EMASP
CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO – O QUE É E COMO FAZER? – EAD
A Carta de Serviços da Prefeitura é o conjunto de informações sobre serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo e sobre como acessá-los, orientando a população de forma simples e transparente e aumentando a satisfação em relação à administração municipal. A Carta é um instrumento da Política de Atendimento ao Cidadão e está normatizada a partir do Decreto Municipal 58.426 de 18 de setembro de 2018. Ela também está prevista na Lei Federal 13.460/2017. Seu objetivo é “informar os cidadãos sobre os serviços públicos que podem ser prestados, as formas de acesso a esses serviços, os respectivos compromissos dos órgãos e das entidades prestadores de serviços e os padrões de qualidade de atendimento ao público.”
A difusão desse instrumento entre órgãos municipais que precisam elaborar suas próprias cartas é essencial para a consolidação da Política de Atendimento ao Cidadão.
- Engajar os Pontos Focais da Carta de Serviços;
- Explicar como construir uma Carta de Serviços;
- Explicar como construir a seção de Dúvidas Frequentes;
- Problematizar a utilização de Linguagem Simples na Carta de Serviços e nas Dúvidas Frequentes.
CONTEÚDO
1. Introdução
- Histórico
- Relação com a Política de Atendimento
- Utilização da Carta de Serviços
2. Sensibilização
- História de Usuário
- Foco na(o) Cidadã(o)
- Restrições e dificuldades na elaboração da Carta
3. Construção da Carta de Serviços
- Passo a Passo
- Apresentação dos materiais de apoio
- Requisitos, documentos e informações.
- Revisão da nomeação de serviços
4. Dúvidas Frequentes
- O que são Dúvidas Frequentes
- Como elaborar Dúvidas Frequentes
5. Princípios fundamentais
PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da Prefeitura de São Paulo envolvidos no atendimento à(o) cidadã(o). Será dada prioridade na seleção às seguintes pessoas, conforme apresentado: Pontos focais da Política de Atendimento ao Cidadão e responsáveis pela elaboração e atualização da Carta de Serviços.
METODOLOGIA
Exposição sobre os temas, atividades, apresentação de exemplos e materiais complementares – disponíveis por meio de objetos educacionais de ensino à distância.
CARGA HORÁRIA
12 horas.
AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM