EMASP

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM CIDADES IBERO AMERICANAS – EAD

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma diretriz para as políticas públicas locais. Sendo assim, há necessidade de multiplicação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS entre os servidores, conselheiros e cidadãos, para que eles possam conhecer e cobrar o poder público no sentido de atingir as metas estabelecidas pela ONU e internalizadas pelos países.

OBJETIVOS:

Contribuir para a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, entre os servidores públicos municipais, conselheiros e população em geral.

CONTEÚDO:

1. Visão estratégica da Agenda 2030, 5Ps dos ODS e a relação com as políticas públicas

2. Indicadores e as Agendas Internacionais (ODS Principais Fontes de dados, Pesquisas e Relatórios Sociais)

3. Processos de Localização da Agenda 2030

4. Componentes para elaboração do Relatório de Localização dos ODS e Casos de Plataformas de acesso a dados em conformidade com a Agenda 2030

5. Os diversos atores nos processos de localização e implementação da Agenda 2030

METODOLOGIA: O curso será EAD, por meio de aulas expositivas gravadas e de entrevistas com atores importantes no processo de localização da Agenda 2030 com a carga horária de 10h e leituras dos materiais com intenção dos participantes prepararem-se para as aulas, carga horária de 2h, totalizando 12 horas de formação. A avaliação ocorrerá por meio de questionários de múltipla escolha aplicados ao final de cada módulo ambiente virtual na plataforma Moodle. Nota mínima para aprovação: 7,0.

PÚBLICO ALVO: 1 - Agentes públicos da PMSP e de outras esferas de governo (incluindo das cidades do projeto - Buenos Aires, Cidade do México e demais cidades parceiras da UCCI) 2 - Membros de Conselhos de Participação Social

CARGA HORÁRIA: 12 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Nota: 7,0

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADORA/EDUCADORA: Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh - Graduada em Relações Internacionais (PUC-SP), Mestre em Políticas Públicas (UFABC), Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ENAP). Atua como Analista de Políticas Públicas desde 2014. Já atuou no Ministério da Educação, na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias. Desde de 2021, integra a equipe de Governo Aberto da cidade de São Paulo/SP.

EDUCADORA: Taiana Jung - Sócia-fundadora Logos Consultoria. Consultora. Membro dos conselhos consultivos do CIEDS e Associação Cultural do Arquivo Nacional. Atua há mais de 15 anos nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa, docência e avaliação. Graduação em Geografia pela UFF, Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisa Social pela ENCE/IBGE, Mediação de Conflitos pela EMERJ, Especialização em Organização Territorial pela UFF.

EDUCADOR: Paulo Jannuzzi - Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Pesquisador PQ/CNPq. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas (gestão 2020-2021) e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Gestão 2021-2022). Consultor. Atua há mais de 25 anos nas áreas de monitoramento e avaliação. Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP, Mestrado em Administração Pública pela EAESP/FGV, Doutorado em Demografia pela UNICAMP e Especialização em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ