EMASP
PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E CIDADES INTELIGENTES – TECNOLOGIA E LEGADO VIVO (LIVE)
Atender as disposições da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial 2003 da UNESCO, buscando a promoção de Políticas Públicas que promovam a inclusão dos diversos grupos sociais inseridos no território da cidade de São Paulo. Combatendo a discriminação através do reconhecimento das diversidades de práticas sociais diversas.
OBJETIVOS:
Ao final, os participantes deverão ser capazes de ter clara a função de um registro de patrimônio cultural imaterial e os conceitos referentes à sua identificação.
CONTEÚDO:
1. Conceito e registro de Patrimônio Cultural Imaterial;
2. Legislação vigente;
3. Metodologia de análise:
a) Conceitos sócio/antropológicos.
b) pesquisa e elaboração de dossiê.
4. Análise e registro de Patrimônio Cultural Imaterial;
5. Gestão e Salvaguarda.
METODOLOGIA:
Formação virtual síncrona com exposição dialogada via plataforma de reunião online (Teams).
Os participantes receberão conteúdo para leitura prévia. Serão 4 encontros de 3 horas, tendo carga horária total de 12 horas, com frequência obrigatória de 100% auferida via formulário web (Google Forms).
PÚBLICO-ALVO:
1. Agentes públicos da PMSP
2. Agentes públicos de outras esferas de governo
PRÉ-REQUISITO
Para participar deste evento formativo, o aluno deve possuir:
Computador com acesso à internet estável, Microsof Teams, WebCam e fone com microfone.
CARGA HORÁRIA: 12 horas
AVALIAÇÃO:
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES:
COORDENADOR/EDUCADOR: Júlio Cirullo Júnior
Cargo Analista em meio Ambiente na disciplina de Ciências Sociais, lotado no DPH – Núcleo de informação e tombamento NIT – Mestre em BIOÉTICA, pós-graduado em Gestão de Patrimônio cultural imaterial – Meio ambiente e sociedade, Graduado e ciências sociais. Atuou como Educador Institucional do curso de EAC – Excelência do Atendimento ao Cidadão pela EMASP – professor de geografia humana EDUCAFRO. Atuou na SVMA como coordenador de Políticas Públicas na instalação de conselhos participativos.
EDUCADOR: Luca Otero D’Almeida Fuser
Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com bacharelado em Ciências Sociais, ambos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de antropologia na cidade e patrimônio cultural. Atualmente coordena o Núcleo de Identificação e Tombamento do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.
EDUCADOR: Diego de Miranda Estevam dos Reis
Bacharelando em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de relações étnico-raciais, sociologia brasileira e patrimônio histórico e cultural. Atualmente estagia no Núcleo de Identificação e Tombamento do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.