EMASP
COMBATE À CORRUPÇÃO – MÓDULO I: FUNDAMENTOS
Em virtude da Lei Anticorrupção (nº 12.846/13) e do Decreto nº 55.107/14, que a regulamenta na municipalidade, é necessário conscientizar e paramentar cada vez mais os agentes públicos com relação às ações corruptas que fragilizam a reputação da Prefeitura e trazem danos a toda população. Deve-se levar em consideração também que, em consequência de leis internacionais anticorrupção – como a estadunidense, a inglesa e a francesa –, tanto as empresas privadas quanto as públicas estão sujeitas a investigações e sanções internacionais. Ademais, é competência precípua de a Controladoria educar os agentes públicos quanto à necessidade de atendimento às normais e ao cumprimento dos princípios da administração pública.
OBJETIVO
O objetivo do curso é sensibilizar os agentes públicos acerca das ações gerais que levam à corrupção, desmistificar as principais desculpas dadas para se cometer ações corruptas e esclarecer acerca de modelos mentais que permitem ações sem julgamentos éticos.
CONTEÚDO
- Atividade quebra-gelo;
- Contextualização e definição de corrupção;
- Raízes históricas da corrupção no Brasil;
- Desmistificação as principais desculpas pra corrupção;
- Apresentação do pentágono da fraude, do conceito de cegueira ética e dos dados da pesquisa de percepção da corrupção de 2018;
- Atividade de fixação.
PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos.
METODOLOGIA
Exposição dialogada e exercícios práticos relacionados ao tema – que servem para fixação do conteúdo, não sendo necessário atribuir nota a eles.
CARGA HORÁRIA
4 horas.
AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM