EMASP

Lab Experimental de Hackerativismo

As redes sociais e a internet são um meio de uso cotidiano de todas as instituições. As "instituições-meio" ou possuem sua atividade principal como um veículo na internet, ou já incorporaram a internet de forma muito natural nos seus processos.

A proposta desta capacitação vem para ampliar o alcance das campanhas de engajamento e conscientização através da internet, formando agentes capazes de se aprofundar nos temas, seja através da LAI (Lei de Acesso à Informação), visualização de dados e segurança da informação.

OBJETIVOS
Promover o debate sobre cultura digital e dados abertos, transparência, cultura hacker, conceitos e técnicas de coleta e visualização de dados em conjunto com os participantes da oficina, a fim de que eles se apropriem dos processos criados e os utilizem de forma autônoma para coletar, produzir e disseminar informações estratégicas que abordem temáticas de direitos humanos.

CONTEÚDO
Aula 1 – Ética “Hacker”: quem são os “hackers”?
Privado e Público;
Ética Hacker;
Quem são os hackers?
A internet é livre?
O que é uma rede?
Redes centralizadas (TV, rádio), redes descentralizadas, redes distribuídas (internet).

Aula 2: Marco Civil da Internet
Processo colaborativo de¬ produção/exercício de consulta pública;¬
Análise do projeto de lei ¬debate sobre a regulamentação (conjuntura do momento).

Aula 3: Informação e visualização de dados - Lei de Acesso à Informação
Apresentação e discussão da Pesquisa Brasileira de Mídia que traz dados sobre o consumo médio dos brasileiros quanto aos meios mais assistidos, programas preferidos de acordo com localização geográfica e perfil socioeconômico;
Como ter acesso a informações não publicadas? Como utilizar a LAI (Lei de Acesso à Informação)?

Aula 4: Projeto colaborativo
Espaço interativo onde os participantes proporão um projeto coletivo a ser desenvolvido, envolvendo a temática de direitos humanos. Trabalho em grupos envolvendo dinâmica para escolha do tema, busca, seleção e análise de informações relacionadas e produção de visualizações.

Aula 5: Finalização do projeto colaborativo
Proposta coletiva/finalização, apresentação e discussão ¬ espaço interativo onde o grupo vai desenvolver e apresentar o projeto coletivo desenvolvido.

Aula 6 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos
Apresentação para a comunidade do entorno da ação (bairro, CEUs, Telecentros, escolas e coletivos culturais). Última oficina ¬ produção de relatório colaborativo sobre o processo, onde será discutida com os participantes a efetividade da oficina, dos temas discutidos, das análises críticas e da prática, tendo como horizonte os objetivos da oficina, de permitir que os participantes se apropriem das ferramentas criadas e as utilizem com autonomia.

PÚBLICO ALVO
Servidoras e servidores interessados em cultura digital, e que estejam envolvidos com o conteúdo em suas rotinas de trabalho.

METODOLOGIA
Exposição dialogada, rodas de conversa, estudos de caso, pesquisa e exercícios de coleta e visualização de dados.

CARGA HORÁRIA
20 horas

AVALIAÇÃO
100% de freqüência e participação.
Conceito mínimo “bom” (7,0).

INSTRUTORA
Jonaya Castro Garbe