Direito à Memória e à Verdade
A Coordenação
Entre as atribuições da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) está garantir a promoção do direito à memória e à verdade, conforme prevê a lei nº 15.764, de 27 de maio de 2013, que cria a SMDHC. Para tanto, em 2014 foi constituída a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade (CDMV) que tem como objetivo construir e implementar políticas para o resgate da memória e a disseminação da verdade sobre as graves violações de direitos humanos praticadas na cidade de São Paulo durante a ditadura que comandou o país de 1964 à 1988.
A Coordenação DMV tem trabalhado em estreito diálogo com os familiares de mortos e desaparecidos políticos e com associações dedicadas ao tema em São Paulo, assim como com as comissões da verdade atuantes no Município. O principal canal de interlocução é o Grupo de Trabalho pelo Direito à Memória e à Verdade (GT-DMV), que se reúne numa base quadrimestral. A partir dessa interlocução, a Coordenação definiu os seguintes eixos de ação:
- apoiar a retomada da identificação de mortos e desaparecidos políticos em São Paulo, com ênfase para as ossadas encontradas na Vala Clandestina de Perus;
- alterar a denominação de logradouros que homenageiam pessoas que cometeram violações de direitos humanos;
- identificar sítios históricos relacionados à ditadura civil-militar e criar marcos de memória em homenagem às vítimas;
- realizar ações de educação e cultura pelo direito à memória e à verdade.
A Coordenação tem ainda a finalidade de atuar em sinergia com a Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, dando sequência as suas recomendações.
Coordenação de Direito à Memória e à Verdade
Rua Libero Badaró, 119, 6º andar, centro
(11) 3113-9746 / 9756 / 9751