Secretaria Municipal de Cultura

Exposições

 

As exposições organizadas durante a Jornada do Patrimônio apresentam acervos históricos, fotográficos e documentais que retratam a evolução urbana e cultural de São Paulo. Entre os destaques estão os registros relacionados ao esporte, que mostram como atividades esportivas, como o futebol, desempenharam um papel fundamental na formação da identidade paulistana. Essas mostras oferecem ao público a chance de explorar artefatos e documentos significativos, proporcionando uma compreensão mais rica da trajetória da cidade e da influência do esporte em sua memória e desenvolvimento cultural.

<<<voltar

Programação sujeita a alterações
 
 
SÁBADO - 17 DE AGOSTO DE 2024
 
REGIÃO: LESTE
Exposição: Memorial do Corinthians
Sport Club Corinthians Paulista 
Data: 17/08
Horário:  Das 10h às 16h
Local: R. São Jorge, 777
Ao entrar no Memorial Corinthians você deixa de ser apenas um torcedor e passa a viver o mundo do futebol profissional. A porta se abre e, de repente, você está dentro de um vestiário, com direito à imagem de São Jorge Guerreiro, recepcionando-o ao alto; até os trajes usados pelos jogadores estão em exposição: meiões, shorts, camisas, caneleiras, chuteiras, toalhas, sejam eles pendurados nos cabides ou nos respectivos armários.
 
Exposição: Lembrando o Esporte em Itaquera. Abertura do Memorial do Elite Itaquerense
Data: 17/08
Horário: Das 10h às 16h
Local: Sociedade Esportiva Elite Itaquerense - R. Augusto Carlos Bauman, 588 - Itaquera.
A exposição passa pela sala de troféus e espaços expositivos do clube, que conta  a história e desenvolvimento do bairro de Itaquera ao longo dos troféus e fotografias dos campos.
 
REGIÃO: SUL
Exposição: SVMA / UMAPAZ : Exposição Banco Sonoro
Data: 17/08
Horário: Das 11h às 12h
Sala 01
Capacidade: 20 pessoas
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros - Estrada da Colônia, 2.500
Exposição sobre o Banco sonoro e sua singularidade. Além disso, será colocado no projetor algumas histórias infantis.
 
Exposição: SVMA / UMAPAZ : Exposição Feira de Troca de Sementes
Data: 17/08
Horário: Das 14h às 16h
Galpão do TEIA PARELHEIROS - Expositivo da feira
Capacidade: 40 pessoas
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros - Estrada da Colônia, 2.500.
As sementes serão expostas na feira ecoturística do TEIA – PARELHEIROS. Na ocasião, as pessoas poderão trocar sementes e doar.
 
DOMINGO - 18 DE AGOSTO DE 2024
 
REGIÃO: CENTRO
Cine DPH SPCine
Ação em parceria com SPCine e Cinemateca Brasileira
Curadoria: Denise Puertas de Araujo (DPH), Lilian Jaha (DPH), Luan Santana Bento Crespo (DPH) e Cinemateca Brasileira
Data: 18/08
Horário: Sessões às 13h, 15h, 18h e 19h
Local: Ed. Martinelli - R. São Bento, 405 - Centro Histórico de São Paulo
Capacidade: 400 pessoas
Por meio de documentários, ficção e peças publicitárias e institucionais, esta pequena mostra pretende ilustrar, no período que vai do final dos anos 1920 até os anos 1950, cenas da cidade de São Paulo, dos hábitos e sociabilidades de seus moradores, da construção e transformação de seu território. 
13h: SAI DA FRENTE - 1952 - 80min
15h: SÃO PAULO, A SYMPHONIA DA METRÓPOLE - 1929 - 90min
Você se orgulha de ser paulista? São Paulo Sinfonia da Metrópole é a alma da cidade que você fez com seu trabalho cantando ao ritmo maravilhoso do mais formidável progresso! 
18h: SÃO PAULO EM FESTA - 1954 - 50min
As comemorações do Nove de Julho promovidas pela Associação das Emissoras de São Paulo no ano do IV Centenário da cidade de São Paulo. A representação do padre José de Anchieta na catequese com índios. Tomadas aéreas do centro da "cidade que mais cresce": ruas, avenidas, viadutos e seus arranha-céus, alguns ainda em construção. O intenso trânsito de automóveis e transportes coletivos. A solenidade oficial no Pátio do Colégio, local de fundação da cidade, e a missa campal realizada na Praça da Sé, marco zero da capital. Na avenida Nove de Julho, desfiles de motociclistas, bandas, corporações e agremiações, inclusive internacionais. À noite, a chuva de prata lançada pela Aeronáutica e, no Vale do Anhangabaú, o desfile de clubes, escolas e corporações como o Corpo de Bombeiros, o Exército e a polícia montada. Carnaval de rua, com foliões e desfile de carros abertos. No estádio do Pacaembu, crianças e adultos assistem exibições de ginástica olímpica e vários números circenses como equilibrismo, malabarismo, trapézio, globo da morte e futebol de palhaços. Show com orquestra, cantores populares e números de danças no Parque Dom Pedro. Cascata e queima de fogos no encerramento das comemorações.
19h : Curtas Metragens - Curadoria Cinemateca Brasileira (45 min)
DEPARTAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS: DIVISÃO DE VIAS PÚBLICAS, 1937
13 min - Rossi-Rex Film
Documentário realizado durante a administração do prefeito Fábio Prado. Mostra a abertura e a pavimentação de famosas ruas e avenidas da cidade como a Av. Brigadeiro, Av. Paulista, Rua Augusta, Av. Rangel Pestana, Rua Líbero Badaró, Vergueiro, entre outras.
1937 CARNAVAL PAULISTA, 1937
9 min - Rossi-Rex Film
Aspectos do carnaval paulistano de 1937. O baile de gala organizado no Teatro Municipal, o torneio de Ranchos e Cordões, o corso de automóveis e os préstitos alegóricos dos "Democráticos Carnavalescos" e dos "Tenentes do Diabo".
PARQUES INFANTIS DE SÃO PAULO (1936), 1936
11 min - Rossi-Rex Film
O Serviço de Parques Infantis em bairros operários: Pedro II, Ipiranga e Lapa. Nos parques, as diversas formas de lazer e de aprendizado.
MARAVILHA DAS MARAVILHAS, 1949
2 min - Rex Filme
Publicidade animada feita para a Lojas Garbo.
MELHORAMENTOS URBANOS - INAUGURADO PELA C.M.T.C. O SERVIÇO DE "TROLEIBUS", 1949
10 min - Campos Filme
A inauguração do sistema de trólebus em São Paulo, pelo governador Adhemar de Barros. Passeio de ônibus por bairros da cidade, como o da Aclimação.
 
REGIÃO: LESTE
 
Exposição: Memorial do Corinthians
Sport Club Corinthians Paulista 
Data: 18/08
Horário:  Das 10h às 16h
Local: R. São Jorge, 777
Ao entrar no Memorial Corinthians você deixa de ser apenas um torcedor e passa a viver o mundo do futebol profissional. A porta se abre e, de repente, você está dentro de um vestiário, com direito à imagem de São Jorge Guerreiro, recepcionando-o ao alto; até os trajes usados pelos jogadores estão em exposição: meiões, shorts, camisas, caneleiras, chuteiras, toalhas, sejam eles pendurados nos cabides ou nos respectivos armários.