EMASP

GESTÃO DA MUDANÇA – PROGRAMA 5 S

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas,

O uso inadequado, a acumulação, a deterioração de recursos produtivos, a formulação de processos de trabalhos com tarefas inúteis e a desagregação de equipes de trabalho com problemas de relacionamentos nas organizações públicas são as maiores causas do desperdício de recursos públicos e do não atendimento das necessidades dos munícipes. A necessidade de mudanças no comportamento e nas relações humanas, assim como o uso racional dos recursos públicos, são atitudes induzidas com a aplicação de ferramentas gerenciais, especialmente com a aplicação dos conceitos dos 5 S no ambiente de trabalho

OBJETIVO
Mostrar ao público-alvo o processo de mudança de conduta do servidor público, a partir da aplicação de métodos de gerenciais, como forma de melhorar os seus processos de trabalho;
Estimular o servidor público a promoverem a mudança de cultura, no âmbito do órgão em que atua, para melhorar suas relações funcionais no ambiente de trabalho;
Garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade no emprego dos recursos públicos, tanto humanos como materiais.

CONTEÚDO
1ª Aula – Conceitos: Organização, Administração e Níveis de Administração; Cultura Organizacional e Clima Organizacional; Necessidades Humanas: Maslow e Hersberg; Forças Influenciadoras Internas e Externas; Visão Sistêmica da Organização.
2ª Aula - Desenvolvimento Organizacional e Mudança; TQM – Conceito; Negócio, Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas; Elementos da Qualidade; Dimensões da Qualidade; PDCA.
3ª Aula – Ferramentas Gerenciais; Educação e Treinamento; Brainstorming; Diagrama de Causa e Efeito; Gráfico de Pareto; Plano de Ação 5W2H; Grupos de Cumbuca; Sistema de Reconhecimento; Café da Manhã, Eventos Cívicos e Sociais, Eventos Culturais e Esportivos; Exemplo de aplicação do PDCA e do Plano de Ação num contrato de prestação de serviços.
4ª Aula – Programa 5 S
1º Senso – Senso de Utilização.
2º Senso – Senso de Organização.
3º Senso – Senso de Limpeza.
4º Senso – Senso de Saúde.
5º Senso – Senso de Disciplina.
5ª Aula - Plano para Implantação dos 5 S
• Plano Geral
• Plano Setorial
• Visão Geral da Implantação
6ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático; Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
7ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático; Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
8ª Aula – Plano de Ação – Exercício Prático; Elaboração de Plano de Implantação da Mudança de Conduta nas Unidades de trabalho dos participantes do curso. Trabalho em grupo.
9ª Aula – Seminário; Apresentação do plano de mudança a ser implantado em unidade de trabalho de integrante do grupo. Caso real.
10ª Aula – Seminário; Apresentação do plano de mudança a ser implantado em unidade de trabalho de integrante do grupo. Caso real.

METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada; Pesquisa no local de trabalho; Estudo de caso/problema real; Seminários com participação de todos na avaliação do plano de ação.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª aulas, abordagem teórica, com reflexão da aplicação dos conceitos apresentados em aula na gestão pública.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas, abordagem prática da administração, com estudo de caso real dos processos de gestão em unidades da administração onde os participantes atuam. Etapas do estudo:
9ª e 10ª aula, seminário para exposição e debates dos estudos feitos e conclusões alcançadas.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos municipais.

CARGA HORÁRIA
30 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 75%
Nota mínima: 5