EMASP
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - EAD
A reorganização da estrutura organizacional em busca de um modelo ideal de administração pública tem sido um elemento estratégico para a reconstrução de um Estado que enfrente com eficiência, eficácia e efetividade os problemas públicos, cada vez mais complexos, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população.
Nesta trilha, conhecer os conceitos e fundamentos sobre Administração Pública, as responsabilidades, competências e relacionamentos da União, Estados e Municípios na formulação, execução e avaliação de políticas públicas é de primordial importância ao agente público. Entender como a Prefeitura de São Paulo está organizada e como se situa nesta interação com União e Estado detalhando sua estrutura organizacional e as especificidades dos cargos públicos contribuirão com os gestores públicos no desenvolvimento das ações governamentais e ainda no atendimento às demandas dos órgãos de controle.
Neste contexto, cabe a SGM/SEGES, por meio da Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI, deliberar sobre a criação e reorganização dos órgãos da Administração Pública Municipal, de forma a promover os ajustes necessários à prestação dos serviços públicos com qualidade. Nesta perspectiva, a COGEDI propõe o curso “A Estrutura Organizacional da PMSP na Administração Pública”, na modalidade EAD, visando disseminar conhecimentos no campo de desenvolvimento institucional. Levando em consideração à declaração de situação de emergência no Município e o enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus, somado a instituição do regime permanente de teletrabalho, a COGEDI inseriu no seu planejamento estratégico de 2021 a edição de um curso na modalidade de ensino a distância “A Estrutura Organizacional da PMSP na Administração Pública” abrangendo parte do conteúdo do curso presencial, bem como as considerações do Tribunal de Contas do Município sobre as questões que envolvem o aperfeiçoamento de controle de vagas de cargos em comissão, melhor detalhamento acerca de suas atribuições e da alocação na estrutura organizacional.
OBJETIVOS
CONTEÚDO
- Conceito
- Administração Direta e Indireta
- Órgão Público
Entes Federativos
- União
- Estados
- Municípios
Políticas Públicas
- Organização
• Secretarias (fim/meio, órgãos de interlocução de outras esferas, Fundos)
• Áreas afins, áreas programáticas e estratégicas
Estrutura Organizacional
• Base Legal (CF, Decreto Autônomo, CE, Lei Orgânica, Lei 16.974 e 17.068)
• Diretrizes do Documento Norteador
Vínculos Funcionais
• Cargos: de Carreira, em Comissão (direção, chefia e assessoramento), Contratação Emergencial e Admitidos
• Funções de Confiança
• Competências
• Áreas de atuação · Órgãos de Controle
• TCM, MP
• Auditorias: periodicidade e principais apontamentos
• STF: resoluções
METODOLOGIA
PÚBLICO ALVO
CARGA HORÁRIA
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Nota: 6,00
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR
Erick de Moura Sotero - Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP) e Especialização em Economia Aplicada à Gestão pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como Coordenador na Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (COGEDI) da Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura Municipal de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da Universidade Federal do ABC e Fundação Getulio Vargas (FGV).
EDUCADORA:
EDUCADOR:
EDUCADORA: Marina Bergstrom Paredes - Servidora na área de Desenvolvimento Institucional, graduanda em Gestão de Políticas Públicas - com experiência de pesquisa e difusão dentro do Campo de Públicas
EDUCADOR: Nassor de Oliveira Ramos - Servidor na área de Desenvolvimento Institucional, graduado em Ciência Política e especialista em governança em gestão pública.