EMASP
CICLO DE PALESTRAS PREMIA SAMPA – TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Premia Sampa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão. Como forma de divulgar as boas práticas e incentivar o servidor a executar ações inovadoras em seu ambiente de trabalho o seminário acontece como um preparatório para a próxima edição do prêmio, a fim de desmistificar o que é inovação no serviço público, promover a integração entre áreas correlatas da Prefeitura de São Paulo, capacitar quanto à inscrição de um projeto na premiação.
OBJETIVO
Tem por objetivos específicos divulgar os projetos desenvolvidos e implantados por servidores em suas unidades de trabalho; fomentar a inovação no serviço público de diversas formas; possibilitar a troca de experiências entre os servidores de áreas correlatas para permitir a multiplicação das boas práticas e a melhoria tanto das atividades internas quanto na eficiência na prestação de serviço aos munícipes.
CONTEÚDO
1. Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação
1.1. O plano estratégico de tecnologia da informação e comunicação é o primeiro Roadmap da Prefeitura de São Paulo para concretização de ações propostas de acordo com diretrizes da nova política de governança de tecnologia da informação e comunicação e tem como princípios: o planejamento, a descentralização, a inovação e a transparência e participação social. Os demais instrumentos de governança implementados junto ao plano estratégico que tem como missão aumentar a maturidade da tecnologia na administração pública municipal e a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos são: o diagnóstico de TIC, as orientações técnicas, o plano diretor geral de tecnologia da informação e comunicação, o plano diretor setorial de tecnologia da informação e comunicação e o portal de governança. O plano contempla o programa de permanente de capacitação em TIC, o fórum técnico e a escala de maturidade, em formato de gamificação, que mede a evolução do cumprimento dos objetivos ao longo de 4 anos.
2. Agentes formadores de governo aberto
2.1. “agentes de governo aberto” é um projeto de SMRI em parceria com a CGM, de sensibilização e formação para cidadãos municipais, conselheiros e servidores em conceitos, ferramentas e iniciativas de governo aberto. Os agentes são selecionados por edital e apresentam propostas de temas para realizar oficinas gratuitas de capacitação nos eixos de governo aberto (transparência, accountability, participação e inovação tecnológica) e demais temas transversais. Visa ao empoderamento da população local (com foco na juventude e populações vulneráveis) para participar ativamente das ações de governo e fazer uso das ferramentas disponíveis, por exemplo: como solicitar
Informações públicas por meio da LAI, acompanhar o orçamento público, etc.
PÚBLICO-ALVO
Todos os agentes públicos da Prefeitura de São Paulo que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos de melhoria interna e inovação em suas unidades de trabalho, preferencialmente os que tenham correlação com os temas apresentados.
METODOLOGIA
Palestra expositiva, seguida de debate, com mediação.
CARGA HORÁRIA
2 horas.
AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM