EMASP

PROGRAMA EAC – EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO: MÓDULO 2 (ATUALIZAÇÃO)

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Interligar a teoria e prática, possibilitando ao participante o desenvolvimento de habilidades para o exercício dos princípios do bom atendimento, conhecimento sobre os mecanismos de atendimento ao público no âmbito da PMSP e uma melhor compreensão da realidade em que atua, para que seja capaz de aplicar os conteúdos do curso Excelência No Atendimento Ao Cidadão – EAC, em conformidade com o artigo 80 da lei 13.748/04 e as regulamentações nos decretos n. 48.670/07 e 51.513/10, visando o aperfeiçoamento constante dos serviços de atendimento ao cidadão no serviço público do município de São Paulo.

OBJETIVO
• Apresentar os princípios da administração pública e da busca pela excelência no atendimento ao cidadão.
• Refletir sobre a conduta ética/funcional e o papel do atendente no exercício do atendimento ao cidadão.
• Vivenciar processos de autorreflexão sobre as competências essenciais do servidor público no atendimento.
• Diagnosticar e propor aprimoramento das habilidades de comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe no âmbito do atendimento.
• Resgatar a compreensão da dimensão do papel do serviço público do município de São Paulo.

CONTEÚDO
Princípios da administração pública e estrutura atual da administração; código de conduta funcional/ética, a importância do papel do atendente e da imagem do servidor público; novo paradigma no serviço público em relação ao padrão de atendimento ao cidadão, visão sistêmica do atendimento e princípios para o bom atendimento; competências essenciais do servidor público: conhecimento, habilidade e atitude; inteligência emocional e trabalho em equipe; tratar diferente o diferente, visando a igualdade no acesso aos serviços prestados pela PMSP.

METODOLOGIA
O curso será composto por momentos de exposição permeados por debates, reflexões e dinâmicas de grupo. A metodologia a ser adotada se baseia na participação ativa dos participantes, propondo a vivência em sala de aula dos conceitos abordados e constante reflexão sobre a conexão dos participantes com os conteúdos desenvolvidos.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos, preferencialmente servidores que atuam no atendimento ao cidadão nas diversas unidades da Prefeitura do Município de São Paulo e que já tenham cursado o módulo 1 (básico) do programa EAC. Demais servidores poderão utilizar o curso para pontuação para progressão de carreira. O curso só poderá ser utilizado para recebimento da verba GAP pelos servidores elegíveis, de acordo com o artigo 80 da lei 13.748/04 e as regulamentações nos decretos 48.670/07 e 51.513/10.

CARGA HORÁRIA
8 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%