EMASP
CURSO AVANÇADO DE QGIS - GEOPROCESSAMENTO APLICADO
Este módulo avançado foca no uso do QGIS aplicado às necessidades de produção, de tratamento e de análise de informações espaciais no dia a dia do serviço público.
Sequência do módulo básico: Geoprocessamento aplicado.
OBJETIVOS
Disseminar e popularizar o uso do software de geoprocessamento QGIS como ferramenta de apoio para a elaboração e tratamento de dados geoespaciais; Auxiliar as ações de planejamento e tomadas de decisão da Administração Pública Municipal por meio da ferramenta.
CONTEÚDO
Edição vetorial avançada;
Manipulação avançada de tabelas;
Análise de dados espaciais;
Calculadora de campo: análise, consulta e cruzamento de dados espaciais;
Geocodificação de endereços;
Geração de memorial descritivo para topografia;
Dados raster;
Georreferenciamento;
Composição de imagem colorida RGB;
Recortar com base em dados vetoriais;
Geração do modelo digital do terreno (MDT) e extração de curvas de nível;
Delimitação automática de bacia hidrográfica e extração de drenagem;
Introdução à classificação digital de imagens e cálculos NDVI;
Composição de impressão avançada;
Outros complementos (plugins) do QGIS: possibilidades.
PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da Prefeitura de São Paulo aprovafos no curso Básico de QGIS - Geoprocessamento aplicado ou no curso Básico de QGIS 2.14 - Geoprocessamento na prática.
METODOLOGIA
Exposição dialogada, estudos de caso e exercícios práticos.
CARGA HORÁRIA
20 horas
AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100%
Docente: Questionário padrão EMASP
INSTRUTORES(AS)
Janio Marcos Rodrigues Ferreira
Geógrafo pela Universidade de São Paulo, especialista em geoprocessamento (POLI-USP) e graduando em engenharia civil pela UNINOVE. Coordenador de geoprocessamento da Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário, do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Experiência consolidada no uso de tecnologias de geoprocessamento e cartografia digital aplicadas no mapeamento ambiental, planejamento territorial e urbano. Coordenou a equipe de mapeamento do Plano Municipal da Mata Atlântica.
Vivian Prado Fernandes
Geóloga pela Universidade de Campinas, especialista MBA em Gestão Ambiental (UNINOVE) e com aperfeiçoamento em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Industriais (SENAC-SP), servidora da Divisão Técnica de Sistemas de Informações Ambientais do Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da qual foi diretora. Experiência consolidada em cartografia e geoprocessamento, na sistematização, organização e espacialização de bancos de dados
voltados ao planejamento territorial urbano-ambiental. Trabalhou no mapeamento das zonas especiais de proteção ambiental para inserção no Plano Diretor Estratégico do município e no projeto de lei da revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo do município.