EMASP
RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: DESCARTE E REAPROVEITAMENTO - TCM
A geração, o descarte e o reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil RCC é discussão recorrente da Administração Pública, entidades representativas, academias de ensino, sociedade civil e mídias, uma vez que este material, quando descartado inadequadamente, impacta negativamente o meio ambiente.
OBJETIVO
Adquirir conhecimento das ferramentas sobre resíduos sólidos da construção civil – RCC: definição, origem, classificações, normas e legislações brasileiras que regem o assunto, impactos associados ao gerenciamento inadequado, tratamento dispensado na cidade de São Paulo e identificar oportunidade de reaproveitá-los.
CONTEÚDO
1ª aula
• Resíduos sólidos da construção civil (RCC): conceito
• Classificação
• Gerenciamento
• Impactos associados ao gerenciamento inadequado
2ª aula
• Normas e legislações brasileiras para gestão de resíduos
3ª aula
• RCC no Brasil: geração
• RCC no Brasil: tratamento
• Políticas públicas utilizadas em outros países no enfrentamento dos RCC
4ª aula
• RCC na cidade de São Paulo: gestão
5ª aula
• Descarte irregular de RCC em logradouros públicos (avenidas, ruas, praças, terrenos públicos e margem dos córregos);
• Operações de coleta, transporte, triagem, separação e reciclagem de RCC na cidade de São Paulo;
• Controle e fiscalização dos contratos de limpeza pública
6ª aula
• Utilização de materiais reciclados dos RCC: experiências da administração pública na
Cidade de São Paulo
• Comparativo de custo: materiais convencionais x materiais reciclados dos RCC
• Tabela de custos unitários da PMSP com itens que contemplam reciclados oriundos dos RCC
• Estudos de casos: cidades de Caxias do Sul – RS e de Osasco-SP
• Apresentação do tema e preparação dos grupos para o trabalho de conclusão de curso
7ª e 8ª aula
• Elaboração e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso
PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da Prefeitura de São Paulo, preferencialmente lotados nas secretarias: SIURB, SMUL, SMSUB, SVMA, AMLURB e posteriormente, demais interessados no tema.
METODOLOGIA
Aula expositiva, estudo de caso e debate.
CARGA HORÁRIA
24 horas.
AVALIAÇÃO
Frequência: 75%
Nota: 5