EMASP

RELATÓRIOS DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA - UM OLHAR À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (LIVE)

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

Conforme sabemos, as novas dimensões assumidas pela avaliação escolar têm levado as políticas educacionais brasileiras a impulsionarem uma discussão sobre a concepção de avaliação e de registros mais coerentes com os novos paradigmas instaurados. Nessa perspectiva inclusiva, a Prefeitura Municipal de São Paulo a partir de documentos como Orientação Normativa nº 01/2013 Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares; Orientação Normativa de Registros na Educação Infantil; e Currículo da Cidade: Educação infantil, vem preconizando a defesa de uma avaliação de bases processual e que, neste contexto, os registros de acompanhamento das aprendizagens necessitam ser construídos ao longo do processo educativo  e devem privilegiar o percurso individual de cada aprendente de modo a expressarem seus avanços, conquistas, descobertas e dificuldades afim de que sirvam também como excelentes instrumentos na promoção de reflexão do trabalho pedagógico. Entretanto, apesar das diversas ações que a Prefeitura Municipal de São Paulo vem desenvolvendo no intuito de favorecer a ressignificação da avaliação e registros no contexto escolar, estudos revelam que os relatórios de aprendizagens pouco se assemelham ao que propõe a literatura especializada da área e aos documentos e orientações oficiais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Assim sendo, faz-se necessário discutir sobre a temática, apresentar novas possibilidades/encaminhamentos já que investir na teoria de modo deslocado do fazer docente apenas favorece a repetição do discurso ideológico sem transformações efetivas na prática docente.

OBJETIVOS

Redimensionar o sentido atribuído aos relatórios de aprendizagens de modo a dialogar com as práticas cotidianas de registros com o proposto pela literatura especializada da área e os pressupostos teóricos defendidos pela Prefeitura Municipal de São Paulo.                                                                        

CONTEÚDO

  • DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA;
  • CONHECER AS FUNÇÕES DOS RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS;
  • REALIZAR UM BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO DE REGISTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA;
  • ESTABELECER UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUA IMPLICAÇÕES PARA AS PESQUISAS REALIZADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. 

METODOLOGIA

Formação síncrona expositiva dialogada via plataforma de reunião online com a interação do formador com os participantes via chat, com carga horária de 2 horas. 100% de participação e presença aferida via formulário web.

PÚBLICO ALVO

Prioritariamente agentes públicos da Prefeitura Municipal de São Paulo: professores, coordenadores, gestores, ocupantes formais de cargos de chefia, pessoas que exerçam função de liderança, educadores, facilitadores e demais interessados no tema.  

CARGA HORÁRIA

2 horas         

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Gleice Kelly de Souza Guerra - Mestre em Educação (2009) e Graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Prática Pedagógica e Representações Sociais.