EMASP

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E CIDADES INTELIGENTES – TECNOLOGIA E LEGADO VIVO (LIVE)

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Atender as disposições da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial 2003 da UNESCO, buscando a promoção de Políticas Públicas que promovam a inclusão dos diversos grupos sociais inseridos no território da cidade de São Paulo. Combatendo a discriminação através do reconhecimento das diversidades de práticas sociais diversas.

OBJETIVOS:

Ao final, os participantes deverão ser capazes de ter clara a função de um registro de patrimônio cultural imaterial e os conceitos referentes à sua identificação.

CONTEÚDO:

1. Conceito e registro de Patrimônio Cultural Imaterial;

2. Legislação vigente;

3. Metodologia de análise:

a) Conceitos sócio/antropológicos.

b) pesquisa e elaboração de dossiê.

4. Análise e registro de Patrimônio Cultural Imaterial;

5. Gestão e Salvaguarda.

METODOLOGIA:

Formação virtual síncrona com exposição dialogada via plataforma de reunião online (Teams).

Os participantes receberão conteúdo para leitura prévia. Serão 4 encontros de 3 horas, tendo carga horária total de 12 horas, com frequência obrigatória de 100% auferida via formulário web (Google Forms).

PÚBLICO-ALVO:

1. Agentes públicos da PMSP

2. Agentes públicos de outras esferas de governo

PRÉ-REQUISITO

Para participar deste evento formativo, o aluno deve possuir:

Computador com acesso à internet estável, Microsof Teams, WebCam e fone com microfone.

CARGA HORÁRIA: 12 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADOR/EDUCADOR: Júlio Cirullo Júnior

Cargo Analista em meio Ambiente na disciplina de Ciências Sociais, lotado no DPH – Núcleo de informação e tombamento NIT – Mestre em BIOÉTICA, pós-graduado em Gestão de Patrimônio cultural imaterial – Meio ambiente e sociedade, Graduado e ciências sociais. Atuou como Educador Institucional do curso de EAC – Excelência do Atendimento ao Cidadão pela EMASP – professor de geografia humana EDUCAFRO. Atuou na SVMA como coordenador de Políticas Públicas na instalação de conselhos participativos.

EDUCADOR: Luca Otero D’Almeida Fuser

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com bacharelado em Ciências Sociais, ambos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de antropologia na cidade e patrimônio cultural. Atualmente coordena o Núcleo de Identificação e Tombamento do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.

EDUCADOR: Diego de Miranda Estevam dos Reis

Bacharelando em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de relações étnico-raciais, sociologia brasileira e patrimônio histórico e cultural. Atualmente estagia no Núcleo de Identificação e Tombamento do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.