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RELATÓRIOS DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA - UM OLHAR À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (LIVE)
Conforme sabemos, as novas dimensões assumidas pela avaliação escolar têm levado as políticas educacionais brasileiras a impulsionarem uma discussão sobre a concepção de avaliação e de registros mais coerentes com os novos paradigmas instaurados. Nessa perspectiva inclusiva, a Prefeitura Municipal de São Paulo a partir de documentos como Orientação Normativa nº 01/2013 Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares; Orientação Normativa de Registros na Educação Infantil; e Currículo da Cidade: Educação infantil, vem preconizando a defesa de uma avaliação de bases processual e que, neste contexto, os registros de acompanhamento das aprendizagens necessitam ser construídos ao longo do processo educativo e devem privilegiar o percurso individual de cada aprendente de modo a expressarem seus avanços, conquistas, descobertas e dificuldades afim de que sirvam também como excelentes instrumentos na promoção de reflexão do trabalho pedagógico. Entretanto, apesar das diversas ações que a Prefeitura Municipal de São Paulo vem desenvolvendo no intuito de favorecer a ressignificação da avaliação e registros no contexto escolar, estudos revelam que os relatórios de aprendizagens pouco se assemelham ao que propõe a literatura especializada da área e aos documentos e orientações oficiais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Assim sendo, faz-se necessário discutir sobre a temática, apresentar novas possibilidades/encaminhamentos já que investir na teoria de modo deslocado do fazer docente apenas favorece a repetição do discurso ideológico sem transformações efetivas na prática docente.
OBJETIVOS
CONTEÚDO
- DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA;
- CONHECER AS FUNÇÕES DOS RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS;
- REALIZAR UM BREVE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO DE REGISTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA;
- ESTABELECER UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUA IMPLICAÇÕES PARA AS PESQUISAS REALIZADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA.
METODOLOGIA
PÚBLICO ALVO
CARGA HORÁRIA
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADORA/EDUCADORA: