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Gênero e Poder - Reconstruindo as comunicações nas redes

Hoje, observamos inúmeras iniciativas que utilizam estratégias de comunicação online para mobilizar pessoas em torno de uma causa ou de um ideal. Ensinar o uso de ferramentas livres para este fim não só empodera indivíduos para a conquista de seus objetivos, como também contribui para a construção de uma sociedade em que a própria população seja protagonista na concretização de suas demandas.

Assim, o projeto busca oferecer as ferramentas necessárias para esse processo. Ainda aliaremos esse instrumental à causa da igualdade de gênero, uma vez que sabemos que prevalece na rede e nos veículos de comunicação impressos, online e audiovisuais uma comunicação machista, que ajuda a perpetuar a opressão de gênero e a violência contra a mulher. Desse modo, o projeto também chamará atenção para esse cenário e contribuirá para a busca por soluções.

OBJETIVOS
Instrumentalizar os participantes para a criação de uma estratégia de comunicação e de uma campanha social nas redes; introduzir a produção e a finalização de áudios, imagens e vídeos; estimular a melhoria das competências relacionadas à escrita; apresentar ferramentas livres que auxiliem na organização do trabalho e na produção de pesquisas; despertar a reflexão no que diz respeito às questões de gênero; contribuir para a desconstrução de uma comunicação e linguagem machistas.

CONTEÚDO
Oficina 1: Apresentação do conceito de gênero.
Discussão sobre papéis sociais pré-determinados para mulheres e homens. Dinâmica de sensibilização quanto à opressão de gênero.

Oficina 2: Problematizando o gênero
Debate sobre temas como assédio, divisão sexual do trabalho e violência doméstica, estimulando a análise crítica das relações de gênero no Brasil.

Oficina 3: Em busca de soluções
Reflexão sobre soluções, utilizando a comunicação em rede. O objetivo é definir um projeto para a turma, a ser desenvolvido em oficinas, que seja uma campanha ou uma iniciativa que relacione várias plataformas, tais como um blog, uma página em rede social ou um canal de vídeo.

Oficina 4: À procura de inspiração
Análise de campanhas e iniciativas que utilizaram a colaboração e as ferramentas da comunicação em rede para combater o machismo e despertar reflexões sobre questões de gênero.

Oficina 5: Nosso espaço online
A oficina anterior embasará a criação de um blog para a turma. Serão discutidas diferentes plataformas, como Wordpress, Tumblr e blogs relacionados ao assunto.

Oficina 6: Construindo nossa identidade
Escolha e apropriação de uma plataforma de trabalho. Discussão sobre formas de construção de uma identidade própria na internet utilizando as ferramentas necessárias.

PÚBLICO ALVO
Servidoras e servidores interessados na temática de gênero, que tenham familiaridade com ferramentas e redes sociais e que estejam envolvidos com o conteúdo em suas rotinas de trabalho.

METODOLOGIA
Exposição dialogada, rodas de conversa, oficinas e atividades colaborativas discentes.

CARGA HORÁRIA
15 horas

AVALIAÇÃO
100% de Frequência e participação nas atividades.
Conceito mínimo “Bom” (7,0)

INSTRUTORA
Martha Lopes