EMASP
OFICINA DE GOVERNO ABERTO - EXERCENDO NOSSA PARTICIPAÇÃO SOCIAL - CONSTRUINDO UMA SÃO PAULO MAIS SUSTENTÁVEL (LIVE)
Essa oficina faz parte do PROGRAMA AGENTES DE GOVERNO ABERTO, edital N° 01/2021 – SGM/CGM – Edital de Credenciamento de Agentes de Governo Aberto.
O Programa Agentes de Governo Aberto tem como objetivo capacitar e engajar a sociedade civil no exercício da cidadania por meio da agenda de governo aberto, levando para todo o território da cidade de São Paulo as iniciativas de transparência, participação social, inovação e integridade. O Programa já capacitou mais de 32 mil pessoas, sendo premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público, reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) e finalista na categoria de Inovação em serviços e políticas públicas no 3º Premia Sampa 2018 As formações têm caráter teórico-prático e são ministradas pelos Agentes de Governo Aberto, pessoas físicas cujos projetos foram credenciados por meio do Edital de Credenciamento.
OBJETIVOS:
A oficina busca apresentar os conceitos, reflexões e aumentar o conhecimento da sociedade diante aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como da apropriação da Agenda Municipal 2030 em São Paulo e plataformas tecnológicas que apoiem apresentações e construções virtuais.
CONTEÚDO:
A oficina possuirá três partes:
i. Expositiva
ii. ii. Dinâmica em grupos
iii. iii. Compartilhamento
Na seção expositiva serão abordadas temáticas acerca do conceito de desenvolvimento sustentável, explanação sobre o pacto da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como estão sendo tratados em âmbito nacional e, principalmente, no âmbito municipal, entrando no já elaborado e construído pela Agenda Municipal 2030 visando qualificar mais pessoas ao conhecimento deste documento. Na dinâmica de grupos os participantes terão liberdade de escolha para o grupo de objetivo que mais lhe interessa. Nele, serão realizadas discussões sobre o Objetivo e suas metas, a fim de pensar em uma política ou ação local que aborde tal temática no âmbito municipal.
Por fim, na parte expositiva, cada grupo terá a apresentação da discussão e política em
formato de Pitch ao grupo geral, de forma a abranger os conhecimentos e entendimentos sobre
cada temática e despertar ideias sobre eles. Além disso, será exposto iniciativas já
existentes e que podem ser executadas sobre cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
METODOLOGIA:
Oficina on-line com a carga horária de 2h30, realizada via plataforma de reunião Microsoft Teams, com presença obrigatória de 100%, auferida via formulário web.
Serão utilizadas ferramentas de anotações e apresentações dinâmicas como o Mentimeter (para explorar os sentimentos de chegada, saída e dúvidas), o Jamboard (para anotações das considerações dos grupos) e o Miro (para apresentação dos projetos e políticas existentes que já conversem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A oficina será gravada e a participação no evento indica anuência tácita da gravação.
PÚBLICO-ALVO:
1 - Agentes públicos da PMSP,
2 - Agentes públicos de outras esferas de governo
Que tenham interesse de conhecimento acerca dos objetivos de desenvolvimento sustentável ou meios de participação e planejamento municipal.
CARGA HORÁRIA: 2:30 horas
AVALIAÇÃO:
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES:
COORDENADOR/EDUCADOR: Guilherme Silva Lamana Camargo
Gestor de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), analista de projetos sociais no Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS),
conselheiro municipal dos direitos da juventude e membro da câmara educacional da Agenda Municipal 2030 SP.