EMASP

DOENÇAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS – INTERPRETAÇÕES E REPRESENTAÇÕES (LIVE)

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

A formação permitirá que os participantes reflitam sobre os impactos na saúde pública, no âmbito social, cultural, educacional, psicológico e econômico a partir das memórias das experiências com a pandemia da COVID-19.  Assim, surge a possibilidade da aproximação com o contexto de outras doenças, epidemias e pandemias que permearam momentos histórico pela sua importância, interpretações e representação na sociedade.

OBJETIVOS

Os participantes deverão ser capazes de entender e refletir sobre as teorias, representações e práticas sociais e culturais (literatura, música e filmes) que envolvem as doenças e as epidemias ao longo do processo histórico, possibilitando assim um maior entendimento em relação ao momento atual da pandemia. 

 

CONTEÚDO

  1. Introdução – Doenças, Epidemias e Pandemias - Interpretações e Representações.
  2. Pré-história - A Arqueologia dos Microrganismos.
  3. Grécia Antiga - O Racionalismo nas Práticas Médicas e Combate às Doenças.
  4. Idade Média Ocidental - Entre a Medicina da Alma e do Corpo.
  5. As Epidemias do Novo Mundo (séc. XVI - séc. XVII).
  6.  A I Guerra Mundial e a Gripe Espanhola.
  7. Globalização & Século XXI - AIDS, Ebola e os Prenúncios da COVID-19.  

METODOLOGIA

 O curso com exposição dialogada via Teams, carga horária de duas horas por encontro, serão sete aulas, duas semanais, totalizando quatorze horas de evento formativo.  A presença é 100% obrigatória e aferida via Google Forms. A apresentação dos temas será através de slides com questões geradoras durante e ao final de cada encontro para possibilitar a interação e o debate entre os participantes.

PÚBLICO ALVO

 Prioritariamente agentes públicos da PMSP, agentes públicos de outras esferas do governo e sociedade civil. 

 

CARGA HORÁRIA

14 horas                                   

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Milton Joeri Fernandes Duarte - Professor Doutor na área de Ensino de História com vasta experiência no Ensino Básico. Pesquisador na área de “Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares” relacionadas ao Ensino de História. Formação acadêmica vinculada à Universidade de São Paulo.