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MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

A Prefeitura de São Paulo possui uma variedade de canais de acesso à informação e de atendimento, conforme previsto e orientado pelo Código de Defesa do Usuário do Serviço Público Paulistano.

Porém, eventuais informações incompletas e fragmentadas podem resultar em entendimentos distorcidos e equivocados, causando conflitos entre usuários e a administração pública.

Nesse contexto, as técnicas de consensos, especialmente baseadas na negociação, mediação e conciliação, são de muita importância.

OBJETIVOS
Promover uma base de conhecimento ao servidor público municipal e/ou sociedade civil sobre a defesa do usuário; Disseminar a cultura de consenso através das noções básicas dos mecanismos alternativos de solução de conflitos; Compreender o conflito como elemento das relações humanas e seu lado positivo para reorganizar condutas e ambientes; Identificar os meios alternativos de solução de conflitos; Identificar técnicas, ferramentas e o procedimento da mediação de conflitos.

CONTEÚDO
A Política de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público Municipal;
Impactos: para o servidor e para o cidadão;
Do atendimento à tutela administrativa;
Dimensões dos Conflitos;
Diferença entre Conflito e Assédio;
Fontes de Conflitos: atendimento, infra estrutura, relacionamento;
O lado positivo do conflito;
Os mecanismos alternativos de solução de conflitos: negociação, mediação e conciliação: conceito e diferenças;
As técnicas em mediação e em conciliação;
A conduta do mediador e do conciliador;
Cultura do consenso: expressão de participação social;
Áreas de Aplicação na administração pública.

METODOLOGIA
Exposição dialogada, apresentação de vídeo, mapeamento de técnicas de negociação e mediação, estudo de caso, dramatização e dinâmica em grupo.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos e sociedade civil, priorizando os agentes da Prefeitura de São Paulo ligados a programas ou a projetos que lidem com mediação de conflitos, como o Programa Paz nas Escolas (SME).

CARGA HORÁRIA
12 horas

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Aproveitamento mínimo: bom