EMASP

PROGRAMA EAC – EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO: MÓDULO 1 (BÁSICO)

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Interligar a teoria e prática, possibilitando ao participante o desenvolvimento de habilidades para o exercício dos princípios do bom atendimento, conhecimento sobre os mecanismos de atendimento ao público no âmbito da PMSP e uma melhor compreensão da realidade em que atua, para que seja capaz de aplicar os conteúdos do curso Excelência No Atendimento Ao Cidadão – EAC, em conformidade com o artigo 80 da lei 13.748/04 e as regulamentações nos decretos n. 48.670/07 e 51.513/10, visando o aperfeiçoamento constante dos serviços de atendimento ao cidadão no serviço público do município de São Paulo.

OBJETIVO
• Apresentar os princípios da administração pública e da busca pela excelência no atendimento ao cidadão.
• Refletir sobre a conduta ética/funcional e o papel do atendente no exercício do atendimento ao cidadão.
• Vivenciar processos de autorreflexão sobre as competências essenciais do servidor público no atendimento.
• Diagnosticar e propor aprimoramento das habilidades de comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe no âmbito do atendimento.
• Resgatar a compreensão da dimensão do papel do serviço público do município de São Paulo.

CONTEÚDO
• Aula 1: princípios da administração pública (serviço público, cargo público, prestação de serviços) e estrutura atual da administração.
• Aula 2: código de conduta funcional/ética, a importância do papel do atendente e da imagem do servidor público (avaliação e utilização do trabalho produzido no primeiro intervalo do curso).
• Aula 3: novo paradigma no serviço público em relação ao padrão de atendimento ao cidadão (eficiência, eficácia, efetividade, qualidade, rapidez, isonomia, atendimento, tratamento), visão sistêmica do atendimento e princípios para o bom atendimento.
• Aula 4: competências essenciais do servidor público: conhecimento, habilidade (qualidade na comunicação e seus ruídos - posturas, percepção e preconceitos) e atitude (avaliação e utilização do trabalho produzido no segundo intervalo do curso).
• Aula 5: inteligência emocional e trabalho em equipe.
• Aula 6: tratar diferente o diferente, visando a igualdade no acesso aos serviços prestados pela PMSP (atividade dinâmica conclusiva).

METODOLOGIA
O curso será composto por momentos de exposição permeados por debates, reflexões e dinâmicas de grupo. A metodologia a ser adotada se baseia na participação ativa dos participantes, propondo a vivência em sala de aula dos conceitos abordados e constante reflexão sobre a conexão dos participantes com os conteúdos desenvolvidos. Haverá a avaliação de dois trabalhos produzidos nos intervalos entre o primeiro/segundo dia, e entre o segundo/terceiro dia.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos, preferencialmente servidores que atuam no atendimento ao cidadão nas diversas unidades da Prefeitura de São Paulo. Demais servidores poderão utilizar o curso para pontuação para progressão de carreira. O curso só poderá ser utilizado para recebimento da verba GAP pelos servidores elegíveis, de acordo com o artigo 80 da lei 13.748/04 e as regulamentações nos decretos 48.670/07 e 51.513/10.

CARGA HORÁRIA
24 horas presenciais + 8 horas não presenciais.
Total: 32 horas.

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Nota mínima: 5