EMASP
OFICINA DE GOVERNO ABERTO - PLANNER 2030 - DESENVOLVENDO UM PLANO DE AÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SUA COMUNIDADE (LIVE)
Essa oficina faz parte do PROGRAMA AGENTES DE GOVERNO ABERTO, edital N° 01/2021 – SGM/CGM – Edital de Credenciamento de Agentes de Governo Aberto.
O Programa Agentes de Governo Aberto tem como objetivo capacitar e engajar a sociedade civil no exercício da cidadania por meio da agenda de governo aberto, levando para todo o território da cidade de São Paulo as iniciativas de transparência, participação social, inovação e integridade. O Programa já capacitou mais de 32 mil pessoas, sendo premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público, reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) e finalista na categoria de Inovação em serviços e políticas públicas no 3º Premia Sampa 2018 As formações têm caráter teórico-prático e são ministradas pelos Agentes de Governo Aberto, pessoas físicas cujos projetos foram credenciados por meio do Edital de Credenciamento.
OBJETIVOS:
Divulgar os ODS a partir da ação, construção e mobilização em âmbito local, monitoramento de informações, diálogo com Administração Pública, organização política e diagnósticos sociais.
CONTEÚDO:
1º ENCONTRO - ODS’s e Projeto do Planner.
Neste encontro, abordaremos os ODS e começaremos o projeto do planner.
Apresentação da Agente, dos participantes e da oficina
Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conceito, Histórico e Relevância;
Quais são os ODS? Atividade prática de abordagem dos 17 temas.
Introdução às agendas e fichários do tipo planner - pontos-chave da metodologia e apresentação de possíveis ferramentas e formatos (analógicos e digitais).
Atividade Prática: Projeto do Planner. A partir de um modelo que será compartilhado, criação individual de um projeto, entendendo quais são os seus objetivos (geral e específicos), justificativa, formato escolhido, ideais e dúvidas;
Atividade Prática: Criação do Boneco. A partir de modelos compartilhados, os participantes construirão um “boneco” do conteúdo do fichário, uma lista completa com as diferentes seções, informações que serão utilizadas, formatos, ferramentas que serão utilizadas, estratégias de levantamento de dados, monitoramento e avaliação de diferentes indicadores, etc
2º ENCONTRO
Participantes começarão a desenvolver algumas das seções do fichário, explorando diferentes ferramentas e técnicas, assim como também vão entender melhor alguns dos caminhos possíveis da cidadania, como levantamento e desenvolvimento de dados, diálogos com entidades e órgãos públicos, participação em espaços públicos de deliberação etc.
Caminhos da Cidadania - A partir das experiências e dúvidas compartilhadas pelos alunos, apresentarei diferentes possibilidades de: Levantamento de Dados Públicos; Pesquisa de Contatos com entidades Públicas; Pesquisa sobre informações de políticas e programas públicos. Embora este momento não seja uma atividade prática em si, ele é baseado em uma alta participação dos alunos, de modo que irei compartilhar a tela e as buscas e navegação serão feitas a partir das sugestões e ideias dos alunos, em tempo real.
Retomada de alguns conceitos-chave que serão ressaltados no momento anterior. Governo Aberto; Transparencia; Participação Social; Lei de Acesso à Informação; Conselhos Municipais; Consultas Abertas; Audiencias Públicas; Entre outros
Atividade Prática: Modelos de Página para o Planner. A partir de modelos previamente compartilhados, os alunos deverão usar o tempo para fazer uma ou mais páginas, ao mesmo tempo que a professora fará uma, como exemplo. Os alunos poderão escolher, dentre os modelos, qual tipo de página quer fazer - a explicação será realizada de forma mais ampla, abordando diversos tipos e técnicas. A intenção da atividade é explicar os passos “universais” como o planejamento do layout final, escolha de formato para o conteúdo, “medições” da página para alcançar o layout pretendido, etc.
METODOLOGIA
Oficina online de 5 horas, dividida em 2 (dois) encontros de 2h30min, realizada via plataforma de reunião (Microsoft Teams), com presença obrigatória de 100%, auferida via formulário web.
A metodologia aplicada é a da Educação Popular, entendendo que a oficina, embora siga um roteiro pré-estabelecido e uma estrutura de conhecimentos que se quer passar, só existe a partir do constante diálogo e ativa participação dos alunos. Portanto, os pormenores e os detalhes das atividades são desenvolvidos de forma flexível, para que se adaptem às demandas, necessidades, ideias e experiências dos participantes, objetivando um estabelecimento forte de sentido e uma maior carga de conhecimento e aprendizagem, a partir da troca.
Também é importante ressaltar que o intuito do uso de “Planner” enquanto estrutura da aprendizagem é uma estratégia de usar um termo e práticas que estão bastante em voga, movimentando conteúdos e mercados e com os quais as pessoas podem se identificar e motivarem-se a participar da aula.
No quesito de oficina online, a metodologia mantém-se com o foco na alta participação dos alunos, respeitando as escolhas individuais de meios para essa participação (vídeo, áudio e/ou chat) e entendendo que o uso de ferramentas de interação é importante, porém não fundamental - uma vez que alguns participantes e turmas podem não ter possibilidade de acesso a ferramentas que não a própria sala virtual onde a aula ocorre.
PÚBLICO-ALVO:
Agentes públicos da PMSP,
Agentes públicos de outras esferas de governo
Sociedade civil que estão no começo de sua atuação sociopolítica, podendo ter apenas vontade de começar a atuar neste campo ou que já atuam, mas buscam mais qualificação para seus projetos.
Pessoas com visão de atuação local, em seus bairros, regiões, escolas, universidades etc.
CARGA HORÁRIA:
5 horas
AVALIAÇÃO:
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES:
COORDENADORA/EDUCADORA: Barbara Heliodora Ribeiro Cesar Dantas
Educadora Popular e Gestora Pública, com atuação na área de Direitos Humanos, com destaque de experiência profissional e acadêmica para temas de Gestão de Projetos no Terceiro Setor, Transparência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.