encontro o poeta Edinho Santos, que tem uma trajetória voltada para a poesia, slam e performance, busca promover um combate ao capacitismo e procura desenvolver um olhar empático e sensível em relação à surdez. Entre poesias, conversas e reflexões serão propostas, com a perspectiva da construção de um ambiente de aprendizado e partilha.
 
Artístico: Hileia - Semeadora das águas
Data: 18/08
Horário: 18h
Local: CC Sto Amaro - Av. João Dias, 822, Santo Amaro.
Hileia, uma mulher prestes a perder a visão, acaba de herdar uma coleção da avó: rios engarrafados que a anciã reuniu durante toda a sua vida. Impactada diante do acervo, cria um altar para os objetos, passando a adorá-los, até ser transportada para uma realidade paralela na qual já não é apenas humana, mas um ser híbrido, meio bicho, meio planta, meio água.
 
Artístico: Dj Amanda Magalhães
Data: 18/08
Horário: 18h
Local: Edifício Martinelli -  R. São Bento, 405, Centro Histórico de São Paulo.
O show de Amanda Magalhães traz no repertório o protagonismo da música popular brasileira dentro da linguagem da música eletrônica contemporânea.
 
Artístico: Bixiga 70
Data: 18/08
Horário: 18h
Local: CC Vila Itororó -  R. Maestro Cardim, rua sem saída, 60 - Bela Vista.
O Bixiga 70 se apresenta com o show de seu disco mais recente, "Vapor". A banda traz novidades para este show: além de composições atuais, a chegada de quatro novos integrantes, Simone Sou na bateria, Valentina Facury e Amanda Teles na Percussão, e Pedro Regada nos teclados, que carregam diferentes referências musicais, ampliando assim, a mistura de gêneros que compõem o som da banda.
 
Artístico: Relicário de Concreto
Data: 18/08
Horário: 19h
Local: Espaço Canhoba -  Rua Canhoba, 299, Perus.
Criado em 2013 pelo Grupo Pandora de Teatro a partir de memórias dos trabalhadores da Fábrica de Cimento Portland Perus e de uma de suas lutas em particular, a Greve dos Queixadas, que até hoje é considerada como um marco de memória da cidade de São Paulo.
 
Artístico: O Samba da Paulicéia e sua Gente
Data: 18/08
Horário: 19h
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana
Os moradores da Vila Primavera, uma comunidade fictícia do samba paulistano, estão prestes a serem despejados para darem lugar ao “progresso da cidade”. Durante os momentos finais, eles resolvem fazer uma despedida regada a muito samba. Para isso, buscam Madrinha, a líder comunitária e mais antiga moradora da Vila Primavera, e, a partir das memórias dela, fazem um percurso pela história do samba de São Paulo e das transformações urbanas na cidade, reflexo de diversos despejos impostos ao povo.
 
Artístico: Paulo Miklos canta Adoniran
Data: 18/08
Horário: 19h
Local:  CC Penha: Largo do Rosário, 20, Penha de França.
O show “Saudosa Maloca – Paulo Miklos canta Adoniran Barbosa” surge a partir da atuação do ex-integrante da banda Titãs no longa metragem "Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano, que estreou nos cinemas em março deste ano. No show, canções assinadas pelo lendário compositor compõem o cancioneiro popular do samba paulista.
 
Artístico: Mãos trêmulas
Data: 18/08
Horário: 19h
Local: CC da Vila Formosa - Av. Renata, 163, Vila Formosa.
Ela, uma costureira que trabalhava com produções teatrais, ele um ajudante de cozinha, os dois se encontram na vida após perderem seus trabalhos por serem considerados velhos demais pela sociedade. Morando juntos, mas sem perspectivas financeiras, vão criar estratégias para evitar mais um processo de despejo.
 
Vai De Roteiro - Polo de Ecoturismo de São Paulo 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (domingo) 
Horário:  das 8h às 18h
Local: Ponto de Encontro 1 – 8h: Em frente ao Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Metrô Vergueiro) / Ponto de Encontro 2 – 9h: Central de Informação Turística – CIT Parelheiros – Av. Senador Teotônio Vilela, 8000 – Parelheiros
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-polo-de-ecoturismo-de-sao-paulo-2024/2293818
Neste roteiro, você conhecerá essa região, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, que oferece diversas opções de atrações na natureza, como trilhas, esportes de aventura, agroecologia, além de contato com práticas sustentáveis. Com rico patrimônio, o Polo de Ecoturismo de São Paulo abriga, também, igrejas históricas, templos e centros culturais que retratam a trajetória dos imigrantes que habitaram o local.
 
Vai de Roteiro - Centro Novo 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (domingo)
Horário:  10h e 14h
Local: Ao lado do Shopping Light, entrada pelo Viaduto do Chá.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-centro-novo-2024/2293853
Neste roteiro, você conhecerá a região conhecida como Centro Novo. A partir do século XIX, impulsionada pela economia cafeeira e posteriormente pelas indústrias, a cidade passou por um grande movimento de expansão e modernização, ultrapassando o Viaduto do Chá e dando início ao Centro Novo. Esse processo de modernização possibilitou a construção de prédios icônicos e marcantes na paisagem urbana da cidade. Atualmente, abriga diversas galerias comerciais e muitas opções de lazer, cultura e gastronomia.
 
Vai de Roteiro - Baixo Augusta 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (Domingo)
Horário:  10h e 14h
Local: Metrô Higienópolis-Mackenzie - linha amarela, saída da Rua Consolação - Lado par - Rua da Consolação, 1132 Higienópolis
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-baixo-augusta-2024/2293832
A região conhecida como Baixo Augusta engloba parte da Rua Augusta e arredores, tornando-se conhecida principalmente por sua efervescência cultural e vida noturna. Entre os destaques do passeio estão a Rua Avanhandava, que lembra uma vila italiana e o Museu Judaico, um espaço cultural recente que cultura expressões, histórias, memórias e tradições da cultura judaica. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo.
 
Vai de Roteiro - Triângulo Histórico 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (Domingo)
Horário: 10h e 14h
Local: Em frente ao Pateo do Collegio - Praça Pateo do Collegio, 2 Centro Histórico de São Paulo
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-triangulo-historico-2024/2293770
Entre as atribuições da Secretaria Municipal de Turismo está a ativação com eventos e ações de fomento ao turismo da região denominada Triângulo SP, um recorte especial do Centro Histórico. Este passeio pela região destaca os aspectos da fundação da cidade, passando por pontos como o Largo São Bento, o Pateo do Collegio, Largo São Francisco, entre outros locais e edificações que refletem este período. Reserve um tempo para provar a gastronomia local e conhecer a maior rua de comércio popular da cidade, a 25 de março.
 
Vai de Roteiro - Bairro Ipiranga 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data:  18/08 (Domingo)
Horário:  10h e 14h
Local: Museu Vicente de Azevedo - Rua Dom Luís Lasanha, 300 Ipiranga
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-bairro-ipiranga-2024/2293762
Um dos mais antigos da cidade, está localizado na zona sul e reúne construções históricas que contam a trajetória da independência do Brasil. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo bilíngue.
 
Vai De Roteiro - Museu da Imigração 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (Domingo)
Horário: 10h e 14h
Local: Bilheteria do Metrô Bresser-Mooca - linha vermelha (10h00/14h00), ou em frente ao Museu da Imigração (10h30/14h30) - Praça Mario Vicente Pedro Piccoli, 573a Mooca.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-museu-da-imigracao-2024/2293841
Neste roteiro você conhecerá um pouco mais sobre a história e as influências da imigração na cidade de São Paulo. Localizado no tradicional bairro da Mooca, na zona Leste da cidade, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é o principal responsável pela preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil em meados do século XIX e XX, e que com seu trabalho ajudaram a construir e a transformar nosso país e nossa cidade. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo bilíngue.
 
Vai de Roteiro - Freguesia do Ó 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (Domingo)
Horário: 11h
Local: Em frente a Paróquia Nossa Senhora do Ó, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. 
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-freguesia-do-o-2024/2293769
Neste roteiro, você conhecerá um dos bairros mais antigos de São Paulo: a Freguesia do Ó! Bairro que ainda mantém uma atmosfera colonial e o charme de uma pequena cidade do interior, com tradições antigas, festas religiosas, feirinha de artesanato e repleta de atrações gastronômicas. 
 
Vai de Roteiro - Santo Amaro 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data:  18/08 (Domingo)
Horário:  às 11h
Local: Avenida Padre José Maria Estação de Metrô Largo Treze - próximo a catraca da bilheteria (saída sentido Rua Barão de Rio Branco), Santo Amaro
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-santo-amaro-2024/2293765
Neste roteiro, vamos conhecer o bairro de Santo Amaro, região histórica que já foi município e que atualmente abriga um grande comércio popular, além de muitas opções de cultura, lazer e gastronomia. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo. 
 
Vai de Roteiro - Edifício Matarazzo 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data: 18/08 (Domingo)
Horário: 14h30 e 16h30 - 20 pessoas por horário
Local: Edifício Matarazzo - Sede da Prefeitura - Viaduto do Chá, nº15. - recepção do Edifício Matarazzo.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-edificio-matarazzo-2024/2518704
A Prefeitura de São Paulo está de portas abertas para visitação. Conhecer o Matarazzo, sede do governo municipal, é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo, valorizando mais um patrimônio histórico do Centro que pode ser acessado pelos moradores e visitantes da cidade. Os roteiros passam pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura do prédio - onde há mirantes para diversos pontos incríveis da cidade. O passeio será feito a pé, com percurso interno, e terá acompanhamento de guia de turismo.
 
SESC na Jornada: São Paulo musical - Da ópera ao carnaval
Data: 18/8
Horário:  Saída às 9h do Sesc Consolação com ônibus
Local: Sesc Consolação
O passeio é realizado com uma caminhada pelo centro histórico da cidade de São Paulo, onde os participantes poderão contemplar locais que, de alguma maneira, fizeram histórias ligadas à música. No final do roteiro, bate papo e vivência em uma escola de samba do grupo de acesso do carnaval paulistano.
 
Sesc na Jornada: História e patrimônio vivos: o Parque da Aclimação
Data: 18/8
Horário: Saída às 9h do Sesc Vila Mariana – a pé
Local: Sesc Vila Mariana
O parque da Aclimação foi inaugurado em 1939 e tombado em 1986 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Conta com uma área de 112 mil metros quadrados que abriga cerca de 85 espécies, sendo 65 tipos de aves. Neste roteiro, faremos uma caminhada até o Parque, desde o Sesc Vila Mariana, para observar sua fauna e flora. Com Instituto Trilhas.
 
SESC na Jornada: Conhecendo as áreas verdes na cidade e na avenida
Data: 18/08
Horário:  Saída às 10h do Sesc Avenida Paulista - a pé
Local: Sesc Avenida Paulista
O roteiro apresentará aos participantes aspectos da natureza urbana e as especificidades das áreas verdes da Avenida Paulista.  Passará por espaços como o Mirante do Sesc Avenida Paulista, o jardim da Casa das Rosas, o vão livre do Masp e o parque Trianon. Com Rafael Anzai e Robson Barboza
 
SESC na Jornada: Patrimônio e periferia: a Zona Leste na História
Data: 18/8
Horário: às 14h - Bate-papo no Sesc Itaquera
Local: Sesc Itaquera
O bate-papo é um convite a refletir acerca da memória e patrimônio na periferia. Serão abordados, dentro desse contexto, os principais processos do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDoc Guaianás) na documentação de memórias e construção de narrativas sobre as vivências dos trabalhadores e produção dos coletivos de cultura da zona leste de São Paulo. 
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais
O educativo do Museu da Cidade de São Paulo realizará Visitas Patrimoniais em suas unidades como parte da Jornada do Patrimônio 2024. Guiadas por educadores, essas visitas proporcionam uma imersão na história e cultura paulistana, explorando as memórias e narrativas presentes nas Casas do Museu, que são marcos arquitetônicos importantes. As visitas prometem uma experiência enriquecedora, revelando curiosidades e detalhes sobre a história da cidade.
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Casa do Butantã
Data: 17/08
Horário:às 11h e 14h
Local: Praça Monteiro Lobato, s/n - Butantã
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Casa do Caxingui
Data: 17 e 18/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: Praça Ênio Barbato, s/n - Caxingui
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Casa do Tatuapé
Data: 17 e 18/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: R. Guabijú, 49 - Tatuapé
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Capela do Morumbi
Data: 17 e 18/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: Av. Morumbi, 5387 - Morumbi
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Sítio da Ressaca
Data: 17 e 18/08 
Horário: às 11h e 14h
Local: Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 - Jabaquara
 
Museu da Cidade - Visitas Patrimoniais: Introdução a Casa do Grito 
Data: 17 e 18/08 
Horário:às 11h e 14h - 30 minutos
Local: Praça do Monumento, s/n - Vila Monumento
 
Museu da Cidade: Casa do Butantã Visita Rios de São Paulo
Data: 18/08
Horário: às 11h00 e 14h00
Local: Praça Monteiro Lobato, s/n - Butantã
A visita destaca a importância histórica dos córregos e rios na formação e desenvolvimento de São Paulo, ressaltando seu papel crucial no fornecimento de água para a população, urbanização e como via de transporte. Será debatido a influência na expansão urbana da cidade e como atualmente enfrentamos desafios de soterramento e poluição devido à rápida urbanização. Ao final, uma oficina para a compreensão desses temas, de forma descontraída, na qual os participantes construíram barquinhos e rios, simbolizando a importância histórica das vias fluviais, especialmente para o transporte de mercadorias, como o café, que impactou no desenvolvimento de São Paulo.
 
UMAPAZ - Trilha Parque da Previdência
Data:18/08
Horário: 09:00 às 10:00.
Capacidade: 20
Público: Crianças a partir de 6 anos
Local:  CEA Previdência. Rua Pedro Peccinini, 88 - Instituto de Previdência 
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesomUFJurwwnXuf1rpR6jh8M1hWCC0ukCEM9szXZIEmzxefA/viewform
Para a Jornada do Patrimônio o CEA Previdência realizará uma trilha com crianças. As trilhas funcionam como corredores de acesso à natureza, permitindo que os visitantes se conectem com ecossistemas diversos e habitats naturais. Elas oferecem uma plataforma para educação ambiental, o que é fundamental para a conexão com a natureza.
 
SVMA / Divisão de Patrimônio Ambiental : Projeto Patrilhar
Data: 18/08
Horário: 10h
Capacidade:Aguardando complementação
Local: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves; os facilitadores estarão esperando na calçada ao final da escada de saída.
Inscrição:Aguardando complementação
Trilha pedagógica no Parque Municipal Morro Grande, localizado no Distrito de Freguesia do Ó. Esta trilha cruza imóvel municipal afetado pelo perímetro de implantação do parque e já está sob administração da SVMA.
 
SVMA / UMAPAZ : Oficina de filtro dos sonhos, dedicada a jovens e adultos (Facilitadoras: Roberta Ferreira de Souza e Lilian de Jesus Andrade).
Data: 18/08
Horário: Das 14h às 16h
Capacidade: 30 pessoas
Local: Parque Lions, localizado na R. Alcindo Bueno de Assis, nº 500, Tucuruvi
 
Museu da Energia: Visita guiada: Memórias do Casarão e Energia e Transformação
Data:  18/08
Horário: das 11h às 12h e das 15h às 16h.
Local: Al. Cleveland, 601, Campos Elíseos.
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11) 99169-8531
O Casarão foi construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época. A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas exposições e elas são retratadas de formas diversas. 
 
Cursos: Programação Educação Ambiental: Circuito Biodiversidade no Coração de São Paulo (Parque Ibirapuera)
Urbia
Data: 18/08
Local: Início no centro de visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera.
Horário: 10h
Caminhe conosco pelas ruas, alamedas, bosques e áreas jardinadas do parque e se encante com a biodiversidade da fauna e flora, histórias e curiosidades do Ibirapuera que celebra 70 anos em agosto de 2024.
 
Shopping Light: Walking Tour com Azenha de Teatro
Data: 18/08
Horário: Concentração às 9h45 dentro do Shopping Light no térreo em frente a Casa Bauducco [entrada pela rua Formosa, n° 157].
Capacidade: 50 pessoas
Inscrição gratuitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/walking-tour-do-shopping-light-no-centro-historico-de-sp-2-e-4-domingo-do-mes/2300153
Tour Especial repleto de debates, histórias, valorização das práticas culturais buscando alcançar novos públicos. Com o apoio do grupo cênico Azenha de Teatro, essa edição do Walking Tour se concentra na rica história de São Paulo, desde o seu surgimento até o desenvolvimento ao longo dos anos, através da visita de alguns dos pontos mais emblemáticos do centro histórico da cidade.  Os participantes serão guiados por um trajeto a pé que incluirá atividades cênicas envolvendo personagens históricos - Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Pagu em “São Paulo pelos Modernistas” - proporcionando uma imersão completa na história de São Paulo
 
Visita mediada - Patrimônio arquitetônico da CAIXA Cultural SP
TET
Data: 18/08
Horário:  11h e 15h
Local: Praça da Sé, 111, Centro.
Inaugurada em 1989, a CAIXA Cultural São Paulo está localizada na Praça da Sé, no Edifício Sé, erguido em 1939 para ser a sede da Caixa Econômica Federal de São Paulo. Trata-se de um prédio histórico, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, no qual funcionam também a Agência Sé e algumas áreas administrativas da CAIXA.
 
Ação de plantio coletivo no quintal da Casa das Caldeiras
Data: 18/08
Horário: 15h
Local:  Av. Francisco Matarazzo, 2000 - altura do número 1650 - Água Branca, São Paulo - SP (Zona Oeste)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/jornada-do-patrimonio-2024-casa-das-caldeiras/2572309?referrer=www.google.com
Ação de plantio coletivo no quintal da Casa das Caldeiras com André Caretta (@jardim.de.afeto), gratuito, vagas limitadas. 
 
Oficina de Zeladoria do Patrimônio Cultural 
Data: 18/08
Horário: Das 14h às 17h
Local: CC da Penha: Largo do Rosário, 20, Penha de França.
Antonio Sarasá faz a produção e execução de palestras de sensibilização ao patrimônio cultural para frequentadores, moradores, visitantes, público que tenha ou não conexão com o patrimônio cultural, na região da Bela Vista e da Penha, na capital paulista.
 
Curso: Krump: A dança da cidade
 Kleithon de Campos Barros
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Casa de Cultura Freguesia do ó Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. (Zona Norte)
Inscrição: E-MAIL ntp.insta@gmail.com
O Krump é uma das mais recentes Danças Urbanas, seu estilo impactante e arrojado impressiona a todos que entram em contato com essa nova forma de se mover. A proposta do curso é a formação de novos públicos tanto para frequentar e ocupar espaços públicos quanto para conhecer um novo estilo de dança. O Objetivo é estimular a participação de jovens e adultos em atividades artístico-culturais das Danças urbanas sem distinção de raça, gênero ou condição econômica além de refletir a relação do Krump e das danças urbanas com a cidade e os espaços em que ela acontece. Isso será transmitido através de uma aula prática com dinâmicas e interações em grupo; Tempo para pesquisa e experimentação e roda de dança ao final da atividade. Os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor tanto a cidade quanto a si mesmos através do movimento.
 
Curso: Florescendo no Ipiranga: Cultivo de Orquídeas em um Jardim Paulistano
 
Iara Lopes dos Santos Batista
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Quadra de basquete R. Abagiba, 20-150 - Vila da Saúde (Zona Sul)
Ponto de encontro: Rua Abagiba, 20, esquina Abrahao Calux Vila Moinho Velho
 Inscrição: sem inscrição prévia
Neste oficina, mergulhe na beleza das orquídeas enquanto aprende técnicas práticas para o seu cultivo no emblemático bairro do Ipiranga, em São Paulo. Os participantes serão guiados através dos segredos do cultivo de orquídeas, desde do cuidados até técnicas avançadas de cuidado. Será uma oportunidade única para desvendar os mistérios dessas flores exóticas em um ambiente que respira história e cultura.
 
Curso: Slam Perifageek - Uma Jornada pela Literatura
 Everton Matias da Silva
 Data: 18/08
 Horário: 9h
Local: Casa de Cultura de São Mateus - R. Monte Mandira, 40 - Jardim Nove de Julho. (Zona Leste)
Inscrição: Email: slamperifageek@gmail.com
Slam PerifaGeek, tem o propósito de unir os entusiastas de quadrinhos, animes, livros, filmes, séries, desenhos e cultura geek em geral, nas periferias de São Paulo, com a representação poética marginal do Slam. A prática do slam vem se apresentando como uma forma extremamente democrática de poesia, proporcionando um espaço aberto para uma ampla gama de manifestações culturais e para aqueles que buscam se expressar livremente. Embora o Slam tenha se iniciado em grandes centros urbanos, ela se mantém em espaços públicos, como praças e parques, muitas vezes marginalizada e, portanto, não é sempre possível transformar essas experiências em locais públicos.
 
Curso: Memória e escuta: panorama das mulheres no forró pé de serra
 Kelly Cristina Marques
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Casa de Cultura Freguesia do ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. (Zona Norte)
Inscrição: Whatsapp: 11 98904-5335
Palestra com história e escuta das vozes femininas que enalteceram e espalharam este gênero musical. Apesar do apagamento, artistas como Anastácia, Marinês, Carmélia Alves, Marinalva, Hermelinda, Cecéu e Elba Ramalho construíram uma trajetória de representatividade feminina que se estende até a contemporaneidade com Lucy Alves, Mariana Aydar, Janayna Pereira. São compositoras, musicistas e intérpretes que impulsionam a existência de um forró mais plural, democrático e igualitário.
 
Curso: Capoeira e Maculelê - Coletividade e Sustentabilidade
 Paulo Rogério Yoneyama
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Casa de Cultura do Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. (Zona Oeste)
 Inscrição: sem inscrição prévia
Curso prático com duração de 3h, ministrado pelo Mestre Peixe Cru, durante o qual serão abordados os fundamentos da Capoeira e do Maculelê. Tais manifestações culturais afro-originárias vão muito além da prática corporal, fomentando o senso de coletividade, difundido as diversas manifestações culturais dentro do universo da capoeira e constituindo ações de salvaguarda das ancestralidades negras e indígenas. Atividade indicada para o público a partir de 12 anos.
 
Curso: Capoeira: Toques e Instrumentos - Patrimônio Cultural e Oralidade
 Marcelo Yoneyama
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: R. Manuel Silveira Neto, 13, Jardim Celeste.(Zona Oeste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Curso teórico-prático que irá apresentar os principais instrumentos musicais utilizados na capoeira, bem como os principais toques (ritmos) e suas relações com os diferentes tipos de jogos possíveis dentro das rodas de capoeira. Será abordada ainda a relação das letras cantadas com a comunicação dentro do jogo e a transmissão de conhecimentos por meio da oralidade. O curso será conduzido pelo Mestre Moby Dick, terá 3 horas de duração e possui classificação indicativa de 12 anos.
 
Curso: Um resumo do mundo, uma cosmópolis. Experiências de migração LGBTIQAP+ em São Paulo.
 Jaoa de Mello
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: R. Capitão Cavalcanti, 145, Vila Mariana. (Zona Sul)
“Um resumo do mundo, uma cosmópolis” é uma oficina interativa que convida os participantes a explorar as ricas camadas da experiência migratória LGBTIQAP+ em São Paulo e explorar a cidade além das fachadas e ruas movimentadas. Através de uma jornada de aprendizado e expressão criativa, os participantes irão mapear as geografias emocionais e sociais que moldam a vida na metrópole, reconhecendo São Paulo não apenas como um espaço físico, mas como um mosaico de histórias e identidades através de exercícios e escrita e conexão com o território. Esta oficina é uma oportunidade única de se conectar com a essência pulsante de São Paulo. Inscreva-se agora e faça parte dessa jornada de descobertas!
 
Curso: Falando sobre Carolina Maria de Jesus: Catadora de Reciclagem e Autora Memorável.
 Matheus Reis Lins
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Centro Cultural Municipal da Juventude - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades (Zona Norte)
Carolina Maria de Jesus é uma notável escritora Paulista (licença poética para o termo, uma vez que a autora era mineira, mas veio para São Paulo muito jovem), sua principal obra é Quarto de Despejo que é carregado de citações extremamente relevantes, como: Quem inventou a fome são os que comem. Aqui, abordaremos a sua vida de catadora de reciclagem à uma autoras negras mais lidas neste estado.
 
Curso: Vagando pela cidade: escrita em movimento nas ruas
 Marcelo da Silva Antunes
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Edifício Sampaio Moreira R. Líbero Badaró, 346 - Centro Histórico de São Paulo (Centro)
 Inscrição: Email marcelo.s.antunes@hotmail.com
Vagando pelas ruas é um curso de escrita e leitura realizado nos espaços públicos, ruas e etc, que consiste em caminhar e escrever sobre o que se percebe, o orientador irá auxiliar com textos e provocações, e os participantes irão observar a cidade e escrever sobre ela. O curso é um convite a reflexão sobre a cidade e o cotidiano que a correria não dos deixa perceber, assim, exercitamos a caminhada e nossa escrita.
 
Curso: Oficina de Cianotipia em Ecobags
Fernanda De Toledo Lopes Lourenço
Data: 18/08
 Horário: 10h
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. (Zona Oeste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
A Oficina de Cianotipia em Ecobags - Uma experiência memorável, oferecerá uma maneira única de explorar a história e a cultura do Museu da Imigração enquanto criamos belas ecobags personalizadas, que os participantes levarão consigo uma linda lembrança dessa história. A cianotipia é uma técnica fotográfica histórica que resulta em imagens azuis sobre um fundo branco.
 
Curso: Yoga Consciente no Parque Anhanguera: Conexão Sustentável entre Corpo, Mente e Patrimônio
 Jaqueline Barreto Lino
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Estrada de Perus, 1000, Perus. (Zona Norte)
A prática "Yoga Consciente no Parque Anhanguera: Conexão Sustentável entre Corpo, Mente e Patrimônio." oferece uma experiência única de Hatha Yoga em contato com a natureza e um patrimônio muito importante para a cidade de São Paulo: O Parque Anhanguera, que é o segundo maior parque municipal de São Paulo. Durante 1 hora e 30 minutos, os participantes praticam Hatha Yoga em um ambiente exuberante, harmonizando-se com a flora e fauna locais. A prática propõe uma conscientização da importância do cuidado e preservação desse parque que funciona como um Corredor Ecológico, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira. Esta atividade promove bem-estar físico e mental, enquanto fortalece a conexão entre os inscritos e o meio ambiente.
 
Curso: Patrimônios Vivos: Passarinhando conexões entre Natureza e História
 Ellen Nicolau
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Inscrição: sem inscrição prévia
A oficina convida a colocar a mão na massa a partir da construção de casinhas de passarinho. Em diálogo com o patrimônio ambiental e edificado da cidade, a atividade fortalece o vínculo entre a natureza e o patrimônio social e histórico de São Paulo. Utilizando materiais advindos de descarte e técnicas de marcenaria, em viés de sustentabilidade, os participantes aprendem sobre a biodiversidade local, a importância das aves para os ecossistemas e como os patrimônios se relacionam com elas.
 
Curso: Oficina de Pintura com Tinta Orgânica
 Thiago Fernandes Pigliucci
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104, Parque das Árvores, Grajaú. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Na oficina serão compartilhados conhecimentos e técnicas de produção de tinta orgânica, onde sua composição deriva de matérias primas naturais como terra, urucum, uso de folhagens, entre outros. A oficina traz também a importância sustentável das matrizes da arte contemporânea usando como suporte para o trabalho, o graffiti.
 
Curso: Introdução e participação da criança na Cultura Popular
 Camila Antonelli Domiciano
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: R. Emília Brasão, 110, Cordão Folclórico de Itaquera. (Zona Leste)
O curso vai proporcionar um ambiente de reflexão sobre a participação das crianças nas Comunidades de Cultura Popular, tendo como objeto de estudo o curta-metragem Muvuka, produzido pelas crianças do Cordão Sucatas Ambulantes. Os participantes serão convidados a registrar de forma criativa em um livrete o seu processo reflexivo, a fim de, auxiliar a sensibilização do olhar adulto para os processos de interação da criança no convívio comunitário.
 
Curso: Oficina Cultural Alfredo Volpi: 35 anos de arte e cultura em Itaquera
 Gabriela Miranda de Frias
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Espaço Cultural Adebankê - R. Durande, 175, Artur Alvim. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Inaugurada em 1989, fruto de reivindicações das mulheres do bairro por mais opções de lazer para si e para seus filhos, a Oficina Cultural Alfredo Volpi funcionou por 35 anos no bairro de Itaquera. Oferecendo cursos e oficinas nas diversas linguagens artísticas, como dança, teatro e música, além de ter sido palco de inúmeras apresentações e espetáculos, passaram pela Oficina milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar e vivenciar a arte através da prática. A Oficina Cultural Alfredo Volpi foi um importante espaço cultural da zona leste de São Paulo, contribuindo diretamente para a formação de artistas da região e democratizando o fazer artístico para os habitantes desse pedaço da cidade. Neste curso, pretendemos, através de materiais de arquivo e depoimentos de artistas e demais pessoas que passaram por lá, resgatar essa história, discutir sobre a importância desse tipo de espaço para a arte e a cultura e manter viva a memória desse patrimônio da zona leste.
 
Curso: Oficina de dj
 Elton Ramos da Silva
 Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: Centro Cultural Municipal da Juventude - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. (Zona Norte)
O objetivo da oficina de dj é potencializar, agregar e multiplicar esse gênero artístico e performático o conhecimento para que se cresça novos adeptos.
 
Curso: Ponto de Memória, Patrimônio, Memória e Sustentabilidade
Luiz Antonio Pereira Dos Santos
Data: 18/08
 Horário: 10h
 Local: R. Roberto Simonsen, 79 – Sé. (Centro)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Ponto de Memória, patrimônio valorização e preservação, ações de reconhecimento de memória social, geração de renda e sustentabilidade. Economia solidária na cadeia produtiva da cultura de base local, protagonizados e desenvolvidos por coletivos culturais e entidades culturais
 
Curso: Existe Amor em SP
Vanessa Lima Carvalho
Data: 18/08
Horário: 11h
Local: Casa de Cultura Julio Guerra Santo Amaro Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro. (Zona Sul)
Inscrição:  sem inscrição prévia
Existe Amor em SP propõe uma Roda de Conversa sobre um dos assuntos mais polêmicos e importantes da história da humanidade: o Amor - a partir de um olhar decolonial e feminista. Para tal, iremos ler juntes trechos de 2 livros que tratam sobre o tema: ‘Tudo Sobre o Amor - novas perspectivas', de bell hooks e ‘Descolonizando Afetos - experimentações sobre outras formas de amar’, de Geni Núñes e depois abrir a Roda para que cada pessoa possa falar, trocando histórias, memórias e afetos.
 
Curso: Oficina de criação de filtro dos sonhos com objetos de descarte
 Cristiane Aparecida Evangelista
 Data: 18/08
 Horário: 11h
 Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Árvores, Grajaú. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Na oficina os participantes irão construir filtro dos sonhos a partir de materiais encontrados na rua, como fios, arames, garrafa pet, entre outros materiais, que serão o suporte para a criação. O filtro dos sonhos é um amuleto indígena que protege os lares, podendo ser pendurado, ou feito em formato de chaveiro. A vivencia busca expandir o olhar e ressignificar materiais.
 
Curso: Capão eira - movimento na terra ancestral
 Renato Freitas Souza
 Data: 18/08
 Horário: 11h
 Local: Praça dos bombeiros - R. Domingos Peixoto da Silva, 109 - Conj. Hab. Institut,
Capão Redondo. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Capão Redondo tem 111 anos na visão colonial, mas é bem mais velho na visão indigena, Capão significa cesto grande e redondo. A proposta do curso é trazer reflexões sobre a cultura indigena, e a capoeira que também tem em seu nome referencias indígenas que significa "mata que se foi", ou "mato rasteiro" A proposta é que possamos refletir sobre as referencias e estímulos da cultura indígena na cidade e sua visão sobre sustentabilidade. e biointeração
 
Curso: Viva a Terra, Viva!
Juliana Sthella Dos Anjos
Data: 18/08
 Horário:  11h
 Local: Casa de Cultura Butantã - Av. Junta Mizumoto,13 - Jd Peri-Peri.(Zona Oeste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
No projeto Viva a Terra, Viva! Tenho como objetivo geral trabalhar e incentivar o uso de pigmentos naturais, sendo o principal a tinta de terra, neste projeto, que é tão necessário, iremos retirar à terra da própria casa de cultura do Butantã, fazendo com que aquela terra que constrói o patrimônio seja exaltado e percebido. Ainda tenho objetivo de provocar e incentivar a criação de projetos artísticos pensando na temática do patrimônio, envolvendo assim, sustentabilidade, arte e a valorização do espaço.
 
Curso: As possibilidades de uso do Teatro Flávio Império pela população do Cangaíba
 Sarah Bauer Hannes
 Data: 18/08
 Horário: 11h
 Local: R. Professor Alves Pedroso, n. 600, Cangaíba. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Na atividade, faremos um resgate da memória e história de Flávio Império para a população do Cangaíba, que ocupa os espaços do Teatro Flávio Império ressignificando sua memória enquanto cria novas possibilidades para a ocupação do espaço do teatro com propostas adequadas a sua realidade, construindo sua memória coletiva a partir disso.
 
Curso: Arquivos de espaços independentes e recursos digitais: teoria e prática
 Bianca de Andrade Mantovani
 Data: 18/08
Horário: 13h
 Local: Casa de Cultura Butantã Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. (Zona Oeste)
Esta proposta de curso teórico-prático pretende estimular o participante a pensar sobre arquivo e memória de espaços independentes de arte e cultura, bem como propor ferramentas práticas para sua sistematização. A partir da experiência com o arquivo do espaço independente Ateliê397, avaliaremos caminhos de organização da memória e uso da plataforma Tainacan -- software livre e gratuito utilizado pelos museus do IBRAM -- para que cada pessoa possa adaptar para a realidade de seu espaço cultural.
 
Curso: Capoeira plantando saberes
 Jaqueline Targino Silva Dos Santos
 Data: 18/08
 Horário: 13h
 Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio. (Zona Sul)
Inscrição: sem inscrição prévia
Através desse curo será repassado ao público, a importância da conservação da Arte e Cultura da Capoeira, preservando para as novas gerações os ensinamentos dos materiais utilizados na confecção do seu instrumento principal que é o Berimbau, o (à) participante terá a oportunidade de vivenciar a confecção de um Berimbau, saber de onde se retira a matéria prima , para confeccionar este instrumento é de suma importância, ajudando na conservação e preservação da Natureza.
 
Curso: Território Têxtil
 Tiza Góes Gouveia de Souza
 Data: 18/08
 Horário: 13h
Local: Centro Cultural Municipal Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Inscrição: Whatsapp (11) 948497081
Esta formação panorâmica sobre o repertório têxtil, destacará a industrialização do setor na capital paulistana e a atuação inovadora de figuras criativas identificadas como “transmutadores têxteis”. Pretende-se estimular o reconhecimento de práticas e técnicas têxteis nas manifestações da paisagem urbana, associando a arquitetura de edifícios, monumentos, intervenções urbanas e memórias industriais com o envolvimento de comunidades locais no reaproveitamento de recursos materiais.
 
Curso: Reciclar e Reutilizar Encadernação a partir da Capa de papelão.
 Rayana Silva Santos
 Data: 18/08
 Horário: 13h
 Local: R. Maria Balades Correia, 08, Jardim Miriam. (Zona Sul)
Inscrição:  Sem inscrição prévia
No curso as pessoas serão convidados a criar seus próprios cadernos, reutilizando e dando um novo uso ao papelão, nesta criação os participantes poderão utilizar todos os tipos de papeis que eles/elas tem em casa para a contrução do miolo deste caderno que será costurado com a capa de papelão feita no curso.
 
Curso: Coco de Roda e Ciranda: conexão entre as periferias de São Paulo e Pernambuco
 Welisson Guedes
 Data: 18/08
 Horário: 13h
Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares (Zona Leste)
Inscrição: Presencial
A atividade proporcionará o conhecimento do coco de roda e da ciranda, manifestações culturais nordestinas que contam com diversos brincantes e amantes na cidade de São Paulo. Através da apresentação dos instrumentos, danças, toadas (cantigas), ritmos e conhecimentos históricos e práticos, os participantes poderão tocar instrumentos, cantar, dançar e vivenciar uma roda de coco e fazer uma bela ciranda!
 
Curso: Mixagem de Instrumentos Acústicos vs. Eletrônicos:
 Renildo Moreira Da Conceição
 Data:  18/08
Horário: 13h
Local: Estrada da Baronesa, 1120 - Parque Bologne. (Zona Sul)
Inscrição: E-MAIL cristoestanacasa@gmail.com
Descubra como equilibrar a mixagem de instrumentos acústicos com instrumentos eletrônicos, como sintetizadores e samplers. Neste curso de 1 dia, você aprenderá técnicas práticas para criar uma mixagem harmoniosa, destacando a sonoridade única de cada instrumento. Desde ajustes de volume e equalização até o uso criativo de efeitos, explore estratégias simples para elevar a qualidade sonora das suas produções musicais.
 
Curso: Leitura e escrita de poesia: imaginando uma cidade nossa
 Julia Pilla Guedes
 Data: 18/08
 Horário: 13h
 Local: Centro Cultural Municipal da Juventude - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades.(Zona Norte)
Inscrição: sem inscrição prévia
A partir da leitura de textos poéticos que reinventam a cidade de São Paulo de autores diversos como Mário de Andrade, Caio Fernando Abreu, Carolina Maria de Jesus, Sérgio Vaz, Nina Rizzi, Zênite Astra, a ideia do curso é trabalhar a leitura e escrita poética que imagina uma cidade que pertence aos que nela vivem. Depois de uma leitura compartilhada de trechos poéticos e discussão, faremos alguns exercícios de escrita para, a partir das memórias das pessoas presentes, recriar poeticamente essa cidade.
 
Curso: Som do amanhã: Construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis
 Eric Santos Rocha
 Data: 18/08
 Horário: 13h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104, Parque das Árvores, Grajaú. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Nesta oficina o artista se inspira nos sons para criar instrumentos musicais inusitados a partir de materiais recicláveis. Instrumentos de sopro e percussão, como exemplo o kazoo, fazem parte deste repertorio lúdico de experimentação musical.
 
Curso: Patrimônios e sustentabilidade: o registro fotográfico
 Euler Paixão Alves Peixoto
 Data: 18/08
 Horário: 13h30
Local: R. Líbero Badaró, 346 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
 Inscrição: Sem inscrição prévia
O curso propõe mostrar aos participantes de modo claro e prático, os princípios básicos de fotografar patrimônios culturais materiais, abordando questão da sustentabilidade, com o uso de equipamentos fotográficos e celulares. Serão abordadas regras de composição, luz, fotometria, tratamento e preservação de arquivos, edição, formas de abordagem junto ao tema proposto, o uso de autorizações caso haja necessidade, entre outras dicas. Serão também apresentados ensaios fotográficos de fotógrafos que atuam dentro deste tema.
 
Cursos: CURUMINS E ORALIDADE - Oficina Infantil
Data: 18/08
Horário: das 14h às 15h30
Local: Casa Mário de Andrade -  R. Lopes Chaves, 546, Barra Funda.
Forma de inscrição: Formulário On-line https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/bef08a31c0318484b7787659041858da
Nesta oficina iremos aproximar as crianças da oralidade enquanto prática importante da preservação e manutenção da cultura popular brasileira, assim como incentivá-las a serem protagonistas de suas próprias narrativas. 
 
Curso Raízes de Resistência Capoeira Paulistana
 Rogério Pereira Júnior
Data: 18/08
 Horário: 14h
 Local:  Casa de Cultura Santo Amaro / Júlio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro. (Zona Sul)
Inscrição: Whatsapp (11) 91470-4179
Exibição de vídeos das rodas de capoeira de São Paulo, uma breve palestra sobre a introdução da capoeira em são Paulo, seguido de bate papo e uma aula prática de capoeira.
 
Curso: Saraus: Patrimônio Imaterial no Triângulo Histórico, desde a Marquesa de Santos
Carlos Roberto de Moura Silva
Data: 18/08
Horário: 14h
 Local: Rua Roberto Simonsen, 79 - Sé. (Centro)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Palestra interativa, conta a origem dos Saraus em São Paulo e seu desenvolvimento até hoje, incluindo fatos envolvendo poetas do passado e atuais. A interatividade está na mostra dos saraus de agora, por meio de imagens de um sarau que acontece mensalmente no Ponto de Memória Cama e Café, há 10 anos, com o "microfone aberto” aos espectadores presenciais. A crescente procura e atualização fazem dos Saraus patrimônio sustentável na Cultura paulistana.
 
Curso: A câmera Lambe-lambe, um Patrimônio Imaterial: retratos no Jardim da Luz
 Cassia Aparecida Xavier Falqueiro
 Data: 18/08
 Horário: 14h
 Local: Praça da Luz, s/n, Bom Retiro. (Centro)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Ocupando o mesmo ponto que os antigos Fotógrafos de Jardim ocupavam no Jardim da Luz a oficina propõe conhecer o funcionamento da câmera laboratório, um saber passado dos antigos mestres fotógrafos para as novas gerações pela prática e oralidade.
 
Curso: Cartografia Afetiva: São Paulo das Minhas Memórias e dos Mapas com a Iniciativa Sampa Negra
 Andressa Ferreira
 Data:  18/08
 Horário: 14h
 Local: R. Tupi, 848, Santa Cecília. (Centro)
Inscrição: E-MAIL contato@sampanegra.com
Participe de um encontro especial na Casa Tupi, no bairro Santa Cecilia, onde faremos leituras de mapas e imagens de São Paulo em um exercício de compreensão da cidade. Utilizaremos músicas e memórias individuais para reconstruir ideias sobre os territórios centrais da cidade e estimularemos a confecção de mapas pessoais a partir das memórias e dos afetos. Será um exercício de cartografia coletiva e afetiva, facilitado por Dessa Ferreira e Isabella Santos, colaboradora e idealizadora da iniciativa Sampa Negra.
 
Curso: Arquitetura Periférica: construção de miniaturas de casas através de objetos recicláveis
 Marcos Aurelio Viegas Yamada
 Data: 18/08
 Horário: 14h
Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Árvores, Grajaú. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
A oficina traz variadas técnicas para construção de dioramas para reproduzir espaços periféricos. Durante a vivencia participantes construirão suas próprias maquetes usando de todo tipo de material reciclado.
 
Curso: Literatura em Rap
Rafael De Melo Sampaio
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Praça Padre Rosseti - Rua Catende, 408 , Jardim Nordeste. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Explorando o potencial da voz e da escrita poetica, o aluno aprendera como usá-las para comunicar o que deseja em qualquer situação. Ao longo da oficina o aluno descobrirá o mundo do MC, da Locução, da Literatura e do Rap e aprenderá a utilizar sua voz e sua escrita para comunicar exatamente o que quiser em qualquer situação. A proposta é realizar uma oficina de 3hs onde o arte-educador vai introduzir os participantes no mundo do MC, da Locução, da Literatura e do Rap, através de exercícios, jogos, teorias, e demonstrações. Por meio de uma série de exercícios, o professor ensinará o aluno a trabalhar com a velocidade, dicção, volume, entonação, rimas, versos, estrofes e muito mais para encher suas palavras de intenção e emoção. O aluno aprenderá noções elementares de Escrita Criativa, Versificação, Composição em Rap. Ao finalizar a aula o aluno será capaz de escrever e improvisar no gênero rap e realizar qualquer tipo de locução da narrativa a publicitária.
 
Curso: LGBTs também fazem História
 Ewerton Correia dos Santos
 Data: 18/08
 Horário: 14h
 Local: Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré (Zona Oeste)
 Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE93NNRtgGT9buEUh-ph0lCbkEx-wKxDghgMA_M9Ea3ScqvA/viewform
Lendo livros de História da Arte quantas pessoas LGBTQIA+ são citadas e nomeadas como dissidentes? Quais as produções artísticas de nossa comunidade ? Existe uma História LGBTQIA+ para além da dor? Essa Oficina teorico-prática visa discutir o patrimônio imaterial da comunidade queer nas artes, bem como apresentar narrativas de sucesso de como nossa comunidade pôde se auto sustentar e gerar sua subexistência por meio da economia criativa, quando toda a sociedade e o poder público lhe faltaram.
 
Curso: Vidas em ditadura. Memórias de pessoas LGBT sobre o centro de São Paulo nos anos 1970 e 1980.
 Marcos Oliveria Amorim Tolentino
Data: 18/08
 Horário: 14h
Local: Acervo Bajubá - Rua Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Desde junho de 2022, o Acervo Bajubá, em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo, fomenta uma coleção de testemunhos audiovisuais no marco do Programa Coleta Regular de Testemunhos com pessoas que se identificam no presente como LGBT+. Tais testemunhos trazem à tona, sobretudo, suas memórias sobre vivências e experiências no centro de São Paulo, durante as décadas de 1970 e 1980. Dessa forma, fomentamos o registro de relatos sobre transformações urbanas neste período, diferentes formas de viver e ocupar a cidade e como se desenvolveu algumas práticas que hoje entendemos como formadoras de culturas LGBT+ em São Paulo. O objetivo do curso é apresentar como os testemunhos com pessoas LGBT+ são produzidos no Memorial da Resistência e analisar o seu conteúdo, de modo a discutir a sua contribuição para a preservação de memórias e culturas das comunidades LGBT+.
 
Curso: A Influência da música brasileira na urbanização do território
Michel Nascimento Cabral
Data: 18/08
 Horário: 14h30
 Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio. (Zona Sul)
Inscrição: sem inscrição prévia
Através de discos de vinil (Acervo) e um par de toca discos, mostrar o processo de urbanização das capitais brasileiras a partir das discografias do gênero Rap. Apresentar aspectos da geografia, urbanização relatado nas composições dos artistas ao longo da formação do Hip Hop no país. A partir da vivência facilitar o acesso e o manuseio de toca discos e vinil desmistificando a arte de reproduzir sons a partir das ferramentas pilares do movimento Hip Hop.
 
Curso: Explorando a História de Santo Dias em Eles Não Usam Black Tie
 Aline Bischof
 Data: 18/08
 Horário: 15h
 Local: Travessa Jasmim da Beirada,71, Parque Santo Dias, Capão Redondo. (Zona Sul)
Inscrição: E-MAIL cursosantodias@gmail.com
Descubra a história de Santo Dias da Silva, mártir da luta operária no Capão Redondo, e sua conexão com a obra "Eles Não Usam Black-tie". O curso, realizado no Parque Santo Dias, incluirá leitura de trechos do livro de Gianfrancesco Guarnieri, seguida de debates sobre temas atuais como Luta de Classes e Desigualdade Social, Família e Relações Humanas, Mobilização e Consciência Social, Coragem e Resistência, Humanidade e Empatia. Ponto de encontro: em frente à administração do Parque Santo Dias.
 
Curso: Caldeirão e Prosa
 Ednilva Menezes dos Santos Damasceno
 Data: 18/08
 Horário: 15h
 Local: R. Emília Brasão, 110, Cordão Folclórico de Itaquera. (Zona Leste)
Inscrição: E-MAIL ednilvamenezes@gmail.com
Este curso propõe um encontro para prosear sobre ancestralidade, empoderamento feminino, curiosidades da vivência na cozinha e ensinamentos de tradição familiar. Na cozinha do Cordão Folclórico de Itaquera vamos preparar a tapioca e saborear outros pratos tradicionais derivados da mandioca, ingrediente central na agricultura de subsistência de muitas famílias do recôncavo baiano, não só por seu valor nutricional, mas também por todo processo de plantio e colheita dela, atravessado por cantigas, rezas e mandingas que perpassa gerações.
 
Curso: Corpo ancestral: criação de imagens de corpos negros na cidade de São Paulo
 Alexandre Da Silva Dos Anjos
Data: 18/08
 Horário: 15h
 Local: Acervo Bajubá- Rua Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O desenho e a pintura são tecnologias ancestrais, a partir deles conseguimos comunicar e expor nosso interior e nossa subjetividade. A proposta do curso é criar imagens de corpos negros em São Paulo, partindo de registros de suas contribuições políticas e culturais para a cidade, encontrados no Acervo Bajubá. A oficina se divide em 3 etapas: (1) discutiremos quais memórias os itens revelam; (2) logo, as referências que surgem dos participantes; (3) por fim, serão criadas imagens a partir do diálogo entre memórias individuais e coletivas.
 
Curso: Meu Primeiro Graffiti
 Gabriele Rangel de Souza
 Data:  18/08
 Horário: 15h
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo - Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria (Zona Norte)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Participe da oficina "Meu Primeiro Graffiti"! Aprenda as técnicas básicas do graffiti com artistas experientes, explore sua criatividade e crie sua própria arte urbana. Não precisa ter experiência, todos são bem-vindos. Traga sua imaginação e prepare-se para se expressar de maneira divertida e colorida. A oficina é gratuita e os materiais são fornecidos. Inscreva-se já e descubra o mundo vibrante do graffiti!
 
Curso: Mil lambes - vida, arte & movimento
 Esther Rodrigues de Oliveira
 Data: 18/08
 Horário: 15h
 Local: Casa de Cultura Municipal Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares. (Zona Leste)
Inscrição: sem inscrição prévia
Numa capital dinâmica, onde milhões de coisas acontecem simultaneamente, os lambes tomaram espaço e se tornaram parte de nossas movimentações. Entre lambes de protestos, divulgações, promoções, mensagens de apoio e diversas artes visuais, essa forma de se comunicar que ocupa nossos muros, postes e afins se tornou parte da cultura paulista e, com uma estética que segue cada vez mais atual, tem sido utilizada em diversos eventos culturais. Por este motivo, a proposta de workshop mil lambes tem como objetivo ensinar a arte do lambe-lambe e reconhecer a importância dos mesmos para a cena cultural na cidade de São Paulo. Utilizando materiais da oficineira, durante o workshop os participantes serão orientados para que consigam criar seus lambes enquanto entendem essa arte como parte da história de São Paulo.
 
Curso: RPG para adiar o fim do mundo (?)
 
Mario Miranda Rezende
 Data: 18/08
 Horário: 15h30
 Local: Casa de Cultura Butantã Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. (Zona Oeste)
 Inscrição:  Whatsapp (11) 976806905
Neste encontro iremos investigar as possibilidades de uso de jogos de narrativa compartilhada como instrumento pedagógico para se debater de forma lúdica questões históricas. Através de jogos de RPG convido para uma experiência onde vamos nos debruçar sobre o Quilombo de Saracura, numa perspectiva tanto histórica como ficcional, sem perder a dimensão lúdica e crítica.
 
Curso: O samba a cidade como memória
 Rosileide Nunes dos Santos
 Data: 18/08
 Horário: 16h
 Local: Casa de Cultura do Itaim Paulista - R. Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. (Zona Leste)
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Curso “O SAMBA E A CIDADE COMO MEMORIA” tem como objetivo principal a discussão em uma roda conversa por 2 horas sobre textos literários E MUSICAL DE SAMBAS que fala sobre a cidade, no dia 18/08/24 as 14h na Casa de Cultura do Itaim Paulista, R. Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles, São Paulo - SP, 08142-444. Escritos por autores da literatura poética MUSICAL do SAMBA relacionando seu contexto com a poesia que canta a cidade. A partir dos quais vamos refletir sobre a relação entre literatura e construção de identidade nacional e a escrita das musicas dos Sambas e seu contexto historico e sua relação com periferia de São Paulo
 
Curso: Nossas memórias, nosso patrimônio: Formando um acervo colaborativo do Cordão Folclórico de Itaquera
Sofia Tapajós Weingrill Coelho Pereira
Data: 18/08
 Horário: 16h
 Local: Rua Emília Brasão,110 - Conj. Resid. José Bonificácio – Itaquera. (Zona Leste)
 Inscrição: https://forms.gle/yotm4LdkbgUUHjp5A
Tendo como ponto de início o debate sobre o que entendemos como patrimônio e como podemos expandir essa definição, o curso trará ferramentas e metodologias para se pensar de maneira colaborativa o que se deseja preservar dentro de um coletivo que queira contar a sua história. Os instrumentos apresentados serão trabalhados na prática, a partir da construção de um acervo para o Cordão Folclórico de Itaquera, localizado na José Bonifácio.
 
Curso: Segredo Entre os Lagos - RPG sobre as Represas Billings e Guarapiranga
 Mauricio Borges dos Santos
 Data: 18/08
 Horário: 16h
 Local: Espaço Calamari - R. das Bromeliáceas, 104 - Parque das Árvores, Grajaú. (Zona Sul)
Inscrição: Sem inscrição prévia
Será realizada uma sessão única do Jogo de Interpretação de Papéis (RPG) "Segredo Entre os Lagos". A vivência é voltada para iniciantes e experientes, com a narrativa voltada para a importância das Represas Billings e Guarapiranga: suas histórias, realidades, valores culturais e patrimoniais. O jogo trará conteúdos factuais e fictícios bem definidos, e após a sessão será realizado um bate papo sobre a experiência, com possibilidade de multiplicação do conteúdo para os participantes interessados.
 
Exposição: Lembrando o Esporte em Itaquera. Abertura do Memorial do Elite Itaquerense
Data: 18/08
Horário: Das 10h às 16h
Local: Sociedade Esportiva Elite Itaquerense - R. Augusto Carlos Bauman, 588 - Itaquera.
A exposição passa pela sala de troféus e espaços expositivos do clube, que conta  a história e desenvolvimento do bairro de Itaquera ao longo dos troféus e fotografias dos campos.
 
Imóveis de portas abertas: Palacete Conde de Sarzedas
Tribunal de Justiça de São Paulo
Data: 18/8
Horário: das 9 às 17h
Local: Tribunal de Justiça de São Paulo - R. Conde de Sarzedas, 100, Liberdade.
Foi Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira em fins do século XIX, quem mandou construir o Palacete. Após a morte do proprietário, sua esposa, filho e nora ainda permaneceram no local até 1939. A partir daí o Palacete entrou em processo de arruinamento. Por meio da Resolução nº 15/02 o Conpresp tombou a edificação conhecida como Palacete Conde de Sarzedas, com restauro realizado entre 2033 a 2006. 
 
Centro de Preservação Cultural — Casa de Dona Yayá (CPC-USP)
Data: 18/08
Horário: das 9h às 18h
Visitas mediadas: das 12h às 13h e das 15h às 16h, sem necessidade de inscrição.                                   Local: R. Major Diogo, 353 - Bela Vista
A Casa de Dona Yayá é lugar de memória de questões de gênero, de saúde mental e das transformações da cidade. A Casa foi erguida como um chalé de chácara no século XIX, passando por várias transformações.
 
Imóveis de portas abertas: Casas da Rosas
Poiesis
Data:  18/08
Horário: das 10h às 17h30
Local: Av. Paulista, 37 - Bela Vista
 
Imóveis de portas abertas: Casa Mário de Andrade
Poiesis
Data:  18/08
Horário: das 10h às 17h30
Local: R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
 
Imóveis de portas abertas: Casa da Dona Sebastiana
IPHAN
Data:  18/08
Horário: Das 10h às 17h.
Local: Av. Angélica, 626, Santa Cecília.
O casarão que abriga a atual sede da Superintendência Paulista do Iphan foi construído na primeira década do século XX para ser residência de Dona Sebastiana de Sousa Queirós. Localizado na Avenida Angélica nº 626, em Santa Cecília, apresenta-se como exemplar remanescente da arquitetura civil paulista do período republicano.
 
Imóveis de portas abertas: Antiga Chácara das Palmeiras
Estúdio Sarasá
Data: 18/08
Horário:  das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local:  Alameda Barros, n° 539, no bairro da Santa Cecília.
O imóvel, tombado a nível municipal, pertenceu à antiga Chácara das Palmeiras e serviu como moradia a Baronesa Maria Angélica de Souza Queiroz de Barros. Posteriormente doado para a entidade beneficente Casa Pia São Vicente de Paulo. Atualmente o imóvel passa pelo processo de restauro pela presente empresa, tornando-se para além do cunho histórico e cultural, uma oportunidade aberta àqueles que queiram conhecer os processos envoltórios na área de preservação ao patrimônio edificado. 
 
Roteiros: Horto Botânico: Memórias e Sustentabilidade
 
Roberta Alessandra de Andrade
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Rua do Horto, 931 - Horto Florestal. (Zona Norte)
Ponto de encontro: Horto Florestal - Na entrada da Portaria Principal
Inscrição:  Sem inscrição prévia, 30 minutos antes da atividade
Apresentar o Horto Florestal, uma importante Unidade de Conservação da Zona Norte, sua história e características, em um roteiro simples para os participantes se conscientizarem da importância do Parque como um remanescente da Mata Atlântica e da necessidade de preservação enquanto patrimônio natural e cultural da cidade de São Paulo
 
Roteiros: Vem curtir o Parque do Carmo!
 Amanda Cristina da Silva
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera. (Zona Leste)
Ponto de encontro:  Em frente a base da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
Inscrição: Whatsapp (12) 988237782
Numa caminhada leve pelo parque, falamos um pouco sobre a história desse importante lugar da zona leste de São Paulo e mostramos as infinitas possibilidades de usufruir e se divertir neste espaço.
 
Roteiros: Invisibilidades urbanas: rios, ruas e estátuas
 Giovanna Freire Paganim da Silva
 Data: 18/08
 Horário: 9h
Local: Av Paulista, 2452 - Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Praça do Ciclistita - Av. Paulista, 2452 enfrente ao Instituto Moreira Salles.
Inscrição: Whatsapp (11) 97830-7718 - Lola
O passeio ciclístico procura trazer uma reflexão sobre a cidade a partir das memórias invisibilizadas: os rios canalizados e tamponados, as homenagens urbanas por meio das estátuas e nomeações de ruas e quais corpos permeiam esses entornos. Uma reflexão sobre a cidade a partir das disputas de memórias.
 
Roteiros: Pequena África de São Paulo: Patrimônio e Direito à Memória - da Liberdade ao Saracura
 Henry Silva Castelli
 Data: 18/08
Horário: 9h
 Local: Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade. (Centro)
Ponto de encontro: em frente à estátua da Madrinha Eunice, localizada na praça da liberdade.
O roteiro ressalta a identidade e a memória negra da cidade de São Paulo. Passando por pontos como praça da liberdade, Igreja Santa Cruz e Capela dos Aflitos, a atividade busca propor a seguinte reflexão: Como reimaginar novas pequenas Áfricas dentro de São Paulo? o roteiro se finaliza de maneira simbólica em frente as obras do Metrô 14 bis, local onde antigamente se localizava o quilombo Saracura.
 
Roteiros: Caminhando pela Paulista: Uma Viagem no Tempo
Isadora de Oliveira Pinto Barciela
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Casa das Rosas - Av. Paulista, 37, Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente a Casa das Rosas
Inscrição: E-MAIL turismologos.plantao@gmail.com
Um passeio pela Avenida Paulista, é uma imersão na história e na arquitetura da cidade de SP. Considerada uma região rural afastada, ocupada posteriormente pela elite cafeeira e que se transformou em um importante polo cultural e comercial na contemporaneidade. Os imponentes casarões antigos que fizeram e ainda fazem parte da avenida, sobretudo no ciclo do café, contam a história da elite paulistana dos séculos passados e seus impactos na sociedade. Essas construções são testemunhas do período áureo da região, quando a avenida era uma área residencial nobre e como as relações de poder eram demarcadas, inclusive pela arquitetura e ocupações dos territórios. Desde o neoclássico até o art déco, alguns desses casarões foram convertidos em museus, centros culturais ou sedes de instituições, preservando não apenas a estrutura física, mas também a memória histórica da cidade. Essas construções não são apenas marcos arquitetônicos, mas também testemunhas silenciosas da transformação de São Paulo e de sua rica diversidade cultural. Hoje Avenida Paulista possui vários usos, é palco para diversidade, vida urbana, mobilidade, lazer e manifestações políticas. Portanto, caminhar pela Avenida Paulista é possível compreender a história não apenas da cidade, mas do Brasil. Ao longo da história muitos casarões foram demolidos, restaram poucos. Dessa forma convidamos vocês através da caminhada cultural revistar esses locais através da fala e imagens. Também passaremos em frente às construções históricas que restam e resistem ao passar do tempo.
 
Roteiros: Pedal com Giro Preto - Pontos de Memória Negra na Cidade
Ricardo Neres Machado
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Largo do Arouche, s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: a concentração será em frente ao monumento (busto) de Luiz Gama.
Inscrição: sem inscrição prévia
Nesse roteiro de bicicleta pensado para explorar alguns pontos de memória negra na cidade de SP, convidamos as pessoas interessadas a refletirem conosco sobre as histórias que a cidade nos conta. Bairros como Liberdade e Bixiga, tidos respectivamente como de imigrantes japonêses e italianos, foram sempre assim? Monumentos e estátuas em espaços públicos, quantas são de pessoas negras e indígenas. A memória é um espaço de disputa e fazemos aqui o convite para refletirmos juntos sobre tudo isso.
 
Roteiros: Penha: Os Romeiros e a Ferrovia
Leonardo Pereira Gonçalves
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Estação Penha- Besni - R. Alvinópolis, 178 - Vila Beatriz. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Linha de Bloqueio da Estação Penha-Besni.
Caminhada contando a formação do Bairro da Penha de França, através da Fé de romeiros até a Igreja Nossa senhora da Penha, com o uso dos transportes Públicos como Bonde, ferrovias e até do Metrô.
 
Roteiros: Rolê Fotográfico pelo Bixiga
Luciano Garcia Resende
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Av. Paulista, 900. (Centro)
Ponto de encontro: em frente a banca de jornal.
O Bixiga é entendido como um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo. Corresponde aproximadamente à região localizada entre as ruas Major Diogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito da Bela Vista. Formado por uma grande comunidade negra, e por imigrantes italianos, ganhou importância histórica e turística na capital paulista. A tradição e a religiosidade italianas, que são fortemente mantidas e as inúmeras cantinas existentes no bairro são grandes atrativos turísticos. No bairro situa-se a sede da escola de samba Vai-Vai, uma das mais antigas da cidade. Esse Rolê é ótimo para conhecer a arquitetura antiga da cidade, passaremos por casarões históricos, pontos turísticos, centros culturais e alguns teatros. O percurso terá cerca de 3 km, iniciando na região da Av. Paulista e terminando no região da República, que faremos de forma tranquila para que todos possam contemplar e fotografar. ATRATIVOS: Arquitetura - Casa dos Camafeus - Mansão Hasbaya - Totem Chafariz - Museu Memória do Bixiga - MUMBI - Museu do Óculos - Teatro Ruth Escobar - Escadaria do Bixiga - Centro de Memória do Bixiga - Igreja Nossa Senhora Achiropita.
 
Roteiros: Conhecer para preservar: aqui embaixo passa um rio, aqui existe uma árvore
Fernanda Durazzo de Oliveira
Data: 18/08
Horário: 9h
Local: Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB José Bonifácio. (Zona leste)
Ponto de encontro: Na entrada da Estação José Bonifácio da CPTM, do lado de fora.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Podemos atravessar um mesmo caminho diversas vezes, porém, ele nunca será o mesmo, assim como um rio. Numa caminhada sem pressa e com o olhar atento é possível observar a resistência da natureza nas periferias: aqui embaixo passa um rio, aqui existe uma árvore. Observar e reconhecer a fauna e a flora da região é o primeiro passo para preservá-la, tarefa essencial para que todos sejam responsáveis por cuidar do território e garantir uma vida digna aos humanos e não humanos, o que inclui o verde, a água e a terra.
 
Roteiros: O Pico e a Paisagem: Trilha e reflexão sobre a paisagem metropolitana
Paulo Sergio de Oliveira Junior
Data:  18/08
Horário: 9h
Local R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa.(Zona Norte)
Ponto de encontro:  Portão principal do Parque Estadual Jaraguá (Número 539)
Trilha subindo o Pico do Jaraguá, ponto mais alto do município de São Paulo, com foco na observação da paisagem metropolitana e conversas sobre a importância de patrimônios naturais para a cidade.
 
Roteiros: O rio e o bairro: o Tietê e a formação do Tatuapé
Wipsley Mesquita Dos Santos
Data: 18/08
Horário: 9h30
Local: Rua Guabijú, 49 – Tatuapé (Zona Leste)
 Ponto de encontro: Entrada da Casa do Tatuapé (Rua Guabijú, 49).
Tendo como ponto de partida o tema “Patrimônio e Sustentabilidade”, esta atividade propõe uma caminhada histórica pelo bairro do Tatuapé, num diálogo sobre a história de formação urbana da capital através da relação entre a cidade e seus rios. Durante o percurso serão abordados os primeiros povoamentos do período colonial e seus tensionamentos com as comunidades indígenas, o antigo cinturão de chácaras, o processo de industrialização da zona leste e a recente verticalização da região. Tendo sempre em mente os impactos desses processos no território natural da várzea do rio Tietê, os pontos de parada e aprofundamento da conversa serão a Casa do Tatuapé a o Parque do Piqueri, patrimônios fundamentais para entender o histórico do bairro.
 
Roteiros: No Berço da Independência
Anderson Novaes Da Silva
Data: 18/08
Horário: 9h30
Local: Parque Independência - Av. Nazaré, s/n – Ipiranga. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Em frente a entrada do museu paulista.
Inscrição: E-MAIL anderson.silva.njr10@gmail.com
O Parque da Independência abriga um dos maiores marcos históricos do país pela declaração de Independência de Dom Pedro I. em 1822. Com uma área de 161.300 metros quadrados. Revisitaremos o monumento a independência, a fonte centenária e o bosque que conta com 71 espécies naturais em um passeio para toda família.
 
Roteiros: A face triangular insustentável do centro histórico de São Paulo: Metamorfose, permanências e imaginários
Universidade Anhembi Morumbi
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Largo São Bento, Centro Histórico de São Paulo.
Forma de inscrição: email (miottotania4@gmail.com)
O Triângulo Histórico de São Paulo abriga as principais construções da cidade, algumas no Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco. Esta centralidade possui uma morfologia urbana mutante: de demolições e construções (tecnologias brasileiras, influências europeias e americanas) e de renovações urbanas (rebatidas nos objetivos da ONU de desenvolvimento sustentável -ODS). 
 
Roteiros: Caminhada Cultural pelo Bixiga: Entre o Itororó e o Saracura
José Cássio Másculo
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Entrada do Centro Cultural Vila Itororó
Nesta caminhada, partiremos da Vila Itororó e percorreremos algumas ruas do Bixiga até próximo ao Córrego Saracura. No caminho, comentaremos sobre diferentes ocupações do espaço, os rios invisíveis, grupos sociais e algumas manifestações artísticas e arquitetônicas presentes na história desse bairro. Finalizaremos nossa expedição na Praça Dom Orione.
 
Roteiros: Trilha Urbana na Terra dos Mananciais: A Represa Guarapiranga
Camila Diniz Menezes
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Av. Atlântica, altura do número 1171 - Capela do Socorro. (Zona Sul)
Ponto de encontro: portão principal do Parque da Barragem, altura do número 1171, em frente ao 102° Distrito Policial (Socorro) - Polícia Civil SP e ao lado do mercado atacadista Tenda.
Seguindo pela Av. Atlântica, o roteiro contempla visita a dois parques na beira da represa Guarapiranga. O Parque Barragem mostra a barragem construída na década de 1900 para represar o rio Guarapiranga e assim criar a primeira represa dentro da cidade de São Paulo. Importantíssimo corpo de água para a geração de energia elétrica e abastecimento da capital. O segundo, o Parque Praia do Sol, revela as iniciativas de sustentabilidade para a preservação, prática de esportes, convívio e lazer.
 
Roteiros: Cultural Cohab Tour
Iago Quinas Araujo
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - COHAB José Bonifácio. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Na frente da Estação José Bonifácio.
Inscrição: Sem inscrição prévia
O roteiro reconhece o Patrimônio Histórico-Cultural da Cohab 2/José Bonifácio, e evidencia sua trajetória de luta e mobilização social por direitos básicos, que antecedem sua formação com movimento de moradia e, posteriormente, os movimentos de saúde, educação, transporte e cultura. Tendo os espaços culturais independentes do território como pontos de partida para as reflexões e histórias que compõem o roteiro, conheceremos espaços culturais, ruas, praças e arte urbana no decorrer do percurso.
 
Roteiros: Entre matadouros há uma cidade: os antigos matadouros de São Paulo e a cidade que cresceu ao redor
Ricardo Luis Silva
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: R. Formosa - República, s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: Saída da estação de metrô Anhangabaú (linha 3 – vermelha) na rua Formosa, próximo do acesso ao Terminal Bandeira e a Ladeira da Memória.
Durante seu desenvolvimento, a cidade de São Paulo teve 3 matadouros de animais em 3 locais distintos do seu território. Nesse Roteiro de Memória vamos caminhar pelas regiões da cidade onde foram instalados esses matadouros, que foram sendo deslocados para regiões mais distantes da malha urbana à medida que a cidade crescia. Implantados nas bordas da cidade, próximos de córregos, logo eram “abraçados” pelo crescimento urbano e tornavam-se um problema sanitário e ambiental para a cidade ao redor.
 
Roteiros: Circulando Essepê: roteiro de memória na linha de trólebus Machadão
Maria Luiza Paiva de Almeida
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: R. Professor João Arruda, 57, Perdizes. (Zona Oeste)
Ponto de encontro: Ponto Inicial do ônibus Machado de Assis. (Rua professor João Arruda, 57). Em frente a lanchonete Habibs.
Inscrição: sem inscrição prévia
Olhe pela janela e observe a paisagem! O Circulando Essepê: roteiro de memória no trólebus da linha 408A-10 Machado de Assis/Cardoso de Almeida, a mais tradicional da cidade, inaugurada em 1949, é uma experiência turística diferente, imersiva e sustentável tendo como cenário a cidade de São Paulo. Desfrute do itinerário que conta parte da história de São Paulo - do Centro Histórico às ruas emblemáticas, bairros interessantes como Higienópolis, Liberdade e Aclimação, com destaque para lugares de memória identificados pelas Placas de Memória Paulistana. Neste passeio, conduzido por guias e muito bate-papo, vamos refletir juntos sobre novas formas de perceber e usufruir a cidade.
 
Roteiros: Ururay; Belezas, amores e controvérsias!
Ivanildo Lima Santos
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Rua Cembira 1201 – Vila Curuça Velha. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Salão do CECCO - Centro de Convivência Comunitária Chico Mendes – Serviço da Secretaria Municipal de Saúde dentro do Parque Ecológico Chico Mendes.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Do recorte Brasil Colônia e as várias mudanças ambientais e a miscigenação cultural ocorreu a transformação radical dos modos de vida e do espaço da região leste do município de SP. A síntese da formação histórica do território e o acervo patrimonial material e imaterial e a preservação do meio ambiente cultural e natural será dada no Prq Ecológico Chico Mendes. Brincar de capoeira, trilha monitorada , roda de conversa, exibição de filme, e a partilha de memórias e alimentos.
 
Roteiros: Avenida São João: uma outra esquina
Georgia Riquelme Barriga Sharp
Avenida São João: uma outra esquina
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Av. São João, 1294, República. (Centro)
Ponto de encontro: Estação Santa Cecília. Saída do Metrô na Rua Ana Cintra.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTS9YAKXZObXeLKxsSOimoES4ONQUMh4xZNpwv5YUTd52dhg/viewform?pli=1
São Paulo é um lugar constituído por tecidos urbanos de diversas temporalidades. Analisá-los é uma prática necessária para entendermos sua conformação urbana. Como um edifício em uma das esquinas da Avenida São João pode nos contar sobre uma urbanidade que um dia existiu e que permanece a partir de elementos não tão evidentes? A atividade prevista pretende explorar sensações através da paisagem, partindo do caminhar e da observação para discutir apagamentos e permanências.
 
Roteiros: Moda e consumo no comércio do Triângulo Histórico
Alice Aparecida Labarca Puelles
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Rua São Bento, 405 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Ponto de encontro: No Edifício Martinelli, na rua São Bento, 405.
Um roteiro pelo Triângulo Histórico de São Paulo (ruas do Rosário - atual XV de Novembro, Direita e São Bento), onde revisitaremos os comércios de moda, cabeleireiros, perfumistas, calçados e fazendas da região em meados do século XIX. A moda dessa época, entendida como o reflexo de uma cultura e sociedade, revela a importância do consumo sustentável e do prestígio social. Este passeio destaca como a preservação de memórias históricas e culturais pode promover uma cidade sustentável.
 
Roteiros: Quem plantou esta árvore?
Nathalia Alves da Silva
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Rua do Hipódromo, 878 – Mooca. (Zona Leste)
Ponto de encontro: Em frente a catraca do metro Bresser Mooca.
O roteiro consiste em saber as histórias por trás das árvores que temos no bairro do Brás/Mooca, especialmente, as frutíferas e medicinais. É considerado um patrimônio verde? Se sim, quem as plantou? Em que ano? Quais são as histórias por detrás de cada árvore? Qual a relação que o entorno tem com ela hoje em dia, é de cuidado ou de abandono? Esses são alguns questionamentos feitos numa caminhada exploratória urbana que visa levantar a importância do verde, do fruto e as histórias dessas árvores
 
Roteiros: As transformações culturais no Largo do Paissandu
Emily Akemi Kimura
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente Centro Cultura Olido.
Inscrição: Sem inscrição prévia
O Largo do Paissandu, antes de virar Largo, era uma região de alagoas, conhecido como Tanque do Zuniga. Com o processo de urbanização de São Paulo, esta paisagem foi sendo modificada até perdemos total referência de que o Largo já foi uma região de águas. Este roteiro propõe fazer um entrelaçamento do patrimônio material com as transformações culturais e com o desenvolvimento de São Paulo, nos perguntando: onde foi parar a água?
 
Roteiros: A musealização do AACJ e um roteiro pela Cohab Juscelino, mostrando acervo e campo
João Pedro Rodrigues da Conceição
Data: 18/08
Horário: 10h
Local:  R. Utaro Kanai ,546, Cohab Juscelino Kubitschek.
Forma de inscrição: Formulário On-line (Aguardando complementação pelo proponente)
Visitar a exposição que está na sede da AACJ. Posteriormente passar para uma visita no campo que durará em torno de 30 minutos a 1hora. E subir até o campo que tem vista da Cidade Tiradentes e da Cohab Juscelino
 
Roteiros: De chácara a parque público: um passeio pela história do Parque do Piqueri
Fátima Antunes (NIT/DPH)
Data: 18/08
Horário: 10h
Local: R. Tuiuti, 515, próximo à R. Pitangui, no Tatuapé.
Forma de inscrição: No local, com 30min de antecedência
O Parque do Piqueri preserva remanescentes da propriedade rural que pertenceu ao Conde Francisco Matarazzo, imigrante italiano dono de um complexo industrial e de uma das maiores fortunas do Brasil na primeira metade do século XX
 
Roteiros: Caminhada para conhecer a riqueza do bairro do Itaim Bibi, sua história e atualidades
Instituto Árvores Vivas
Data: 18/08
Horário: Das 10h às 13h
Ponto de encontro: Parque do Povo - Av. Henrique Chamma, 420,  portão de entrada
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11) 99502-7947
Caminhada guiada para conhecer e valorizar o patrimônio ambiental natural das águas, rios, córregos, aves e árvores que habitam o território, as relações com a história ambiental, a diversidade de espécies, o contato com a paisagem atual e a conexão com a paisagem natural do Itaim Bibi. Ao longo do passeio, informações como características principais das espécies, curiosidades e outros aspectos ecológicos serão apresentados por especialistas. 
 
Roteiros: De Parque a Parque, Cronistas da Cidade pelo ônibus elétrico Machado de Assis
Danielle Milani Mattos
Data: 18/08
Horário: 10h30
Ponto de encontro:Ponto de ônibus na rua Piaui, defronte ao Parque Buenos Aires.
Forma de inscrição: email (danielle.m.mattos@gmail.com)
Ao rememorar as letras de sambas antigos lembramos também de nossas origens, costumes familiares, falas típicas e fatos corriqueiros de nossos bairros. Nada melhor do que um bom samba para reavivar e compartilhar o tempo vivido e lindamente testemunhado. Seja você também um cronista da cidade de São Paulo. Venha cantar e recontar histórias de SP conosco!
 
Roteiros: Dia de Feira
Peterson Charles
Data: 18/08
Horário: 10h30
Local: Largo da Santa Cecília, S/N - Santa Cecilia. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao metrô Santa Cecília e a Igreja amarela
Um roteiro saboroso pela famosa feira da Santa Cecília. Numa caminhada cheia de sabor, você poderá conhecer um pouco desse espaço, aprender sobre alimentação na prática com vivência e roda de conversas pelas barracas de frutas, verduras e ervas para conhecer as possibilidades de alimentação saudável e sustentável, valorizando e consumindo do pequeno agricultor. Encerrando o roteiro, você poderá se hidratar com uma água de coco ou caldo de cana bem gelados, acompanhados de um delicioso pastel.
 
Roteiros: Caminhando pela São Paulo de Álvares de Azevedo
 Luciana Fátima da Silva
 Data: 18/08
 Horário: 11h
Local: Praça do Patriarca – Sé (Centro)
Ponto de encontro: Praça do Patriarca, em frente a igreja de Santo Antônio.
Inscrição: Sem inscrição prévia
O roteiro propõe uma viagem para os tempos do poeta Álvares de Azevedo e de personagens da cena ultrarromântica paulistana para explorar algumas lendas e histórias que povoavam as arcadas da Academia de Direito, na São Paulo do século 19.
 
Roteiros: O MENINO QUE RIO
 Othoniel Cursino Siqueira
 Data: 18/08
 Horário: 11h
Local: Coreto do Parque da Aclimação - R. Muniz de Sousa, 1.119, Aclimação. (Centro)
Ponto de encontro:  coreto do Parque, próximo ao porta de entrada e da administração.
Inscrição: Sem inscrição prévia
Conta a históia de um RIO que está soterrado e a Saga de um MENINO que ao conhecê-lo faz de tudo para "desenterrar" o RIO
 
Roteiros: Caminhada contra a Censura: Primeira Feira Paulista de Opinião
 
Victor Luvizotto Rodrigues
 Data: 18/08
 Horário: 11h
 Local: Rua dos Ingleses, 209 - Morro dos Ingleses. (Centro)
Ponto de encontro: Em frente ao Teatro Ruth Escobar.
Inscrição: E-MAIL vilur@usp.br Os interessados também poderão comparecer no local 30 minutos antes para inscrição
A “Caminhada contra a censura” refaz o trajeto que artistas e público fizeram na noite em que o grupo Teatro de Arena estreou “Primeira Feira Paulista de Opinião” em 1968. Impedidos de se apresentar no Teatro Ruth Escobar, devido ao policiamento no local, artistas e público caminharam até o Teatro Maria Della Costa, ambos localizados no Bixiga, para que a apresentação fosse possível. O trajeto desta caminhada se inicia no Ruth Escobar, segue para o Maria Della Costa e termina no Teatro de Arena.
 
Roteiros: Mapeamento Afetivo dos Patrimônios do Parque Morro Grande
 Vitor dos Santos Amaral Stalmann
 Data: 18/08
 Horário: 12h
Local: R. Valêncio Augusto de Barros Filho, 829, Sítio Morro Grande. (Zona Norte)
Ponto de encontro: Praça Santa Clara de Assis (nas mesas do centro da praça).
Inscrição: Sem inscrição prévia, 30 minutos de antecedência
O Conjunto da Pedreira Morro Grande em São Paulo, agora parte do Parque Morro Grande, oferece uma oportunidade para exploração e documentação histórica. Convidamos você a mapear afetivamente a área, utilizando os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Documente suas observações e experiências e colabore na criação de um mapa coletivo. Esta iniciativa visa preservar memórias, fortalecer a comunidade e refletir sobre a sustentabilidade na preservação da história e natureza de São Paulo.
 
Roteiros: Cortejo da memória: despertar de imaginários para ocupar a história da cidade
 Thomas Bryan Meza Meza
 Data: 18/08
 Horário: 14h
Local: Rua do Ouvidor 63, Sé. (Centro)
Ponto de encontro: na entrada e na garagem do prédio.
 Inscrição: Sem inscrição prévia
Cortejo da Memória é um convite a transitar a cidade desde outros olhares a partir da história da Arte Urbana e Marginal de São Paulo, na busca de gerar experiências e reflexões sobre o fazer parte da história da cidade, apresentamos um percurso sobre veículos não motorizados, atravessando praças, ruas e prédios que carregam a memória viva da cidade a partir do que significa ocupar e resignificar a vida nas grandes metrópoles como São Paulo, nosso objetivo é despertar novos imaginários coletivos para uma vida digna na cidade, incentivando criativamente a reflexão sobre o transporte motorizado a partir de meios alternativos de transporte: As Bicicletas.
 
Roteiros: Reutilização Adaptativa e os casos de espaços culturais no centro de São Paulo
 Cauê Donato Silva Araújo
 Data: 18/08
 Horário: 14h
Local: Centro Histórico de São Paulo - Pateo do Collegio – Sé. (Centro)
Ponto de encontro: em frente ao Monumento Glória Imortal São Paulo.
Inscrição: Sem inscrição prévia
A reutilização adaptativa é uma estratégia de preservação urbana que envolve a transformação de edifícios antigos em novos usos, mantendo suas características arquitetônicas e históricas. É uma prática sustentável, ao reduzir novas construções e contribuir para a diversidade das cidades. No centro de São Paulo, essa prática tem sido fundamental para a preservação do patrimônio cultural e para a revitalização da área. O roteiro propõe caminhar pelo centro e analisar algumas edificações que ganharam nova tônica ao serem transformadas em espaços culturais.
 
Roteiros: Eclético, Moderno e o Ambiente: diálogos na Casa Modernista
 Rodrigo Silva Vieira
 Data: 18/08
 Horário: 14h
Local: R. Domingos de Morais, 2387 - Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro:  Em frente à Paróquia Nossa Senhora da Saúde - R. Domingos de Morais, 2387 - Vila Mariana, São Paulo.
Inscrição: E-MAIL rodrigovieiracontato@gmail.com
No jardim da Casa Modernista, discutiremos como diferentes estilos arquitetônicos, do eclético ao moderno, pensaram a relação com o meio ambiente. A conversa buscará oferecer uma nova perspectiva sobre a paisagem de São Paulo, destacando como decisões arquitetônicas afetam tanto a aparência quanto o contexto natural da cidade.
 
Imóveis de Portas abertas: Edifício Sampaio Moreira
Maria Ester de Araújo Lopes
Data: 18/08
Horários: 9h/11h/14h/16h
Inscrições: https://forms.gle/DtsM7EYDp3DaBpmV7
Capacidade máxima por visita guiada: 20 pessoas
A confirmação do dia e horário será realizada por email! Fique ligado(a)!
As visitas ao Edifício Sampaio Moreira terão como guia a ex-funcionária do DPH, Maria Ester Lopes de Araújo.
O Edifício Sampaio Moreira é considerado o primeiro arranha-céu de São Paulo. Foi projetado pelo arquiteto Christiano Stockler para o comerciante Sampaio Moreira. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 1992, juntamente com um conjunto de imóveis localizados no entorno do Vale do Anhangabaú.
 
Roteiros: Ibirapuera: de área alagadiça a parque urbano
Luis Fernando Silva Sandes
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Entrada principal do Pavilhão da Bienal (em frente ao MAM).
Inscrição:  Whatsapp (11) 98725-8650
Em 1951, inicia-se a construção do Parque Ibirapuera, em área alagadiça que era habitada por algumas dezenas de famílias. A ideia era criar um espaço que fosse o centro das comemorações do quarto centenário da cidade, em 1954. Além de enorme área verde e de sua importância ecológica, o parque conta com alguns dos principais museus da cidade, Museu Afro Brasil e Museu de Arte Moderna, além de ser sede da Bienal de São Paulo, evento de importância mundial. O roteiro proposto vai problematizar a origem do parque e percorrer alguns dos seus principais edifícios.
 
Roteiros: Trajetos y Afetos do Espaço Cultural Jardim Damasceno
Rafaela Araujo Da Silva
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: Rua Talha-Mar, 105 - Jardim Damasceno. (Zona Norte)
Ponto de encontro: Em frente ao espaço cultural Jardim Damasceno.
Inscrição: Sem inscrição Prévia
Passado, presente e futuro se entrelaçam num roteiro em parceria entre Curvas Produções e Espaço Cultural Jardim Damasceno, que contará com uma visita guiada no entorno do Espaço, visita à horta comunitária mantida pelo coletivo Perifa Alimenta, exibição do documentário Trajetos y Afetos e roda de conversa. Mergulharemos nas ruas como museus vivos, investigando de que forma o território abriga suas memórias e sobre como a quebrada tem produzido cultura e sustentabilidade.
 
Roteiros: Os caminhos das águas: arquiteturas do passado e do presente no centro velho da cidade
Irlani Gonsalves Da Silva Carvalho
Data: 18/08
Horário: 14h
 Local: Praça Ramos de Azevedo s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: Escadaria do Theatro Municipal de São Paulo 
 Inscrição: E-MAIL irlani.carvalho@gmail.com
Com objetivo de trazer à memória viva os tortuosos modos de lidar com os caminhos d'água na "cidade velha e atual" e suas relações com os habitantes ao longo do tempo, o presente roteiro apresenta as construções e reconstruções que serviram para abastecer e desafogar a cidade por meio de um itinerário de resgate da figura de Joaquim Pinto de Oliveira,  o arquiteto negro da São Paulo colonial mais conhecido como Tebas, e sua importância para arquitetura das águas na cidade. Durante o roteiro, oo público será convidado a embarcar nesta jornada por meio do poema A meditação sobre o Tietê, do poeta negro e paulistano, Mário de Andrade.
 
 
Roteiros: O que garante o direito à memória?
Gabri Gregório Floriano
Data: 18/08
Horário: 14h
Local: R. Treze de Maio, 754 - Centro Histórico de São Paulo. (Centro)
Ponto de encontro: Escadaria do Bixiga / Praça Dom Orione
Inscrição:  E-MAIL permanenciaememoria@gmail.com
 
Roteiros: Caminhada cultural, literatura e natureza no Parque Jardim da Luz
Raquel Budow
Data: 18/08
 Horário: 14h30
Local: Praça da Luz, s/nº, Bom Retiro. (Centro)
Ponto de encontro: Entrada em frente à Estação da Luz.
Inscrição: sem inscrição prévia
Uma maneira curiosa e divertida de passear pelo parque mais antigo de São Paulo
 
 
Roteiros: Assombrosos do Ó - Intervenção Visual e Interativa no Morro Grande
Rafael Lino Maenza De Sousa
Data: 18/08
 Horário: 14h40
Local: Rua Raimundo da Cunha Matos, s/n - Sitio Morro Grande. (Zona Norte)
 Ponto de encontro: Praça Santa Clara de Assis, em frente à Panificadora Morro Grande.
Inscrição: Sem inscrição prévia
A proposta do Assombrosos do Ó para a Jornada do Patrimônio é de intervir espacialmente na rua que sediará o evento, com seis Bonecos Boronofe construídos artesanalmente por artistas locais, permitindo facilitar a relação imagética dos assuntos estimulados na Jornada. Cada boneco a ser apresentado possui um autor e uma história, e trabalham para construir novos raciocínios sobre o uso do espaço urbano, bem como a percepção de si e do outro como agentes de transformação do mundo.
 
Roteiros: Deriva LGBTQIAPN+: Espaços de Resistência na Cidade
João Guilherme Mello De Souza
Data: 18/08
 Horário: 15h
Local: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República. (Centro)
Ponto de encontro: Na escadaria do Theatro Municipal
Inscrição: Sem inscrição prévia
O presente roteiro busca trazer à tona espaços significativos para a comunidade LGBTQIAPN+ na cidade de São Paulo, realizando um panorama dos principais eventos históricos em relação à luta contra a estigmatização e preconceito e relembrando personalidades e organizações importantes para sua construção, tais como Brenda Lee, Claudia Wonder, grupo SOMOS, etc. Faremos uma caminhada por pontos próximos, de fácil acesso e importantes para a memória política e afetiva da comunidade, seja por serem lugares de convívio, como o vale do Anhangabaú, rua Vieira de Carvalho, Galeria Metrópole, praça da República e Largo do Arouche, ou por terem sido palco de manifestações importantes, como o Ferro’s Bar – local onde ocorreu a primeira manifestação política organizada de lésbicas em 1983, nosso “stonewall” brasileiro. Além disso, a deriva se propõe a ser um espaço de encontro entre LGBTQIAPN+ que queiram compartilhar suas memórias afetivas pela cidade, quais são os lugares que marcaram sua trajetória enquanto LGBTQIAPN+? Qual é o patrimônio que deixamos para nossa cidade? Durante a deriva irei comentar alguns pesquisadores importantes da comunidade LGBTQIAP+ brasileira, como James Green, João Silvério Trevisan, Renan Quinalha, Helena Vieira, Néstor Perlongher, etc, entrecortando essas narrativas com relatos de membros da comunidade registrados em documentários como “São Paulo em Hi-Fi”, “Lampião de Esquina”, “Dores de Amor”, entre outros. A intenção aqui é contemplar da melhor forma possível a diversidade identitária da comunidade e seus espaços pela cidade.
 
Roteiros: Dicas sobre o Bixiga pela visão apaixonada de um antigo morador!
 Mauricio Martins Rocha
 Data: 18/08
 Horário: 15h30
Local: Av. Paulista, 1230 - Bela Vista. (Centro)
Ponto de encontro: Jardim Externo na lateral do shopping Cidade São Paulo Av Paulista, 1230 -Metrô Trianon-Masp
Inscrição: Whatsapp (11) 95249-2366
Faremos um passeio cultural pelo incrível bairro do Bixiga onde revelaremos personagens, histórias, práticas sociais, espaços urbanos e edifícios que interajem e componham as múltiplas memórias desse amado bairro que representa múltiplas culturas. Nosso roteiro divulgará, destacará e envolverá os diferentes aspectos do patrimônio cultural, material e imaterial do Bixiga revelando desde o período colonial até os dias atuais as diversas transformações.
 
Roteiros: A cronologia do freestyle rap nas praças e ruas de SP
Raul Eduardo Garro
Data: 18/08
 Horário: 17h
Local: Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Palco Sabotagem (palco externo da Casa de Cultura Chico Science).
Inscrição: sem inscrição prévia
Nesta oportunidade faremos o relato do surgimento e evolução do freestyle rap na cidade de SP desde os anos 80 e 90 nos tempos da São Bento (hiphop) ate as famosas batalhas de Mc`s de onde surgiram: o rapper Criolo e Emicida entre outros , no Metro Santa Cruz e muitas outras Praças da cidade de São Paulo.
 
Cine DPH SPCine  
Ação em parceria com SPCine e Cinemateca Brasileira. 
Curadoria: Denise Puertas de Araujo (DPH), Lilian Jaha (DPH), Luan Santana Bento Crespo (DPH) e Cinemateca Brasileira
Data: 18/08
Horário: Sessões às 13h, 15h, 18h e 19h
Local: Ed. Martinelli - R. São Bento, 405 - Centro Histórico de São Paulo
Capacidade: 400 pessoas
https://www.sympla.com.br/sessao-02-18h-as-23h--jornada-do-patrimonio-no-martinelli--musica-cinema-danca-arquitetura__2592822
Por meio de documentários, ficção e peças publicitárias e institucionais, esta pequena mostra pretende ilustrar, no período que vai do final dos anos 1920 até os anos 1950, cenas da cidade de São Paulo, dos hábitos e sociabilidades de seus moradores, da construção e transformação de seu território. 
13h: SAI DA FRENTE - 1952 - 80min
15h: SÃO PAULO, A SYMPHONIA DA METRÓPOLE - 1929 - 90min
Você se orgulha de ser paulista? São Paulo Sinfonia da Metrópole é a alma da cidade que você fez com seu trabalho cantando ao ritmo maravilhoso do mais formidável progresso! 
18h: SÃO PAULO EM FESTA - 1954 - 50min
As comemorações do Nove de Julho promovidas pela Associação das Emissoras de São Paulo no ano do IV Centenário da cidade de São Paulo. A representação do padre José de Anchieta na catequese com índios. Tomadas aéreas do centro da "cidade que mais cresce": ruas, avenidas, viadutos e seus arranha-céus, alguns ainda em construção. O intenso trânsito de automóveis e transportes coletivos. A solenidade oficial no Pátio do Colégio, local de fundação da cidade, e a missa campal realizada na Praça da Sé, marco zero da capital. Na avenida Nove de Julho, desfiles de motociclistas, bandas, corporações e agremiações, inclusive internacionais. À noite, a chuva de prata lançada pela Aeronáutica e, no Vale do Anhangabaú, o desfile de clubes, escolas e corporações como o Corpo de Bombeiros, o Exército e a polícia montada. Carnaval de rua, com foliões e desfile de carros abertos. No estádio do Pacaembu, crianças e adultos assistem exibições de ginástica olímpica e vários números circenses como equilibrismo, malabarismo, trapézio, globo da morte e futebol de palhaços. Show com orquestra, cantores populares e números de danças no Parque Dom Pedro. Cascata e queima de fogos no encerramento das comemorações.
19h : Curtas Metragens - Curadoria Cinemateca Brasileira (45 min)
DEPARTAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS: DIVISÃO DE VIAS PÚBLICAS, 1937
13 min - Rossi-Rex Film
Documentário realizado durante a administração do prefeito Fábio Prado. Mostra a abertura e a pavimentação de famosas ruas e avenidas da cidade como a Av. Brigadeiro, Av. Paulista, Rua Augusta, Av. Rangel Pestana, Rua Líbero Badaró, Vergueiro, entre outras.
1937 CARNAVAL PAULISTA, 1937
9 min - Rossi-Rex Film
Aspectos do carnaval paulistano de 1937. O baile de gala organizado no Teatro Municipal, o torneio de Ranchos e Cordões, o corso de automóveis e os préstitos alegóricos dos "Democráticos Carnavalescos" e dos "Tenentes do Diabo".
PARQUES INFANTIS DE SÃO PAULO (1936), 1936
11 min - Rossi-Rex Film
O Serviço de Parques Infantis em bairros operários: Pedro II, Ipiranga e Lapa. Nos parques, as diversas formas de lazer e de aprendizado.
MARAVILHA DAS MARAVILHAS, 1949
2 min - Rex Filme
Publicidade animada feita para a Lojas Garbo.
 
MELHORAMENTOS URBANOS - INAUGURADO PELA C.M.T.C. O SERVIÇO DE "TROLEIBUS", 1949
10 min - Campos Filme
A inauguração do sistema de trólebus em São Paulo, pelo governador Adhemar de Barros. Passeio de ônibus por bairros da cidade, como o da Aclimação.
 
Oficina de Plantio de Horta Urbana
Ocuparte
Data: 18/08
Horário: Das 11h às 18h
Local: Museu da Energia de São Paulo
Será feito oficinas para o público infantil de plantio sustentável e urbano  durante todo período. O lazer através da terra: inclui as atividades de acertar o alvo com mamona, pintura com tintas naturais, jogo da velha, damas com galhos e sementes e confecção de fóssil de plantas em argila e gesso.
 
GRATUIDADE NOS MUSEUS ESTADUAIS DURANTE A JORNADA!!!
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Museus que confirmaram a gratuidade nos dias 17 e 18 de agosto:
•·Museu da Imigração - Sábado das 9h às 18h/ Domingo das 10h às 18h (Bilheteria até as 17h);
•·Museu Afro Brasil - Sábado e domingo das 10h Às 17h (permanência até 18h);
•·Pina_Luz - Sábado e Domingo, das 10h às 18h (12 a 21 de agosto o edifício da Pina Luz estará em manutenção. A visitação e o estacionamento suspensos temporariamente);
•·Pina_Estação - Sábado e Domingo, das 10h às 18h;
•·Pina_Contemporânea - Sábado e Domingo, das 10h às 18h;
•·Catavento - Sábado e Domingo das 09h às 17h (Bilheteria fecha às 16h);
•·Museu das Culturas Indígenas - Sábado e Domingo, das 9h às 18h (quintas-feiras horário estendido até às 20h);
•·Museu da Língua Portuguesa - Sábado e domingo, das 9h às 16h30min (com permanência até às 18h);
•·Museu do Futebol - Sábado e Domingo, das 9h às 18h  (entrada permitida até as 17h);
•·Museu de Arte Sacra - Sábado e Domingo das 09h às 17h00;
•·Paço das Artes - Sábado, das 11h às 19h/ Domingos, das 12h às 18h;
•·Casa das Rosas - Sábado e Domingo das 10h às 18h (entrada até às 17h30min);
•·Casa Mário de Andrade -  Sábado e Domingo das 10h às 17h30min (permanência até às 18h);
•·Casa Guilherme de Almeida - Sábado e Domingo das 10h às 18h;
•·Museu das Favelas - Sábado e Domingo das 10h às 17h (permanência até às 18h);
•·Museu da Diversidade Sexual - Sábado e Domingo das 10h às 18h