EMASP
PROMOVENDO O BEM-ESTAR VOCAL DO PROFESSOR – EAD
Dados epidemiológicos obtidos nas atividades de perícia de COGESS apontam o distúrbio de voz como um dos problemas de saúde a ser refletido e enfrentado sob a ótica da promoção de saúde. A análise do total de licenças médicas concedidas por alterações vocais nos anos de 1999 a 2009 revelou que 95,6% eram de profissionais da Educação. Com o intuito de lidar com esta questão, foi instituída em 11 de fevereiro de 2004 a Lei municipal nº 13.778, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal, regulamentada em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924.
O Programa Municipal de Saúde Vocal é voltado para a atenção integral à saúde vocal do educador da rede de ensino do Município de São Paulo, com caráter fundamentalmente preventivo. Deve compreender um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visando o controle dos fatores de risco do ambiente físico e organizacional do trabalho. De acordo com a Lei e o Decreto, o educador deve participar periodicamente de um curso teórico-prático que inclua orientações e vivências em Saúde Vocal. Considerando o grande número de professores na Rede Municipal de Educação e a dificuldade de atender essa totalidade surge a proposta de um curso à distância. Mantendo os mesmos objetivos inicialmente propostos, mas utilizando-se novas estratégias que facilitem o acesso dos professores, o curso pode ser feito no local de trabalho ou na própria residência.
OBJETIVOS
CONTEÚDO
Aulas on-line:
1ª Apresentação do Programa Municipal de Saúde Vocal
Professor: um profissional da voz
Conteúdo do curso
Acesso ao ambiente virtual – Moodle
2ª Dúvidas sobre o acesso à plataforma de aprendizagem
Dúvidas sobre Produção Vocal e Cuidados com a Voz
Exercícios de postura e respiração
3ª Devolutiva das atividades realizadas
Exercícios vocais à distância: praticando a teoria
Fechamento do curso
Módulos pela plataforma Moodle:
1º O que é Voz
2º Cuidados com a Voz
3º Voz no Trabalho Docente
4º Corpo, Postura e Voz
5º Respiração
6º Ressonância a Articulação
7º Expressividade e Emoção
METODOLOGIA
PARTE SÍNCRONA:
São três aulas com 2 horas cada, totalizando 6 horas de aulas síncronas utilizando a plataforma de reunião online (Microsoft Teams/Google Meet).
A primeira aula é obrigatória e ocorre no início do curso;
A segunda aula, que ocorre na metade do curso, e a terceira, ao final, não são obrigatórias.
A frequência será auferida via formulário Google enviado no chat da aula para os alunos.
PARTE ASSÍNCRONA:
Sete módulos na modalidade à distância na plataforma Moodle, de maneira assíncrona, com acompanhamento de tutores, totalizando 24 horas. Haverá avaliações ao final de cada módulo, participação nos fóruns e entrega de atividade.
AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA
O curso possui 30 horas, sendo a frequência mínima exigida para aprovação de 86,7%, ou seja, a 1ª aula síncrona, que é obrigatória, mais a realização das atividades disponibilizadas no Moodle, o que totaliza 26 horas obrigatórias (2 horas da 1ª aula + 24 horas do Moodle).
A média total para aprovação no curso e emissão do certificado será composta da seguinte maneira: Participação obrigatória na primeira aula on-line; Nota mínima 7,0 nos questionários de cada módulo e no total do curso (os questionários são compostos por questões de múltipla escolha, o aluno terá direito até três tentativas, e o sistema registrará a nota mais alta); Participação nos fóruns; Entrega de 4 atividades obrigatórias.
PÚBLICO ALVO
CARGA HORÁRIA
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 86,7%.
Nota: 7,0
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADORA/EDUCADORA:
Fonoaudióloga Encarregada COGESS/SEGES/SGM/PMSP
Graduação em Fonoaudiologia pela PUC/SP (1987)
Especialista em Voz pelo CFFª
Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC São Paulo (1998)
Coordenadora do Programa Municipal de Saúde Vocal da cidade de São Paulo desde 2005.
Tutora nos cursos de EAD “Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor” desde 2014
EDUCADORA:
Fonoaudióloga da COGESS/SEGES/SGM/PMSP
Graduação em Fonoaudiologia pela PUC/SP (1987)
Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Formação em Práticas Integrativas e Complementares da Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura, Treinamento Perfumado, Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Qi Gong).
Tutora nos cursos de EAD “Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor” desde 2014
EDUCADORA:
Fonoaudióloga da SMS_URSI Centro.
Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985),
Especialização nas áreas de Voz e Motricidade Orofacial
Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professora Assistente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
Coordenadora do Curso de Especialização em Voz da FCMSCSP.
Tutora do Curso EAD “Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor” desde 2017
EDUCADORA:
Fonoaudióloga pela PUC/SP (1987)
Especialização em Audiologia
Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Tutora do Curso EAD “Promovendo o Bem-estar Vocal do Professor” desde 2017