EMASP
Introdução à lógica de programação aplicada ao Governo Aberto
A oficina visa auxiliar, com o uso de programa específico, a compreensão das estruturas e organizações lógicas dos processos tecnológicos. Diante do advento da tecnologia, o entendimento do tema promove a inclusão, oferecendo oportunidades de aprender uma pseudo-linguagem, que possibilita o avanço de outros estudos, sejam para computadores, ou para celulares (móbiles). Isso, sem deixar de lado o desenvolvimento de habilidades de comunicação, de relacionamento interpessoal, de noções de projeto e de cidadania.
OBJETIVOS
Desenvolver a lógica, a criatividade e o raciocínio, oferecendo aos alunos a oportunidade estruturar algoritmos com base em comandos de programação; Difundir conceitos técnicos para elaboração de protótipo; Utilizar como base o governo aberto, focando temas da cidade e das políticas públicas e, consequentemente, difundindo a tecnologia e a utilização de softwares de livre uso e distribuição.
CONTEÚDO
Conceitos e debate: A Tecnologia e o Governo Aberto;
Conceitos e aplicações da criatividade e inovação;
Dinâmica de criatividade e inovação;
Conceitos a aplicações de projetos;
Dinâmica de estruturação de projetos;
Conceitos e exercícios de informática;
Conceitos de informática;
Exercícios de informática aplicada ao governo aberto;
Introdução e exercícios de lógica;
Conceitos de lógica;
Exercícios de lógica aplicada ao governo aberto;
Apresentação do software livre Visualg;
Conceitos de software livre;
Apresentação do software Visualg;
Conceitos técnicos e comandos do Visualg;
Exercício básico em Visualg;
Conceitos técnicos e aplicações;
Conceitos técnicos e comandos do Visualg;
Exercício básico em Visualg;
PÚBLICO ALVO
Servidoras e servidores interessados na aprendizagem de técnicas de programação, que visam avançar nos estudos para desenvolver programas e que estejam envolvidos com o conteúdo em suas rotinas de trabalho.
METODOLOGIA
Exposição dialogada, grupos focais, oficinas, atividades discentes.
CARGA HORÁRIA
10 horas
AVALIAÇÃO
100% de frequência e participação.
Conceito mínimo “bom” (7,0).
INSTRUTOR
Wellington da Silva