Secretaria Municipal de Cultura
Projeto Piano na Praça abre temporada com João Donato
Apresentações gratuitas acontecerão quinzenalmente na praça Dom José Gaspar
No próximo dia 28, às 15h, o compositor e pianista João Donato apresenta-se na Praça Dom José Gaspar. Na ocasião, o artista tocará clássicos nacionais e internacionais e mostrará ao público, em primeira mão, o repertório do seu novo disco de piano solo, que será gravado ainda em 2006.
Batizado de Piano na Praça, o projeto da Secretaria Municipal de Cultura dá continuidade a um dos eventos de maior sucesso na última Virada Cultural, realizada em maio deste ano. A cada quinze dias, o espaço receberá um pianista diferente que se apresenta gratuitamente para o público. Para o dia 11 de novembro, já está agendada a apresentação de Francis Hime.
Aos 72 anos, Donato foi escolhido para abrir a série de apresentações do projeto. Apontado como umas das figuras mais representativas da Bossa Nova, Donato possui uma vasta discografia e 57 anos de carreira profissional, participou de projetos nos Estados Unidos, entre eles, o disco Piano of João Donato - The new sound of Brazil, de 1965.
No Brasil, em 1999, gravou o disco Só Danço Samba, com repertório inteiramente composto por obras de Tom Jobim. Em 2002, lançou Ê Lalá Lay-Ê, cuja música título faz parte do repertório escolhido para a apresentação na Praça Dom José Gaspar. A canção foi composta em parceria com seu irmão em homenagem à mãe.
Também integram a lista de músicas a canção Joana, composta para Joana Donato, filha do músico, Outra Vez de Tom Jobim e A paz, concebida numa parceria com Gilberto Gil.
Entre as canções internacionais escolhidas para essa apresentação, merecem destaque: Invitation, de Bronislaw Kaper, a primeira a ser interpretada e Night and Day, de Cole Porter.
O tom familiar da apresentação fica completo com a apresentação de Donatinho - que precederá a performance do pai, João Donato -- líder do grupo de Samba Simbora e integrante do quinteto de João Donato.
Serviço: Praça Dom José Gaspar - Centro. (Atrás da Biblioteca Mário de Andrade). Dia 28, às 15h. Grátis